Sala 5 anos

Este ano é um ano muito importante na nossa caminhada, não só por ser o último do percurso que fizemos em conjunto desde o berçário, mas também porque é o ano da solidificação dos fortes laços que criámos como grupo; laços que queremos amplificar.

Um sentido de grupo em que ideias diferentes possam concorrer para o bem comum, em que o sentido de comunidade prevaleça sobre a individualidade, em que a cooperação seja um desígnio e não uma imposição.

Este é também o ano em que exploramos e aprofundamos os nossos conhecimentos sobre o planeta azul, sobre o qual recaem tantas ameaças. Seremos capazes de o proteger e influencias outros a fazê-lo?

Para o conseguir é necessário aprofundar os instrumentos que permitem essa leitura, para isso continuaremos o nosso trabalho de aprendizagem das letras e dos números, uma aprendizagem feita com prazer, através do jogo, divertindo-nos, estimulando assim as capacidades e os sentidos, desenvolvendo-nos cada vez mais como Pessoas.

Desejo um bom ano para todos!

A educadora
Joana Fragateiro

Joana Fragateiro
Educadora Sala 5 anos
Rute Sobreira - Auxiliar Sala 5 anos

Projeto Curricular de Sala 5 ANOS

Projetos trimestrais: de grupo, individual e a pares:

1º Trimestre:
“A Letra e o Número”
“Profissões no Mundo”

2º Trimestre:
“A Letra e o Número”
“Os quatro elementos da Natureza”

3º Trimestre:
“A Letra e o Número”
Nós no Mundo”

Objetivos Gerais

  • Promover um ambiente calmo e seguro;
  • Respeitar a individualidade de cada criança favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;
  • Conhecer-se progressivamente, as suas potencialidades e limites;
  • Estimular o desenvolvimento global de cada criança, respeitando as suas necessidades, interesses e capacidades;
  • Proporcionar oportunidades para que cada criança descubra as suas aptidões e tenha um desenvolvimento equilibrado;
  • Promover a relação entre o grupo e o meio envolvente;
  • Fomentar a iniciativa;
  • Divulgar diferentes níveis de expressão como meios de comunicação, pesquisa, observação e avaliação;
  • Facilitar a autonomia para que a criança se torne mais segura e organizada;
  • Gerir situações espaço/tempo e interesses;
  • Exercitar a compreensão e a capacidade descritiva.

Objetivos Específicos
Transversais aos três trimestres

Área da Expressão e Comunicação
Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita
Linguagem Oral
  • Desenvolver a consciência fonológica
  • Escutar para aprender e construir conhecimentos
  • Transmitir ideias, sensações e sentimentos
  • Memorizar e reproduzir sequências de sons
  • Produzir discursos com finalidades específicas:
    • Projetos,  Vivências,  Histórias, Perguntas, Provérbios, Poemas e Rimas memorizadas
  • Aumentar e enriquecer o seu léxico através do diálogo.
  • Ajudar a criança a exprimir sentimentos, emoções e necessidades.
  • Desenvolver as capacidades de atenção e memorização visuais e auditivas.
Abordagem à Escrita
  • Identificar e reproduzir o primeiro nome
  • Diferenciar texto de imagem/ letra de número
  • Reconhecer a direccionalidade da língua escrita
  • Desenvolver a motricidade fina
Domínio da Matemática
Orientar e Localizar
  • Situar-se no espaço em relação aos outros e a objetos
  • Desenvolver o vocabulário posicional:
    • à esquerda/à direita; em cima/em baixo; à frente/ atrás; entre /dentro/fora; antes/ depois
  • Descrever itinerários simples
  • Diferenciar noções temporais
    • Ontem/Hoje/Amanhã
    • Antes/Agora/Depois
    • Semana/Fim-de-semana
  • Desenvolver as capacidades de organização espácio-temporais através das rotinas.
  • Observar e manipular formas geométricas
Desenvolver o Sentido do Número
  • Contagem Oral
  • Contagem de Objetos
  • Desenvolver a capacidade de estabelecer Relações/ Associações/ Conjuntos
  • Ler, explorar e interpretar dados em tabelas e gráficos (pictogramas)
  • Desenvolver o cálculo mental
Domínio das Expressões
  • Explorar as potencialidades do corpo
  • Desenvolver a coordenação motora
  • Desenvolver a flexibilidade e equilíbrio
  • Associar ritmo e movimento
  • Desenvolver capacidades de comunicação e expressão através do corpo (jogo simbólico)
  • Recriar experiência do quotidiano, situações imaginárias, utilizando objetos diversos, atribuindo-lhes significados múltiplos.
  • Promover pequenas dramatizações que desenvolvam a imaginação, a linguagem verbal e não-verbal.
  • Explorar diversos materiais, técnicas e instrumentos de expressão plástica
  • Desenvolver a motricidade fina
  • Estimular a capacidade de exteriorizar imagens construídas interiormente
  • Recriar momentos e vivencias
  • Explorar a tridimensionalidade de objetos e materiais
  • Explorar as possibilidades rítmicas do som
  • Identificar características do som (intensidade, altura, timbre e duração)
  • Memorizar e reproduzir esquemas rítmicos e canções simples
  • Estimular as capacidades de cantar, dançar, escutar, tocar e criar
Área de Conhecimento do Mundo
  • Despertar a curiosidade pelo meio que nos rodeia
  • Revelar interesse em compreender o que observa
  • Cooperar com os colegas
  • Desenvolver a atitude crítica
  • Efetuar pesquisas e selecionar informação em diversas fontes
  • Executar experiências respeitando instruções simples
  • Realizar e registar dados de uma observação
  • Formular hipóteses e questões pertinentes
  • Interpretar dados de observações
  • Seriar, ordenar e fazer correspondências
  • Estabelecer comparações
  • Desenvolver a capacidade de argumentação
  • Saber nomear e utilizar diferentes equipamentos e utensílios
  • Utilizar objetos para construir novas formas
  • Reconhecer e nomear diferentes cores, sensações e sentimentos
  • Saber dizer o seu nome completo
  • Saber dizer a morada e localidade onde vive
  • Saber dizer a sua idade e perceber que está a crescer
  • Conhecer o seu corpo.
  • Conhecer e respeitar as regras em sociedade
  • Conhecer alguns aspetos do ambiente natural e social
  • Cuidar da sua higiene e saúde
  • Respeitar os espaços que frequenta, mantendo-os limpos e organizados
  • Favorecer a aquisição de hábitos e regras.
  • Criar situações que ajudem a criança a ter uma imagem ajustada e positiva de si mesma desenvolvendo a sua autonomia e auto-estima.
  • Criar situações cooperativas de trabalho em grupo.
  • Favorecer a aquisição de conceitos utilizando o jogo simbólico.
  • Incutir na criança sentimentos de respeito e responsabilidades sociais.