1º Ano
Bem-vindos ao primeiro ano!
Começamos uma nova aventura onde todos os dias vão ser mágicos.
Aprender a ler, a escrever, e a calcular vão abrir as portas para um mundo novo.
Um mundo onde o nosso coração também vai crescer de alegria, confiança e amizade.
Vamos todos agarrar o leme e partir nesta viagem de grandes descobertas.
Desejo que em cada dia deste novo ciclo, se construa mais um bocadinho de nós.
A professora
Filipa Veiga

Professora 1º Ciclo
Planificação Anual 1º Ciclo – 1º Ano
PORTUGUÊS
Oralidade
Compreensão
- Saber escutar para interagir com adequação ao contexto e a diversas finalidades.
- Identificar informação essencial em textos orais sobre temas conhecidos.
Compreensão e expressão
- Utilizar padrões de entoação e ritmo adequados na formulação de perguntas, de afirmações e de pedidos
- Pedir a palavra e falar na sua vez de forma clara e audível, com uma articulação correta e natural das palavras.
- Exprimir opinião partilhando ideias e sentimentos.
Leitura e escrita
Leitura
- Pronunciar segmentos fónicos a partir dos respetivos grafemas e dígrafos.
- Identificar as letras do alfabeto, nas formas minúscula e maiúscula, em resposta ao nome da letra.
- Nomear, pela sua ordenação convencional, as letras do alfabeto.
- Ler palavras isoladas e pequenos textos, com articulação correta e prosódia adequada.
- Inferir o tema e resumir as ideias centrais de textos associados a diferentes finalidades.
Escrita
- Representar, por escrito, os fonemas através dos respetivos grafemas e dígrafos.
- Escrever palavras de diferentes níveis de dificuldade e extensão silábica, aplicando regras de correspondência fonema-grafema.
- Identificar especificidades gráficas do texto escrito (direção da escrita, gestão da mancha gráfica – margens, linhas, espaçamentos – e fronteira da palavra).
- Escrever frases simples e textos curtos em escrita cursiva e através de digitação num dispositivo eletrónico, utilizando adequadamente alguns sinais de pontuação (.,?!).
Educação Literária
- Manifestar ideias, emoções e apreciações geradas pela escuta ativa de obras literárias e textos.
- Revelar curiosidade e emitir juízos valorativos face aos textos ouvidos.
- Reconhecer rimas e outras repetições de sons em poemas, trava-línguas e em outros textos ouvidos.
- Compreender textos narrativos e poemas.
- Antecipar o desenvolvimento da história por meio de inferências reveladoras da compreensão de ideias, de eventos e de personagens.
- (Re)contar histórias.
- Dizer, de modo dramatizado, trava-línguas, lengalengas e poemas memorizados, de modo a incluir treino da voz, dos gestos, das pausas, da entoação e expressão facial.
Gramática
- Identificar unidades da língua: palavras, sílabas, fonemas.
- Usar regras de flexão em número, com base na descoberta de regularidades do funcionamento do nome.
- Reconhecer o nome próprio.
MATEMÁTICA
GEOMETRIA E MEDIDA
- Identificar, interpretar e descrever relações espaciais, situando-se no espaço em relação aos outros e aos objetos.
- Identificar e comparar sólidos geométricos, reconhecendo semelhanças e diferenças, e identificando polígonos (triângulos, quadrados, retângulos) e círculos nesses sólidos.
ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS
- Recolher, organizar e representar dados qualitativos e quantitativos discretos utilizando diferentes representações e interpretar a informação representada.
- Recolher e organizar dados num diagrama de Venn.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
- Conceber e aplicar estratégias na resolução de problemas envolvendo a visualização e a medida em contextos matemáticos e não matemáticos, e avaliar a plausibilidade dos resultados.
NÚMEROS E OPERAÇÕES
- Ler e representar números no sistema de numeração decimal até 100 e identificar o valor posicional de um algarismo.
- Efetuar contagens progressivas e regressivas, com e sem recurso a materiais manipuláveis (incluindo contagens de 2 em 2, 3 em 3, 5 em 5, 10 em 10) e registar as sequências numéricas obtidas.
- Identificar e dar exemplos de números pares e ímpares, através do algarismo das unidades.
- Desenvolver persistência, autonomia e à-vontade em lidar com situações que envolvam a Matemática no seu percurso escolar e na vida em sociedade.
- Reconhecer e memorizar factos básicos da adição e da subtração e calcular com os números inteiros não negativos recorrendo à representação horizontal do cálculo, em diferentes situações e usando diversas estratégias que mobilizem relações numéricas e propriedades das operações.
- Reconhecer e utilizar diferentes representações para o mesmo número e relacioná-las.
- Comparar e ordenar números, e realizar estimativas plausíveis de quantidades e de somas e diferenças, com e sem recurso a material concreto.
- Reconhecer e descrever regularidades em sequências e em tabelas numéricas, formular conjeturas e explicar como são geradas essas regularidades.
- Conceber e aplicar estratégias na resolução de problemas com números naturais, em contextos matemáticos e não matemáticos, e avaliar a plausibilidade dos resultados.
- Exprimir, oralmente e por escrito, ideias matemáticas, e explicar raciocínios, procedimentos e conclusões.
ESTUDO DO MEIO
Sociedade/Natureza/Tecnologia
- Conhecer a sua identificação pessoal.
- Conhecer datas e factos significativos da sua história individual que concorram para a construção do conhecimento de si próprio.
- Relacionar as atividades exercidas por alguns membros da sua comunidade familiar ou local com a respetivas profissões.
- Associar os principais símbolos nacionais (hino e bandeira) à sua nacionalidade, desenvolvendo o sentido de pertença.
- Relacionar espaços da sua vivência com diferentes funções, estabelecendo relações de identidade com o espaço.
- Manifestar atitudes de respeito, de solidariedade, de cooperação, de responsabilidade, na relação com os que lhe são próximos.
- Manifestar atitudes positivas conducentes à preservação do ambiente próximo, sendo capaz de apresentar propostas de intervenção, nomeadamente comportamentos que visem os três “R”.
Tecnologia
- Reconhecer a tecnologia como resposta a necessidades e a problemas do quotidiano.
- Saber manusear objetos e materiais do quotidiano, explorando relações lógicas de forma e de função.
- Identificar atividades humanas que envolvem transformações tecnológicas no mundo que o rodeia.
- Realizar experiências em condições de segurança, seguindo os devidos procedimentos.
Natureza
- Verificar alterações morfológicas que se vão operando ao longo das etapas da vida humana, comparando aspetos decorrentes de parâmetros como: sexo, idade ou dentição.
- Indicar datas e factos significativos da sua história individual, localizando-os numa linha de tempo.
- Identificar situações e comportamentos de risco para a saúde e segurança individual e coletiva em diversos contextos – casa, rua, escola e meio aquático – e propor medidas de proteção adequadas.
- Identificar os fatores que concorrem para o bem-estar físico e psicológico, individual e coletivo, desenvolvendo rotinas diárias de higiene pessoal, alimentar, do vestuário e dos espaços de uso coletivo.
CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO
Interculturalidade
- Compreender o conceito de cultura;
- Reconhecer que existem diferentes culturas e cada uma é válida pela sua essência e que merecem respeito e paz;
- Reconhecer que as culturas são enriquecidas pelo contato com outras pessoas.
Direitos Humanos
- Aprofundar o conhecimento pelos direitos humanos;
- Conhecer instituições internacionais que apoiam e desenvolvem trabalho no âmbito dos direitos humanos, por exemplo: Amnistia Internacional;
- Reconhecer os princípios e valores em que a igualdade, a não discriminação, a dignidade e o respeito subjazem a todos os aspetos da vida de uma sociedade justa;
- Identificar e propor estratégias de melhoria na nossa sociedade;
- Manifestar atitudes promotoras de princípios ativistas da comunidade global.
EXPRESSÃO DRAMÁTICA
JOGOS DE EXPLORAÇÃO
Corpo
- Movimentar-se de forma livre explorando atitudes e movimentos.
Voz
- Experimentar e explorar diferentes sons e formas de reprodução.
- Aliar o som a gestos e movimento.
Espaço
- Explorar o espaço circundante e deslocações.
- Orientar-se no espaço a partir de referências: visuais, auditivas, tácteis.
Objetos
- Explorar as qualidades físicas dos objetos relacionando-os com o corpo.
- Explorar as transformações de objetos: imaginando-os com outras características, utilizando-os em ações.
- Inventar e utilizar máscaras e fantoches.
JOGOS DRAMÁTICOS
Linguagem não verbal
- Utilizar espontaneamente, atitudes, gestos, movimentos.
- Reagir espontaneamente, por gestos/movimentos a: sons, palavras, ilustrações, atitudes, gestos.
- Improvisar individualmente atitudes, gestos, movimentos a partir de diferentes estímulos.
Linguagem verbal
- Participar na elaboração oral de uma história.
- Improvisar um diálogo ou uma pequena história.
- Experimentar diferentes formas de dizer um texto.
Linguagem verbal e gestual
- Improvisar palavras, sons, atitudes, gestos e movimentos ligados a uma ação precisa.
- Construir sequências de situações recriadas ou imaginadas.
- Elaborar, previamente, em grupo, os vários momentos do desenvolvimento de uma situação.
EXPRESSÃO PLÁSTICA
DESCOBERTA E ORGANIZAÇÃO PROGRESSIVA DE VOLUMES
Modelagem e escultura
- Explorar e tirar partido da resistência e plasticidade de diversos materiais.
- Modelar usando as mãos.
Construções
- Fazer e desmanchar construções.
- Inventar e construir objetos utilizando diversos materiais.
DESCOBERTA E ORGANIZAÇÃO PROGRESSIVA DE SUPERFÍCIES
Desenho
- Desenhar livremente, utilizando várias técnicas.
- Desenhar de forma orientada.
Pintura
- Pintar livremente, explorando diversas técnicas.
- Realizar atividades de pintura sugerida.
EXPLORAÇÃO DE TÉCNICAS DIVERSAS DE EXPRESSÃO
Recorte colagem e dobragem
- Explorar as possibilidades de diferentes materiais.
- Fazer dobragens, recorte e colagem, realizando composições.
Impressão
- Fazer estampagens utilizando materiais diversos.
Tecelagem e costura
- Colaborar em tapeçarias com diferentes técnicas e materiais.
Fotografia, transparências e meios audiovisuais
- Utilizar o IPad para recolha de imagens.
- Construir, associar imagens e som.
Cartazes
- Fazer composições com fim comunicativo.