4º Ano

Meus queridos alunos,

Estamos prestes a embarcar numa viagem emocionante, repleta de aprendizagens e desafios que nos farão crescer ainda mais.

Este ano é especial, pois são os finalistas do 1.º Ciclo, um marco importante no vosso percurso escolar.

Ao longo deste ano, vamos trabalhar juntos para construir bases sólidas que vos prepararão para o 2.º Ciclo.

Tenho a certeza de que continuarão a ser empenhados, trabalhadores e felizes na escola, aproveitando ao máximo todas as oportunidades de aprendizagem.

Estou de braços abertos para vos receber e ansiosa por partilhar esta etapa única convosco.

Vamos fazer deste ano, um ano memorável, cheio de conquistas e de momentos especiais!

Sejam bem-vindos ao 4.º ano!

 

A professora
Débora Barroqueiro

Debora Barroqueiro - Professora 1º Ciclo
Debora Barroqueiro
Professora 1º Ciclo

Planificação Anual 1º Ciclo – 4º Ano

PORTUGUÊS

ORALIDADE

Compreensão

  • Selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la por meio de técnicas diversas.
  • Distinguir entre factos e opiniões, informação implícita e explícita, essencial e acessório, denotação e conotação.

Expressão

  • Pedir e tomar a palavra e respeitar o tempo de palavra dos outros.
  • Planear, produzir e avaliar discursos orais breves, com vocabulário variado e frases complexas, individualmente ou em grupo.
  • Participar com empenho em atividades de expressão oral orientada, respeitando regras e papéis específicos.
  • Realizar exposições breves, a partir de planificação.
  • Usar a palavra para exprimir opiniões e partilhar ideias de forma audível, com boa articulação, entoação e ritmo adequados.
  • Assegurar contacto visual com a audiência (postura corporal, expressão facial, olhar).

LEITURA

  • Ler textos com características narrativas e descritivas de maior complexidade, associados a diferentes finalidades e em suportes variados.
  • Distinguir nos textos características do artigo de enciclopédia, da entrada de dicionário e do aviso (estruturação, finalidade).
  • Fazer uma leitura fluente e segura, que evidencia a compreensão do sentido dos textos.
  • Realizar leitura silenciosa e autónoma.
  • Mobilizar experiências e saberes no processo de construção de sentidos do texto.
  • Explicitar ideias-chave do texto.
  • Identificar o tema e o assunto do texto ou de partes do texto.
  • Exprimir uma opinião crítica acerca de aspetos do texto (do conteúdo e/ou da forma).

EDUCAÇÃO LITERÁRIA

  • Ouvir ler textos literários e expressar reações de leitura de modo criativo.
  • Ler integralmente narrativas, poemas e textos dramáticos.
  • Antecipar o(s) tema(s) com base em noções elementares de género (contos de fada, lengalengas, poemas, etc.) em elementos do paratexto e em textos visuais (ilustrações).
  • Compreender a organização interna e externa de textos poéticos, narrativos e dramáticos.
  • Compreender recursos que enfatizam o sentido do texto (onomatopeias, trocadilhos, interjeições, comparações).
  • Dramatizar textos e dizer em público, com expressividade e segurança, poemas memorizados.
  • Participar, de forma responsável e cooperante, em representações de textos dramáticos literários.
  • Manifestar ideias, sentimentos e pontos de vista suscitados por histórias ou poemas ouvidos ou lidos.
  • Desenvolver um projeto de leitura em que se integre compreensão da obra, questionamento e motivação de escrita do autor.

ESCRITA

  • Escrever relatos (com situação inicial, peripécias e conclusão), com descrição e relato do discurso das personagens, representando por meio de discurso direto e de discurso indireto.
  • Utilizar processos de planificação, textualização e revisão, realizados no modo individual e/ou em grupo.
  • Usar frases complexas para exprimir sequências e relações de consequência e finalidade.
  • Superar problemas associados ao processo de escrita por meio da revisão com vista ao aperfeiçoamento de texto.
  • Redigir textos com utilização correta das formas de representação escrita (grafia, pontuação e translineação, configuração gráfica e sinais auxiliares da escrita).
  • Escrever textos, organizados em parágrafos, coesos, coerentes e adequados às convenções de representação gráfica.

GRAMÁTICA

  • Identificar a classe das palavras: determinante (interrogativo), preposição, pronome (pessoal, nas suas formas tónicas e átonas, possessivo e demonstrativo).
  • Conjugar verbos regulares e irregulares no pretérito imperfeito no modo indicativo e no modo imperativo.
  • Reconhecer diferentes processos para formar o feminino dos nomes e adjetivos.
  • Reconhecer a flexão nominal e adjetival quanto ao número e grau.
  • Aplicar formar átonas do pronome pessoal em frases afirmativas, em frases com negação e com advérbios pré-verbais.
  • Recorrer de modo intencional e adequado a conectores diversificados, em textos orais e escritos
  • Aplicar processos de expansão e redução de frases.
  • Inferir o significado de palavras desconhecidas a partir da análise da sua estrutura interna (base, radical e afixos).
  • Deduzir significados de palavras e/ou expressões que não correspondam ao sentido literal.
  • Compreender regras de derivação das palavras e formas de organização de léxico (família de palavras).
  • Reconhecer onomatopeias.
  • Explicitar regras de ortografia.

MATEMÁTICA

Resolução de Problemas

  • Reconhecer e aplicar as etapas do processo de resolução de problemas.
  • Formular problemas a partir de uma situação dada, em contextos diversos (matemáticos e não matemáticos).

Raciocínio Matemático

  • Formular e testar conjeturas/generalizações, a partir da identificação de regularidades comuns a objetos em estudo, nomeadamente recorrendo à tecnologia.
  • Classificar objetos atendendo às suas características.
  • Distinguir entre testar e validar uma conjetura.
  • Justificar que uma conjetura/generalização é verdadeira ou falsa, usando progressivamente a linguagem simbólica.
  • Reconhecer a correção, diferença e adequação de diversas formas de justificar uma conjetura/generalização.
  • Extrair a informação essencial de um problema.
  • Estruturar a resolução de problemas por etapas de menor complexidade de modo a reduzir a dificuldade do problema.
  • Desenvolver um procedimento passo a passo (algoritmo) para solucionar um problema de modo a que este possa ser implementado em recursos tecnológicos.

Comunicação Matemática

  • Descrever formas de pensar acerca de ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito.
  • Ouvir os outros, questionar e discutir as ideias de forma fundamentada, e contrapor argumentos.

Representações matemáticas

  • Ler e interpretar ideias e processos matemáticos expressos por representações diversas.
  • Usar representações múltiplas para demonstrar compreensão, raciocinar e exprimir ideias e processos matemáticos, em especial linguagem verbal e diagramas.
  • Usar a linguagem simbólica matemática e reconhecer o seu valor para comunicar sinteticamente e com precisão.

NÚMEROS

Números Naturais

  • Ler, representar, comparar e ordenar números naturais, pelo menos até 1 000 000, em contextos variados, usando uma diversidade de representações.
  • Arredondar números naturais à dezena, centena ou unidade, dezena ou centena de milhar mais próxima, de acordo com a adequação da situação.

Sistema de Numeração Decimal

  • Reconhecer e usar o valor posicional de um algarismo no sistema de numeração decimal e interpretar a ordem de grandeza de um número, identificando classes e respetivas ordens.
  • Usar a estrutura multiplicativa do sistema decimal para compreender a grandeza dos números.

Relações Numéricas

  • Compor e decompor números naturais até ao 1 000 000 de diversas formas.
  • Compreender e automatizar a composição de uma unidade, usando pares de decimais (ordem das décimas) e a sua relação com a subtração.
  • Compreender e usar a regra para calcular o quociente de um número natural por 10, 100 e 1000.

Frações Decimais

  • Comparar e ordenar frações com o mesmo numerador em contextos diversos, recorrendo a representações múltiplas.
  • Reconhecer o numeral decimal como possibilidade de representar uma quantidade não inteira, e associar , , no contexto de situações reais.
  • Ler, representar comparar e ordenar decimais, em contextos diversos e resolver problemas.
  • Usar de forma fluente diferentes representações simbólicas de valores de referência envolvendo decimais.

Cálculo mental

  • Compreender e usar com fluência estratégias de cálculo mental diversificadas, para produzir o resultado de um cálculo que envolva decimais, relacionando-as com as estratégias de cálculo mental usadas com números naturais.
  • Mobilizar os factos básicos da adição/subtração e da multiplicação/divisão e as propriedades das operações, para realizar cálculo mental que envolva decimais.
  • Aplicar e representar estratégias de cálculo mental, usando a representação horizontal do cálculo para registar os raciocínios realizados.
  • Descrever oralmente, com confiança, os processos de cálculo mental usados por si e pelos colegas, comparando e apreciando a eficácia de diferentes estratégias.
  • Produzir estimativas que envolvam decimais através do cálculo mental, adequadas à situação em contexto.

Operações

  • Interpretar e modelar situações com as operações e resolver problemas associados, comparando criticamente diferentes estratégias da resolução.
  • Compreender e usar algoritmos para a adição e subtração envolvendo decimais com números até quatro algarismos, relacionando o seu uso com processos de cálculo mental formal que recorrem à decomposição decimal.
  • Compreender e usar o algoritmo da multiplicação e aplicá-lo com números até três algarismos no multiplicando e dois algarismos no multiplicador, e discutir a razoabilidade do resultado obtido.
  • Compreender e usar o algoritmo da divisão e aplicá-lo com números até três algarismos no dividendo e dois algarismos no divisor e discutir a razoabilidade do resultado obtido.
  • Interpretar o resto da divisão obtida no algoritmo da divisão, nomeadamente no contexto da resolução de problemas.

ÁLGEBRA

Regularidades em sequências

  • Formular conjeturas sobre a estrutura de uma sequência de crescimento e testar essas conjeturas, explicando o raciocínio usado.
  • Identificar e descrever regularidades em sequências de crescimento, explicando as suas ideias.
  • Continuar uma sequência de crescimento respeitando uma regra de formação dada ou regularidades identificadas.
  • Estabelecer a correspondência entre a ordem do termo de uma sequência e o termo.
  • Prever um termo não visível de uma sequência pictórica de crescimento e justificar a previsão.
  • Descrever em linguagem natural a regra de formação de uma sequência de crescimento, explicando as suas ideias.
  • Criar e modificar sequências, revelando criatividade e flexibilidade.

Expressões e Relações

  • Reconhecer expressões numéricas equivalentes, envolvendo a divisão.
  • Completar igualdades aritméticas envolvendo a divisão, justificando.
  • Comparar expressões numéricas, usando a simbologia >, < ou = para exprimir o resultado dessa comparação.
  • Investigar, formular e justificar conjeturas sobre relações numéricas em contextos diversos.
  • Interpretar e modelar situações com variação de quantidades ou grandezas e resolver problemas associados, usando representações múltiplas, em particular letras.
  • Reconhecer a utilização das propriedades das operações em algoritmos alternativos e descrever os seus processos de construção, desenvolvendo o pensamento computacional.

DADOS

Questões estatísticas, recolha e organização de dados

  • Formular questões sobre características qualitativas e quantitativas discretas que contribuam para um mesmo estudo.
  • Definir quais os dados a recolher num estudo e onde devem ser recolhidos (fontes primárias ou secundárias).
  • Selecionar criticamente um método de recolha de dados adequado a um estudo, reconhecendo que diferentes métodos têm implicações para as conclusões do estudo.
  • Recolher dados através de um dado método de recolha, recorrendo a fontes primárias ou sítios credíveis na internet.

Representações gráficas

  • Representar conjuntos de dados quantitativos sobre a mesma característica através de diagramas de caule-e-folhas (duplos) incluindo fonte, título e legenda.
  • Representar dois conjuntos de dados sobre a mesma característica através de gráficos de barras justapostas (frequências absolutas), com fonte, título e legenda.
  • Decidir sobre qual(ais) a(s) representação(ões) gráfica(s) a adotar num dado estudo e justificar a(s) escolha(s).
  • Analisar representações gráficas presentes nos media e discutir criticamente a sua adequabilidade, desenvolvendo a literacia estatística.

Análise de dados

  • Ler, interpretar e discutir a distribuição dos dados, salientando criticamente os aspetos mais relevantes, ouvindo os outros e discutindo de forma fundamentada.
  • Retirar conclusões, fundamentar decisões e colocar novas questões suscitadas pelas conclusões obtidas, a perseguir em eventuais futuros estudos.

Comunicação e divulgação de um estudo

  • Decidir a quem divulgar um estudo realizado em contextos exteriores à comunidade escolar.
  • Elaborar recursos que apoiem a apresentação de um estudo realizado, de forma rigorosa, eficaz, apelativa e não enganadora, atendendo ao público a quem será divulgado, comunicando de forma fluente.

Probabilidades

  • Exprimir a maior ou menor convicção sobre a ocorrência de acontecimentos que resultam de fenómenos aleatórios (que envolvam o acaso), usando as ideias de “impossível”, “improvável”, “igualmente provável”, “provável” e “certo”.
  • Usar a convicção sobre a ocorrência de acontecimentos que resultam de fenómenos aleatórios (que envolvam o acaso) para fazer previsões e tomar decisões informadas, reconhecendo a utilidade e poder da Matemática na previsão de acontecimentos incertos se virem a realizar.

GEOMETRIA E MEDIDA

Sólidos

  • Construir planificações de prismas, pirâmides, utilizando diferentes tipos de recursos.

Figuras Planas

  • Classificar hierarquicamente quadriláteros (quadrado, retângulo, losango e paralelogramo)  com base nas suas propriedades (igualdade de lados, tipos de ângulos, paralelismos dos lados).
  • Identificar retas paralelas e perpendiculares.
  • Compreender que os pontos de uma circunferência estão à mesma distância do seu centro e identificar esta distância com a medida do raio.
  • Relacionar a medida do raio com a medida do diâmetro.
  • Distinguir círculo de circunferência.

Operações com figuras

  • Reconhecer se uma figura plana tem simetria de reflexão e identificar os eixos de simetria.
  • Reconhecer se uma figura plana tem simetria de rotação e identificar a amplitude das rotações associadas (quartos de volta (90º)ou meias-voltas( 180º)
  • Interpretar e modelar situações recorrendo à simetria de reflexão e à simetria de rotação, reconhecendo o papel da Matemática na criação e construção do mundo que nos rodeia.

Área

  • Reconhecer o cm2 e o m2 como unidades convencionais de medida da área e relacioná-las.
  • Generalizar a expressão para o cálculo da medida da área do retângulo, relacionando-a com a contagem estruturada do número de unidades existentes num retângulo.
  • Generalizar a expressão para o cálculo da medida da área do quadrado.
  • Estimar a medida da área de uma figura usando o cm2 e o m2 e explicar as razões da sua estimativa.
  • Interpretar e modelar situações que envolvam área, expressa em m2 ou cm2, e resolver problemas associados, comparando criticamente diferentes estratégias da resolução.

Capacidade

  • Compreender o que é a capacidade de um recipiente e comparar e ordenar recipientes segundo a sua capacidade, em diversos contextos.
  • Medir a capacidade de um recipiente, usando unidades de medida convencionais (litro, centilitro e mililitro) e relacioná-las.
  • Reconhecer valores de referência de capacidade (1l, 50 cl, 33 cl, 200 ml) e estabelecer relações entre eles.
  • Estimar a medida da capacidade de recipientes, usando unidades de medida convencionais, e explicar as razões da sua estimativa.
  • Resolver problemas que envolvam a capacidade, usando unidades de medida convencionais, comparando criticamente diferentes estratégias de resolução.

Dinheiro

  • Elaborar orçamentos simples, identificando receitas e despesas, e compreender o que é o saldo.
  • Discutir criticamente informações públicas que envolvam o dinheiro.

ESTUDO DO MEIO

SOCIEDADE

  • Construir um friso cronológico com os factos e as datas relevantes da História de Portugal, destacando a formação de Portugal, a época da expansão marítima, o período filipino e a Restauração, a implantação da República e o 25 de abril.
  • Conhecer personagens e aspetos da vida em sociedade relacionados com os factos relevantes da história de Portugal, com recurso a fontes documentais.
  • Relacionar a Revolução do 25 de Abril de 1974 com a obtenção de liberdades e direitos.
  • Reconhecer a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos para a construção de uma sociedade mais justa.
  • Conhecer o número de Estados pertencentes à União Europeia, localizando alguns estados-membros num mapa da Europa.
  • Reconhecer a existência de fluxos migratórios, temporários ou de longa duração, identificando causas e consequências para os territórios envolvidos.

NATUREZA

  • Descrever, de forma simplificada, e com recurso a representações, os sistemas digestivo, respiratório, circulatório, excretor e reprodutivo, reconhecendo que o seu bom funcionamento implica cuidados específicos.
  • Conhecer algumas modificações biológicas e comportamentais que ocorrem na adolescência.
  • Reconhecer mecanismos simples de defesa do organismo, por exemplo, a pele como primeira barreira de proteção e de prevenção de doenças.
  • Identificar plantas e animais em vias de extinção ou mesmo extintos, investigando as razões que conduziram a essa situação.
  • Localizar o planeta Terra no Sistema Solar, representando-o de diversas formas.
  • Utilizar representações cartográficas, a diferentes escalas (em suporte de papel ou digital), para localizar formas de relevo, rios, lagos e lagoas em Portugal.
  • Comparar diferentes formas de relevo de Portugal, através de observação direta ou indireta (imagens fixas ou animadas), de esquemas e de mapas hipsométricos, utilizando vocabulário geográfico adequado.
  • Utilizar diversos processos para referenciar os pontos cardeais (posição do Sol, bússola, estrela polar), na orientação, localização e deslocação à superfície da Terra.
  • Reconhecer alguns fenómenos naturais (sismos, vulcões, etc.) como manifestações da dinâmica e da estrutura interna da Terra e como agentes modificadores da paisagem.
  • Recolher amostras de rochas e de solos agrupando-as de acordo com as suas propriedades (cor, textura, dureza, cheiro, permeabilidade) e exemplificar a sua aplicabilidade.
  • Descrever diversos tipos de uso do solo da sua região (áreas agrícolas, florestais, industriais ou turísticas), comparando com os de outras regiões.
  • Reconhecer de que forma a atividade humana interfere no oceano (poluição, alterações nas zonas costeiras e rios, etc.).

TECNOLOGIA

  • Comparar diversos materiais, por exemplo, através dos circuitos elétricos, indicando se são isoladores ou condutores elétricos, e discutir as suas aplicações, bem como as regras de segurança na sua utilização.
  • Identificar objetos tecnológicos (analógicos e digitais), utilizados no passado e no presente, relacionando-os com os materiais utilizados no seu fabrico, para constatar permanências e evoluções.
  • Reconhecer a importância da evolução tecnológica para a evolução da sociedade, relacionando objetos, equipamentos e soluções tecnológicas com diferentes necessidades e problemas do quotidiano (previsão/mitigação da ocorrência de catástrofes naturais e tecnológicas, saúde, telecomunicações, transportes, etc.).
  • Produzir soluções tecnológicas através da reutilização ou reciclagem de materiais (catavento, forno solar, etc).

SOCIEDADE/ NATUREZA/ TECNOLOGIA

  • Reconhecer e valorizar o património natural e cultural - local, nacional, etc.- identificando na paisagem elementos naturais (sítios geológicos, espaços da Rede Natura, etc.) e vestígios materiais do passado (edifícios, pontes, moinhos e estátuas, etc.), costumes, tradições, símbolos e efemérides.
  • Relacionar a distribuição espacial de alguns fenómenos físicos (relevo, clima, rede hidrográfica, etc.) com a distribuição espacial de fenómenos humanos (população, atividades económicas, etc.) a diferentes escalas.
  • Relacionar o aumento da população mundial e do consumo de bens com alterações na qualidade do ambiente (destruição de florestas, poluição, esgotamento de recursos, extinção de espécies, etc.), reconhecendo a necessidade de adotar medidas individuais e coletivas que minimizem o impacto negativo.
  • Utilizar as tecnologias de informação e comunicação com segurança, respeito e responsabilidade, tomando consciência de que o seu uso abusivo gera dependência (jogos, redes sociais, etc.).
  • Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicá-los, reconhecendo como se constrói o conhecimento.

CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

Interculturalidade

  • Compreender o conceito de cultura;
  • Reconhecer que existem diferentes culturas e cada uma é válida pela sua essência e que merecem respeito e paz;
  • Reconhecer que as culturas são enriquecidas pelo contato com outras pessoas.

Direitos Humanos

  • Aprofundar o conhecimento pelos direitos humanos;
  • Conhecer instituições internacionais que apoiam e desenvolvem trabalho no âmbito dos direitos humanos, por exemplo: Amnistia Internacional;
  • Reconhecer os princípios e valores em que a igualdade, a não discriminação, a dignidade e o respeito subjazem a todos os aspetos da vida de uma sociedade justa;
  • Identificar e propor estratégias de melhoria na nossa sociedade;
  • Manifestar atitudes promotoras de princípios ativistas da comunidade global.

Igualdade de Género

  • Manifestar atitudes de respeito, de solidariedade, de cooperação, de responsabilidade, na relação com os que lhe são próximos (dia do obrigado) e a aceitação de cada um pelas suas caraterísticas individuais;
  • Identificar as suas próprias dificuldades e potencialidades e aprofundar o seu autoconhecimento;
  • Compreender que o sucesso nas diferentes áreas disciplinares não depende do sexo, mas sim de trabalho e empenho;
  • Reconhecer que as dificuldades podem ser superadas através do trabalho cooperativo e da entreajuda.

Educação Ambiental

  • Compreender os conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação.
  • Manifestar atitudes positivas conducentes à preservação do ambiente próximo sendo capaz de apresentar propostas de intervenção, nomeadamente comportamentos que visem os três “R”;
  • Adquirir competências para contribuir ativamente numa sociedade mais amiga do ambiente.

Desenvolvimentos Sustentável

  • Compreender o conceito de sustentabilidade e compreender que a sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema e a maneira como se deve agir em relação à natureza;
  • Reconhecer que um recurso natural explorado de modo sustentável durará para sempre e com condições de também ser explorado por gerações futuras;
  • Reconhecer os conceitos de consumo, recursos naturais, crise ambiental, efeito estufa, tipos de lixo, reciclagem.

EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA

Modelagem e escultura

  • Explorar e tirar partido da resistência e plasticidade de diferentes materiais.
  • Modelar e esculpir com as mãos e outros utensílios.

Construções

  • Ligar/colar /atar/agrafar/pregar elementos para uma construção.
  • Desmontar / montar/ inventar novos objetos utilizando diferentes materiais.
  • Fazer diferentes tipos de construção a partir de diferentes materiais.

Desenho de expressão livre e atividades gráficas sugeridas

  • Desenhar livremente em diferentes suportes.
  • Explorar as possibilidades técnicas de diferentes materiais e utensílios.

Pintura de expressão livre e atividades de pintura sugerida

  • Pintar livremente em suportes neutros.
  • Explorar as possibilidades técnicas de diferentes materiais e utensílios.

Recorte, colagem e dobragem

  • Explorar as possibilidades de diferentes materiais para fazer composições e dobragens.
  • Explorar a terceira dimensão, a partir da superfície.

Impressão

  • Estampar e imprimir com diferentes materiais.

Tecelagem e costura

  • Colaborar em tapeçarias com diferentes técnicas e materiais.

Fotografia, transparências e meios áudio-visuais

  • Utilizar a máquina fotográfica / Câmara do ipad para a recolha de imagens.
  • Construir sequências de imagens e fazer montagens áudio-visuais simples.

Cartazes

  • Fazer composições com fim comunicativo

EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO DRAMÁTICA

Corpo

  • Movimentar-se de forma livre e pessoal explorando atitudes e a sua respiração.
  • Explorar as diferentes possibilidades expressivas.

Voz

  • Experimentar, explorar e reproduzir diferentes sons.

Espaço

  • Explorar e adaptar a diferentes espaços os movimentos e a voz.
  • Explorar diferentes formas de se deslocar.
  • Orientar-se no espaço a partir de referências visuais, auditivas, tácteis.
  • Deslocar-se em coordenação com um par.
  • Explorar mudanças de nível.

Objetos

  • Explorar as qualidades físicas dos objetos e as suas relações possíveis com o corpo.
  • Deslocar-se com o apoio de um objeto e explorar as suas possíveis transformações.   Inventar e utilizar máscaras, fantoches, marionetas…

 Linguagem não verbal

  • Utilizar espontaneamente, atitudes, gestos, movimentos.
  • Reagir espontaneamente a diferentes estímulos
  • Reproduzir movimentos: em espelho.
  • Improvisar individualmente a partir de diferentes estímulos.
  • Mimar a dois ou em pequenos grupos, atitudes, gestos ou movimentos.

Linguagem verbal

  • Improvisar um diálogo ou uma pequena história a partir de um estímulo.
  • Participar em jogos de associação de palavras por afinidades sonoras ou semânticas.  Experimentar diferentes maneiras de dizer um texto.
  • Inventar novas linguagens sonoras ou onomatopaicas.

Linguagem verbal e gestual

  • Improvisar palavras, sons, atitudes, gestos e movimentos ligados a uma ação precisa ou a uma sequência de ações.
  • Improvisar situações usando diferentes tipos de máscaras.
  • Inventar, construir e utilizar adereços e cenários.
  • Elaborar, previamente, em grupo, os vários momentos do desenvolvimento de uma situação.

ESCOLA AZUL

Princípio 1 - A Terra tem um Oceano global e muito diverso

Localização no espaço e no tempo

  • Conhecer que a maior parte da superfície da terra é coberta por Oceano.
  • Descobrir que a maior parte da água da Terra encontra-se no Oceano e é salgada.
  • Observar os Oceanos no mapa e no globo.
  • Identificar o Oceano que banha a costa portuguesa.

Conhecimento do meio natural e social

  • Reconhecer o Oceano como parte integral do ciclo da água.
  • Reconhecer os rios como agentes de transporte de sais, sedimentos e poluentes para o Oceano.
  • Identificar as diferenças entre água doce e salgada a nível de densidade e salinidade.

Princípio 2 - O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra.

Localização no espaço e no tempo

  • Perceber que a ação das ondas e do vento vai alterando a paisagem das zonas costeiras.
  • Descobrir que a areia é constituída por fragmentos de animais, plantas, rochas e minerais.

Princípio 3 - O Oceano exerce uma influência importante no clima.

Conhecimento do meio natural e social

  • Reconhecer que a maior parte da precipitação resulta, originalmente, da água que se evapora do Oceano.

Princípio 5 - O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas

Conhecimento do meio natural e social

  • Reconhecer que a maior parte do espaço vital da Terra se encontra no Oceano.
  • Descobrir que a diversidade de alguns grupos de organismos é muito maior no Oceano do que em terra.
  • Reconhecer que no Oceano existem organismos de tamanho muito diversificado.
  • Descobrir o que é um ecossistema e reconhecer que o Oceano abriga vários.
  • Reconhecer que existem relações importantes entre os organismos que vivem no Oceano (alimentação).
  • Saber a importância das marés.

Princípio 6 - O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados

Conhecimento do meio natural e social / Dinamismo das inter-relações natural-social

  • Reconhecer que o Oceano fornece grande parte do oxigénio.
  • Reconhecer o Oceano como fonte de recursos vivos e não vivos, nomeadamente alimentos e medicamentos.
  • Associar o Oceano a diferentes profissões e meios de transporte.
  • Reconhecer que o Oceano é fonte de inspiração, recreação e descoberta.
  • Reconhecer que a atividade e o desenvolvimento humanos causam poluição e alterações físicas nas praias, costas e rios.
  • Reconhecer que todos somos responsáveis por proteger o Oceano.

Princípio 7 - Há muito por descobrir e explorar no Oceano

Conhecimento do meio natural e social

  • Descobrir estratégias para uma utilização sustentável dos recursos.

Dinamismo das inter-relações natural-social

  • Entender que as novas tecnologias potenciam a nossa capacidade de exploração e maior conhecimento do Oceano.