Sala 1 ano

No primeiro ano de vida, a criança inicia uma caminhada significativa repleta de descobertas e aprendizagens sobre o que a rodeia. Os seus progressos são rápidos e constantes, assemelhando-se a uma viagem com constantes paisagens novas e experiências.

Aos poucos, começam a afirmar-se e a tomar consciência de si mesmas, tornando-se progressivamente mais autónomas nas suas ações e interações com os pares.

Surgem as primeiras palavras e frases com significado; começam a compreender instruções simples e a expressar as suas necessidades através de gestos e sons, comunicando de diversas formas.

Os primeiros passos rapidamente se transformam em passadas firmes e confiantes, permitindo-lhes maior autonomia e independência para explorar.

Nesta viagem de crescimento, partilha e aprendizagem as crianças são pequenos exploradores que procuram descobrir o que as rodeia, servindo-se dos sentidos para ampliar e clarificar as suas descobertas.

Ao longo desta caminhada, levaremos connosco os contributos, experiências e particularidades de cada família, incorporando-os na nossa “mala de viagem conjunta”, pois são elas as primeiras a orientar, de forma única, o crescimento de cada criança.

Esta “bagagem” conjunta serve de suporte para fortalecer o desenvolvimento de cada criança, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para explorar com mais segurança e confiança. Cada gesto, cada palavra, cada experiência partilhada contribui para o seu crescimento emocional, social e cognitivo, enriquecendo a sua jornada de descobertas e aprendizagens.

Assim, convidamos-vos a embarcarem connosco nesta viagem...

Maria Ferraz Menezes

Maria Ferraz de Menezes
Educadora
Paula Rodrigues
Auxiliar
Ana Cristina
Auxiliar

Projeto Pedagógico de Sala 1 ANO

Objetivos Gerais

Desenvolvimento socio-afetivo
  • Promover o desenvolvimento do auto-conceito
  • Promover o desenvolvimento da socialização
  • Promover comportamentos de autorregulação
Desenvolvimento cognitivo/intelectual
  • Promover o interesse em explorar e aprender
  • Desenvolver as competências cognitivas
Desenvolvimento psico-motor
  • Aperfeiçoar as capacidades motoras amplas/globais
  • Aperfeiçoar as capacidades motoras finas e a coordenação oculo-manual

Objetivos Específicos

AUTONOMIA / SOCIALIZAÇÃO
  • Adaptação progressiva aos tempos; Brincadeira, refeições, sono e higiene;
  • Aquisições de hábitos de atenção e memorização;
  • Proporcionar um ambiente favorável ao seu desenvolvimento global;
LINGUAGEM / COMUNICAÇÃO
  • Desenvolver diversas formas de expressão e comunicação;
  • Estimular a criatividade e imaginação de cada criança;
  • Despertar para o jogo simbólico;
EXPLORAÇÃO LÓGICA / MOVIMENTO
  • Criar rotinas para ajudar a uma melhor orientação e movimentação no espaço;
  • Aquisições progressivas de movimentos amplos e finos;
  • Explorar diferentes materiais e técnicas.