Sala 5 anos

Vai ser um ano único devido à forma diferente como temos vindo a viver e a relacionarmo-nos desde março. No entanto, é um período muito importante onde a curiosidade, a descoberta, a partilha estarão sempre presentes para desenvolvermos todas as áreas propostas para este ano.

Chegámos a uma etapa cheia de desafios e grandes projetos. Estamos a um pequeno grande passo para entrar num mundo de Letras e Números...
Pequeno porque o tempo não para e temos de o aproveitar o melhor possível e Grande porque ainda há tantas coisas para aprender e partilhar com os nossos amigos.

Iremos dar asas à criatividade, à brincadeira, às grandes conversas e trocas de ideias para chegarmos ao nosso grande objetivo: tornarmo-nos crianças curiosas e felizes.

A Educadora
Fábia Leitão

Fábia Leitão
Educadora Sala 5 anos
Helena Leitão - Auxiliar Sala 5 anos

Projeto Curricular de Sala 5 ANOS

Objetivos Gerais

  • Promover um ambiente calmo e seguro;
  • Respeitar a individualidade de cada criança favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;
  • Conhecer-se progressivamente, as suas potencialidades e limites;
  • Estimular o desenvolvimento global de cada criança, respeitando as suas necessidades, interesses e capacidades;
  • Proporcionar oportunidades para que cada criança descubra as suas aptidões e tenha um desenvolvimento equilibrado;
  • Promover a relação entre o grupo e o meio envolvente;
  • Fomentar a iniciativa;
  • Divulgar diferentes níveis de expressão como meios de comunicação, pesquisa, observação e avaliação;
  • Facilitar a autonomia para que a criança se torne mais segura e organizada;
  • Gerir situações espaço/tempo e interesses;
  • Exercitar a compreensão e a capacidade descritiva.

Objetivos Específicos
Transversais aos três trimestres

Área da Expressão e Comunicação
Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita
Linguagem Oral
  • Desenvolver a consciência fonológica
  • Escutar para aprender e construir conhecimentos
  • Transmitir ideias, sensações e sentimentos
  • Memorizar e reproduzir sequências de sons
  • Produzir discursos com finalidades específicas:
    - Projetos,  Vivências,  Histórias, Perguntas, Provérbios, Poemas e Rimas memorizadas
  • Aumentar e enriquecer o seu léxico através do diálogo.
  • Ajudar a criança a exprimir sentimentos, emoções e necessidades.
  • Desenvolver as capacidades de atenção e memorização visuais e auditivas.
Abordagem à Escrita
  • Identificar e reproduzir o primeiro nome
  • Diferenciar texto de imagem/ letra de número
  • Reconhecer a direccionalidade da língua escrita
  • Desenvolver a motricidade fina
Domínio da Matemática
Orientar e Localizar
  • Situar-se no espaço em relação aos outros e a objetos
  • Desenvolver o vocabulário posicional:
    - à esquerda/à direita; em cima/em baixo; à frente/ atrás; entre /dentro/fora; antes/ depois
  • Descrever itinerários simples
  • Diferenciar noções temporais
    - Ontem/Hoje/Amanhã
    - Antes/Agora/Depois
    - Semana/Fim-de-semana
  • Desenvolver as capacidades de organização espácio-temporais através das rotinas.
  • Observar e manipular formas geométricas
Desenvolver o Sentido do Número
  • Contagem Oral
  • Contagem de Objetos
  • Desenvolver a capacidade de estabelecer Relações/ Associações/ Conjuntos
  • Ler, explorar e interpretar dados em tabelas e gráficos (pictogramas)
  • Desenvolver o cálculo mental
Domínio das Expressões
  • Explorar as potencialidades do corpo
  • Desenvolver a coordenação motora
  • Desenvolver a flexibilidade e equilíbrio
  • Associar ritmo e movimento
  • Desenvolver capacidades de comunicação e expressão através do corpo (jogo simbólico)
  • Recriar experiência do quotidiano, situações imaginárias, utilizando objetos diversos, atribuindo-lhes significados múltiplos.
  • Promover pequenas dramatizações que desenvolvam a imaginação, a linguagem verbal e não-verbal.
  • Explorar diversos materiais, técnicas e instrumentos de expressão plástica
  • Desenvolver a motricidade fina
  • Estimular a capacidade de exteriorizar imagens construídas interiormente
  • Recriar momentos e vivencias
  • Explorar a tridimensionalidade de objetos e materiais
  • Explorar as possibilidades rítmicas do som
  • Identificar características do som (intensidade, altura, timbre e duração)
  • Memorizar e reproduzir esquemas rítmicos e canções simples
  • Estimular as capacidades de cantar, dançar, escutar, tocar e criar
Área de Conhecimento do Mundo
  • Despertar a curiosidade pelo meio que nos rodeia
  • Revelar interesse em compreender o que observa
  • Cooperar com os colegas
  • Desenvolver a atitude crítica
  • Efetuar pesquisas e selecionar informação em diversas fontes
  • Executar experiências respeitando instruções simples
  • Realizar e registar dados de uma observação
  • Formular hipóteses e questões pertinentes
  • Interpretar dados de observações
  • Seriar, ordenar e fazer correspondências
  • Estabelecer comparações
  • Desenvolver a capacidade de argumentação
  • Saber nomear e utilizar diferentes equipamentos e utensílios
  • Utilizar objetos para construir novas formas
  • Reconhecer e nomear diferentes cores, sensações e sentimentos
  • Saber dizer o seu nome completo
  • Saber dizer a morada e localidade onde vive
  • Saber dizer a sua idade e perceber que está a crescer
  • Conhecer o seu corpo.
  • Conhecer e respeitar as regras em sociedade
  • Conhecer alguns aspetos do ambiente natural e social
  • Cuidar da sua higiene e saúde
  • Respeitar os espaços que frequenta, mantendo-os limpos e organizados
  • Favorecer a aquisição de hábitos e regras.
  • Criar situações que ajudem a criança a ter uma imagem ajustada e positiva de si mesma desenvolvendo a sua autonomia e auto-estima.
  • Criar situações cooperativas de trabalho em grupo.
  • Favorecer a aquisição de conceitos utilizando o jogo simbólico.
  • Incutir na criança sentimentos de respeito e responsabilidades sociais.

Projetos Pedagógicos de Escola

Memórias da minha infância…

Desde o berçário até ao final do pré-escolar, as educadoras elaboram, anualmente, um caderno com os momentos mais significativos de cada criança e de cada grupo. Por vezes a família é convidada a dar o seu contributo, através do registo de momentos importantes familiares, de modo a sentir-se parte integrante deste projeto.
Estes cadernos constituem uma inestimável recordação para pais e alunos, em que a história da vida na escola de cada criança está registada.
As vivências, as aprendizagens, as aquisições, as partilhas, os amigos, a família, tudo se pode encontrar neste pequeno tesouro.

“Mostra e conta, Conta e mostra”

Todas as crianças gostam de ter um tesouro para partilhar com os amigos…
Desde cedo, os alunos começam por se habituar a trazer pequenos trabalhos com suporte visual apelativo, que será a base da apresentação.
À medida que vão crescendo, as crianças/alunos começam a desenvolver cada vez mais a capacidade de comunicação e de exposição, necessitando de recorrer cada vez menos ao suporte visual, contando naturalmente os seus projetos e mostrando apenas o suporte visual como complemento - contar e depois mostrar.
Este é um projeto que tem vindo a ajudar a despertar a curiosidade para temas variados, a criar hábitos de pesquisa, a desenvolver a capacidade de falar em público, ampliando, consequentemente, a cultura de todos os grupos, alunos e docentes.