1º Ano

Festejamos com os amigos o reencontro e brindamos a novas amizades.
Letrinhas e números esperam impacientes a tua chegada.
Todos juntos iremos festejar o prazer da leitura, a criação de histórias fantásticas, os segredos da matemática, as descobertas do Mundo imenso que nos rodeia …
É tempo de novos desafios, diferentes formas de comunicar, construção de projetos, interagir experimentando.
É tempo de refletir e agir. Viver cada dia intensamente.
Vamos estar atentos, ser críticos e interventivos.

O Mundo espera por ti.
Agarra o tempo! Não o deixes voar!

Bem-vindo ao 1º ano!

A Professora
Maria de Jesus Machado

Maria de Jesus Machado
Professora Sala de 1º ano

Planificação Anual 1º Ciclo – 1º Ano

PORTUGUÊS

Oralidade

Compreensão

  • Saber escutar para interagir com adequação ao contexto e a diversas finalidades.
  • Identificar informação essencial em textos orais sobre temas conhecidos.

Expressão

  • Utilizar padrões de entoação e ritmo adequados na formulação de perguntas, de afirmações e de pedidos.
  • Pedir a palavra e falar na sua vez de forma clara e audível, com uma articulação correta e natural das palavras.
  • Exprimir opinião partilhando ideias e sentimentos.

Leitura e escrita

Leitura

  • Pronunciar segmentos fónicos a partir dos respetivos grafemas e dígrafos.
  • Identificar as letras do alfabeto, nas formas minúscula e maiúscula, em resposta ao nome da letra.
  • Nomear, pela sua ordenação convencional, as letras do alfabeto.
  • Ler palavras isoladas e pequenos textos, com articulação correta e prosódia adequada.
  • Inferir o tema e resumir as ideias centrais de textos associados a diferentes finalidades.

Escrita

  • Representar, por escrito, os fonemas através dos respetivos grafemas e dígrafos.
  • Escrever palavras de diferentes níveis de dificuldade e extensão silábica, aplicando regras de correspondência fonema-grafema.
  • Identificar especificidades gráficas do texto escrito (direção da escrita, gestão da mancha gráfica – margens, linhas, espaçamentos – e fronteira da palavra).
  • Escrever frases simples e textos curtos em escrita cursiva e através de digitação num dispositivo eletrónico, utilizando adequadamente alguns sinais de pontuação (.,?!).

Educação Literária

  • Manifestar ideias, emoções e apreciações geradas pela escuta ativa de obras literárias e textos.
  • Revelar curiosidade e emitir juízos valorativos face aos textos ouvidos.
  • Reconhecer rimas e outras repetições de sons em poemas, trava-línguas e em outros textos ouvidos.
  • Compreender textos narrativos e poemas.
  • Antecipar o desenvolvimento da história por meio de inferências reveladoras da compreensão de ideias, de eventos e de personagens.
  • (Re)contar histórias.
  • Dizer, de modo dramatizado, trava-línguas, lengalengas e poemas memorizados, de modo a incluir treino da voz, dos gestos, das pausas, da entoação e expressão facial.

Gramática

  • Identificar unidades da língua: palavras, sílabas, fonemas.
  • Usar regras de flexão em número, com base na descoberta de regularidades do funcionamento do nome.
  • Reconhecer o nome próprio.

MATEMÁTICA

GEOMETRIA E MEDIDA

  • Identificar, interpretar e descrever relações espaciais, situando-se no espaço em relação aos outros e aos objetos.

ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS

  • Recolher, organizar e representar dados qualitativos e quantitativos discretos utilizando diferentes representações e interpretar a informação representada.

NÚMEROS E OPERAÇÕES

  • Ler e representar números no sistema de numeração decimal até 100 e identificar o valor posicional de um algarismo.
  • Efetuar contagens progressivas e regressivas, com e sem recurso a materiais manipuláveis (incluindo contagens de 2 em 2, 3 em 3, 5 em 5, 10 em 10) e registar as sequências numéricas obtidas.
  • Identificar e dar exemplos de números pares e ímpares.
  • Desenvolver interesse pela Matemática e valorizar o seu papel no desenvolvimento das outras ciências e domínios da atividade humana e social.
  • Desenvolver confiança nas suas capacidades e conhecimentos matemáticos, e a capacidade de analisar o próprio trabalho e regular a sua aprendizagem.
  • Desenvolver persistência, autonomia e à-vontade em lidar com situações que envolvam a Matemática no seu percurso escolar e na vida em sociedade.
  • Reconhecer e memorizar factos básicos da adição e da subtração e calcular com os números inteiros não negativos recorrendo à representação horizontal do cálculo, em diferentes situações e usando diversas estratégias que mobilizem relações numéricas e propriedades das operações.
  • Reconhecer e utilizar diferentes representações para o mesmo número e relacioná-las.
  • Comparar e ordenar números, e realizar estimativas plausíveis de quantidades e de somas e diferenças, com e sem recurso a material concreto.
  • Reconhecer e descrever regularidades em sequências e em tabelas numéricas, formular conjeturas e explicar como são geradas essas regularidades.
  • Conceber e aplicar estratégias na resolução de problemas com números naturais, em contextos matemáticos e não matemáticos, e avaliar a plausibilidade dos resultados.
  • Exprimir, oralmente e por escrito, ideias matemáticas, e explicar raciocínios, procedimentos e conclusões.

 

ESTUDO DO MEIO

Sociedade/Natureza/Tecnologia

  • Conhecer a sua identificação pessoal.
  • Conhecer datas e factos significativos da sua história individual que concorram para a construção do conhecimento de si próprio.
  • Relacionar as atividades exercidas por alguns membros da sua comunidade familiar ou local com a respetivas profissões.
  • Associar os principais símbolos nacionais (hino e bandeira) à sua nacionalidade, desenvolvendo o sentido de pertença.
  • Relacionar espaços da sua vivência com diferentes funções, estabelecendo relações de identidade com o espaço.
  • Manifestar atitudes de respeito, de solidariedade, de cooperação, de responsabilidade, na relação com os que lhe são próximos.

Tecnologia

  • Reconhecer a tecnologia como resposta a necessidades e a problemas do quotidiano.
  • Saber manusear objetos e materiais do quotidiano, explorando relações lógicas de forma e de função.
  • Identificar atividades humanas que envolvem transformações tecnológicas no mundo que o rodeia.
  • Realizar experiências em condições de segurança, seguindo os devidos procedimentos.

Natureza

  • Verificar alterações morfológicas que se vão operando ao longo das etapas da vida humana, comparando aspetos decorrentes de parâmetros como: sexo, idade ou dentição.
  • Indicar datas e factos significativos da sua história individual, localizando-os numa linha de tempo.
  • Identificar situações e comportamentos de risco para a saúde e segurança individual e coletiva em diversos contextos – casa, rua, escola e meio aquático – e propor medidas de proteção adequadas.
  • Identificar os fatores que concorrem para o bem-estar físico e psicológico, individual e coletivo, desenvolvendo rotinas diárias de higiene pessoal, alimentar, do vestuário e dos espaços de uso coletivo.

CURRÍCULO DO OCEANO

Princípio 1 - A Terra tem um Oceano global e muito diverso.
Localização no espaço e no tempo

  • Conhecer que a maior parte da superfície da terra é coberta por Oceano.
  • Descobrir que a maior parte da água da Terra encontra-se no Oceano e é salgada.
  • Observar o Oceano no mapa e no globo.
  • Identificar o Oceano que banha a costa portuguesa.

Conhecimento do meio natural e social

  • Reconhecer o Oceano como parte integral do ciclo da água.
  • Reconhecer os rios como agentes de transporte de: sais, sedimentos e poluentes para o Oceano.
  • Identificar as diferenças entre água doce e salgada a nível de densidade e salinidade.

Princípio 2 - O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra.
Localização no espaço e no tempo

  • Perceber que a ação das ondas e do vento vai alterando a paisagem das zonas costeiras.
  • Descobrir que a areia é constituída por fragmentos de animais, plantas, rochas e minerais.

Princípio 3 - O Oceano exerce uma influência importante no clima.

Conhecimento do meio natural e social

  • Reconhecer que a maior parte da precipitação resulta, originalmente, da água que se evapora do Oceano.

Princípio 4 - O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas.

Conhecimento do meio natural e social

  • Reconhecer que a maior parte do espaço vital da Terra encontra-se no Oceano.
  • Descobrir que a diversidade de alguns grupos de organismos é muito maior no Oceano do que em terra.
  • Reconhecer que no Oceano existem organismos de tamanho muito diversificado.
  • Descobrir o que é um ecossistema e reconhecer que o Oceano abriga vários.
  • Reconhecer que existem relações importantes entre os organismos que vivem no Oceano (alimentação).

Princípio 5 - O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados.

Conhecimento do meio natural e social / Dinamismo das inter-relações natural-social

  • Reconhecer que o Oceano fornece grande parte do oxigénio.
  • Reconhecer o Oceano como fonte de recursos vivos e não vivos, nomeadamente alimentos e medicamentos.
  • Associar o Oceano a diferentes profissões e meios de transporte.
  • Reconhecer que o Oceano é fonte de inspiração, recreação e descoberta.
  • Reconhecer que a atividade e desenvolvimento humanos causam poluição e alterações físicas nas praias, costas e rios.
  • Reconhecer que todos somos responsáveis por proteger o Oceano.

Há muito por descobrir e explorar no Oceano

Princípio 6 - Conhecimento do meio natural e social

  • Tomar consciência do aumento da exploração dos recursos marinhos e suas consequências.
  • Descobrir estratégias para uma utilização sustentável dos recursos.

Dinamismo das inter-relações natural-social

  • Entender que as novas tecnologias potenciam a nossa capacidade de exploração e maior conhecimento do Oceano.

EXPRESSÃO DRAMÁTICA

JOGOS DE EXPLORAÇÃO

Corpo

  • Movimentar-se de forma livre explorando atitudes e movimentos.

Voz

  • Experimentar e explorar diferentes sons e formas de reprodução.
  • Aliar o som a gestos e movimento.

Espaço

  • Explorar o espaço circundante e deslocações.
  • Orientar-se no espaço a partir de referências: visuais, auditivas, tácteis.

Objetos

  • Explorar as qualidades físicas dos objetos relacionando-os com o corpo.
  • Explorar as transformações de objetos: imaginando-os com outras características, utilizando-os em ações.
  • Inventar e utilizar máscaras e fantoches.

JOGOS DRAMÁTICOS

Linguagem não verbal

  • Utilizar espontaneamente, atitudes, gestos, movimentos.
  • Reagir espontaneamente, por gestos/movimentos a: sons, palavras, ilustrações, atitudes, gestos.
  • Improvisar individualmente atitudes, gestos, movimentos a partir de diferentes estímulos.

Linguagem verbal

  • Participar na elaboração oral de uma história.
  • Improvisar um diálogo ou uma pequena história.
  • Experimentar diferentes formas de dizer um texto.

Linguagem verbal e gestual

  • Improvisar palavras, sons, atitudes, gestos e movimentos ligados a uma ação precisa.
  • Construir sequências de situações recriadas ou imaginadas.
  • Elaborar, previamente, em grupo, os vários momentos do desenvolvimento de uma situação.

EXPRESSÃO PLÁSTICA

DESCOBERTA E ORGANIZAÇÃO PROGRESSIVA DE VOLUMES

Modelagem e escultura

  • Explorar e tirar partido da resistência e plasticidade de diversos materiais.
  • Modelar usando as mãos.

Construções

  • Fazer e desmanchar construções.
  • Inventar e construir objetos utilizando diversos materiais.

DESCOBERTA E ORGANIZAÇÃO PROGRESSIVA DE SUPERFÍCIES

Desenho

  • Desenhar livremente, utilizando várias técnicas.
  • Desenhar de forma orientada.

Pintura

  • Pintar livremente, explorando diversas técnicas.
  • Realizar atividades de pintura sugerida.

EXPLORAÇÃO DE TÉCNICAS DIVERSAS DE EXPRESSÃO

Recorte colagem e dobragem

  • Explorar as possibilidades de diferentes materiais.
  • Fazer dobragens, recorte e colagem, realizando composições.

Impressão

  • Fazer estampagens utilizando materiais diversos.

Tecelagem e costura

  • Colaborar em tapeçarias com diferentes técnicas e materiais.

Fotografia, transparências e meios audiovisuais

  • Utilizar o IPad para recolha de imagens.
  • Construir, associar imagens e som.

Cartazes

  • Fazer composições com fim comunicativo.