4º Ano
Somos Finalistas!
Chegámos à reta final deste ciclo. Tem sido um tempo de aprendizagem e crescimento, onde a magia, o estudo, a brincadeira, o afeto e o bem querer, têm andado de mãos dadas.
Este será um ano de adquirir novos conhecimentos e de consolidar aprendizagens; de solidificar a autonomia, desenvolver a capacidade de questionar, investigar, criar e sistematizar; ganhar robustez na nossa personalidade, firmar os nossos valores e fortalecer laços. Há que preparar bem a bagagem que foi sendo ternamente construída desde quando aqui chegámos e levaremos connosco para outras paragens.
Este será sem dúvida, mais um ano extraordinário, cheio de aprendizagens com muitos jogos e projetos, onde o carinho será sempre massa que une e ajuda a crescer, respeitando a individualidade e as características de cada um. Pois somos um grupo que prima pela união, mas também brilha pela diversidade.
O futuro está nas nossas mãos, será o que sonharmos e dependerá do que fizermos em cada momento presente.
A professora
Maria Borges Ribeiro

Professora Sala 4º ano
Planificação Anual 1º Ciclo – 4º Ano
PORTUGUÊS
Oralidade
- Escutar para aprender e construir conhecimentos.
- Utilizar técnicas para registar e reter a informação.
- Produzir um discurso oral com correção.
- Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor.
- Participar em atividades de expressão oral orientada, respeitando regras e papéis específicos.
Leitura e escrita
- Ler em voz alta palavras e textos.
- Ler textos diversos.
- Apropriar-se de novos vocábulos.
- Organizar os conhecimentos do texto.
- Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e compreendê-lo.
- Monitorizar a compreensão.
- Elaborar e aprofundar ideias e conhecimentos.
- Desenvolver o conhecimento da ortografia.
- Mobilizar o conhecimento da representação gráfica e da pontuação.
- Planificar a escrita de textos.
- Redigir corretamente.
- Escrever textos narrativos informativos dialogais descritivos convites e cartas.
- Rever textos escritos.
Educação Literária
- Ler e ouvir ler textos literários.
- Compreender o essencial dos textos escutados e lidos.
- Ler para apreciar textos literários.
- Dizer e escrever, em termos pessoais criativos.
Gramática
- Classificar palavras quanto à posição da sílaba tónica.
- Classificar palavras quanto ao número de sílabas.
- Distinguir sílaba tónica da átona.
- Organizar famílias de palavras.
- Identificar radicais.
- Formar o plural dos nomes e adjetivos terminados em consoante.
- Formar o feminino de nomes terminados em consoante.
- Fazer variar os nomes em grau (aumentativo e diminutivo).
- Identificar os graus dos adjetivos e proceder a alterações de grau.
- Conjugar verbos regulares e verbos irregulares muito frequentes no indicativo (pretérito perfeito, pretérito imperfeito e futuro) e no imperativo.
- Relacionar os pronomes pessoais com os nomes que substituem.
- Integrar as palavras nas classes a que pertencem:
- a) nome: próprio e comum, comum coletivo
- b) adjetivo: qualificativo e numeral
- c) verbo
- d) quantificador numeral
- Analisar e estruturar unidades sintáticas.
- Distinguir discurso direto de discurso indireto.
MATEMÁTICA
Números e operações
- Ler e representar números no sistema de numeração decimal até ao milhão, identificar o valor posicional de um algarismo e relacionar os valores das diferentes ordens e classes.
- Reconhecer que se poderia prosseguir a contagem indefinidamente.
- Efetuar a decomposição decimal de qualquer número até um milhão.
- Saber que existem diferentes significados do termo: bilião.
- Arredondar um número natural.
- Utilizar o algoritmo da divisão para efetuar divisões inteiras com divisores de um ou dois algarismos.
- Utilizar os algoritmos da adição, da subtração e da multiplicação.
- Leitura de números por classes e por ordens.
- Saber de memória todas as tabuadas da multiplicação até ao 12.
- Identificar múltiplos de um número.
- Determinar os divisores de um número natural até 100.
- Regras para multiplicar e dividir por 10, 100 e 1000.
- Resolver problemas envolvendo a determinação de termos de uma sequência.
- Comparar e ordenar números naturais, realizar estimativas do resultado de operações e avaliar a sua razoabilidade.
- Reconhecer relações numéricas e propriedades das operações e utilizá-las em situações de cálculo.
- Calcular com números racionais não negativos na representação decimal, recorrendo ao cálculo mental e a algoritmos.
- Representar números racionais não negativos na forma de fração, decimal e percentagem, estabelecer relações entre as diferentes representações e utilizá-los em diferentes contextos, matemáticos e não matemáticos.
- Utilizar as frações como representação de medida de comprimento e de outras grandezas.
- Construir frações equivalentes por multiplicação dos termos por um mesmo fator.
- Simplificar frações multiplicando o numerador e o denominador pelo mesmo número natural.
- Ordenar frações com o mesmo denominador.
- Adicionar e subtrair números racionais representados por frações com o mesmo denominador.
- Multiplicar e dividir números racionais por naturais e por racionais na forma de fração unitária.
- Representar frações decimais na forma de dízimas finitas.
- Resolver problemas de vários passos envolvendo números naturais ou racionais e as quatro operações.
- Reconhecer regularidades em sequências e em tabelas numéricas, e formular e testar conjeturas.
- Exprimir, oralmente e por escrito, ideias matemáticas, e explicar raciocínios, procedimentos e conclusões, recorrendo ao vocabulário e linguagem próprios da matemática (convenções, notações, terminologia e simbologia).
- Desenvolver interesse pela Matemática e valorizar o seu papel no desenvolvimento das outras ciências e domínios da atividade humana e social.
- Desenvolver confiança nas suas capacidades e conhecimentos matemáticos, e a capacidade de analisar o próprio trabalho e regular a sua aprendizagem.
- Desenvolver persistência, autonomia e à-vontade em lidar com situações que envolvam a Matemática no seu percurso escolar e na vida em sociedade.
Geometria e medida
- Reconhecer e relacionar as medidas de comprimento, massa e capacidade.
- Distinguir polígonos e linhas poligonais.
- Identificar sólidos geométricos – poliedros e não poliedros.
- Reconhecer e representar segmentos de reta paralelos e perpendiculares.
- Reconhecer retas concorrentes, perpendiculares e paralelas.
- Identificar retas não paralelas que não se intersetam.
- Utilizar coordenadas em grelhas quadriculadas.
- Identificar circunferências, círculos, superfícies esféricas e esferas.
- Diferenciar centro, raio e diâmetro.
- Determinar o perímetro de um polígono.
- Determinar áreas de figuras.
- Ler e escrever a medida do tempo apresentada num relógio de ponteiros em horas e minutos.
- Efetuar conversões de medidas de tempo.
- Associar o termo “ângulo” a um par de direções relativas a um observador.
- Utilizar e compreender o termo “vértice” de um ângulo.
- Relacionar a meia-volta e o quarto de volta com os ângulos.
- Reconhecer ângulos convexos, côncavos e verticalmente opostos.
- Reconhecer ângulos nulos, rasos e giros.
- Reconhecer ângulos adjacentes.
- Reconhecer ângulos retos, agudos e obtusos.
- Identificar propriedades de figuras planas e de sólidos geométricos e fazer classificações, justificando os critérios utilizados.
- Conceber e aplicar estratégias na resolução de problemas envolvendo grandezas e propriedades das figuras geométricas no plano e no espaço, em contextos matemáticos e não matemáticos, e avaliar a plausibilidade dos resultados.
Organização e tratamento de dados
- Utilizar tabelas de frequências absolutas e gráficos.
- Identificar a moda de um conjunto de dados.
- Representar conjuntos de dados em diagramas de caule-e-folhas.
- Identificar o mínimo, o máximo e a amplitude de um conjunto de dados numéricos.
- Identificar a frequência relativa.
- Resolver problemas envolvendo análise e organização de dados, frequência absoluta.
- Reconhecer e dar exemplos de acontecimentos certos e impossíveis, e acontecimentos possíveis (prováveis e pouco prováveis).
- Resolver problemas envolvendo a organização e tratamento de dados em contextos familiares variados.
- Planear e conduzir investigações usando o ciclo da investigação estatística (formular questões, escolher métodos de recolha de dados, selecionar formas de organização e representação de dados, analisar e concluir).
- Comunicar raciocínios, procedimentos e conclusões, utilizando linguagem própria da estatística, baseando-se nos dados recolhidos e tratados.
ESTUDO DO MEIO
À DESCOBERTA DE SI MESMO
O SEU CORPO
- Reconhecer a existência dos ossos e as suas funções.
- Identificar ossos do esqueleto humano.
- Reconhecer a existência de músculos e reconhecer as suas funções.
- Observar os músculos em representações do corpo humano.
- Identificar as características e as funções da pele.
A SEGURANÇA DO SEU CORPO
- Identificar cuidados a ter com a exposição ao sol.
- Conhecer regras de primeiros socorros.
- Conhecer e aplicar regras de prevenção de incêndios
- Conhecer e aplicar regras de segurança, antes, durante e depois de um sismo.
À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES
- Conhecer personagens e factos da história nacional.
- Conhecer os factos históricos que se relacionam com os feriados nacionais e o seu significado.
- Localizar, no tempo, factos estudados.
- Conhecer o século como unidade de tempo.
- Reconhecer símbolos nacionais: a bandeira e o hino.
CURRÍCULO DO OCEANO
Princípio 1 - A Terra tem um Oceano global e muito diverso.
Localização no espaço e no tempo
- Localizar os oceanos em diferentes mapas e globos.
- Conhecer as características da água do mar em comparação com a água doce, como a salinidade e a densidade.
- Compreender a proveniência de sal da água do mar.
Conhecimento do meio natural e social
- Reconhecer o Oceano como componente física dominante.
- Conhecer diferenças no relevo das bacias oceânicas.
- Compreender a formação das marés.
- Entender o Oceano como parte integral do ciclo da água.
Dinamismo das inter-relações natural-social
- Entender os rios como transportadores de poluentes para o Oceano.
Princípio 2 - O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra.
Localização no espaço e no tempo
- Reconhecer o mar, os ventos e os rios como agentes de erosão.
- Reconhecer diferenças no relevo costeiro que resultam da atividade tectónica, bem como das alterações do nível do mar e da força das ondas.
- Saber que ao longo dos anos as alterações do nível do mar mudaram a superfície terrestre.
- Compreender a formação da areia.
- Reconhecer que muitas das rochas sedimentares e vulcânicas agora expostas em terra se formaram no Oceano.
Princípio 3 - O Oceano exerce uma influência importante no clima.
Conhecimento do meio natural e social
- Reconhecer que o Oceano exerce um controlo fundamental sobre o clima e as condições meteorológicas.
- Reconhecer que a maior parte da precipitação resulta da água que se evapora do Oceano.
Princípio 4 - O Oceano permite que a Terra seja habitável.
Localização no espaço e no tempo
- Reconhecer a possibilidade de ter sido no Oceano que surgiram as primeiras formas de vida.
Princípio 5 - O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas.
Localização no espaço e no tempo
Conhecimento do meio natural e social
- Reconhecer o Oceano como um vasto espaço vital com diferentes habitats, desde a superfície até ao fundo.
- Reconhecer que a diversidade de alguns grupos de organismos é muito maior no Oceano do que em terra.
- Considerar que no Oceano se encontram organismos de tamanhos muito diferentes – de pequenos vírus ao maior animal que habita a Terra.
- Compreender que os habitats oceânicos são definidos por fatores ambientais.
- Reconhecer que os estuários disponibilizam áreas importantes e produtivas de viveiro a muitas espécies marinhas.
- Compreender que a vida no Oceano fornece exemplos únicos de ciclos de vida, adaptações e relações importantes entre os organismos.
Princípio 6 - O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados.
Localização no espaço e no tempo
- Reconhecer o Oceano como fonte de inspiração, recreação e descoberta.
Conhecimento do meio natural e social
- Entender que o Oceano fornece grande parte do oxigénio disponível da Terra.
- Reconhecer que a maioria da população mundial vive em zonas costeiras.
- Reconhecer que a atividade e o desenvolvimento humanos causam poluição e alterações físicas nas praias, costas e rios.
- Identificar desastres naturais relacionados com zonas costeiras.
- Reconhecer que todos somos responsáveis por proteger o Oceano.
- Reconhecer que o Oceano sustenta a vida na Terra e o ser humano tem de viver de forma a contribuir para essa sustentabilidade.
Dinamismo das inter-relações natural-social
- Reconhecer a importância do Oceano para a obtenção de alimento, medicamentos e recursos vivos e não vivos.
- Compreender que o Oceano cria empregos, apoia a economia do país, serve de via para o transporte de pessoas e mercadorias e desempenha um papel importante na segurança nacional.
- Estimular ações individuais e coletivas, necessárias para gerir de modo eficaz os recursos do Oceano.
Princípio 7 - Há muito por descobrir e explorar no Oceano Conhecimento do meio natural e social
Conhecimento do meio natural e social
- Tomar consciência do aumento da exploração dos recursos marinhos e suas consequências.
- Descobrir estratégias para uma utilização sustentável dos recursos.
- Reconhecer a importância da pesquisa e do estudo para uma maior compreensão do Oceano.
Dinamismo das inter-relações natural-social
- Reconhecer que as novas tecnologias, sensores e ferramentas potenciam a nossa capacidade de explorar o Oceano.