4º Ano

Deixa-te elevar no sonho.
Deixa a curiosidade fluir...
Em cada instante
novos desafios, experiências, emoções...

Vive intensamente,
comunicando,
subtraindo dúvidas e incertezas,
dividindo sentimentos,
adicionando amizades,
multiplicando projetos e ambições.

Não desperdices o tempo!

Em cada momento!
Dá um pouco de ti.

No teu dia a dia,
leva um pouco de nós!

Bem - vindo ao 4º ano!

A professora
Maria de Jesus Machado

Maria de Jesus Machado
Professora 1º Ciclo

Planificação Anual 1º Ciclo – 4º Ano

PORTUGUÊS

ORALIDADE

Compreensão

  • Selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la por meio de técnicas diversas.
  • Distinguir entre factos e opiniões, informação implícita e explícita, essencial e acessório, denotação e conotação.

Expressão

  • Pedir e tomar a palavra e respeitar o tempo de palavra dos outros.
  • Planear, produzir e avaliar discursos orais breves, com vocabulário variado e frases complexas, individualmente ou em grupo.
  • Usar a palavra para exprimir opiniões e partilhar ideias de forma audível, com boa articulação, entoação e ritmo adequados.
  • Assegurar contacto visual com a audiência (postura corporal, expressão facial, olhar).

LEITURA

  • Ler textos com características narrativas e descritivas de maior complexidade, associados a diferentes finalidades e em suportes variados.
  • Distinguir nos textos características do artigo de enciclopédia, da entrada de dicionário e do aviso (estruturação, finalidade).
  • Fazer uma leitura fluente e segura, que evidencia a compreensão do sentido dos textos.
  • Realizar leitura silenciosa e autónoma.
  • Mobilizar experiências e saberes no processo de construção de sentidos do texto.
  • Identificar o tema e o assunto do texto ou de partes do texto.
  • Exprimir uma opinião crítica acerca de aspetos do texto (do conteúdo e/ou da forma).

EDUCAÇÃO LITERÁRIA

  • Ouvir ler textos literários e expressar reações de leitura de modo criativo.
  • Ler integralmente narrativas, poemas e textos dramáticos.
  • Antecipar o(s) tema(s) com base em noções elementares de género (contos de fada, lengalengas, poemas, etc.) em elementos do paratexto e em textos visuais (ilustrações).
  • Compreender a organização interna e externa de textos poéticos, narrativos e dramáticos.
  • Compreender recursos que enfatizam o sentido do texto (onomatopeias, trocadilhos, interjeições, comparações).
  • Dramatizar textos e dizer em público, com expressividade e segurança, poemas memorizados.
  • Manifestar ideias, sentimentos e pontos de vista suscitados pelas histórias ou poemas ouvidos ou lidos.
  • Desenvolver um projeto de leitura em que se integre compreensão da obra, questionamento e motivação de escrita do autor.

ESCRITA

  • Escrever relatos (com situação inicial, peripécias e conclusão), com descrição e relato do discurso das personagens, representando por meio de discurso direto e de discurso indireto.
  • Utilizar processos de planificação, textualização e revisão, realizados no modo individual e/ou em grupo.
  • Redigir textos com utilização correta das formas de representação escrita (grafia, pontuação e translineação, configuração gráfica e sinais auxiliares de escrita).
  • Escrever textos, organizados em parágrafos, coesos, coerentes e adequados às convenções de representação gráfica.

GRAMÁTICA

  • Identificar a classe das palavras: determinante (interrogativo), preposição, pronome (pessoal, nas suas formas tónicas e átonas, possessivo e demonstrativo).
  • Conjugar verbos regulares e irregulares no pretérito imperfeito no modo indicativo e no modo imperativo.
  • Reconhecer diferentes processos para formar o feminino dos nomes e adjetivos.
  • Reconhecer a flexão nominal e adjetival quanto ao número e grau.
  • Aplicar formar átonas do pronome pessoal em frases afirmativas, em frases com negação e com advérbios pré-verbais.
  • Recorrer de modo intencional e adequado a conectores diversificados, em textos orais e escritos
  • Aplicar processos de expansão e redução de frases.
  • Inferir o significado de palavras desconhecidas a partir da análise da sua estrutura interna (base, radical e afixos).
  • Deduzir significados de palavras e/ou expressões que não correspondam ao sentido literal.
  • Compreender regras de derivação das palavras e formas de organização de léxico (família de palavras).
  • Reconhecer onomatopeias.
  • Explicitar regras de ortografia.

MATEMÁTICA

CAPACIDADES MATEMÁTICAS

Resolução de Problemas

  • Reconhecer e aplicar as etapas do processo de resolução de problemas.
  • Formular problemas a partir de uma situação dada, em contextos diversos (matemáticos e não matemáticos).
  • Aplicar e adaptar estratégias diversas de resolução de problemas, em diversos contextos, nomeadamente com recurso à tecnologia.

Raciocínio Matemático

  • Reconhecer a correção, a diferença e a eficácia de diferentes estratégias da resolução de um problema.
  • Formular e testar conjeturas/generalizações, a partir da identificação de regularidades comuns a objetos em estudo, nomeadamente recorrendo à tecnologia.
  • Classificar objetos atendendo às suas características.
  • Justificar determinada conjetura/generalização é verdadeira ou falsa, usando progressivamente linguagem simbólica.

Pensamento Computacional

  • Extrair a informação essencial de um problema.
  • Estruturar a resolução de problemas por etapas de menor complexidade de modo a reduzir a dificuldade do problema.
  • Reconhecer ou identificar padrões no processo de resolução de um problema e aplicar os que se revelam eficazes na resolução de outros problemas semelhantes.

Comunicação Matemática

  • Descrever formas de pensar acerca de ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito.
  • Ler e interpretar ideias e processos matemáticos expressos por representações diversas.
  • Usar representações múltiplas para demonstrar compreensão, raciocinar e exprimir ideias e processos matemáticos, em especial linguagem verbal e diagramas.
  • Estabelecer conexões e conversões entre diferentes representações relativas às mesmas ideias/processos matemáticos, nomeadamente recorrendo à tecnologia.
  • Usar a linguagem simbólica matemática e reconhecer o seu valor para comunicar sinteticamente e com precisão.

Conexões Matemáticas

  • Reconhecer e usar conexões entre ideias matemáticas de diferentes temas, e compreender esta ciência como coerente e articulada.
  • Aplicar ideias matemáticas na resolução de problemas de contextos diversos (outras áreas do saber, realidade, profissões).
  • Identificar a presença da Matemática em contextos externos e compreender o seu papel na criação e construção da realidade.
  • Interpretar matematicamente situações do mundo real, construir modelos matemáticos adequados, e reconhecer a utilidade e poder da Matemática na previsão e intervenção nessas situações.

NÚMEROS

Números Naturais

  • Ler, representar, comparar e ordenar números naturais, pelo menos até 1 000 000, em contextos variados, usando uma diversidade de representações.
  • Arredondar números naturais à dezena, centena ou unidade, dezena ou centena de milhar mais próxima, de acordo com a adequação da situação.

Sistema de Numeração Decimal

  • Reconhecer e usar o valor posicional de um algarismo no sistema de numeração decimal e interpretar a ordem de grandeza de um número, identificando classes e respetivas ordens.

Relações Numéricas

  • Usar a estrutura multiplicativa do sistema decimal para compreender a grandeza dos números.
  • Compor e decompor números naturais até 1 000 000 de diversas formas.
  • Compreender e usar a regras para calcular o quociente de um número natural por 10, 100 e 1000.

Frações Decimais

  • Comparar e ordenar frações com o mesmo numerador em contextos diversos, recorrendo a representações múltiplas.
  • Reconhecer o numeral decimal como possibilidade de representar uma quantidade não inteira, e associar , , no contexto de situações reais.
  • Ler, representar comparar e ordenar decimais, em contextos diversos e resolver problemas.
  • Usar de forma fluente diferentes representações simbólicas de valores de referência envolvendo decimais, nomeadamente 0,50,  e 50%; 0,25, , 25%; 0,75,  e 75%; 0,1,  e 10%; 0,01,  e 1%.
  • Compreender e usar com fluência estratégias de cálculo mental diversificadas para produzir o resultado de um cálculo que envolva decimais, relacionando-as com as estratégias de cálculo mental usadas com números naturais.
  • Mobilizar os factos básicos da adição/subtração/ multiplicação /divisão para realizar cálculo mental que envolva decimais.
  • Produzir estimativas de cálculo que envolvam decimais através do cálculo mental, adequadas à situação em contexto.

Operações

  • Interpretar e modelar situações com as operações e resolver problemas associados, comparando criticamente diferentes estratégias de resolução.
  • Compreender e usar algoritmos para a adição, subtração, multiplicação e divisão envolvendo decimais com números até quatro algarismos, relacionando o seu uso com processos de cálculo mental formal que recorrem à decomposição decimal.

ÁLGEBRA

  • Formular conjeturas sobre a estrutura de uma sequência de crescimento e testar essas conjeturas, explicando o raciocínio usado.
  • Identificar e descrever regularidades em sequências de crescimento, explicando as suas ideias.
  • Continuar uma sequência de crescimento respeitando uma regra de formação dada ou regularidades identificadas.
  • Criar e modificar sequências, revelando criatividade e flexibilidade.

Expressões e Relações

  • Reconhecer expressões numéricas equivalentes, envolvendo a divisão.
  • Completar igualdades aritméticas envolvendo a divisão, justificando.
  • Comparar expressões numéricas, usando a simbologia <, > e =, para exprimir o resultado dessa comparação.
  • Investigar, formular e justificar conjeturas sobre relações numéricas em contextos diversos.
  • Reconhecer as propriedades das operações em algoritmos alternativos e descrever os seus processos de construção, desenvolvendo o pensamento computacional.

DADOS

  • Formular questões estatísticas sobre caraterísticas qualitativas e quantitativas discretas que contribuem para um mesmo estudo.
  • Formular quais os dados a recolher num estudo e onde devem ser recolhidos( fontes primárias e secundárias).
  • Selecionar criticamente um método de recolha de dados adequado a um estudo, reconhecendo que diferentes métodos têm implicações para a conclusão do estudo.
  • Recolher dados através de um dado método de recolha , nomeadamente recorrendo a sítios credíveis na internet.

Representações gráficas

  • Representar conjuntos de dados quantitativos sobre a mesma característica através de diagramas de caule-e-folhas (duplos) incluindo fonte, título e legenda.
  • Representar dois conjuntos de dados sobre a mesma característica através de gráficos de barras justapostas (frequências absolutas), com fonte, título e legenda.
  • Decidir sobre qual(ais) a(s) representação(ões) gráfica(s) a adotar num dado estudo e justificar a(s) escolha(s).
  • Analisar representações gráficas presentes nos media e discutir criticamente a sua adequabilidade, desenvolvendo a literacia estatística.

Análise de dados

  • Ler, interpretar e discutir a distribuição dos dados, salientando criticamente os aspetos mais relevantes, ouvindo os outros e discutindo de forma fundamentada.
  • Retirar conclusões, fundamentar decisões e colocar novas questões suscitadas pelas conclusões obtidas, a perseguir em eventuais futuros estudos.

Comunicação e divulgação de um estudo

  • Decidir a quem divulgar um estudo realizado em contextos exteriores à comunidade escolar.
  • Elaborar recursos que apoiem a apresentação de um estudo realizado, de forma rigorosa, eficaz, apelativa e não enganadora, atendendo ao público a quem será divulgado, comunicando de forma fluente.

Probabilidades

  • Exprimir a maior ou menor convicção sobre a ocorrência de acontecimentos que resultam de fenómenos aleatórios (que envolvam o acaso), usando as ideias de “impossível”, “improvável”, “igualmente provável”, “provável” e “certo”.
  • Usar a convicção sobre a ocorrência de acontecimentos que resultam de fenómenos aleatórios (que envolvam o acaso) para fazer previsões e tomar decisões informadas, reconhecendo a utilidade e poder da Matemática na previsão de acontecimentos incertos se virem a realizar.

GEOMETRIA E MEDIDA

Sólidos

  • Construir planificações de prismas, pirâmides, utilizando diferentes tipos de recursos.

Figuras Planas

  • Classificar hierarquicamente quadriláteros (quadrado, retângulo, losango e paralelogramo)  com base nas suas propriedades ( igualdade de lados, tipos de ângulos, paralelismos dos lados).
  • Identificar retas paralelas e perpendiculares.
  • Compreender que os pontos de uma circunferência estão à mesma distância do seu centro e identificar esta distância com a medida do raio.
  • Relacionar a medida do raio com a medida do diâmetro.
  • Distinguir círculo de circunferência.

Operações com figuras

  • Reconhecer se uma figura plana tem simetria de reflexão e identificar os eixos de simetria.
  • Reconhecer se uma figura plana tem simetria de rotação e identificar a amplitude das rotações associadas (quartos de volta (90º)ou meias-voltas( 180º)
  • Interpretar e modelar situações recorrendo à simetria de reflexão e à simetria de rotação, reconhecendo o papel da Matemática na criação e construção do mundo que nos rodeia.

Área

  • Reconhecer  e o como unidades de medida convencionais de medida de área e relacioná-las.
  • Generalizar a expressão para o cálculo da medida da área do retângulo, relacionando-a com a contagem estruturada do número de unidades existentes num retângulo.
  • Generalizar a expressão para o cálculo da medida da área do quadrado
  • Estimar a medida da área de uma figura, usando o  e o e explicar as razões da sua estimativa.
  • Interpretar e modelar situações que envolvam área, expressa em  e o  e resolver problemas associados, comparando criticamente diferentes estratégias da resolução.

Capacidade

  • Compreender o que é a capacidade de um recipiente e comparar e ordenar recipientes segundo a sua capacidade, em diversos contextos.
  • Medir a capacidade de um recipiente, usando unidades de medida convencionais (litro, centilitro e mililitro) e relacioná-las.
  • Reconhecer valores de referência de capacidade (1l, 50 cl, 33 cl, 200 ml) e estabelecer relações entre eles.
  • Estimar a medida da capacidade de recipientes, usando unidades de medida convencionais, e explicar as razões da sua estimativa.
  • Resolver problemas que envolvam a capacidade, usando unidades de medida convencionais, comparando criticamente diferentes estratégias de resolução.

Dinheiro

  • Elaborar orçamentos simples, identificando receitas e despesas, e compreender o que é o saldo.
  • Discutir criticamente informações públicas que envolvam o dinheiro.

ESTUDO DO MEIO

SOCIEDADE

  • Construir um friso cronológico com os factos e as datas relevantes da História de Portugal, destacando a formação de Portugal, a época da expansão marítima, o período filipino e a Restauração, a implantação da República e o 25 de abril.
  • Conhecer personagens e aspetos da vida em sociedade relacionados com os factos relevantes da história de Portugal, com recurso a fontes documentais.
  • Relacionar a Revolução do 25 de Abril de 1974 com a obtenção de liberdades e direitos.
  • Reconhecer a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos para a construção de uma sociedade mais justa.
  • Conhecer o número de Estados pertencentes à União Europeia, localizando alguns estados-membros num mapa da Europa.
  • Reconhecer a existência de fluxos migratórios, temporários ou de longa duração, identificando causas e consequências para os territórios envolvidos.

NATUREZA

  • Descrever, de forma simplificada, e com recurso a representações, os sistemas digestivo, respiratório, circulatório, excretor e reprodutivo, reconhecendo que o seu bom funcionamento implica cuidados específicos.
  • Conhecer algumas modificações biológicas e comportamentais que ocorrem na adolescência.
  • Reconhecer mecanismos simples de defesa do organismo, por exemplo, a pele como primeira barreira de proteção e de prevenção de doenças.
  • Identificar plantas e animais em vias de extinção ou mesmo extintos, investigando as razões que conduziram a essa situação.
  • Localizar o planeta Terra no Sistema Solar, representando-o de diversas formas.
  • Utilizar representações cartográficas, a diferentes escalas (em suporte de papel ou digital), para localizar formas de relevo, rios, lagos e lagoas em Portugal.
  • Comparar diferentes formas de relevo de Portugal, através de observação direta ou indireta (imagens fixas ou animadas), de esquemas e de mapas hipsométricos, utilizando vocabulário geográfico adequado.
  • Utilizar diversos processos para referenciar os pontos cardeais (posição do Sol, bússola, estrela polar), na orientação, localização e deslocação à superfície da Terra.
  • Reconhecer alguns fenómenos naturais (sismos, vulcões, etc.) como manifestações da dinâmica e da estrutura interna da Terra e como agentes modificadores da paisagem.
  • Recolher amostras de rochas e de solos agrupando-as de acordo com as suas propriedades (cor, textura, dureza, cheiro, permeabilidade) e exemplificar a sua aplicabilidade.
  • Descrever diversos tipos de uso do solo da sua região (áreas agrícolas, florestais, industriais ou turísticas), comparando com os de outras regiões.
  • Reconhecer de que forma a atividade humana interfere no oceano (poluição, alterações nas zonas costeiras e rios, etc.).

TECNOLOGIA

  • Comparar diversos materiais, por exemplo, através dos circuitos elétricos, indicando se são isoladores ou condutores elétricos, e discutir as suas aplicações, bem como as regras de segurança na sua utilização.
  • Identificar objetos tecnológicos (analógicos e digitais), utilizados no passado e no presente, relacionando-os com os materiais utilizados no seu fabrico, para constatar permanências e evoluções.
  • Reconhecer a importância da evolução tecnológica para a evolução da sociedade, relacionando objetos, equipamentos e soluções tecnológicas com diferentes necessidades e problemas do quotidiano (previsão/mitigação da ocorrência de catástrofes naturais e tecnológicas, saúde, telecomunicações, transportes, etc.).
  • Produzir soluções tecnológicas através da reutilização ou reciclagem de materiais (catavento, forno solar, etc).

SOCIEDADE/ NATUREZA/ TECNOLOGIA

  • Reconhecer e valorizar o património natural e cultural - local, nacional, etc.
  • Relacionar a distribuição espacial de alguns fenómenos físicos (relevo, clima, rede hidrográfica, etc.) com a distribuição espacial de fenómenos humanos (população, atividades económicas, etc.) a diferentes escalas.
  • Relacionar o aumento da população mundial e do consumo de bens com alterações na qualidade do ambiente (destruição de florestas, poluição, esgotamento de recursos, extinção de espécies, etc.), reconhecendo a necessidade de adotar medidas individuais e coletivas que minimizem o impacto negativo.
  • Utilizar as tecnologias de informação e comunicação com segurança, respeito e responsabilidade, tomando consciência de que o seu uso abusivo gera dependência (jogos, redes sociais, etc.).
  • Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicá-los, reconhecendo como se constrói o conhecimento.

CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

  •  Direitos Humanos
  •  Igualdade de Género
  •  Interculturalidade
  •  Desenvolvimento Sustentável
  •  Educação Ambiental
  • Saúde

EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA

Modelagem e escultura

  • Explorar e tirar partido da resistência e plasticidade de diferentes materiais.
  • Modelar e esculpir com as mãos e outros utensílios.

Construções

  • Ligar/colar /atar/agrafar/pregar elementos para uma construção.
  • Desmontar / montar/ inventar novos objetos utilizando diferentes materiais.
  • Fazer diferentes tipos de construção a partir de diferentes materiais.

Desenho de expressão livre e atividades gráficas sugeridas

  • Desenhar livremente em diferentes suportes.
  • Explorar as possibilidades técnicas de diferentes materiais e utensílios.

Pintura de expressão livre e atividades de pintura sugerida

  • Pintar livremente em suportes neutros.
  • Explorar as possibilidades técnicas de diferentes materiais e utensílios.

Recorte, colagem e dobragem

  • Explorar as possibilidades de diferentes materiais para fazer composições e dobragens.
  • Explorar a terceira dimensão, a partir da superfície.

Impressão

  • Estampar e imprimir com diferentes materiais.

Tecelagem e costura

  • Colaborar em tapeçarias com diferentes técnicas e materiais.

Fotografia, transparências e meios áudio-visuais

  • Utilizar a máquina fotográfica / Câmara do ipad para a recolha de imagens.
  • Construir sequências de imagens e fazer montagens áudio-visuais simples.

Cartazes

  • Fazer composições com fim comunicativo

EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO DRAMÁTICA

Corpo

  • Movimentar-se de forma livre e pessoal explorando atitudes e a sua respiração.
  • Explorar as diferentes possibilidades expressivas.

Voz

  • Experimentar, explorar e reproduzir diferentes sons.

Espaço

  • Explorar e adaptar a diferentes espaços os movimentos e a voz.
  • Explorar diferentes formas de se deslocar.
  • Orientar-se no espaço a partir de referências visuais, auditivas, tácteis.
  • Deslocar-se em coordenação com um par.
  • Explorar mudanças de nível.

Objetos

  • Explorar as qualidades físicas dos objetos e as suas relações possíveis com o corpo.
  • Deslocar-se com o apoio de um objeto e explorar as suas possíveis transformações.   Inventar e utilizar máscaras, fantoches, marionetas…

 Linguagem não verbal

  • Utilizar espontaneamente, atitudes, gestos, movimentos.
  • Reagir espontaneamente a diferentes estímulos
  • Reproduzir movimentos: em espelho.
  • Improvisar individualmente a partir de diferentes estímulos.
  • Mimar a dois ou em pequenos grupos, atitudes, gestos ou movimentos.

Linguagem verbal

  • Improvisar um diálogo ou uma pequena história a partir de um estímulo.
  • Participar em jogos de associação de palavras por afinidades sonoras ou semânticas.  Experimentar diferentes maneiras de dizer um texto.
  • Inventar novas linguagens sonoras ou onomatopaicas.

Linguagem verbal e gestual

  • Improvisar palavras, sons, atitudes, gestos e movimentos ligados a uma ação precisa ou a uma sequência de ações.
  • Improvisar situações usando diferentes tipos de máscaras.
  • Inventar, construir e utilizar adereços e cenários.
  • Elaborar, previamente, em grupo, os vários momentos do desenvolvimento de uma situação.

ESCOLA AZUL

Objetivos a desenvolver transversalmente nas diferentes áreas curriculares no âmbito do projeto escola azul:

Objetivos gerais:

  • Compreender os princípios da literacia do oceano.
  • Comunicar sobre o oceano de forma consciente e informada.
  • Agir, intervir e decidir para promover uma sociedade mais azul.

Objetivos específicos:

  • Desenvolver o conhecimento dos diferentes tipos de poluição marítima.
  • Identificar as principais fontes de lixo nas praias.
  • Conhecer o tempo de degradação dos diferentes resíduos sólidos que se encontram na praia e nos oceanos.
  • Identificar os principais tipos de resíduos sólidos que se acumulam nas praias e nos oceanos.
  • Refletir sobre os impactos negativos do lixo nas praias.
  • Promover a mudança de atitudes e comportamentos das pessoas no seu quotidiano para um melhor Ambiente.
  • Incentivar a prática e a importância de reciclar.
  • Descobrir que o aproveitamento de alguns tipos de lixo pode ajudar o Ambiente.