1º Ano

Bem-vindos ao primeiro ano!

Começamos uma nova aventura onde todos os dias vão ser mágicos.

Aprender a ler, a escrever, e a calcular vão abrir as portas para um mundo novo.

Um mundo onde o nosso coração também vai crescer de alegria, confiança e amizade.

Vamos todos agarrar o leme e partir nesta viagem de grandes descobertas.

Desejo que em cada dia deste novo ciclo, se construa mais um bocadinho de nós.

A professora
Filipa Veiga

Filipa Veiga Professora 1º Ciclo
Filipa Veiga
Professora 1º Ciclo

Planificação Anual 1º Ciclo – 1º Ano

PORTUGUÊS

Oralidade

Compreensão

  • Saber escutar para interagir com adequação ao contexto e a diversas finalidades.
  • Identificar informação essencial em textos orais sobre temas conhecidos.

Compreensão e expressão

  • Utilizar padrões de entoação e ritmo adequados na formulação de perguntas, de afirmações e de pedidos
  • Pedir a palavra e falar na sua vez de forma clara e audível, com uma articulação correta e natural das palavras.
  • Exprimir opinião partilhando ideias e sentimentos.

Leitura e escrita

Leitura

  • Pronunciar segmentos fónicos a partir dos respetivos grafemas e dígrafos.
  • Identificar as letras do alfabeto, nas formas minúscula e maiúscula, em resposta ao nome da letra.
  • Nomear, pela sua ordenação convencional, as letras do alfabeto.
  • Ler palavras isoladas e pequenos textos, com articulação correta e prosódia adequada.
  • Inferir o tema e resumir as ideias centrais de textos associados a diferentes finalidades.

Escrita

  • Representar, por escrito, os fonemas através dos respetivos grafemas e dígrafos.
  • Escrever palavras de diferentes níveis de dificuldade e extensão silábica, aplicando regras de correspondência fonema-grafema.
  • Identificar especificidades gráficas do texto escrito (direção da escrita, gestão da mancha gráfica – margens, linhas, espaçamentos – e fronteira da palavra).
  • Escrever frases simples e textos curtos em escrita cursiva e através de digitação num dispositivo eletrónico, utilizando adequadamente alguns sinais de pontuação (.,?!).

Educação Literária

  • Manifestar ideias, emoções e apreciações geradas pela escuta ativa de obras literárias e textos.
  • Revelar curiosidade e emitir juízos valorativos face aos textos ouvidos.
  • Reconhecer rimas e outras repetições de sons em poemas, trava-línguas e em outros textos ouvidos.
  • Compreender textos narrativos e poemas.
  • Antecipar o desenvolvimento da história por meio de inferências reveladoras da compreensão de ideias, de eventos e de personagens.
  • (Re)contar histórias.
  • Dizer, de modo dramatizado, trava-línguas, lengalengas e poemas memorizados, de modo a incluir treino da voz, dos gestos, das pausas, da entoação e expressão facial.

Gramática

  • Identificar unidades da língua: palavras, sílabas, fonemas.
  • Usar regras de flexão em número, com base na descoberta de regularidades do funcionamento do nome.
  • Reconhecer o nome próprio.

MATEMÁTICA

GEOMETRIA E MEDIDA

  • Identificar, interpretar e descrever relações espaciais, situando-se no espaço em relação aos outros e aos objetos.
  • Identificar e comparar sólidos geométricos, reconhecendo semelhanças e diferenças, e identificando polígonos (triângulos, quadrados, retângulos) e círculos nesses sólidos.

ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS

  • Recolher, organizar e representar dados qualitativos e quantitativos discretos utilizando diferentes representações e interpretar a informação representada.
  • Recolher e organizar dados num diagrama de Venn.

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

  • Conceber e aplicar estratégias na resolução de problemas envolvendo a visualização e a medida em contextos matemáticos e não matemáticos, e avaliar a plausibilidade dos resultados.

NÚMEROS E OPERAÇÕES

  • Ler e representar números no sistema de numeração decimal até 100 e identificar o valor posicional de um algarismo.
  • Efetuar contagens progressivas e regressivas, com e sem recurso a materiais manipuláveis (incluindo contagens de 2 em 2, 3 em 3, 5 em 5, 10 em 10) e registar as sequências numéricas obtidas.
  • Identificar e dar exemplos de números pares e ímpares, através do algarismo das unidades.
  • Desenvolver persistência, autonomia e à-vontade em lidar com situações que envolvam a Matemática no seu percurso escolar e na vida em sociedade.
  • Reconhecer e memorizar factos básicos da adição e da subtração e calcular com os números inteiros não negativos recorrendo à representação horizontal do cálculo, em diferentes situações e usando diversas estratégias que mobilizem relações numéricas e propriedades das operações.
  • Reconhecer e utilizar diferentes representações para o mesmo número e relacioná-las.
  • Comparar e ordenar números, e realizar estimativas plausíveis de quantidades e de somas e diferenças, com e sem recurso a material concreto.
  • Reconhecer e descrever regularidades em sequências e em tabelas numéricas, formular conjeturas e explicar como são geradas essas regularidades.
  • Conceber e aplicar estratégias na resolução de problemas com números naturais, em contextos matemáticos e não matemáticos, e avaliar a plausibilidade dos resultados.
  • Exprimir, oralmente e por escrito, ideias matemáticas, e explicar raciocínios, procedimentos e conclusões.

ESTUDO DO MEIO

Sociedade/Natureza/Tecnologia

  • Conhecer a sua identificação pessoal.
  • Conhecer datas e factos significativos da sua história individual que concorram para a construção do conhecimento de si próprio.
  • Relacionar as atividades exercidas por alguns membros da sua comunidade familiar ou local com a respetivas profissões.
  • Associar os principais símbolos nacionais (hino e bandeira) à sua nacionalidade, desenvolvendo o sentido de pertença.
  • Relacionar espaços da sua vivência com diferentes funções, estabelecendo relações de identidade com o espaço.
  • Manifestar atitudes de respeito, de solidariedade, de cooperação, de responsabilidade, na relação com os que lhe são próximos.
  • Manifestar atitudes positivas conducentes à preservação do ambiente próximo, sendo capaz de apresentar propostas de intervenção, nomeadamente comportamentos que visem os três “R”.

Tecnologia

  • Reconhecer a tecnologia como resposta a necessidades e a problemas do quotidiano.
  • Saber manusear objetos e materiais do quotidiano, explorando relações lógicas de forma e de função.
  • Identificar atividades humanas que envolvem transformações tecnológicas no mundo que o rodeia.
  • Realizar experiências em condições de segurança, seguindo os devidos procedimentos.

Natureza

  • Verificar alterações morfológicas que se vão operando ao longo das etapas da vida humana, comparando aspetos decorrentes de parâmetros como: sexo, idade ou dentição.
  • Indicar datas e factos significativos da sua história individual, localizando-os numa linha de tempo.
  • Identificar situações e comportamentos de risco para a saúde e segurança individual e coletiva em diversos contextos – casa, rua, escola e meio aquático – e propor medidas de proteção adequadas.
  • Identificar os fatores que concorrem para o bem-estar físico e psicológico, individual e coletivo, desenvolvendo rotinas diárias de higiene pessoal, alimentar, do vestuário e dos espaços de uso coletivo.

CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

Interculturalidade

  • Compreender o conceito de cultura;
  • Reconhecer que existem diferentes culturas e cada uma é válida pela sua essência e que merecem respeito e paz;
  • Reconhecer que as culturas são enriquecidas pelo contato com outras pessoas.

Direitos Humanos

  • Aprofundar o conhecimento pelos direitos humanos;
  • Conhecer instituições internacionais que apoiam e desenvolvem trabalho no âmbito dos direitos humanos, por exemplo: Amnistia Internacional;
  • Reconhecer os princípios e valores em que a igualdade, a não discriminação, a dignidade e o respeito subjazem a todos os aspetos da vida de uma sociedade justa;
  • Identificar e propor estratégias de melhoria na nossa sociedade;
  • Manifestar atitudes promotoras de princípios ativistas da comunidade global.

EXPRESSÃO DRAMÁTICA

JOGOS DE EXPLORAÇÃO

Corpo

  • Movimentar-se de forma livre explorando atitudes e movimentos.

Voz

  • Experimentar e explorar diferentes sons e formas de reprodução.
  • Aliar o som a gestos e movimento.

Espaço

  • Explorar o espaço circundante e deslocações.
  • Orientar-se no espaço a partir de referências: visuais, auditivas, tácteis.

Objetos

  • Explorar as qualidades físicas dos objetos relacionando-os com o corpo.
  • Explorar as transformações de objetos: imaginando-os com outras características, utilizando-os em ações.
  • Inventar e utilizar máscaras e fantoches.

JOGOS DRAMÁTICOS

Linguagem não verbal

  • Utilizar espontaneamente, atitudes, gestos, movimentos.
  • Reagir espontaneamente, por gestos/movimentos a: sons, palavras, ilustrações, atitudes, gestos.
  • Improvisar individualmente atitudes, gestos, movimentos a partir de diferentes estímulos.

Linguagem verbal

  • Participar na elaboração oral de uma história.
  • Improvisar um diálogo ou uma pequena história.
  • Experimentar diferentes formas de dizer um texto.

Linguagem verbal e gestual

  • Improvisar palavras, sons, atitudes, gestos e movimentos ligados a uma ação precisa.
  • Construir sequências de situações recriadas ou imaginadas.
  • Elaborar, previamente, em grupo, os vários momentos do desenvolvimento de uma situação.

EXPRESSÃO PLÁSTICA

DESCOBERTA E ORGANIZAÇÃO PROGRESSIVA DE VOLUMES

Modelagem e escultura

  • Explorar e tirar partido da resistência e plasticidade de diversos materiais.
  • Modelar usando as mãos.

Construções

  • Fazer e desmanchar construções.
  • Inventar e construir objetos utilizando diversos materiais.

DESCOBERTA E ORGANIZAÇÃO PROGRESSIVA DE SUPERFÍCIES

Desenho

  • Desenhar livremente, utilizando várias técnicas.
  • Desenhar de forma orientada.

Pintura

  • Pintar livremente, explorando diversas técnicas.
  • Realizar atividades de pintura sugerida.

EXPLORAÇÃO DE TÉCNICAS DIVERSAS DE EXPRESSÃO

Recorte colagem e dobragem

  • Explorar as possibilidades de diferentes materiais.
  • Fazer dobragens, recorte e colagem, realizando composições.

Impressão

  • Fazer estampagens utilizando materiais diversos.

Tecelagem e costura

  • Colaborar em tapeçarias com diferentes técnicas e materiais.

Fotografia, transparências e meios audiovisuais

  • Utilizar o IPad para recolha de imagens.
  • Construir, associar imagens e som.

Cartazes

  • Fazer composições com fim comunicativo.