4º Ano
Meus queridos alunos,
Estamos prestes a embarcar numa viagem emocionante, repleta de aprendizagens e desafios que nos farão crescer ainda mais.
Este ano é especial, pois são os finalistas do 1.º Ciclo, um marco importante no vosso percurso escolar.
Ao longo deste ano, vamos trabalhar juntos para construir bases sólidas que vos prepararão para o 2.º Ciclo.
Tenho a certeza de que continuarão a ser empenhados, trabalhadores e felizes na escola, aproveitando ao máximo todas as oportunidades de aprendizagem.
Estou de braços abertos para vos receber e ansiosa por partilhar esta etapa única convosco.
Vamos fazer deste ano, um ano memorável, cheio de conquistas e de momentos especiais!
Sejam bem-vindos ao 4.º ano!
A professora
Débora Barroqueiro
Planificação Anual 1º Ciclo – 4º Ano
PORTUGUÊS
ORALIDADE
Compreensão
- Selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la por meio de técnicas diversas.
- Distinguir entre factos e opiniões, informação implícita e explícita, essencial e acessório, denotação e conotação.
Expressão
- Pedir e tomar a palavra e respeitar o tempo de palavra dos outros.
- Planear, produzir e avaliar discursos orais breves, com vocabulário variado e frases complexas, individualmente ou em grupo.
- Participar com empenho em atividades de expressão oral orientada, respeitando regras e papéis específicos.
- Realizar exposições breves, a partir de planificação.
- Usar a palavra para exprimir opiniões e partilhar ideias de forma audível, com boa articulação, entoação e ritmo adequados.
- Assegurar contacto visual com a audiência (postura corporal, expressão facial, olhar).
LEITURA
- Ler textos com características narrativas e descritivas de maior complexidade, associados a diferentes finalidades e em suportes variados.
- Distinguir nos textos características do artigo de enciclopédia, da entrada de dicionário e do aviso (estruturação, finalidade).
- Fazer uma leitura fluente e segura, que evidencia a compreensão do sentido dos textos.
- Realizar leitura silenciosa e autónoma.
- Mobilizar experiências e saberes no processo de construção de sentidos do texto.
- Explicitar ideias-chave do texto.
- Identificar o tema e o assunto do texto ou de partes do texto.
- Exprimir uma opinião crítica acerca de aspetos do texto (do conteúdo e/ou da forma).
EDUCAÇÃO LITERÁRIA
- Ouvir ler textos literários e expressar reações de leitura de modo criativo.
- Ler integralmente narrativas, poemas e textos dramáticos.
- Antecipar o(s) tema(s) com base em noções elementares de género (contos de fada, lengalengas, poemas, etc.) em elementos do paratexto e em textos visuais (ilustrações).
- Compreender a organização interna e externa de textos poéticos, narrativos e dramáticos.
- Compreender recursos que enfatizam o sentido do texto (onomatopeias, trocadilhos, interjeições, comparações).
- Dramatizar textos e dizer em público, com expressividade e segurança, poemas memorizados.
- Participar, de forma responsável e cooperante, em representações de textos dramáticos literários.
- Manifestar ideias, sentimentos e pontos de vista suscitados por histórias ou poemas ouvidos ou lidos.
- Desenvolver um projeto de leitura em que se integre compreensão da obra, questionamento e motivação de escrita do autor.
ESCRITA
- Escrever relatos (com situação inicial, peripécias e conclusão), com descrição e relato do discurso das personagens, representando por meio de discurso direto e de discurso indireto.
- Utilizar processos de planificação, textualização e revisão, realizados no modo individual e/ou em grupo.
- Usar frases complexas para exprimir sequências e relações de consequência e finalidade.
- Superar problemas associados ao processo de escrita por meio da revisão com vista ao aperfeiçoamento de texto.
- Redigir textos com utilização correta das formas de representação escrita (grafia, pontuação e translineação, configuração gráfica e sinais auxiliares da escrita).
- Escrever textos, organizados em parágrafos, coesos, coerentes e adequados às convenções de representação gráfica.
GRAMÁTICA
- Identificar a classe das palavras: determinante (interrogativo), preposição, pronome (pessoal, nas suas formas tónicas e átonas, possessivo e demonstrativo).
- Conjugar verbos regulares e irregulares no pretérito imperfeito no modo indicativo e no modo imperativo.
- Reconhecer diferentes processos para formar o feminino dos nomes e adjetivos.
- Reconhecer a flexão nominal e adjetival quanto ao número e grau.
- Aplicar formar átonas do pronome pessoal em frases afirmativas, em frases com negação e com advérbios pré-verbais.
- Recorrer de modo intencional e adequado a conectores diversificados, em textos orais e escritos
- Aplicar processos de expansão e redução de frases.
- Inferir o significado de palavras desconhecidas a partir da análise da sua estrutura interna (base, radical e afixos).
- Deduzir significados de palavras e/ou expressões que não correspondam ao sentido literal.
- Compreender regras de derivação das palavras e formas de organização de léxico (família de palavras).
- Reconhecer onomatopeias.
- Explicitar regras de ortografia.
MATEMÁTICA
Resolução de Problemas
- Reconhecer e aplicar as etapas do processo de resolução de problemas.
- Formular problemas a partir de uma situação dada, em contextos diversos (matemáticos e não matemáticos).
Raciocínio Matemático
- Formular e testar conjeturas/generalizações, a partir da identificação de regularidades comuns a objetos em estudo, nomeadamente recorrendo à tecnologia.
- Classificar objetos atendendo às suas características.
- Distinguir entre testar e validar uma conjetura.
- Justificar que uma conjetura/generalização é verdadeira ou falsa, usando progressivamente a linguagem simbólica.
- Reconhecer a correção, diferença e adequação de diversas formas de justificar uma conjetura/generalização.
- Extrair a informação essencial de um problema.
- Estruturar a resolução de problemas por etapas de menor complexidade de modo a reduzir a dificuldade do problema.
- Desenvolver um procedimento passo a passo (algoritmo) para solucionar um problema de modo a que este possa ser implementado em recursos tecnológicos.
Comunicação Matemática
- Descrever formas de pensar acerca de ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito.
- Ouvir os outros, questionar e discutir as ideias de forma fundamentada, e contrapor argumentos.
Representações matemáticas
- Ler e interpretar ideias e processos matemáticos expressos por representações diversas.
- Usar representações múltiplas para demonstrar compreensão, raciocinar e exprimir ideias e processos matemáticos, em especial linguagem verbal e diagramas.
- Usar a linguagem simbólica matemática e reconhecer o seu valor para comunicar sinteticamente e com precisão.
NÚMEROS
Números Naturais
- Ler, representar, comparar e ordenar números naturais, pelo menos até 1 000 000, em contextos variados, usando uma diversidade de representações.
- Arredondar números naturais à dezena, centena ou unidade, dezena ou centena de milhar mais próxima, de acordo com a adequação da situação.
Sistema de Numeração Decimal
- Reconhecer e usar o valor posicional de um algarismo no sistema de numeração decimal e interpretar a ordem de grandeza de um número, identificando classes e respetivas ordens.
- Usar a estrutura multiplicativa do sistema decimal para compreender a grandeza dos números.
Relações Numéricas
- Compor e decompor números naturais até ao 1 000 000 de diversas formas.
- Compreender e automatizar a composição de uma unidade, usando pares de decimais (ordem das décimas) e a sua relação com a subtração.
- Compreender e usar a regra para calcular o quociente de um número natural por 10, 100 e 1000.
Frações Decimais
- Comparar e ordenar frações com o mesmo numerador em contextos diversos, recorrendo a representações múltiplas.
- Reconhecer o numeral decimal como possibilidade de representar uma quantidade não inteira, e associar , , no contexto de situações reais.
- Ler, representar comparar e ordenar decimais, em contextos diversos e resolver problemas.
- Usar de forma fluente diferentes representações simbólicas de valores de referência envolvendo decimais.
Cálculo mental
- Compreender e usar com fluência estratégias de cálculo mental diversificadas, para produzir o resultado de um cálculo que envolva decimais, relacionando-as com as estratégias de cálculo mental usadas com números naturais.
- Mobilizar os factos básicos da adição/subtração e da multiplicação/divisão e as propriedades das operações, para realizar cálculo mental que envolva decimais.
- Aplicar e representar estratégias de cálculo mental, usando a representação horizontal do cálculo para registar os raciocínios realizados.
- Descrever oralmente, com confiança, os processos de cálculo mental usados por si e pelos colegas, comparando e apreciando a eficácia de diferentes estratégias.
- Produzir estimativas que envolvam decimais através do cálculo mental, adequadas à situação em contexto.
Operações
- Interpretar e modelar situações com as operações e resolver problemas associados, comparando criticamente diferentes estratégias da resolução.
- Compreender e usar algoritmos para a adição e subtração envolvendo decimais com números até quatro algarismos, relacionando o seu uso com processos de cálculo mental formal que recorrem à decomposição decimal.
- Compreender e usar o algoritmo da multiplicação e aplicá-lo com números até três algarismos no multiplicando e dois algarismos no multiplicador, e discutir a razoabilidade do resultado obtido.
- Compreender e usar o algoritmo da divisão e aplicá-lo com números até três algarismos no dividendo e dois algarismos no divisor e discutir a razoabilidade do resultado obtido.
- Interpretar o resto da divisão obtida no algoritmo da divisão, nomeadamente no contexto da resolução de problemas.
ÁLGEBRA
Regularidades em sequências
- Formular conjeturas sobre a estrutura de uma sequência de crescimento e testar essas conjeturas, explicando o raciocínio usado.
- Identificar e descrever regularidades em sequências de crescimento, explicando as suas ideias.
- Continuar uma sequência de crescimento respeitando uma regra de formação dada ou regularidades identificadas.
- Estabelecer a correspondência entre a ordem do termo de uma sequência e o termo.
- Prever um termo não visível de uma sequência pictórica de crescimento e justificar a previsão.
- Descrever em linguagem natural a regra de formação de uma sequência de crescimento, explicando as suas ideias.
- Criar e modificar sequências, revelando criatividade e flexibilidade.
Expressões e Relações
- Reconhecer expressões numéricas equivalentes, envolvendo a divisão.
- Completar igualdades aritméticas envolvendo a divisão, justificando.
- Comparar expressões numéricas, usando a simbologia >, < ou = para exprimir o resultado dessa comparação.
- Investigar, formular e justificar conjeturas sobre relações numéricas em contextos diversos.
- Interpretar e modelar situações com variação de quantidades ou grandezas e resolver problemas associados, usando representações múltiplas, em particular letras.
- Reconhecer a utilização das propriedades das operações em algoritmos alternativos e descrever os seus processos de construção, desenvolvendo o pensamento computacional.
DADOS
Questões estatísticas, recolha e organização de dados
- Formular questões sobre características qualitativas e quantitativas discretas que contribuam para um mesmo estudo.
- Definir quais os dados a recolher num estudo e onde devem ser recolhidos (fontes primárias ou secundárias).
- Selecionar criticamente um método de recolha de dados adequado a um estudo, reconhecendo que diferentes métodos têm implicações para as conclusões do estudo.
- Recolher dados através de um dado método de recolha, recorrendo a fontes primárias ou sítios credíveis na internet.
Representações gráficas
- Representar conjuntos de dados quantitativos sobre a mesma característica através de diagramas de caule-e-folhas (duplos) incluindo fonte, título e legenda.
- Representar dois conjuntos de dados sobre a mesma característica através de gráficos de barras justapostas (frequências absolutas), com fonte, título e legenda.
- Decidir sobre qual(ais) a(s) representação(ões) gráfica(s) a adotar num dado estudo e justificar a(s) escolha(s).
- Analisar representações gráficas presentes nos media e discutir criticamente a sua adequabilidade, desenvolvendo a literacia estatística.
Análise de dados
- Ler, interpretar e discutir a distribuição dos dados, salientando criticamente os aspetos mais relevantes, ouvindo os outros e discutindo de forma fundamentada.
- Retirar conclusões, fundamentar decisões e colocar novas questões suscitadas pelas conclusões obtidas, a perseguir em eventuais futuros estudos.
Comunicação e divulgação de um estudo
- Decidir a quem divulgar um estudo realizado em contextos exteriores à comunidade escolar.
- Elaborar recursos que apoiem a apresentação de um estudo realizado, de forma rigorosa, eficaz, apelativa e não enganadora, atendendo ao público a quem será divulgado, comunicando de forma fluente.
Probabilidades
- Exprimir a maior ou menor convicção sobre a ocorrência de acontecimentos que resultam de fenómenos aleatórios (que envolvam o acaso), usando as ideias de “impossível”, “improvável”, “igualmente provável”, “provável” e “certo”.
- Usar a convicção sobre a ocorrência de acontecimentos que resultam de fenómenos aleatórios (que envolvam o acaso) para fazer previsões e tomar decisões informadas, reconhecendo a utilidade e poder da Matemática na previsão de acontecimentos incertos se virem a realizar.
GEOMETRIA E MEDIDA
Sólidos
- Construir planificações de prismas, pirâmides, utilizando diferentes tipos de recursos.
Figuras Planas
- Classificar hierarquicamente quadriláteros (quadrado, retângulo, losango e paralelogramo) com base nas suas propriedades (igualdade de lados, tipos de ângulos, paralelismos dos lados).
- Identificar retas paralelas e perpendiculares.
- Compreender que os pontos de uma circunferência estão à mesma distância do seu centro e identificar esta distância com a medida do raio.
- Relacionar a medida do raio com a medida do diâmetro.
- Distinguir círculo de circunferência.
Operações com figuras
- Reconhecer se uma figura plana tem simetria de reflexão e identificar os eixos de simetria.
- Reconhecer se uma figura plana tem simetria de rotação e identificar a amplitude das rotações associadas (quartos de volta (90º)ou meias-voltas( 180º)
- Interpretar e modelar situações recorrendo à simetria de reflexão e à simetria de rotação, reconhecendo o papel da Matemática na criação e construção do mundo que nos rodeia.
Área
- Reconhecer o cm2 e o m2 como unidades convencionais de medida da área e relacioná-las.
- Generalizar a expressão para o cálculo da medida da área do retângulo, relacionando-a com a contagem estruturada do número de unidades existentes num retângulo.
- Generalizar a expressão para o cálculo da medida da área do quadrado.
- Estimar a medida da área de uma figura usando o cm2 e o m2 e explicar as razões da sua estimativa.
- Interpretar e modelar situações que envolvam área, expressa em m2 ou cm2, e resolver problemas associados, comparando criticamente diferentes estratégias da resolução.
Capacidade
- Compreender o que é a capacidade de um recipiente e comparar e ordenar recipientes segundo a sua capacidade, em diversos contextos.
- Medir a capacidade de um recipiente, usando unidades de medida convencionais (litro, centilitro e mililitro) e relacioná-las.
- Reconhecer valores de referência de capacidade (1l, 50 cl, 33 cl, 200 ml) e estabelecer relações entre eles.
- Estimar a medida da capacidade de recipientes, usando unidades de medida convencionais, e explicar as razões da sua estimativa.
- Resolver problemas que envolvam a capacidade, usando unidades de medida convencionais, comparando criticamente diferentes estratégias de resolução.
Dinheiro
- Elaborar orçamentos simples, identificando receitas e despesas, e compreender o que é o saldo.
- Discutir criticamente informações públicas que envolvam o dinheiro.
ESTUDO DO MEIO
SOCIEDADE
- Construir um friso cronológico com os factos e as datas relevantes da História de Portugal, destacando a formação de Portugal, a época da expansão marítima, o período filipino e a Restauração, a implantação da República e o 25 de abril.
- Conhecer personagens e aspetos da vida em sociedade relacionados com os factos relevantes da história de Portugal, com recurso a fontes documentais.
- Relacionar a Revolução do 25 de Abril de 1974 com a obtenção de liberdades e direitos.
- Reconhecer a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos para a construção de uma sociedade mais justa.
- Conhecer o número de Estados pertencentes à União Europeia, localizando alguns estados-membros num mapa da Europa.
- Reconhecer a existência de fluxos migratórios, temporários ou de longa duração, identificando causas e consequências para os territórios envolvidos.
NATUREZA
- Descrever, de forma simplificada, e com recurso a representações, os sistemas digestivo, respiratório, circulatório, excretor e reprodutivo, reconhecendo que o seu bom funcionamento implica cuidados específicos.
- Conhecer algumas modificações biológicas e comportamentais que ocorrem na adolescência.
- Reconhecer mecanismos simples de defesa do organismo, por exemplo, a pele como primeira barreira de proteção e de prevenção de doenças.
- Identificar plantas e animais em vias de extinção ou mesmo extintos, investigando as razões que conduziram a essa situação.
- Localizar o planeta Terra no Sistema Solar, representando-o de diversas formas.
- Utilizar representações cartográficas, a diferentes escalas (em suporte de papel ou digital), para localizar formas de relevo, rios, lagos e lagoas em Portugal.
- Comparar diferentes formas de relevo de Portugal, através de observação direta ou indireta (imagens fixas ou animadas), de esquemas e de mapas hipsométricos, utilizando vocabulário geográfico adequado.
- Utilizar diversos processos para referenciar os pontos cardeais (posição do Sol, bússola, estrela polar), na orientação, localização e deslocação à superfície da Terra.
- Reconhecer alguns fenómenos naturais (sismos, vulcões, etc.) como manifestações da dinâmica e da estrutura interna da Terra e como agentes modificadores da paisagem.
- Recolher amostras de rochas e de solos agrupando-as de acordo com as suas propriedades (cor, textura, dureza, cheiro, permeabilidade) e exemplificar a sua aplicabilidade.
- Descrever diversos tipos de uso do solo da sua região (áreas agrícolas, florestais, industriais ou turísticas), comparando com os de outras regiões.
- Reconhecer de que forma a atividade humana interfere no oceano (poluição, alterações nas zonas costeiras e rios, etc.).
TECNOLOGIA
- Comparar diversos materiais, por exemplo, através dos circuitos elétricos, indicando se são isoladores ou condutores elétricos, e discutir as suas aplicações, bem como as regras de segurança na sua utilização.
- Identificar objetos tecnológicos (analógicos e digitais), utilizados no passado e no presente, relacionando-os com os materiais utilizados no seu fabrico, para constatar permanências e evoluções.
- Reconhecer a importância da evolução tecnológica para a evolução da sociedade, relacionando objetos, equipamentos e soluções tecnológicas com diferentes necessidades e problemas do quotidiano (previsão/mitigação da ocorrência de catástrofes naturais e tecnológicas, saúde, telecomunicações, transportes, etc.).
- Produzir soluções tecnológicas através da reutilização ou reciclagem de materiais (catavento, forno solar, etc).
SOCIEDADE/ NATUREZA/ TECNOLOGIA
- Reconhecer e valorizar o património natural e cultural - local, nacional, etc.- identificando na paisagem elementos naturais (sítios geológicos, espaços da Rede Natura, etc.) e vestígios materiais do passado (edifícios, pontes, moinhos e estátuas, etc.), costumes, tradições, símbolos e efemérides.
- Relacionar a distribuição espacial de alguns fenómenos físicos (relevo, clima, rede hidrográfica, etc.) com a distribuição espacial de fenómenos humanos (população, atividades económicas, etc.) a diferentes escalas.
- Relacionar o aumento da população mundial e do consumo de bens com alterações na qualidade do ambiente (destruição de florestas, poluição, esgotamento de recursos, extinção de espécies, etc.), reconhecendo a necessidade de adotar medidas individuais e coletivas que minimizem o impacto negativo.
- Utilizar as tecnologias de informação e comunicação com segurança, respeito e responsabilidade, tomando consciência de que o seu uso abusivo gera dependência (jogos, redes sociais, etc.).
- Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicá-los, reconhecendo como se constrói o conhecimento.
CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO
Interculturalidade
- Compreender o conceito de cultura;
- Reconhecer que existem diferentes culturas e cada uma é válida pela sua essência e que merecem respeito e paz;
- Reconhecer que as culturas são enriquecidas pelo contato com outras pessoas.
Direitos Humanos
- Aprofundar o conhecimento pelos direitos humanos;
- Conhecer instituições internacionais que apoiam e desenvolvem trabalho no âmbito dos direitos humanos, por exemplo: Amnistia Internacional;
- Reconhecer os princípios e valores em que a igualdade, a não discriminação, a dignidade e o respeito subjazem a todos os aspetos da vida de uma sociedade justa;
- Identificar e propor estratégias de melhoria na nossa sociedade;
- Manifestar atitudes promotoras de princípios ativistas da comunidade global.
Igualdade de Género
- Manifestar atitudes de respeito, de solidariedade, de cooperação, de responsabilidade, na relação com os que lhe são próximos (dia do obrigado) e a aceitação de cada um pelas suas caraterísticas individuais;
- Identificar as suas próprias dificuldades e potencialidades e aprofundar o seu autoconhecimento;
- Compreender que o sucesso nas diferentes áreas disciplinares não depende do sexo, mas sim de trabalho e empenho;
- Reconhecer que as dificuldades podem ser superadas através do trabalho cooperativo e da entreajuda.
Educação Ambiental
- Compreender os conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação.
- Manifestar atitudes positivas conducentes à preservação do ambiente próximo sendo capaz de apresentar propostas de intervenção, nomeadamente comportamentos que visem os três “R”;
- Adquirir competências para contribuir ativamente numa sociedade mais amiga do ambiente.
Desenvolvimentos Sustentável
- Compreender o conceito de sustentabilidade e compreender que a sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema e a maneira como se deve agir em relação à natureza;
- Reconhecer que um recurso natural explorado de modo sustentável durará para sempre e com condições de também ser explorado por gerações futuras;
- Reconhecer os conceitos de consumo, recursos naturais, crise ambiental, efeito estufa, tipos de lixo, reciclagem.
EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA
Modelagem e escultura
- Explorar e tirar partido da resistência e plasticidade de diferentes materiais.
- Modelar e esculpir com as mãos e outros utensílios.
Construções
- Ligar/colar /atar/agrafar/pregar elementos para uma construção.
- Desmontar / montar/ inventar novos objetos utilizando diferentes materiais.
- Fazer diferentes tipos de construção a partir de diferentes materiais.
Desenho de expressão livre e atividades gráficas sugeridas
- Desenhar livremente em diferentes suportes.
- Explorar as possibilidades técnicas de diferentes materiais e utensílios.
Pintura de expressão livre e atividades de pintura sugerida
- Pintar livremente em suportes neutros.
- Explorar as possibilidades técnicas de diferentes materiais e utensílios.
Recorte, colagem e dobragem
- Explorar as possibilidades de diferentes materiais para fazer composições e dobragens.
- Explorar a terceira dimensão, a partir da superfície.
Impressão
- Estampar e imprimir com diferentes materiais.
Tecelagem e costura
- Colaborar em tapeçarias com diferentes técnicas e materiais.
Fotografia, transparências e meios áudio-visuais
- Utilizar a máquina fotográfica / Câmara do ipad para a recolha de imagens.
- Construir sequências de imagens e fazer montagens áudio-visuais simples.
Cartazes
- Fazer composições com fim comunicativo
EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO DRAMÁTICA
Corpo
- Movimentar-se de forma livre e pessoal explorando atitudes e a sua respiração.
- Explorar as diferentes possibilidades expressivas.
Voz
- Experimentar, explorar e reproduzir diferentes sons.
Espaço
- Explorar e adaptar a diferentes espaços os movimentos e a voz.
- Explorar diferentes formas de se deslocar.
- Orientar-se no espaço a partir de referências visuais, auditivas, tácteis.
- Deslocar-se em coordenação com um par.
- Explorar mudanças de nível.
Objetos
- Explorar as qualidades físicas dos objetos e as suas relações possíveis com o corpo.
- Deslocar-se com o apoio de um objeto e explorar as suas possíveis transformações. Inventar e utilizar máscaras, fantoches, marionetas…
Linguagem não verbal
- Utilizar espontaneamente, atitudes, gestos, movimentos.
- Reagir espontaneamente a diferentes estímulos
- Reproduzir movimentos: em espelho.
- Improvisar individualmente a partir de diferentes estímulos.
- Mimar a dois ou em pequenos grupos, atitudes, gestos ou movimentos.
Linguagem verbal
- Improvisar um diálogo ou uma pequena história a partir de um estímulo.
- Participar em jogos de associação de palavras por afinidades sonoras ou semânticas. Experimentar diferentes maneiras de dizer um texto.
- Inventar novas linguagens sonoras ou onomatopaicas.
Linguagem verbal e gestual
- Improvisar palavras, sons, atitudes, gestos e movimentos ligados a uma ação precisa ou a uma sequência de ações.
- Improvisar situações usando diferentes tipos de máscaras.
- Inventar, construir e utilizar adereços e cenários.
- Elaborar, previamente, em grupo, os vários momentos do desenvolvimento de uma situação.
ESCOLA AZUL
Princípio 1 - A Terra tem um Oceano global e muito diverso
Localização no espaço e no tempo
- Conhecer que a maior parte da superfície da terra é coberta por Oceano.
- Descobrir que a maior parte da água da Terra encontra-se no Oceano e é salgada.
- Observar os Oceanos no mapa e no globo.
- Identificar o Oceano que banha a costa portuguesa.
Conhecimento do meio natural e social
- Reconhecer o Oceano como parte integral do ciclo da água.
- Reconhecer os rios como agentes de transporte de sais, sedimentos e poluentes para o Oceano.
- Identificar as diferenças entre água doce e salgada a nível de densidade e salinidade.
Princípio 2 - O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra.
Localização no espaço e no tempo
- Perceber que a ação das ondas e do vento vai alterando a paisagem das zonas costeiras.
- Descobrir que a areia é constituída por fragmentos de animais, plantas, rochas e minerais.
Princípio 3 - O Oceano exerce uma influência importante no clima.
Conhecimento do meio natural e social
- Reconhecer que a maior parte da precipitação resulta, originalmente, da água que se evapora do Oceano.
Princípio 5 - O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas
Conhecimento do meio natural e social
- Reconhecer que a maior parte do espaço vital da Terra se encontra no Oceano.
- Descobrir que a diversidade de alguns grupos de organismos é muito maior no Oceano do que em terra.
- Reconhecer que no Oceano existem organismos de tamanho muito diversificado.
- Descobrir o que é um ecossistema e reconhecer que o Oceano abriga vários.
- Reconhecer que existem relações importantes entre os organismos que vivem no Oceano (alimentação).
- Saber a importância das marés.
Princípio 6 - O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados
Conhecimento do meio natural e social / Dinamismo das inter-relações natural-social
- Reconhecer que o Oceano fornece grande parte do oxigénio.
- Reconhecer o Oceano como fonte de recursos vivos e não vivos, nomeadamente alimentos e medicamentos.
- Associar o Oceano a diferentes profissões e meios de transporte.
- Reconhecer que o Oceano é fonte de inspiração, recreação e descoberta.
- Reconhecer que a atividade e o desenvolvimento humanos causam poluição e alterações físicas nas praias, costas e rios.
- Reconhecer que todos somos responsáveis por proteger o Oceano.
Princípio 7 - Há muito por descobrir e explorar no Oceano
Conhecimento do meio natural e social
- Descobrir estratégias para uma utilização sustentável dos recursos.
Dinamismo das inter-relações natural-social
- Entender que as novas tecnologias potenciam a nossa capacidade de exploração e maior conhecimento do Oceano.