Sala 2 anos

Aos dois anos cada dia é uma descoberta e uma aprendizagem, em que o crescimento da criança acontece de forma significativa e holística. É neste contexto que se inicia, de forma mais estruturada, a construção de vínculos, rotinas e aprendizagens que irão acompanhar a criança ao longo da sua vida.

Trata-se de uma fase marcada por grandes conquistas: a afirmação da identidade, a aquisição de novos vocábulos, o desenvolvimento da autonomia e uma curiosidade crescente pelo mundo que a rodeia.
Cada interação, descoberta e conquista, tornam-se pilares de uma ponte sólida em direção a um crescimento harmonioso. Assim, educar nesta fase é, sobretudo, fomentar relações respeitadoras, sólidas e duradouras, com afeto e experiências, entre os seus diferentes contextos.

Construiremos pontes entre o colo e a autonomia, entre a escuta e as primeiras conversas, entre o eu e o outro. É através destas pontes que os nossos dias se constroem: com intencionalidade, afeto e a certeza de que cada criança tem um caminho único, que merece ser respeitado, acompanhado e valorizado desde o início.

A educadora
Maria Ferraz Menezes

Maria Ferraz MenezesEducadora
Maria Ferraz de Menezes
Educadora
Paula RodriguesAuxiliar
Paula Rodrigues
Auxiliar
Ana CristinaAuxiliar
Ana Cristina
Auxiliar

Projeto Pedagógico de Sala 2 ANOS

Objetivos Gerais

Desenvolvimento sócio-afetivo
  • Promover o desenvolvimento do auto-conceito
  • Promover o desenvolvimento da socialização
  • Promover comportamentos de autorregulação
Desenvolvimento cognitivo/intelectual
  • Promover o interesse em explorar e aprender
  • Desenvolver as competências cognitivas
Desenvolvimento Psico-motor
  • Aperfeiçoar as capacidades motoras amplas/globais
  • Aperfeiçoar as capacidades motoras finas e a coordenação óculo-manual

 

Objetivos Específicos

Autonomia/Socialização
  • Adaptação progressiva aos tempos; Brincadeira, refeições, sono e higiene
  • Aquisições de hábitos de atenção e memorização
  • Proporcionar um ambiente favorável ao seu desenvolvimento global
Linguagem/Comunicação
  • Desenvolver diversas formas de expressão e comunicação
  • Estimular a criatividade e imaginação de cada criança
  • Despertar para o jogo simbólico
Exploração lógica/Movimento 
  • Criar rotinas para ajudar a uma melhor orientação e movimentação no espaço
  • Aquisições progressivas de movimentos amplos e finos
  • Explorar diferentes materiais e técnicas.