1º Ano

Olhem! Escutem!
Chegámos ao primeiro ano!

Primeiro ano de novas aventuras…
À descoberta! Estamos contentes!
Letras, frases, números e contas,
estudo e experiências diferentes!

Trabalho e muita diversão.
Estamos com tanta vontade!
Temos amigos com muito valor,
faremos crescer a amizade!

A arte na música e nas mãos,
o desporto que não vai faltar.
Tecnologias e algumas surpresas…
Vamos ter muito para contar!

Perguntas e respostas de mãos dadas
e muito tempo para brincar.
Emoções, desafios e conquistas.
Um ano para crescer e ganhar.

Bem-vindos ao primeiro ano!

A professora
Maria Anselmo

Maria Anselmo
Professora 1º Ciclo

Planificação Anual 1º Ciclo – 1º Ano

PORTUGUÊS

Oralidade

  • Saber escutar para interagir com adequação ao contexto e a diversas finalidades (nomeadamente, reproduzir pequenas mensagens, cumprir instruções, responder a questões).
  • Identificar informação essencial em textos orais sobre temas conhecidos.
  • Utilizar padrões de entoação e ritmo adequados na formulação de perguntas, de afirmações e de pedidos.
  • Pedir a palavra e falar na sua vez de forma clara e audível, com uma articulação correta e natural das palavras.
  • Exprimir opinião partilhando ideias e sentimentos.

Leitura

  • Pronunciar segmentos fónicos a partir dos respetivos grafemas e dígrafos, incluindo os casos que dependem de diferentes posições dos fonemas ou dos grafemas na palavra.
  • Identificar as letras do alfabeto, nas formas minúscula e maiúscula, em resposta ao nome da letra.
  • Nomear, pela sua ordenação convencional, as letras do alfabeto.
  • Ler palavras isoladas e pequenos textos com articulação correta e prosódia adequada.
  • Inferir o tema e resumir as ideias centrais de textos associados a diferentes finalidades (lúdicas, estéticas, informativas).

Escrita

  • Representar por escrito os fonemas através dos respetivos grafemas e dígrafos.
  • Escrever palavras de diferentes níveis de dificuldade e extensão silábica, aplicando regras de correspondência fonema-grafema.
  • Identificar especificidades gráficas do texto escrito (direcionalidade da escrita, gestão da mancha gráfica – margens, linhas, espaçamentos – e fronteira de palavra).
  • Escrever frases simples e textos curtos em escrita cursiva e através de digitação num dispositivo eletrónico, utilizando, progressivamente, alguns sinais de pontuação.
  • Planificar, redigir e rever textos curtos com a colaboração do professor.
  • Elaborar respostas escritas a questionários e a instruções, escrever legivelmente com correção (orto)gráfica e com uma gestão correta do espaço da página.

Educação Literária

  • Manifestar ideias, emoções e apreciações geradas pela escuta ativa de obras literárias e textos da tradição popular.
  • Revelar curiosidade e emitir juízos valorativos face aos textos ouvidos.
  • Antecipar temas com base em noções elementares de género (contos de fadas, lengalengas, poemas…).
  • Reconhecer rimas e outras repetições de sons em poemas, trava-línguas e em outros textos ouvidos.
  • Compreender textos narrativos (sequência de acontecimentos, intenções e emoções de personagens, tema e assunto; mudança de espaço) e poemas.
  • Antecipar o desenvolvimento da história por meio de inferências reveladoras da compreensão de ideias, de eventos e de personagens.
  • Distinguir ficção e não ficção.
  • (Re)contar histórias.
  • Dizer, de modo dramatizado, trava-línguas, lengalengas e poemas memorizados, de modo a incluir treino da voz, dos gestos, das pausas, da entoação e expressão facial.

Gramática

  • Identificar unidades da língua: palavras, sílabas, fonemas.
  • Usar regras de flexão em número, com base na descoberta de regularidades do funcionamento do nome.
  • Reconhecer nomes próprios.
  • Fazer concordar o adjetivo com o nome em género.
  • Descobrir e compreender o significado de palavras pelas múltiplas relações que podem estabelecer entre si.
  • Descobrir o significado de palavras desconhecidas a partir do contexto verbal e não-verbal.
  • Usar, com intencionalidade, conectores de tempo, de causa, de maior frequência na formação de frases complexas.
  • Conhecer regras de correspondência fonema-grafema e de utilização dos sinais de pontuação (frase simples).

MATEMÁTICA

Capacidades Matemáticas

  • Reconhecer e aplicar as etapas do processo de resolução de problemas.
  • Formular problemas a partir de uma situação dada, em contextos diversos (matemáticos e não matemáticos).
  • Aplicar e adaptar estratégias diversas de resolução de problemas, em diversos contextos, nomeadamente com recurso à tecnologia.
  • Extrair a informação essencial de um problema.
  • Reconhecer ou identificar padrões no processo de resolução de um problema.
  • Desenvolver um procedimento passo a passo (algoritmo) para solucionar um problema de modo a que este possa ser implementado em recursos tecnológicos.
  • Descrever a sua forma de pensar acerca de ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito.
  • Ouvir os outros, questionar e discutir as ideias de forma fundamentada, e contrapor argumentos.
  • Ler e interpretar ideias e processos matemáticos expressos por representações diversas.
  • Usar representações múltiplas para demonstrar compreensão, raciocinar e exprimir ideias e processos matemáticos, em especial linguagem verbal e diagramas.
  • Usar a linguagem simbólica matemática e reconhecer o seu valor para comunicar sinteticamente e com precisão.
  • Aplicar ideias matemáticas na resolução de problemas de contextos diversos (outras áreas do saber, realidade, profissões).
  • Identificar a presença da Matemática em contextos externos e compreender o seu papel na criação e construção da realidade.
  • Interpretar matematicamente situações do mundo real, construir modelos matemáticos adequados, e reconhecer a utilidade e poder da Matemática na previsão e intervenção nessas situações.

Números naturais, relações numéricas e cálculo mental

  • Identificar números em contextos vários e reconhecer o seu significado como indicador de quantidade, medida, ordenação, identificação e localização.
  • Contar de 1 em 1 e de 2 em 2, usando modelos estruturados de contagem.
  • Ler e representar números, pelo menos até 9, usando uma diversidade de representações, nomeadamente a reta numérica.
  • Comparar e ordenar números naturais, de forma crescente e decrescente.
  • Reconhecer os numerais ordinais até ao 10.º, em contextos diversos.
  • Reconhecer números pares e ímpares.
  • Estimar o número de objetos de um dado conjunto pelo menos até 50, explicar as suas razões, e verificar.
  • Reconhecer e usar o valor posicional de um algarismo no sistema de numeração decimal para descrever e representar números, nomeadamente com recurso a materiais manipuláveis de base 10.
  • Compor e decompor números naturais até ao 100, de diversas formas.
  • Relacionar um número com números de referência que lhe sejam próximos.
  • Compreender e automatizar as possíveis combinações de pares de números naturais que podem ser adicionados para formar o 5 e o 10 e relacionar esses factos básicos com a subtração.
  • Compreender e usar com fluência estratégias de cálculo mental diversificadas para obter o resultado de adições/subtrações.
  • Mobilizar os factos básicos da adição/subtração e as propriedades da adição e da subtração para realizar cálculo mental.
  • Descrever oralmente, com confiança, os processos de cálculo mental usados por si e pelos colegas.
  • Produzir estimativas através do cálculo mental, adequadas às situações em contexto.
  • Interpretar e modelar situações com adição nos sentidos de acrescentar e juntar e resolver problemas associados.
  • Interpretar e modelar situações com subtração, nos sentidos de retirar, completar e comparar, e resolver problemas associados.
  • Relacionar a adição e a subtração, em situações de cálculo e na interpretação e resolução de problemas, comparando diferentes estratégias da resolução.

Álgebra

  • Reconhecer e justificar se uma sequência pictórica tem ou não regularidade.
  • Identificar e descrever regularidades em sequências variadas, estabelecendo conexões matemáticas com a realidade próxima.
  • Continuar uma sequência pictórica respeitando uma regra de formação dada ou regularidades identificadas.
  • Identificar elementos em falta em sequências dadas e justificar com base em regularidades encontradas.
  • Interpretar e modelar situações envolvendo sequências de repetição, estabelecendo conexões com outros temas matemáticos.
  • Completar igualdades aritméticas envolvendo a adição, explicando os seus raciocínios.
  • Interpretar e modelar situações que envolvam regularidades numéricas, e resolver problemas associados.
  • Reconhecer a comutatividade da adição e expressar em linguagem natural o seu significado.
  • Reconhecer o zero como elemento neutro da adição e expressar em linguagem natural o seu significado.

Dados

  • Participar na formulação de questões estatísticas sobre uma característica qualitativa.
  • Participar na definição de quais os dados a recolher para responder a uma dada questão estatística e decidir onde observar.
  • Participar criticamente na definição de um método de recolha de dados adequado a um dado estudo.
  • Recolher dados através de observação ou inquirição.
  • Usar listas e tabelas de contagem para registar os dados a recolher e indicar o respetivo título.
  • Representar conjuntos de dados através de pictogramas, incluindo fonte, título e legenda.
  • Ler, interpretar e discutir a distribuição dos dados.
  • Retirar conclusões, fundamentar decisões e colocar novas questões suscitadas pelas conclusões obtidas, a prosseguir em eventuais futuros estudos.
  • Apresentar oralmente os resultados de um estudo realizado, atendendo ao público a quem será divulgado, comunicando de forma fluente.

Geometria e medida

  • Descrever a posição relativa de pessoas e objetos, usando vocabulário próprio e explicando as suas ideias.
  • Reconhecer, em objetos do quotidiano, formas de sólidos comuns (cone, cilindro, esfera, cubo, paralelepípedo retângulo, pirâmide, prisma).
  • Identificar superfícies planas e superfícies curvas em objetos comuns e em modelos físicos de sólidos.
  • Reconhecer triângulos, quadrados, retângulos, pentágonos, hexágonos e círculos em sólidos diversos, recorrendo a representações adequadas.
  • Reconhecer figuras congruentes, usando diferentes estratégias e recursos para explicar as suas ideias.
  • Construir, representar e comparar figuras planas compostas.
  • Compor e decompor uma dada figura plana, recorrendo a materiais manipuláveis físicos ou virtuais.
  • Compreender o que é o comprimento de um objeto e comparar e ordenar objetos segundo o seu comprimento.
  • Medir o comprimento de um objeto, usando unidades de medida não convencionais adequadas.
  • Reconhecer e ordenar acontecimentos.
  • Ler o calendário.

ESTUDO DO MEIO

Sociedade

  • Conhecer datas e factos significativos da sua história individual que concorram para a construção do conhecimento de si próprio.
  • Estabelecer relações de anterioridade, posterioridade e simultaneidade na descrição de situações do quotidiano e ou da sua história pessoal, numa linha do tempo, localizando-as no espaço, através de plantas, de mapas e do globo.
  • Estabelecer relações de parentesco através de uma árvore genealógica simples, ou outros processos, até à terceira geração, reconhecendo que existem diferentes estruturas familiares, e que, no seio da família, os diferentes membros poderão desempenhar funções distintas.
  • Relacionar as atividades exercidas por alguns membros da comunidade familiar ou local com as respetivas profissões.
  • Associar os principais símbolos nacionais (hino e bandeira) à sua nacionalidade, desenvolvendo o sentido de pertença.

Natureza

  • Verificar alterações morfológicas que se vão operando ao longo das etapas da vida humana, comparando aspetos decorrentes de parâmetros como: sexo, idade, dentição, etc.
  • Identificar situações e comportamentos de risco para a saúde e segurança individual e coletiva em diversos contextos – casa, rua, escola e meio aquático - e propor medidas de proteção adequadas.
  • Identificar os fatores que concorrem para o bem-estar físico e psicológico, individual e coletivo, desenvolvendo rotinas diárias de higiene pessoal, alimentar, do vestuário e dos espaços de uso coletivo.
  • Reconhecer as implicações das condições atmosféricas diárias, no seu quotidiano.
  • Reconhecer a desigual repartição entre os continentes e os oceanos, localizando no globo terrestre as áreas emersas (continentes) e imersas (oceanos).
  • Localizar em mapas, por exemplo digitais, o local de nascimento, de residência, a sua escola e o itinerário entre ambas, compreendendo que o espaço pode ser representado.
  • Comunicar ideias e conhecimentos relativos a lugares, regiões e acontecimentos, utilizando linguagem icónica e verbal, constatando a sua diversidade.
  • Reconhecer a existência de diversidade entre seres vivos de grupos diferentes e distingui-los de formas não vivas.
  • Reconhecer a importância do Sol para a existência de vida na Terra.
  • Reconhecer que os seres vivos têm necessidades básicas, distintas, em diferentes fases do seu desenvolvimento.

Tecnologia

  • Reconhecer que a tecnologia responde a necessidades e a problemas do quotidiano (rede elétrica, canalização de água, telecomunicações, etc.).
  • Realizar experiências em condições de segurança, seguindo os procedimentos experimentais.
  • Saber manusear materiais e objetos do quotidiano, em segurança, explorando relações lógicas de forma e de função (tesoura, agrafador, furador, espremedor, sacarolhas, talheres, etc.).
  • Identificar as propriedades de diferentes materiais (Ex.: forma, textura, cor, sabor, cheiro, brilho, flutuabilidade, solubilidade), agrupando-os de acordo com as suas características, e relacionando-os com as suas aplicações.
  • Agrupar, montar, desmontar, ligar, sobrepor etc., explorando objetos livremente.
  • Identificar atividades humanas que envolvem transformações tecnológicas no mundo que o rodeia.

Sociedade/ Natureza/ Tecnologia

  • Desenhar mapas e itinerários simples de espaços do seu quotidiano, utilizando símbolos, cores ou imagens na identificação de elementos de referência.
  • Relacionar espaços da sua vivência com diferentes funções, estabelecendo relações de identidade com o espaço.
  • Localizar, com base na observação direta e indireta, elementos naturais e humanos da paisagem do local onde vive, tendo como referência a posição do observador e de outros elementos da paisagem.
  • Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicar, reconhecendo como se constrói o conhecimento.
  • Manifestar atitudes de respeito, de solidariedade, de cooperação, de responsabilidade, na relação com os que lhe são próximos.
  • Saber atuar em situações de emergência, recorrendo ao número europeu de emergência médica (112).
  • Manifestar atitudes positivas conducentes à preservação do ambiente próximo sendo capaz de apresentar propostas de intervenção, nomeadamente comportamentos que visem os três “R”.

CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

Interculturalidade

  • Compreender o conceito de cultura;
  • Reconhecer que existem diferentes culturas e cada uma é válida pela sua essência e que merecem respeito e paz;
  • Reconhecer que as culturas são enriquecidas pelo contato com outras pessoas.

Direitos Humanos

  • Aprofundar o conhecimento pelos direitos humanos;
  • Conhecer instituições internacionais que apoiam e desenvolvem trabalho no âmbito dos direitos humanos, por exemplo: Amnistia Internacional;
  • Reconhecer os princípios e valores em que a igualdade, a não discriminação, a dignidade e o respeito subjazem a todos os aspetos da vida de uma sociedade justa;
  • Identificar e propor estratégias de melhoria na nossa sociedade;
  • Manifestar atitudes promotoras de princípios ativistas da comunidade global.

Igualdade de Género

  • Manifestar atitudes de respeito, de solidariedade, de cooperação, de responsabilidade, na relação com os que lhe são próximos e a aceitação de cada um pelas suas caraterísticas individuais;
  • Identificar as suas próprias dificuldades e potencialidades e aprofundar o seu autoconhecimento;
  • Compreender que o sucesso nas diferentes áreas disciplinares não depende do sexo, mas sim de trabalho e empenho;
  • Reconhecer que as dificuldades podem ser superadas através do trabalho cooperativo e da entreajuda.

Educação ambiental

  • Compreender os conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação;
  • Manifestar atitudes positivas conducentes à preservação do ambiente próximo sendo capaz de apresentar propostas de intervenção, nomeadamente comportamentos que visem os três “R”;
  • Adquirir competências para contribuir ativamente numa sociedade mais amiga do ambiente.

Saúde

  • Reconhecer a importância da saúde na nossa vida;
  • Reconhecer os cuidados que devemos ter para nos mantermos saudáveis.

Desenvolvimento sustentável

  • Reconhecer a importância de explorar recursos de forma sustentável, de forma a respeitar o presente e as futuras gerações.

CURRÍCULO DO OCEANO

  1. A Terra tem um Oceano global e muito diverso
  • Conhecer que a maior parte da superfície da terra é coberta por Oceano.
  • Descobrir que a maior parte da água da Terra se encontra no Oceano e é salgada.
  • Observar o Oceano no mapa e no globo.
  • Identificar o Oceano que banha a costa portuguesa.
  • Reconhecer o Oceano como parte integral do ciclo da água.
  • Reconhecer os rios como agentes de transporte de: sais, sedimentos e poluentes para o Oceano.
  • Identificar as diferenças entre água doce e salgada a nível de densidade e salinidade.
  1. O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra
  •  Descobrir que a areia é constituída por fragmentos de animais, plantas, rochas e minerais.
  1. O Oceano exerce uma influência importante no clima
  • Reconhecer que a maior parte da precipitação resulta, originalmente, da água que se evapora do Oceano.
  1. O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas.
  • Reconhecer que a maior parte do espaço vital da Terra se encontra no Oceano.
  • Reconhecer que no Oceano existem organismos de tamanho muito diversificado.
  • Reconhecer que existem relações importantes entre os organismos que vivem no Oceano (alimentação).
  1. O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados.
  • Reconhecer que o Oceano fornece grande parte do oxigénio.
  • Reconhecer o Oceano como fonte de recursos vivos e não vivos,
  • Associar o Oceano a diferentes profissões e meios de transporte.
  • Reconhecer que o Oceano é fonte de inspiração, recreação e descoberta.
  • Reconhecer que a atividade e desenvolvimento humanos causam poluição e alterações físicas.
  • Reconhecer que todos somos responsáveis por proteger o Oceano.
  • As zonas costeiras são suscetíveis a desastres naturais.
  1. Há muito por descobrir e explorar no Oceano
  • Descobrir estratégias para uma utilização sustentável dos recursos.
  • Entender que as novas tecnologias potenciam a nossa capacidade de exploração e maior conhecimento do Oceano.

 

EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA

Apropriação e reflexão

  • Observar os diferentes universos visuais, tanto do património local como global.
  • Mobilizar a linguagem elementar das artes visuais (cor, forma, linha, textura, padrão, proporção e desproporção, plano, luz, espaço, volume, movimento, ritmo, matéria).

Interpretação e comunicação

  • Dialogar sobre o que vê e sente.
  • Compreender a intencionalidade dos símbolos e dos sistemas de comunicação visual.
  • Apreciar as diferentes manifestações artísticas e outras realidades visuais.
  • Perceber as razões e os processos para o desenvolvimento do(s) gosto(s).
  • Captar a expressividade contida na linguagem das imagens e/ou outras narrativas visuais.
  • Transformar os conhecimentos adquiridos em novos modos de apreciação do mundo através da comparação de imagens e/ou os objetos.

Experimentação e criação

  • Integrar a linguagem das artes visuais, assim como várias técnicas de expressão
    • pintura
    • desenho
    • técnica mista
    • assemblage
    • escultura
    • maqueta
    • fotografia...
  • Experimentar possibilidades expressivas dos materiais e diferentes técnicas
    • carvão
    • pasta de modelar
    • barro
    • tinta cenográfica
    • pincéis
    • rolos
    • papéis de formatos e características diversas
    • pastel seco...
  • Escolher técnicas e materiais de acordo com a intenção expressiva das suas produções plásticas.
  • Manifestar capacidades expressivas e criativas nas suas produções plásticas.
  • Utilizar vários processos de registo de ideias, de planeamento e de trabalho.
  • Apreciar os seus trabalhos e os dos seus colegas, mobilizando diferentes critérios de argumentação.

DANÇA /EXPRESSÃO DRAMÁTICA / TEATRO

Apropriação e reflexão

  • Identificar diferentes estilos e géneros convencionais de teatro (comédia, drama, etc).
  • Reconhecer a dimensão multidisciplinar do teatro, identificando relações com outras artes e áreas de conhecimento.
  • Analisar os espetáculos/performances, recorrendo a vocabulário adequado e específico e articulando o conhecimento de aspetos contextuais (relativos ao texto, à montagem, ao momento da apresentação, etc.) com uma interpretação pessoal.
  • Identificar, em manifestações performativas, personagens, cenários, ambientes, situações cénicas, problemas e soluções da ação dramática.
  • Reconhecer diferentes formas de um ator usar a voz (altura, ritmo, intensidade) e o corpo (postura, gestos, expressões faciais) para caracterizar personagens e ambiências.
  • Adequar movimentos do corpo com estruturas rítmicas marcadas pelo professor.
  • Relacionar a apresentação de obras de dança com o património cultural e artístico.

Interpretação e comunicação

  • Distinguir, pela experimentação e pela reflexão, jogo dramático, improvisação e representação.
  • Reconhecer, em produções próprias ou de outrem, algumas especificidades formais do texto dramático convencional.
  • Exprimir opiniões pessoais e estabelecer relação entre acontecimentos da vida real e as situações dramáticas desenvolvidas em aula.

Experimentação e criação

  • Explorar as possibilidades motoras e expressivas do corpo em diferentes atividades.
  • Adequar as possibilidades expressivas da voz a diferentes contextos e situações de comunicação.
  • Criar, de forma individual ou em grupo, pequenas sequências de movimento e/ou composições coreográficas a partir de dados concretos ou abstratos.
  • Transformar o espaço com recurso a elementos plásticos/cenográficos e tecnológicos.