3º Ano
“Eu sou, eu quero, eu posso!”
Eis a proposta a que te desafio nesta grande caminhada do terceiro ano.
Querer é poder, é ter força de vontade, ter coragem em superar e ir mais além.
Proponho-te um olhar mais atento a tudo o que nos rodeia com maior envolvimento e dinamismo para uma realização plena na construção de uma atitude sábia, responsável e mais ativa como agente de mudança nas práticas e nas ações.
Gradualmente e em consciência faremos escolhas, traçaremos caminhos, adequando os nossos comportamentos a um propósito com sentido!
Mais conscientes e informados, seremos parceiros na construção de um Mundo melhor e mais sustentável!
Bem-vindos ao 3º ano!
A professora
Maria de Jesus Machado

Professora 1º Ciclo
Planificação Anual 1º Ciclo – 3º Ano
PORTUGUÊS
Oralidade
- Interpretar o essencial de discursos orais sobre temas conhecidos.
- Identificar, organizar e registar informação relevante em função dos objetivos de escuta.
- Fazer inferências, esclarecer dúvidas, identificar diferentes intencionalidades comunicativas.
- Falar com clareza e articular de modo adequado as palavras.
- Gerir adequadamente a tomada de vez na comunicação oral, com respeito pelos princípios da coordenação e da cortesia.
- Usar a palavra com propriedade para expor conhecimentos e apresentar narrações.
Leitura
- Ler textos com caraterísticas narrativas e descritivas, associadas a diferentes finalidades( informativas, lúdicas, estéticas.
- Distinguir nos textos caraterísticas da banda desenhada ( estruturação, finalidade).
- Ler textos com entoação e ritmos adequados.
- Realizar leitura silenciosa e autónoma.
- Mobilizar as suas experiências e saberes no processo de construção de sentido de texto.
- Identificar o tema e o assunto do texto ou de partes do texto.
- Exprimir uma opinião crítica acerca de aspetos do texto ( do conteúdo e/ ou da forma).
Educação Literária
- Ouvir ler obras literárias e textos da tradição.
- Ler integralmente narrativas, por iniciativa própria ou de outrem.
- Antecipar o(s) temas com base em noções elementares do género em elementos do paratexto e em textos visuais( ilustrações).
- Compreender textos narrativos, poéticos e dramáticos, escutados ou lidos.
- Fazer a leitura dramatizada de obras literárias.
- Manifestar ideias, sentimentos e pontos de vista suscitados pelas histórias ouvidas ou lidas.
- Desenvolver um projeto de leitura que implique seleção de obras, a partir de preferências do aluno previamente discutidas em aula.
Escrita
- Indicar as diferentes possibilidades de representar graficamente os fonemas para as relações fonema-grafema e grafema-fonema mais frequentes.
- Registar e organizar ideias na planificação de textos estruturados com introdução, desenvolvimento e conclusão.
- Redigir textos com utilização correta das formas de representação escrita( grafia, pontuação e translineação, configuração gráfica e sinais auxiliares de escrita).
- Avaliar os próprios textos com consequente aperfeiçoamento.
- Escrever textos de géneros variados , adequados a finalidades como narrar e informar, em diferentes suportes.
- Exprimir opiniões e fundamentá-las.
- Recriar pequenos textos em diferentes formas de expressão ( verbal , gestual, corporal, musical, plástica).
Gramática
- Distinguir sílaba tónica de átona e acento prosódico de acento gráfico.
- Recorrer de modo intencional e adequado a conetores diversificados, em textos orais e escritos.
- Usar frases complexas para exprimir sequências ( tão que , para que ).
- Mobilizar adequadamente as regras de ortografia.
MATEMÁTICA
Capacidades Matemáticas
- Reconhecer e aplicar as etapas do processo de resolução de problemas.
- Formular problemas.
- Extrair a informação essencial de um problema.
- Estruturar a resolução de problemas por etapas e identificar padrões no processo de resolução.
- Ouvir os outros, questionar e discutir as ideias de forma fundamentada e, contrapor argumentos.
- Usar representações múltiplas para demonstrar compreensão, raciocinar e exprimir ideias e processos matemáticos.
- Usar a linguagem simbólica matemática e reconhecer o seu valor.
- Identificar a presença da Matemática em contextos externos e compreender o seu papel na criação e construção da realidade.
Números
- Ler, representar, comparar e ordenar números naturais, pelo menos, até 10 000, em contextos variados, usando uma diversidade de representações.
- Reconhecer os numerais ordinais até 100.º, em contextos variados.
- Reconhecer e usar o valor posicional de um algarismo no sistema de numeração decimal para descrever e representar números incluindo a representação com materiais de base 10.
- Usar a estrutura multiplicativa do sistema decimal para compreender a grandeza dos números.
- Compor e decompor números naturais até 10 000 de diversas formas, usando diversos recursos e representações.
- Compreender e usar com fluência estratégias de cálculo mental diversificadas para produzir o resultado de um cálculo.
- Mobilizar os factos básicos da adição/subtração e da multiplicação/ divisão e as propriedades das operações para realizar cálculo mental.
- Representar, de forma eficaz, as estratégias de cálculo mental usadas, recorrendo a representações múltiplas, nomeadamente à representação na reta numérica e à representação horizontal do cálculo.
- Aplicar estratégias de cálculo mental de modo formal e registar os raciocínios realizados, usando as representações simbólicas da matemática.
- Comparar e apreciar, em situações concretas, a eficácia de diferentes estratégias de cálculo mental, explicando as suas ideias.
- Produzir estimativas através do cálculo mental, adequado à situação em contexto.
- Interpretar e modelar situações com a adição/subtração e resolver problemas associados.
- Decidir qual a estratégia mais adequada para produzir o resultado de uma operação e explicar as suas ideias.
- Compreender e usar o algoritmo da adição/subtração com números naturais até quatro algarismos, relacionando-o com processos de cálculo mental formal que recorrem à decomposição decimal.
Álgebra
- Continuar uma sequência de crescimento respeitando uma regra de formação dada ou regularidades identificadas.
- Decidir sobre a correção de igualdades aritméticas e justificar as suas ideias.
- Comparar expressões numéricas usando a simbologia <, > e =, para exprimir o resultado dessa comparação e explicar as suas ideias.
- Investigar, formular e justificar conjeturas sobre relações numéricas em contextos diversos.
- Estabelecer relações entre a paridade das parcelas e a paridade da soma na adição de dois números naturais.
- Reconhecer a relação de dependência entre quantidades ou grandezas em contextos diversos, estabelecendo conexões matemáticas.
- Interpretar e modelar situações com variação de quantidades ou grandezas e resolver problemas associados.
- Usar desenhos, esquemas, diagramas e tabelas para resolver problemas com variação de quantidades ou grandezas, transitando de forma fluente entre diferentes representações.
Dados
- Formular questões estatísticas sobre uma caraterística quantitativa discreta.
- Definir quais os dados a recolher num estudo e onde devem ser recolhidos, incluindo fontes secundárias.
- Selecionar criticamente um método de recolha de dados adequado a um estudo, reconhecendo que diferentes métodos têm implicações para as conclusões do estudo.
- Usar tabelas de frequência absolutas para organizar dados referentes a uma caraterística quantitativa discreta e indicar o respetivo título.
- Analisar representações gráficas e discutir criticamente a sua adequabilidade, desenvolvendo a literacia estatística.
- Identificar a(s) moda(s) , o mínimo e o máximo num conjunto de dados quantitativos discretos.
- Ler, interpretar e discutir a distribuição de dados, relacionando tabelas, representações gráficas e medidas.
- Retirar conclusões, fundamentar decisões e colocar novas questões suscitadas pelas conclusões obtidas.
Geometria e Medida
- Descrever posições recorrendo à identificação de coordenadas, comunicando de forma fluente.
- Ler e utilizar mapas ou vistas aéreas, estabelecendo conexões matemáticas com a realidade.
- Ler e escrever a medida do tempo em horas e minutos em relógios analógicos e digitais.
- Relacionar horas, minutos e segundos.
- Medir o tempo utilizando diferentes instrumentos.
- Estimar o tempo de duração de acontecimentos.
- Resolver problemas que envolvam o tempo, em diversos contextos e comparar diferentes estratégias de resolução.
ESTUDO DO MEIO
Sociedade / Natureza / Tecnologia
- Identificar diferenças e semelhanças entre o passado e o presente e o presente de um lugar quanto a aspetos naturais, sociais, culturais e tecnológicos.
- Reconhecer as unidades de tempo: década, século e milénio e as referências temporais a.C. e d. C. .
- Relacionar datas e factos importantes para a compreensão da história local ( origem da povoação, batalhas, lendas históricas, personagens/ personalidades históricas , feriado municipal).
- Reconhecer vestígios do passado local:
- construções;
- instrumentos antigos e atividades a que estavam ligados;
- costumes e tradições.
- Reconstituir o passado de uma instituição local (escola, autarquia, instituições religiosas, associações, etc.)recorrendo a fontes orais e documentais.
- Reconhecer o papel dos media na informação sobre o mundo atual.
- Reconhecer as potencialidades da internet, utilizando as tecnologias de informação e da comunicação com segurança e respeito, mantendo as informações pessoais em sigilo.
- Utilizar informações e simbologias como linguagem específica da tecnologia.
- Utilizar instrumentos de medida para orientação e localização no espaço de elementos naturais e humanos do meio local e da região onde vive, tendo como referência os pontos cardeais.
- Identificar alguns Estados >Europeus, localizando-os no mapa da Europa.
- Reconhecer casos de desrespeito dos direitos consagrados na Convenção sobre Direitos da Criança, sabendo como atuar em algumas situações , nomeadamente que pode recorrer ao apoio de um adulto.
CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO
Interculturalidade
- Compreender o conceito de cultura;
- Reconhecer que existem diferentes culturas e cada uma é válida pela sua essência e que merecem respeito e paz;
- Reconhecer que as culturas são enriquecidas pelo contato com outras pessoas.
Direitos Humanos
- Aprofundar o conhecimento pelos direitos humanos;
- Conhecer instituições internacionais que apoiam e desenvolvem trabalho no âmbito dos direitos humanos, por exemplo: Amnistia Internacional;
- Reconhecer os princípios e valores em que a igualdade, a não discriminação, a dignidade e o respeito subjazem a todos os aspetos da vida de uma sociedade justa;
- Identificar e propor estratégias de melhoria na nossa sociedade;
- Manifestar atitudes promotoras de princípios ativistas da comunidade global.
EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA
Modelagem e escultura
- Explorar e tirar partido da resistência e plasticidade de diferentes materiais.
- Modelar e esculpir com as mãos e outros utensílios.
Construções
- Ligar / colar / atar / agrafar / pregar elementos para uma construção.
- Desmontar / montar / inventar novos objetos utilizando diferentes materiais.
- Fazer diferentes tipos de construção a partir de diferentes materiais.
Desenho de expressão livre e atividades gráficas sugeridas
- Desenhar livremente em diferentes suportes.
- Explorar as possibilidades técnicas de diferentes materiais e utensílios.
Pintura de expressão livre e atividades de pintura sugerida
- Pintar livremente em suportes neutros.
- Explorar as possibilidades técnicas de diferentes materiais e utensílios.
Recorte, colagem e dobragem
- Explorar as possibilidades de diferentes materiais para fazer composições e dobragens.
- Explorar a terceira dimensão, a partir da superfície.
Impressão
- Estampar e imprimir com diferentes materiais.
Tecelagem e costura
- Colaborar em tapeçarias com diferentes técnicas e materiais.
Fotografia, transparências e meios áudio - visuais
- Utilizar a máquina fotográfica / Câmara do ipad para a recolha de imagens.
- Construir sequências de imagens e fazer montagens áudio -visuais simples.
Cartazes
- Fazer composições com fim comunicativo.
EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO DRAMÁTICA
Corpo
- Movimentar-se de forma livre e pessoal explorando atitudes e a sua respiração.
- Explorar as diferentes possibilidades expressivas.
Voz
- Experimentar, explorar e reproduzir diferentes sons.
Espaço
- Explorar e adaptar a diferentes espaços os movimentos e a voz.
- Explorar diferentes formas de se deslocar.
- Orientar-se no espaço a partir de referências visuais, auditivas, tácteis.
- Deslocar-se em coordenação com um par.
- Explorar mudanças de nível.
Objetos
- Explorar as qualidades físicas dos objetos e as suas relações possíveis com o corpo.
- Deslocar-se com o apoio de um objeto e explorar as suas possíveis transformações. Inventar e utilizar máscaras, fantoches, marionetas…
Linguagem não verbal
- Utilizar espontaneamente, atitudes, gestos, movimentos.
- Reagir espontaneamente a diferentes estímulos
- Reproduzir movimentos: em espelho.
- Improvisar individualmente a partir de diferentes estímulos.
- Mimar a dois ou em pequenos grupos, atitudes, gestos ou movimentos.
Linguagem verbal
- Improvisar um diálogo ou uma pequena história a partir de um estímulo.
- Participar em jogos de associação de palavras por afinidades sonoras ou semânticas. Experimentar diferentes maneiras de dizer um texto.
- Inventar novas linguagens sonoras ou onomatopaicas.
Linguagem verbal e gestual
- Improvisar palavras, sons, atitudes, gestos e movimentos ligados a uma ação precisa ou a uma sequência de ações.
- Improvisar situações usando diferentes tipos de máscaras.
- Inventar, construir e utilizar adereços e cenários.
- Elaborar, previamente, em grupo, os vários momentos do desenvolvimento de uma situação.
ESCOLA AZUL
Objetivos a desenvolver transversalmente nas diferentes áreas curriculares no âmbito do projeto escola azul:
Objetivos gerais:
- Compreender os princípios da literacia do oceano.
- Comunicar sobre o oceano de forma consciente e informada.
- Agir, intervir e decidir para promover uma sociedade mais azul.
Objetivos específicos:
- Desenvolver o conhecimento dos diferentes tipos de poluição marítima.
- Identificar as principais fontes de lixo nas praias.
- Conhecer o tempo de degradação dos diferentes resíduos sólidos que se encontram na praia e nos oceanos.
- Identificar os principais tipos de resíduos sólidos que se acumulam nas praias e nos oceanos.
- Refletir sobre os impactos negativos do lixo nas praias.
- Promover a mudança de atitudes e comportamentos das pessoas no seu quotidiano para um melhor Ambiente.
- Incentivar a prática e a importância de reciclar.
- Descobrir que o aproveitamento de alguns tipos de lixo pode ajudar o Ambiente.