4º Ano

Mais um ano se inicia.
Como na Natureza, a nossa vida é composta por ciclos. Esses ciclos terão de ser marcos importantes na nossa existência.
Será mais um ano de experiências ricas com novas aprendizagens e descobertas que nos farão a todos crescer.
Continuaremos a dar valor e reconhecer a Língua Portuguesa como o melhor veículo de transmissão em todas as vertentes.
Saber usá-la de forma a exprimirmos o que nos vai na alma, fazendo da Leitura algo que nos dê prazer e traga conhecimentos.
A Matemática terá de ser tratada como peça fundamental de um dos nossos ciclos. Continuar a perceber que falando com esta disciplina obtemos sempre resposta. A Linguagem Matemática continuará a ser relevante.
Estudo do Meio e Apresentação de Projetos estarão de mãos dadas.
Serão apresentados os temas curriculares, bem como temas livres com alguma complexidade.
Iremos terminar um ciclo de quatro anos, em que estes “Miúdos” nos deram tanto e com quem, também aprendemos.

Será num ambiente de calma, serenidade, alegria e saber que fecharemos um ciclo na vida destas crianças e que os marcará ao longo da vida.

Excelente Ano Letivo!

A Professora
Teresa Monjardino

Teresa Monjardino
Professora Sala 4º ano

Planificação Anual 1º Ciclo – 4º Ano

PORTUGUÊS

Oralidade - Compreensão – Expressão

  • Escutar para aprender e construir conhecimentos
  • Utilizar técnicas para registar e reter a informação.
  • Produzir um discurso oral com correção.
  • Usar a palavra para exprimir opiniões e partilhar ideias.
  • Participar em atividades de expressão oral orientada, respeitando regras e papéis específicos.
  • Selecionar informação relevante.
  • Distinguir entre factos e opiniões, informação e explícita, essencial e acessório.
  • Participar com empenho em atividades de expressão oral.

Leitura e escrita

  • Fazer uma leitura fluente e segura, que evidencie a compreensão dos textos.
  • Ler textos diversos.
  • Realizar leitura silenciosa e autónoma.
  • Apropriar-se de novos vocábulos.
  • Organizar os conhecimentos do texto
  • Exprimir uma opinião crítica acerca do conteúdo/forma do texto.
  • Monitorizar a compreensão.
  • Elaborar e aprofundar ideias e conhecimentos.
  • Desenvolver o conhecimento da ortografia
  • Mobilizar o conhecimento da representação gráfica e da pontuação
  • Planificar a escrita de textos.
  • Redigir corretamente.
  • Escrever textos narrativos informativos dialogais descritivos convites e cartas.
  • Rever textos escritos.

Educação Literária

  • Ler e ouvir ler textos literários
  • Compreender o essencial dos textos escutados e lidos.
  • Ler para apreciar textos literários
  • Dizer e escrever, em termos pessoais criativos.

Gramática
Explicitar aspetos fundamentais da fonologia do português

  • Classificar palavras quanto à posição da sílaba tónica.
  • Classificar palavras quanto ao número de sílabas.
  • Distinguir sílaba tónica da átona.

Conhecer propriedades das palavras e explicitar aspetos fundamentais da sua morfologia e do seu comportamento sintático

  • Organizar famílias de palavras.
  • Identificar radicais.
  • Identificar prefixos e sufixos de utilização frequente.
  • Produzir novas palavras a partir de sufixos e prefixos.
  • Formar o plural dos nomes e adjetivos terminados em consoante.
  • Formar o feminino de nomes terminados em consoante.
  • Fazer variar os nomes em grau (aumentativo e diminutivo).
  • Identificar os graus dos adjetivos e proceder a alterações de grau.
  • Conjugar verbos regulares e verbos irregulares muito frequentes no indicativo (pretérito perfeito, pretérito imperfeito e futuro) e no imperativo.
  • Relacionar os pronomes pessoais com os nomes que substituem.

Reconhecer classes de palavras

  • Integrar as palavras nas classes a que pertencem:
    a) nome: próprio e comum, comum coletivo
    b) adjetivo: qualificativo e numeral
    c) verbo
    d) quantificador numeral

Analisar e estruturar unidades sintáticas

  • Distinguir discurso direto de discurso indireto.

MATEMÁTICA

Números e operações

  • Identificar e representar números naturais até à classe dos milhões.
  • Identificar o valor posicional de cada algarismo.
  • Reconhecer que se poderia prosseguir a contagem indefinidamente.
  • Efetuar a decomposição decimal de qualquer número natural até um milhão.
  • Saber que existem diferentes significados do termo «bilião».
  • Arredondar um número natural.
  • Utilizar o algoritmo da divisão para efetuar divisões inteiras com divisores de um ou dois algarismos.
  • Utilizar os algoritmos da adição, da subtração e da multiplicação.
  • Leitura de números por classes e por ordens.
  • Saber de memória todas as tabuadas da multiplicação até ao 12.
  • Identificar múltiplos de um número.
  • Determinar os divisores de um número natural até 100.
  • Regras para multiplicar e dividir por 10, 100 e 1000.
  • Exprimir oralmente e por escrito, ideias matemáticas, explicitar raciocínios, procedimentos e conclusões, utilizando linguagem própria de matemática.
  • Representar números racionais não negativos na forma de fração, decimal e percentagem.
  • Construir frações equivalentes por multiplicação dos termos por um mesmo fator.

Geometria e medida

  • Desenhar e escrever a posição de polígonos, em grelhas quadriculadas.
  • Reconhecer e relacionar as medidas de comprimento, massa e capacidade.
  • Distinguir polígonos e linhas poligonais.
  • Identificar e distinguir vários tipos de ângulos.
  • Identificar sólidos geométricos – poliedros e não poliedros.
  • Reconhecer e representar segmentos de reta paralelos e perpendiculares.
  • Reconhecer retas concorrentes, perpendiculares e paralelas.
  • Identificar retas não paralelas que não se intersetam.
  • Identificar circunferências, círculos, superfícies esféricas e esferas.
  • Diferenciar centro, raio e diâmetro.
  • Determinar o perímetro de um polígono.
  • Determinar áreas de figuras.
  • Ler e escrever a medida do tempo apresentada num relógio de ponteiros em horas e minutos.
  • Efetuar conversões de medidas de tempo.
  • Efetuar conversões com as medidas de: comprimentos, massa e capacidade.
  • Simplificar frações multiplicando o numerador e o denominador pelo mesmo número natural.
  • Ordenar frações com o mesmo denominador.
  • Adicionar e subtrair números racionais representados por frações com o mesmo denominador.
  • Multiplicar e dividir números racionais por naturais e por racionais na forma de fração unitária.
  • Representar frações decimais na forma de dízimas finitas.
  • Resolver problemas de vários passos envolvendo números naturais ou racionais e as quatro operações.
  • Exprimir oralmente e por escrito, ideias matemáticas, explicitar raciocínios, procedimentos e conclusões, utilizando linguagem própria de matemática.
  • Desenvolver confiança nas suas capacidades e conhecimentos matemáticos.
  • Desenvolver a capacidade de analisar o seu próprio trabalho.

Organização e tratamento de dados

  • Analisar e interpretar informação de natureza estatística representada de diversas formas.
  • Identificar a moda de um conjunto de dados.
  • Representar conjuntos de dados em diagramas de caule-e-folhas.
  • Identificar o mínimo, o máximo e a amplitude de um conjunto de dados numéricos.
  • Identificar a frequência relativa.
  • Resolver problemas envolvendo análise e organização e tratamento de dados.

ESTUDO DO MEIO

O SEU CORPO

  • Reconhecer a existência dos ossos e as suas funções.
  • Identificar ossos do esqueleto humano.
  • Reconhecer a existência de músculos e reconhecer as suas funções.
  • Observar os músculos em representações do corpo humano.
  • Identificar as características e as funções da pele.

A SEGURANÇA DO SEU CORPO

  • Identificar cuidados a ter com a exposição ao sol.
  • Conhecer regras de primeiros socorros.
  • Conhecer e aplicar regras de prevenção de incêndios
  • Conhecer e aplicar regras de segurança, antes, durante e depois de um sismo.

À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES

  • Conhecer personagens e factos da história nacional.
  • Conhecer os factos históricos que se relacionam com os feriados nacionais e o seu significado.
  • Localizar, no tempo, factos estudados.
  • Conhecer o século como unidade de tempo.
  • Reconhecer símbolos nacionais: a bandeira e o hino.

EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA

MODELAGEM E ESCULTURA

  • Explorar e tirar partido da resistência e plasticidade de diferentes materiais
  • Modelar e esculpir com as mãos e outros utensílios

CONSTRUÇÕES

  • Ligar, colar, atar, agrafar, pregar elementos para uma construção
  • Desmontar, montar, inventar novos objetos utilizando diferentes materiais
  • Fazer diferentes tipos de construção a partir de diferentes materiais

DESENHO DE EXPRESSÃO LIVRE E ATIVIDADES GRÁFICAS SUGERIDAS

  • Desenhar livremente em diferentes suportes
  • Explorar as possibilidades técnicas de diferentes materiais e utensílios

PINTURA DE EXPRESSÃO LIVRE E ATIVIDADES DE PINTURA SUGERIDAS

  • Pintar livremente em suportes neutros de diferentes dimensões
  • Explorar as possibilidades técnicas de diferentes materiais e utensílios

RECORTE, COLAGEM E DOBRAGEM

  • Explorar as possibilidades de diferentes materiais para fazer composições e dobragens
  • Explorar a terceira dimensão a partir da superfície

IMPRESSÃO

  • Estampar e imprimir com diferentes materiais

TECELAGEM E COSTURA

  • Colaborar em tapeçarias com diferentes técnicas e elementos

FOTOGRAFIA E AUDIOVISUAIS

  • Utilizar a máquina fotográfica/câmara de Ipad para recolha de imagens
  • Construir sequências de imagens e fazer montagens audiovisuais simples

CARTAZES

  • Fazer composições com fim comunicativo

EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO DRAMÁTICA

CORPO

  • Movimentar-se de forma livre e pessoal explorando atitudes e a sua respiração
  • Explorar as diferentes possibilidades expressivas, imaginando-se com outras características corporais

VOZ

  • Experimentar, explorar, produzir e reproduzir diferentes sons

ESPAÇO

  • Explorar e adaptar a diferentes espaços os movimentos e a voz
  • Explorar diferentes formas de se deslocar
  • Orientar-se no espaço a partir de referências visuais, auditivas, tácteis
  • Deslocar-se em coordenação com um par
  • Explorar mudanças de nível

OBJETOS

  • Explorar as qualidades físicas dos objetos e as suas relações possíveis com o corpo
  • Deslocar-se com o apoio de um objeto e explorar as suas possíveis transformações
  • Inventar e utilizar máscaras, fantoches, marionetas

LINGUAGEM NÃO VERBAL

  • Utilizar espontaneamente, atitudes, gestos, movimentos
  • reagir espontaneamente, por gestos/ /movimentos a diferentes estímulos.
  • Reproduzir movimentos em espelho
  • Improvisar individualmente a partir de diferentes estímulos
  • Mimar, a dois ou em pequenos grupos, atitudes, gestos ou movimentos

LINGUAGEM VERBAL E GESTUAL

  • Improvisar um diálogo ou uma pequena história a partir de um estímulo
  • Participar em jogos de associação de palavras por afinidades sonoras semânticas
  • Experimentar diferentes maneiras de dizer um texto
  • Inventar novas linguagens sonoras ou onomatopaicas

LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL

  • Improvisar palavras, sons, atitudes, gestos e movimentos ligados a uma ação ou uma sequência
  • Improvisar situações usando diferentes tipos de máscaras
  • Inventar, construir e utilizar adereços e cenários
  • Elaborar, previamente, em grupo, os vários momentos do desenvolvimento de uma situação

CURRÍCULO DO OCEANO

Princípio 1 - A Terra tem um Oceano global e muito diverso.
Localização no espaço e no tempo

  • Localizar os oceanos em diferentes mapas e globos.
  • Conhecer as características da água do mar em comparação com a água doce, como a salinidade e a densidade.
  • Compreender a proveniência de sal da água do mar.

Conhecimento do meio natural e social

  • Reconhecer o Oceano como componente física dominante.
  • Conhecer diferenças no relevo das bacias oceânicas.
  • Compreender a formação das marés.
  • Entender o Oceano como parte integral do ciclo da água.

Dinamismo das inter-relações natural-social

  • Entender os rios como transportadores de poluentes para o Oceano.

Princípio 2 - O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra.
Localização no espaço e no tempo

  • Reconhecer o mar, os ventos e os rios como agentes de erosão.
  • Reconhecer diferenças no relevo costeiro que resultam da atividade tectónica, bem como das alterações do nível do mar e da força das ondas.
  • Saber que ao longo dos anos as alterações do nível do mar mudaram a superfície terrestre.
  • Compreender a formação da areia.
  • Reconhecer que muitas das rochas sedimentares e vulcânicas agora expostas em terra se formaram no Oceano.

Princípio 3 - O Oceano exerce uma influência importante no clima.

Conhecimento do meio natural e social

  • Reconhecer que o Oceano exerce um controlo fundamental sobre o clima e as condições meteorológicas.
  • Reconhecer que a maior parte da precipitação resulta da água que se evapora do Oceano.

Princípio 4 - O Oceano permite que a Terra seja habitável.

Localização no espaço e no tempo

  • Reconhecer a possibilidade de ter sido no Oceano que surgiram as primeiras formas de vida.

Princípio 5 - O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas.

Localização no espaço e no tempo
Conhecimento do meio natural e social

  • Reconhecer o Oceano como um vasto espaço vital com diferentes habitats, desde a superfície até ao fundo.
  • Reconhecer que a diversidade de alguns grupos de organismos é muito maior no Oceano do que em terra.
  • Considerar que no Oceano se encontram organismos de tamanhos muito diferentes – de pequenos vírus ao maior animal que habita a Terra.
  • Compreender que os habitats oceânicos são definidos por fatores ambientais.
  • Reconhecer que os estuários disponibilizam áreas importantes e produtivas de viveiro a muitas espécies marinhas.
  • Compreender que a vida no Oceano fornece exemplos únicos de ciclos de vida, adaptações e relações importantes entre os organismos.

Princípio 6 - O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados.

Localização no espaço e no tempo

  • Reconhecer o Oceano como fonte de inspiração, recreação e descoberta.

Conhecimento do meio natural e social

  •  Entender que o Oceano fornece grande parte do oxigénio disponível da Terra.
  • Reconhecer que a maioria da população mundial vive em zonas costeiras.
  • Reconhecer que a atividade e o desenvolvimento humanos causam poluição e alterações físicas nas praias, costas e rios.
  • Identificar desastres naturais relacionados com zonas costeiras.
  • Reconhecer que todos somos responsáveis por proteger o Oceano.
  • Reconhecer que o Oceano sustenta a vida na Terra e o ser humano tem de viver de forma a contribuir para essa sustentabilidade.

Dinamismo das inter-relações natural-social

  • Reconhecer a importância do Oceano para a obtenção de alimento, medicamentos e recursos vivos e não vivos.
  • Compreender que o Oceano cria empregos, apoia a economia do país, serve de via para o transporte de pessoas e mercadorias e desempenha um papel importante na segurança nacional.
  • Estimular ações individuais e coletivas, necessárias para gerir de modo eficaz os recursos do Oceano.

Princípio 7 - Há muito por descobrir e explorar no Oceano Conhecimento do meio natural e social

Conhecimento do meio natural e social

  • Tomar consciência do aumento da exploração dos recursos marinhos e suas consequências.
  • Descobrir estratégias para uma utilização sustentável dos recursos.
  • Reconhecer a importância da pesquisa e do estudo para uma maior compreensão do Oceano.

Dinamismo das inter-relações natural-social

  • Reconhecer que as novas tecnologias, sensores e ferramentas potenciam a nossa capacidade de explorar o Oceano.