Sala 5 anos
Este ano é um ano muito importante na nossa caminhada, não só por ser o último do percurso que fizemos em conjunto desde o berçário, mas também porque é o ano da solidificação dos fortes laços que criámos como grupo; laços que queremos amplificar.
Um sentido de grupo em que ideias diferentes possam concorrer para o bem comum, em que o sentido de comunidade prevaleça sobre a individualidade, em que a cooperação seja um desígnio e não uma imposição.
Este é também o ano em que exploramos e aprofundamos os nossos conhecimentos sobre o planeta azul, sobre o qual recaem tantas ameaças. Seremos capazes de o proteger e influencias outros a fazê-lo?
Para o conseguir é necessário aprofundar os instrumentos que permitem essa leitura, para isso continuaremos o nosso trabalho de aprendizagem das letras e dos números, uma aprendizagem feita com prazer, através do jogo, divertindo-nos, estimulando assim as capacidades e os sentidos, desenvolvendo-nos cada vez mais como Pessoas.
Desejo um bom ano para todos!
A educadora
Joana Fragateiro

Educadora Sala 5 anos

Projeto Curricular de Sala 5 ANOS
Projetos trimestrais: de grupo, individual e a pares:
1º Trimestre:
“A Letra e o Número”
“Profissões no Mundo”
2º Trimestre:
“A Letra e o Número”
“Os quatro elementos da Natureza”
3º Trimestre:
“A Letra e o Número”
“Nós no Mundo”
Objetivos Gerais
- Promover um ambiente calmo e seguro;
- Respeitar a individualidade de cada criança favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;
- Conhecer-se progressivamente, as suas potencialidades e limites;
- Estimular o desenvolvimento global de cada criança, respeitando as suas necessidades, interesses e capacidades;
- Proporcionar oportunidades para que cada criança descubra as suas aptidões e tenha um desenvolvimento equilibrado;
- Promover a relação entre o grupo e o meio envolvente;
- Fomentar a iniciativa;
- Divulgar diferentes níveis de expressão como meios de comunicação, pesquisa, observação e avaliação;
- Facilitar a autonomia para que a criança se torne mais segura e organizada;
- Gerir situações espaço/tempo e interesses;
- Exercitar a compreensão e a capacidade descritiva.
Objetivos Específicos
Transversais aos três trimestres
Área da Expressão e Comunicação
Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita
Linguagem Oral
- Desenvolver a consciência fonológica
- Escutar para aprender e construir conhecimentos
- Transmitir ideias, sensações e sentimentos
- Memorizar e reproduzir sequências de sons
- Produzir discursos com finalidades específicas:
- Projetos, Vivências, Histórias, Perguntas, Provérbios, Poemas e Rimas memorizadas
- Aumentar e enriquecer o seu léxico através do diálogo.
- Ajudar a criança a exprimir sentimentos, emoções e necessidades.
- Desenvolver as capacidades de atenção e memorização visuais e auditivas.
Abordagem à Escrita
- Identificar e reproduzir o primeiro nome
- Diferenciar texto de imagem/ letra de número
- Reconhecer a direccionalidade da língua escrita
- Desenvolver a motricidade fina
Domínio da Matemática
Orientar e Localizar
- Situar-se no espaço em relação aos outros e a objetos
- Desenvolver o vocabulário posicional:
- à esquerda/à direita; em cima/em baixo; à frente/ atrás; entre /dentro/fora; antes/ depois
- Descrever itinerários simples
- Diferenciar noções temporais
- Ontem/Hoje/Amanhã
- Antes/Agora/Depois
- Semana/Fim-de-semana
- Desenvolver as capacidades de organização espácio-temporais através das rotinas.
- Observar e manipular formas geométricas
Desenvolver o Sentido do Número
- Contagem Oral
- Contagem de Objetos
- Desenvolver a capacidade de estabelecer Relações/ Associações/ Conjuntos
- Ler, explorar e interpretar dados em tabelas e gráficos (pictogramas)
- Desenvolver o cálculo mental
Domínio das Expressões
- Explorar as potencialidades do corpo
- Desenvolver a coordenação motora
- Desenvolver a flexibilidade e equilíbrio
- Associar ritmo e movimento
- Desenvolver capacidades de comunicação e expressão através do corpo (jogo simbólico)
- Recriar experiência do quotidiano, situações imaginárias, utilizando objetos diversos, atribuindo-lhes significados múltiplos.
- Promover pequenas dramatizações que desenvolvam a imaginação, a linguagem verbal e não-verbal.
- Explorar diversos materiais, técnicas e instrumentos de expressão plástica
- Desenvolver a motricidade fina
- Estimular a capacidade de exteriorizar imagens construídas interiormente
- Recriar momentos e vivencias
- Explorar a tridimensionalidade de objetos e materiais
- Explorar as possibilidades rítmicas do som
- Identificar características do som (intensidade, altura, timbre e duração)
- Memorizar e reproduzir esquemas rítmicos e canções simples
- Estimular as capacidades de cantar, dançar, escutar, tocar e criar
Área de Conhecimento do Mundo
- Despertar a curiosidade pelo meio que nos rodeia
- Revelar interesse em compreender o que observa
- Cooperar com os colegas
- Desenvolver a atitude crítica
- Efetuar pesquisas e selecionar informação em diversas fontes
- Executar experiências respeitando instruções simples
- Realizar e registar dados de uma observação
- Formular hipóteses e questões pertinentes
- Interpretar dados de observações
- Seriar, ordenar e fazer correspondências
- Estabelecer comparações
- Desenvolver a capacidade de argumentação
- Saber nomear e utilizar diferentes equipamentos e utensílios
- Utilizar objetos para construir novas formas
- Reconhecer e nomear diferentes cores, sensações e sentimentos
- Saber dizer o seu nome completo
- Saber dizer a morada e localidade onde vive
- Saber dizer a sua idade e perceber que está a crescer
- Conhecer o seu corpo.
- Conhecer e respeitar as regras em sociedade
- Conhecer alguns aspetos do ambiente natural e social
- Cuidar da sua higiene e saúde
- Respeitar os espaços que frequenta, mantendo-os limpos e organizados
- Favorecer a aquisição de hábitos e regras.
- Criar situações que ajudem a criança a ter uma imagem ajustada e positiva de si mesma desenvolvendo a sua autonomia e auto-estima.
- Criar situações cooperativas de trabalho em grupo.
- Favorecer a aquisição de conceitos utilizando o jogo simbólico.
- Incutir na criança sentimentos de respeito e responsabilidades sociais.