3º Ano

Queridos alunos,
sejam bem-vindos ao 3.º ano!

Depois das merecidas férias,
uma nova etapa vos espera.
Entusiasmados para esta viagem?

Com os amigos os livros vamos explorar.
Novas matérias vamos descobrir,
e, juntos, muito iremos aprender.

Lembrem-se… na escola podem sonhar, brincar, crescer, perguntar e errar!
Nunca desistam, acreditem sempre,
eu sei que são capazes!

Aqui, todos somos uma equipa,
Peçam ajuda e ajudem os outros. Juntos, conseguimos tudo!

Vamos saborear cada momento,
valorizar cada conquista, cada descoberta. Vamos viver cada dia com alegria!

Juntos, teremos uma ano inesquecível, e cheio de sucessos!

Até já,

A professora
Cátia Henrique

Cátia Henrique
Professora 1º Ciclo

Planificação Anual 1º Ciclo – 3º Ano

PORTUGUÊS

ORALIDADE

Compreensão

  • Interpretar o essencial de discursos orais sobre temas conhecidos.
  • Identificar, organizar e registar informação relevante em função dos objetivos de escuta.
  • Fazer inferências, esclarecer dúvidas, identificar diferentes intencionalidades comunicativas.

Expressão

  • Falar com clareza e articular de modo adequado as palavras.
  • Gerir adequadamente a tomada de vez na comunicação oral, com respeito pelos princípios da cooperação e da cortesia;
  • Usar a palavra com propriedade para expor conhecimentos e apresentar narrações.
  • Planear, produzir e avaliar os seus próprios textos orais.
  • Detetar semelhanças e diferenças entre o texto oral e o texto escrito.

LEITURA

  • Ler textos com características narrativas e descritivas, associados a diferentes finalidades (informativas, lúdicas, estéticas).
  • Distinguir nos textos características da notícia, da carta, do convite e da banda desenhada (estruturação, finalidade).
  • Ler textos com entoação e ritmo adequados.
  • Realizar leitura silenciosa e autónoma.
  • Mobilizar as suas experiências e saberes no processo de construção de sentidos do texto.
  • Identificar o tema e o assunto do texto ou de partes do texto.
  • Exprimir uma opinião crítica acerca de aspetos do texto (do conteúdo e/ou da forma).

ESCRITA

  • Indicar as diferentes possibilidades de representar graficamente os fonemas para as relações fonema–grafema e grafema–fonema mais frequentes.
  • Registar e organizar ideias na planificação de textos estruturados com introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Redigir textos com utilização correta das formas de representação escrita (grafia, pontuação e translineação, configuração gráfica e sinais auxiliares da escrita).
  • Avaliar os próprios textos com consequente aperfeiçoamento.
  • Escrever textos géneros variados, adequados a finalidades como narrar e informar, em diferentes suportes.
  • Exprimir opiniões e fundamentá-las.
  • Recriar pequenos textos em diferentes formas de expressão (verbal, gestual, corporal, musical, plástica).

EDUCAÇÃO LITERÁRIA

  • Ouvir ler obras literárias e textos da tradição popular.
  • Ler integralmente narrativas, poemas e texto dramático, por iniciativa própria ou de outrem.
  • Antecipar o(s) tema(s) com base em noções elementares de género (contos de fada, lengalengas, poemas, etc.) em elementos do paratexto e em textos visuais (ilustrações).
  • Compreender textos narrativos, poéticos e dramáticos, escutados ou lidos.
  • Ler poemas em público, com segurança.
  • Fazer a leitura dramatizada de obras literárias.
  • Manifestar ideias, sentimentos e pontos de vista suscitados pelas histórias ouvidas ou lidas.
  • Apresentar obras literárias em público, através da leitura de poemas e da representação de textos dramáticos.
  • Desenvolver um projeto de leitura que implique seleção de obras, a partir de preferências do aluno previamente discutidas em aula.

GRAMÁTICA

  • Distinguir sílaba tónica de átona e acento prosódico de acento gráfico.
  • Identificar a classe das palavras: determinante (possessivo e demonstrativo), quantificador numeral e advérbio.
  • Conjugar verbos regulares e irregulares no presente, no pretérito perfeito e no futuro do modo indicativo.
  • Utilizar apropriadamente os tempos verbais para exprimir anterioridade, posterioridade e simultaneidade.
  • Manipular diferentes processos para expressar noções de grau numa frase.
  • Reconhecer a frase a partir dos seus grupos constituintes (grupo nominal e grupo verbal) e das funções sintáticas centrais (sujeito e predicado).
  • Distinguir tipos de frase e o valor afirmativo ou negativo dos enunciados.
  • Recorrer de modo intencional e adequado a conectores diversificados, em textos orais e escritos.
  • Usar frases complexas para exprimir sequências ([tão] que, para que).
  • Depreender o significado de palavras a partir da sua análise e a partir das múltiplas relações que podem estabelecer entre si.
  • Deduzir significados de palavras e/ou expressões que não correspondam ao sentido literal.
  • Conhecer a família de palavras como modo de organização do léxico.
  • Mobilizar adequadamente as regras de ortografia.

MATEMÁTICA

CAPACIDADES MATEMÁTICAS

Resolução de problemas

  • Reconhecer e aplicar as etapas do processo de resolução de problemas.
  • Formular problemas a partir de uma situação dada.
  • Aplicar e adaptar estratégias diversas de resolução de problemas, em diversos contextos.

Raciocínio matemático

  • Formular e testar generalizações a partir da identificação de regularidades.
  • Classificar objetos atendendo às suas características.
  • Justificar que uma generalização é verdadeira ou falsa.

Pensamento computacional

  • Extrair a informação essencial de um problema.
  • Estruturar a resolução de problemas por etapas de menor complexidade de modo a reduzir a dificuldade do problema.
  • Reconhecer ou identificar padrões no processo de resolução de um problema e aplicar os que se revelam eficazes na resolução de outros problemas semelhantes.

Comunicação matemática

  • Descrever a sua forma de pensar acerca de ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito.
  • Ouvir os outros, questionar e discutir as ideias de forma fundamentada, e contrapor argumentos.

Representações matemáticas

  • Ler e interpretar ideias e processos matemáticos expressos por representações diversas.
  • Usar representações múltiplas para demonstrar compreensão, raciocinar e exprimir ideias e processos matemáticos.
  • Usar a linguagem simbólica matemática e reconhecer o seu valor para comunicar.

Conexões matemáticas

  • Reconhecer e usar conexões entre ideias matemáticas de diferentes temas.
  • Aplicar ideias matemáticas na resolução de problemas de contextos diversos (outras áreas do saber, realidade, profissões).
  • Identificar a presença da Matemática em contextos externos e compreender o seu papel na criação e construção da realidade.
  • Interpretar matematicamente situações do mundo real, construir modelos matemáticos adequados, e reconhecer a utilidade e poder da Matemática na previsão e intervenção nessas situações.

NÚMEROS

Números naturais

  • Ler, representar, comparar e ordenar números naturais, pelo menos, até 10 000, em contextos variados, usando uma diversidade de representações.
  • Arredondar números naturais à dezena, centena ou unidade de milhar mais próxima, de acordo com a adequação da situação.
  • Reconhecer os numerais ordinais até ao 100.º, em contextos variados.

Sistema de numeração decimal

  • Reconhecer e usar o valor posicional de um algarismo no sistema de numeração decimal para descrever e representar números, incluindo a representação com materiais de base 10.
  • Usar a estrutura multiplicativa do sistema decimal para compreender a grandeza dos números.

Relações numéricas

  • Compor e decompor números naturais até ao 10 000 de diversas formas, usando diversos recursos e representações.
  • Compreender e usar a regra para calcular o produto de um número por 10, 100 e 1000.
  • Compreender e automatizar os factos básicos da multiplicação (tabuadas do 8, 6, 9, e 7) e a sua relação com a divisão.

Frações

  • Reconhecer a fração como possibilidade de representar uma relação parte-todo e de quociente.
  • Explicar o significado do numerador e do denominador de uma fração em contexto da resolução de problemas.
  • Representar uma fração de diversas formas.
  • Comparar e ordenar frações com o mesmo denominador em contextos diversos, recorrendo a representações múltiplas.
  • Reconhecer a equivalência entre diferentes frações que representem a metade, a quarta parte e a terça parte.

Cálculo mental

  • Compreender e usar com fluência estratégias de cálculo mental diversificadas para produzir o resultado de um cálculo. Mobilizar os factos básicos da adição/subtração e da multiplicação/divisão, e as propriedades das operações para realizar cálculo mental.
  • Representar, de forma eficaz, as estratégias de cálculo mental usadas, recorrendo a representações múltiplas, nomeadamente à representação na reta numérica e à representação horizontal do cálculo.
  • Aplicar estratégias de cálculo mental de modo formal e registar os raciocínios realizados, usando as representações simbólicas da matemática.
  • Comparar e apreciar, em situações concretas, a eficácia de diferentes estratégias de cálculo mental, explicando as suas ideias.
  • Produzir estimativas através do cálculo mental.

Operações

  • Interpretar e modelar situações com a multiplicação no sentido combinatório, e resolver problemas associados.
  • Interpretar e modelar situações com a adição/subtração e multiplicação/divisão e resolver problemas associados.
  • Decidir qual a estratégia mais adequada para produzir o resultado de uma operação e explicar as suas ideias.
  • Compreender e usar os algoritmos da adição e subtração com números naturais até quatro algarismos, relacionando-o com processos de cálculo mental formal que recorrem à decomposição.

ÁLGEBRA

Regularidades em sequências

  • Identificar e descrever o grupo de repetição de uma sequência.
  • Descrever, em linguagem natural, a regra de formação de uma sequência de repetição, explicando as suas ideias.
  • Identificar e descrever regularidades em sequências de crescimento, explicando as suas ideias.
  • Continuar uma sequência de crescimento respeitando uma regra de formação dada ou regularidades identificadas.
  • Estabelecer a correspondência entre a ordem do termo de uma sequência e o termo.
  • Prever um termo não visível de uma sequência de crescimento, e justificar a previsão.
  • Criar e modificar sequências, usando materiais manipuláveis e outros recursos.
  • Formular e testar conjeturas relativas a regularidades nas sequências de múltiplos de números.

Expressões e relações

  • Reconhecer expressões numéricas equivalentes, envolvendo a multiplicação.
  • Decidir sobre a correção de igualdades aritméticas e justificar as suas ideias.
  • Completar igualdades aritméticas, envolvendo a multiplicação.
  • Comparar expressões numéricas, usando a simbologia >, < e =, para exprimir o resultado dessa comparação e explicar as suas ideias.
  • Interpretar e modelar situações com variação de quantidades ou grandezas e resolver problemas associados.
  • Usar desenhos, esquemas, diagramas e tabelas para resolver problemas com variação de quantidades ou grandezas, transitando de forma fluente entre diferentes representações.
  • Reconhecer a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição e expressar em linguagem natural o seu significado.

DADOS

Questões estatísticas, recolha e organização de dados

  • Formular questões estatísticas sobre uma característica quantitativa discreta.
  • Definir quais os dados a recolher num estudo e onde devem ser recolhidos, incluindo fontes secundárias.
  • Selecionar criticamente um método de recolha de dados adequado a um estudo, reconhecendo que diferentes métodos têm implicações para as conclusões do estudo.
  • Recolher dados através de um dado método de recolha.
  • Usar tabelas de frequência absolutas para organizar dados referentes a uma característica quantitativa discreta, e indicar o respetivo título

Representações gráficas

  • Representar dados quantitativos discretos através de diagramas de caule e folhas, incluindo fonte, título e legenda.
  • Decidir sobre qual(ais) a(s) representação(ões) gráfica(s) a adotar num dado estudo e justificar a(s) escolha(s).
  • Analisar representações gráficas.

Análise de dados

  • Identificar a(s) moda(s) num conjunto de dados quantitativos.
  • Reconhecer o mínimo e o máximo num conjunto de dados quantitativos.
  • Ler, interpretar e discutir a distribuição dos dados, relacionando tabelas, representações gráficas e medidas, salientando criticamente os aspetos mais relevantes, ouvindo os outros e discutindo de forma fundamentada.
  • Retirar conclusões, fundamentar decisões e colocar novas questões suscitadas pelas conclusões obtidas, a perseguir em eventuais futuros estudos.

Comunicação e divulgação de um estudo

  • Elaborar um infográfico que apoie a apresentação de um estudo realizado, de forma rigorosa, eficaz, apelativa e não enganadora, comunicando de forma fluente.
  • Exprimir a maior ou menor convicção sobre a ocorrência de acontecimentos que resultam de fenómenos aleatórios (que envolvam o acaso), usando as ideias de “impossível”, “possível” e “certo”.
  • Usar a convicção sobre a ocorrência de acontecimentos que resultam de fenómenos aleatórios (que envolvam o acaso) para fazer previsões e tomar decisões informadas.

GEOMETRIA E MEDIDA

Orientação espacial

  • Descrever posições recorrendo à identificação de coordenadas, comunicando de forma fluente.
  • Ler e utilizar mapas ou vistas aéreas, estabelecendo conexões matemáticas com a realidade.

Sólidos

  • Descrever características dos prismas e das pirâmides regulares e distingui-los.
  • Formular e testar conjeturas que envolvam relações entre as faces, vértices e arestas de prismas ou de pirâmides regulares.

Figuras planas

  • Compreender o conceito de ângulo e identificar ângulos retos, rasos, agudos, obtusos e giros, estabelecendo conexões matemáticas com outras áreas do saber.

Operações com figuras

  • Obter a imagem de uma figura plana simples por reflexão, a partir de eixos de reflexão, horizontais ou verticais, exteriores à figura.
  • Obter a imagem de uma figura plana simples por rotação, com centro num ponto exterior à figura, com amplitude de rotação de quartos de volta (90º) ou de meias voltas (180º).

Comprimento

  • Reconhecer o quilómetro e o milímetro como unidades de medida convencionais e medir comprimentos usando estas unidades.
  • Estimar a medida de um comprimento usando unidades de medida convencionais e explicar as razões da sua estimativa.
  • Resolver problemas que envolvam comprimentos, usando unidades de medida convencionais, comparando criticamente diferentes estratégias da resolução.

Área

  • Reconhecer figuras equivalentes.
  • Estimar a medida de área de uma figura plana por enquadramento e explicar as razões da sua estimativa.
  • Interpretar situações que envolvam área e resolver problemas associados.

Massa

  • Compreender a que se refere a massa de um objeto e comparar e ordenar objetos segundo a massa, em contextos diversos.
  • Medir a massa de um objeto, usando unidades de medida convencionais (quilograma e grama) e relacioná-las.
  • Reconhecer valores de referência de massa (125 g, 250 g, 500 g, 1 kg) e estabelecer relações entre eles.
  • Estimar a medida da massa de objetos, usando unidades de medida convencionais, e explicar as razões da sua estimativa.
  • Resolver problemas que envolvam a massa, usando unidades de medida convencionais.

Tempo

  • Ler e escrever a medida do tempo em horas e minutos em relógios analógicos e digitais.
  • Relacionar horas, minutos e segundos.
  • Estimar o tempo de duração de acontecimentos e explicar as razões da sua estimativa.
  • Resolver problemas que envolvam o tempo.

Dinheiro

  • Elaborar e analisar listas de compras com diferentes fins, incluindo a estimativa dos custos, reconhecendo a importância do dinheiro para a aquisição de bens e distinguindo entre bens de primeira necessidade e bens supérfluos.
  • Comparar diferentes formas de poupar, reconhecendo a importância da poupança.

ESTUDO DO MEIO

SOCIEDADE

  • Reconhecer as unidades de tempo: década, século e milénio e as referências temporais a.C. e d.C..
  • Relacionar datas e factos importantes para a compreensão da história local.
  • Reconhecer vestígios do passado local: construções; instrumentos antigos e atividades a que estavam ligados; costumes e tradições.
  • Reconstituir o passado de uma instituição local (escola, autarquia, instituições religiosas, associações, etc.), recorrendo a fontes orais e documentais.
  • Reconhecer e valorizar a diversidade de etnias e culturas existentes na sua comunidade.
  • Identificar alguns Estados Europeus, localizando-os no mapa da Europa.
  • Reconhecer a existência de semelhanças e diferenças entre os diversos povos europeus, valorizando a sua diversidade.

NATUREZA

  • Conhecer procedimentos adequados em situação de queimaduras, hemorragias, distensões, fraturas, mordeduras de animais e hematomas.
  • Relacionar hábitos quotidianos com estilos de vida saudável, reconhecendo que o consumo de álcool, de tabaco e de outras drogas é prejudicial para a saúde.
  • Compreender que os seres vivos dependem uns dos outros, nomeadamente através de relações alimentares, e do meio físico, reconhecendo a importância da preservação da Natureza.
  • Reconhecer que os seres vivos se reproduzem e que os seus descendentes apresentam características semelhantes aos progenitores, mas também diferem em algumas delas.
  • Relacionar fatores do ambiente (ar, luz, temperatura, água, solo) com condições indispensáveis a diferentes etapas da vida das plantas e dos animais, a partir da realização de atividades experimentais.
  • Localizar, no planisfério ou no globo terrestre, as principais formas físicas da superfície da Terra (continentes, oceanos, cadeias montanhosas, rios, florestas, desertos).
  • Distinguir formas de relevo (diferentes elevações, vales e planícies) e recursos hídricos (cursos de água, oceano, lagos, lagoas, etc.), do meio local, localizando-os em plantas ou mapas de grande escala.
  • Identificar os diferentes agentes erosivos (vento, águas correntes, ondas, precipitação, etc.), reconhecendo que dão origem a diferentes paisagens à superfície da Terra.
  • Relacionar os movimentos de rotação e translação da Terra com a sucessão do dia e da noite e a existência de estações do ano.
  • Compreender, recorrendo a um modelo, que as fases da Lua resultam do seu movimento em torno da Terra e dependem das posições relativas da Terra e da Lua em relação ao Sol.
  • Utilizar instrumentos de medida para orientação e localização no espaço de elementos naturais e humanos do meio local e da região onde vive, tendo como referência os pontos cardeais.
  • Distinguir as diferenças existentes entre sólidos, líquidos e gases.
  • Identificar a existência de transformações reversíveis (condensação, evaporação, solidificação, dissolução, fusão).

TECNOLOGIA

  • Comparar o comportamento da luz no que respeita à linearidade da sua propagação em diferentes materiais (transparentes, translúcidos e opacos).
  • Estabelecer uma relação de causa-efeito decorrente da aplicação de uma força sobre um objeto e do movimento exercido sobre o mesmo em diferentes superfícies.
  • Reconhecer o efeito das forças de atração e repulsão na interação entre magnetes.
  • Utilizar informações e simbologias como linguagem específica da tecnologia.

SOCIEDADE/ NATUREZA/ TECNOLOGIA

  • Distinguir diferentes formas de interferência do Oceano na vida humana (clima, saúde, alimentação, etc.).
  • Reconhecer o modo como as modificações ambientais (desflorestação, incêndios, assoreamento, poluição) provocam desequilíbrios nos ecossistemas e influenciam a vida dos seres vivos (sobrevivência, morte e migração) e da sociedade.
  • Identificar diferenças e semelhanças entre o passado e o presente de um lugar quanto a aspetos naturais, sociais, culturais e tecnológicos.
  • Reconhecer as potencialidades da internet, utilizando as tecnologias de informação e da comunicação com segurança e respeito, mantendo as informações pessoais em sigilo.
  • Reconhecer o papel dos media na informação sobre o mundo atual.
  • Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicá-los, reconhecendo como se constrói o conhecimento.

CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

INTERCULTURALIDADE

  • Compreender o conceito de cultura;
  • Reconhecer que existem diferentes culturas e cada uma é válida pela sua essência e que merecem respeito e paz;
  • Reconhecer que as culturas são enriquecidas pelo contato com outras pessoas.

DIREITOS HUMANOS

  • Aprofundar o conhecimento pelos direitos humanos;
  • Conhecer instituições internacionais que apoiam e desenvolvem trabalho no âmbito dos direitos humanos, por exemplo: Amnistia Internacional;
  • Reconhecer os princípios e valores em que a igualdade, a não discriminação, a dignidade e o respeito subjazem a todos os aspetos da vida de uma sociedade justa;
  • Identificar e propor estratégias de melhoria na nossa sociedade;
  • Manifestar atitudes promotoras de princípios ativistas da comunidade global.

IGUALDADE DE GÉNERO

  • Manifestar atitudes de respeito, de solidariedade, de cooperação, de responsabilidade, na relação com os que lhe são próximos (dia do obrigado) e a aceitação de cada um pelas suas caraterísticas individuais;
  • Identificar as suas próprias dificuldades e potencialidades e aprofundar o seu autoconhecimento;
  • Compreender que o sucesso nas diferentes áreas disciplinares não depende do sexo, mas sim de trabalho e empenho;
  • Reconhecer que as dificuldades podem ser superadas através do trabalho cooperativo e da entreajuda.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

  • Compreender os conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação.
  • Manifestar atitudes positivas conducentes à preservação do ambiente próximo sendo capaz de apresentar propostas de intervenção, nomeadamente comportamentos que visem os três “R”;
  • Adquirir competências para contribuir ativamente numa sociedade mais amiga do ambiente.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

  • Compreender o conceito de sustentabilidade e compreender que a sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema e a maneira como se deve agir em relação à natureza;
  • Reconhecer que um recurso natural explorado de modo sustentável durará para sempre e com condições de também ser explorado por gerações futuras;
  • Reconhecer os conceitos de consumo, recursos naturais, crise ambiental, efeito estufa, tipos de lixo, reciclagem.

ARTES VISUAIS

APROPRIAÇÃO E REFLEXÃO

  • Observar os diferentes universos visuais (obras e artefactos de arte – pintura, escultura, desenho, assemblage, colagem, fotografia, instalação, land´art, banda desenhada, design, arquitetura, artesanato, multimédia, linguagens cinematográficas, entre outros), utilizando um vocabulário específico e adequado.
  • Mobilizar a linguagem elementar das artes visuais.

INTERPRETAÇÃO E COMUNICAÇÃO

  • Dialogar sobre o que vê e sente, de modo a construir múltiplos discursos e leituras da(s) realidade(s).
  • Compreender a intencionalidade dos símbolos e dos sistemas de comunicação visual.
  • Apreciar as diferentes manifestações artísticas e outras realidades visuais.
  • Captar a expressividade contida na linguagem das imagens e/ou outras narrativas visuais.

EXPERIMENTAÇÃO E CRIAÇÃO

  • Integrar a linguagem das artes visuais, assim como várias técnicas de expressão nas suas experimentações: físicas e/ou digitais.
  • Experimentar possibilidades expressivas dos materiais e das diferentes técnicas, adequando o seu uso a diferentes contextos e situações.
  • Escolher técnicas e materiais de acordo com a intenção expressiva das suas produções plásticas.
  • Manifestar capacidades expressivas e criativas nas suas produções plásticas, evidenciando os conhecimentos adquiridos.
  • Apreciar os seus trabalhos e os dos seus colegas.

EXPRESSÃO DRAMÁTICA

APROPRIAÇÃO E REFLEXÃO 

  • Identificar diferentes estilos e géneros convencionais de teatro (comédia, drama, etc).
  • Identificar, em manifestações performativas, personagens, cenários, ambientes, situações cénicas, problemas e soluções da ação dramática.
  • Reconhecer diferentes formas de um ator usar a voz e o corpo.

INTERPRETAÇÃO E COMUNICAÇÃO

  • Distinguir, pela experimentação e pela reflexão, jogo dramático, improvisação e representação.
  • Exprimir opiniões pessoais e estabelecer relação entre acontecimentos da vida real e as situações dramáticas desenvolvidas em aula.

EXPERIMENTAÇÃO E CRIAÇÃO

  • Explorar as possibilidades motoras e expressivas do corpo em diferentes atividades.
  • Adequar as possibilidades expressivas da voz a diferentes contextos e situações de comunicação.
  • Construir personagens, em situações distintas e com diferentes finalidades.
  • Produzir, sozinho e em grupo, pequenas cenas a partir de dados reais ou fictícios, através de processos espontâneos e/ou preparados, antecipando e explorando intencionalmente formas de “entrada”, de progressão na ação e de “saída”.
  • Defender, oralmente e/ou em situações de prática experimental, as opções de movimento e escolhas vocais utilizados para comunicar uma ideia.

ESCOLA AZUL

Princípio 1 - A Terra tem um Oceano global e muito diverso

Localização no espaço e no tempo

  • Conhecer que a maior parte da superfície da terra é coberta por Oceano.
  • Descobrir que a maior parte da água da Terra encontra-se no Oceano e é salgada.
  • Observar os Oceanos no mapa e no globo.
  • Identificar o Oceano que banha a costa portuguesa.

Conhecimento do meio natural e social

  • Reconhecer o Oceano como parte integral do ciclo da água.
  • Reconhecer os rios como agentes de transporte de sais, sedimentos e poluentes para o Oceano.
  • Identificar as diferenças entre água doce e salgada a nível de densidade e salinidade.

Princípio 2 - O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra.

Localização no espaço e no tempo

  • Perceber que a ação das ondas e do vento vai alterando a paisagem das zonas costeiras.
  • Descobrir que a areia é constituída por fragmentos de animais, plantas, rochas e minerais.

Princípio 3 - O Oceano exerce uma influência importante no clima.

Conhecimento do meio natural e social

  • Reconhecer que a maior parte da precipitação resulta, originalmente, da água que se evapora do Oceano.

Princípio 5 - O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas

Conhecimento do meio natural e social

  • Reconhecer que a maior parte do espaço vital da Terra se encontra no Oceano.
  • Descobrir que a diversidade de alguns grupos de organismos é muito maior no Oceano do que em terra.
  • Reconhecer que no Oceano existem organismos de tamanho muito diversificado.
  • Descobrir o que é um ecossistema e reconhecer que o Oceano abriga vários.
  • Reconhecer que existem relações importantes entre os organismos que vivem no Oceano (alimentação).
  • Saber a importância das marés.

Princípio 6 - O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados

Conhecimento do meio natural e social / Dinamismo das inter-relações natural-social

  • Reconhecer que o Oceano fornece grande parte do oxigénio.
  • Reconhecer o Oceano como fonte de recursos vivos e não vivos, nomeadamente alimentos e medicamentos.
  • Associar o Oceano a diferentes profissões e meios de transporte.
  • Reconhecer que o Oceano é fonte de inspiração, recreação e descoberta.
  • Reconhecer que a atividade e o desenvolvimento humanos causam poluição e alterações físicas nas praias, costas e rios.
  • Reconhecer que todos somos responsáveis por proteger o Oceano.

Princípio 7 - Há muito por descobrir e explorar no Oceano

Conhecimento do meio natural e social

  • Descobrir estratégias para uma utilização sustentável dos recursos.

Dinamismo das inter-relações natural-social

  • Entender que as novas tecnologias potenciam a nossa capacidade de exploração e maior conhecimento do Oceano.