“Aqui ao leme sou mais do que eu...”
A determinação de um povo, que associamos ao poema “O Mostrengo” escrito por Fernando Pessoa e que simboliza a superação, o sentir medo, e ao mesmo tempo a coragem de o superar vai-nos servir de mote para o tema anual.
“O Homem ao Leme”
Ao longo de gerações que temos evitado falar, mas sobretudo, agir sobre problemas que fomos criando no nosso processo civilizacional. Com a retórica do progresso e do desenvolvimento como bandeira, fomos assistindo à destruição de recursos que pensávamos infindáveis e criámos assimetrias sociais e económicas cada vez mais acentuadas.
Os discursos de aviso e os objetivos para a sustentabilidade parecem não estar ainda interiorizados pelo ser humano, pelo menos por todos os que têm a especial obrigação de os cumprir e fazer cumprir.
É, pois, de extraordinária importância promover um debate acerca do que queremos e podemos fazer para alterar a forma como intervimos.
O Externato Rainha D. Amélia propõe aos alunos a exploração do conceito de sustentabilidade e dos pilares que a suportam – sociais, económicos e ambientais.
Queremos evidenciar a importância da determinação e do espírito de missão que todos temos de adotar como forma de garantirmos o futuro que queremos.
Mãos ao leme…
Objetivos
2015 ficará na história como o ano da definição da Agenda 2030, constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A Agenda 2030 é uma agenda alargada e ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável (sócio, económico, ambiental) e que promove a paz, a justiça e instituições eficazes.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável têm como base os progressos e lições aprendidas com os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, estabelecidos entre 2000 e 2015, e são fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo.
A Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são a visão comum para a Humanidade, um contrato entre os líderes mundiais e os povos e “uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”.
Guia para o desenvolvimento sustentável
Agenda 2030
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
“O PODER ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS”
A história dos ODS é sobre o que a maioria das pessoas quer: sociedades mais inclusivas, pacíficas e sustentáveis, até 2030. Sabemos disso, especialmente depois de dois anos da pandemia que virou o mundo de cabeça para baixo.
É hora de reagir, redefinir e reiniciar, os modelos antigos já não servem, precisamos de novos.
É por isso que as pessoas devem reescrever a história que molda uma nova realidade. É saber que o impossível é possível – se agirmos juntos. Significa retomar o nosso mundo porque ele pertence a todas as pessoas, não apenas a algumas. Precisamos de inverter o roteiro para alcançar um mundo saudável, justo e verde.