Sala 1 ano

Nestes primeiros anos de vida das nossas crianças devemos estar especialmente atentos às suas capacidades e potencialidades, ajudando-as, diariamente, a fazer descobertas e novas conquistas.

A plasticidade do cérebro e a aquisição da marcha torna este período da sua vida num momento essencial para responder a desafios estratégicos, como a da capacidade de olhar, estar com os outros, de ouvir e ser ouvida, de explorar o seu pequeno mundo através dos sentidos...

A Criança irá a cada dia crescer a aprender a ser, descobrir pela curiosidade, explorar pelo desafio e encantar no prazer de conhecer, tudo através do jogo e do brincar na sala e no espaço exterior.

Vamos, juntos, descobrir um novo Mundo através dos olhos das nossas crianças.

A educadora
Joana Fragateiro

Joana Fragateiro
Educadora
Rute Sobreira
Auxiliar
Zela Semedo
Auxiliar

Projeto Pedagógico de Sala 1 ANO

Objetivos Gerais

Desenvolvimento socio-afetivo
  • Promover o desenvolvimento do auto-conceito
  • Promover o desenvolvimento da socialização
  • Promover comportamentos de autorregulação
Desenvolvimento cognitivo/intelectual
  • Promover o interesse em explorar e aprender
  • Desenvolver as competências cognitivas
Desenvolvimento psico-motor
  • Aperfeiçoar as capacidades motoras amplas/globais
  • Aperfeiçoar as capacidades motoras finas e a coordenação oculo-manual

Objetivos Específicos

AUTONOMIA / SOCIALIZAÇÃO
  • Adaptação progressiva aos tempos; Brincadeira, refeições, sono e higiene
  • Aquisições de hábitos de atenção e memorização
  • Proporcionar um ambiente favorável ao seu desenvolvimento global
LINGUAGEM / COMUNICAÇÃO
  • Desenvolver diversas formas de expressão e comunicação
  • Estimular a criatividade e imaginação de cada criança
  • Despertar para o jogo simbólico
EXPLORAÇÃO LÓGICA / MOVIMENTO
  • Criar rotinas para ajudar a uma melhor orientação e movimentação no espaço
  • Aquisições progressivas de movimentos amplos e finos
  • Explorar diferentes materiais e técnicas.