3º Ano

“Eu sou, eu quero, eu posso!”

Eis a proposta a que te desafio nesta grande caminhada do terceiro ano.

Querer é poder, é ter força de vontade, ter coragem em superar e ir mais além.

Proponho-te um olhar mais atento a tudo o que nos rodeia com maior envolvimento e dinamismo para uma realização plena na construção de uma atitude sábia, responsável  e mais ativa como agente de mudança nas práticas e nas ações.

Gradualmente e em consciência faremos escolhas, traçaremos caminhos, adequando os nossos comportamentos a um propósito com sentido!

Mais conscientes e informados, seremos parceiros na construção de um Mundo melhor e mais sustentável!

Bem-vindos ao 3º ano!

A professora
Maria de Jesus Machado

Maria de Jesus Machado
Professora 1º Ciclo

Planificação Anual 1º Ciclo – 3º Ano

PORTUGUÊS

Oralidade

  • Interpretar o essencial de discursos orais sobre temas conhecidos.
  • Identificar, organizar e registar informação relevante em função dos objetivos de escuta.
  • Fazer inferências, esclarecer dúvidas, identificar diferentes intencionalidades comunicativas.
  • Falar com clareza e articular de modo adequado as palavras.
  • Gerir adequadamente a tomada de vez na comunicação oral, com respeito pelos princípios da coordenação e da cortesia.
  • Usar a palavra com propriedade para expor conhecimentos e apresentar narrações.

Leitura

  • Ler textos com caraterísticas narrativas e descritivas, associadas a diferentes finalidades( informativas, lúdicas, estéticas.
  • Distinguir nos textos caraterísticas da banda desenhada ( estruturação, finalidade).
  • Ler textos com entoação e ritmos adequados.
  • Realizar leitura silenciosa e autónoma.
  • Mobilizar as suas experiências e saberes no processo de construção de sentido de texto.
  • Identificar o tema e o assunto do texto ou de partes do texto.
  • Exprimir uma opinião crítica acerca de aspetos do texto ( do conteúdo e/ ou da forma).

Educação Literária

  • Ouvir ler obras literárias e textos da tradição.
  • Ler integralmente narrativas, por iniciativa própria ou de outrem.
  • Antecipar o(s) temas com base em noções elementares do género em elementos do paratexto e em textos visuais( ilustrações).
  • Compreender textos narrativos, poéticos e dramáticos, escutados ou lidos.
  • Fazer a leitura dramatizada de obras literárias.
  • Manifestar ideias, sentimentos e pontos de vista suscitados pelas histórias ouvidas ou lidas.
  • Desenvolver um projeto de leitura que implique seleção de obras, a partir de preferências do aluno previamente discutidas em aula.

Escrita

  • Indicar as diferentes possibilidades de representar graficamente os fonemas para as relações fonema-grafema e grafema-fonema mais frequentes.
  • Registar e organizar ideias na planificação de textos estruturados com introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Redigir textos com utilização correta das formas de representação escrita( grafia, pontuação e translineação, configuração gráfica e sinais auxiliares de escrita).
  • Avaliar os próprios textos com consequente aperfeiçoamento.
  • Escrever textos de géneros variados , adequados a finalidades como narrar e informar, em diferentes suportes.
  • Exprimir opiniões e fundamentá-las.
  • Recriar pequenos textos em diferentes formas de expressão ( verbal , gestual, corporal, musical, plástica).

Gramática

  • Distinguir sílaba tónica de átona e acento prosódico de acento gráfico.
  • Recorrer de modo intencional e adequado a conetores diversificados, em textos orais e escritos.
  • Usar frases complexas para exprimir sequências ( tão que , para que ).
  • Mobilizar adequadamente as regras de ortografia.

MATEMÁTICA

Capacidades Matemáticas

  • Reconhecer e aplicar as etapas do processo de resolução de problemas.
  • Formular problemas.
  • Extrair a informação essencial de um problema.
  • Estruturar a resolução de problemas por etapas e identificar padrões no processo de resolução.
  • Ouvir os outros, questionar e discutir as ideias de forma fundamentada e, contrapor argumentos.
  • Usar representações múltiplas para demonstrar compreensão, raciocinar e exprimir ideias e processos matemáticos.
  • Usar a linguagem simbólica matemática e reconhecer o seu valor.
  • Identificar a presença da Matemática em contextos externos e compreender o seu papel na criação e construção da realidade.

Números

  • Ler, representar, comparar e ordenar números naturais, pelo menos, até 10 000, em contextos variados, usando uma diversidade de representações.
  • Reconhecer os numerais ordinais até 100.º, em contextos variados.
  • Reconhecer e usar o valor posicional de um algarismo no sistema de numeração decimal para descrever e representar números incluindo a representação com materiais de base 10.
  • Usar a estrutura multiplicativa do sistema decimal para compreender a grandeza dos números.
  • Compor e decompor números naturais até 10 000 de diversas formas, usando diversos recursos e representações.
  • Compreender e usar com fluência estratégias de cálculo mental diversificadas para produzir o resultado de um cálculo.
  • Mobilizar os factos básicos da adição/subtração e da multiplicação/ divisão e as propriedades das operações para realizar cálculo mental.
  • Representar, de forma eficaz, as estratégias de cálculo mental usadas, recorrendo a representações múltiplas, nomeadamente à representação na reta numérica e à representação horizontal do cálculo.
  • Aplicar estratégias de cálculo mental de modo formal e registar os raciocínios realizados, usando as representações simbólicas da matemática.
  • Comparar e apreciar, em situações concretas, a eficácia de diferentes estratégias de cálculo mental, explicando as suas ideias.
  • Produzir estimativas através do cálculo mental, adequado à situação em contexto.
  • Interpretar e modelar situações com a adição/subtração e resolver problemas associados.
  • Decidir qual a estratégia mais adequada para produzir o resultado de uma operação e explicar as suas ideias.
  • Compreender e usar o algoritmo da adição/subtração com números naturais até quatro algarismos, relacionando-o com processos de cálculo mental formal que recorrem à decomposição decimal.

Álgebra

  • Continuar uma sequência de crescimento respeitando uma regra de formação dada ou regularidades identificadas.
  • Decidir sobre a correção de igualdades aritméticas e justificar as suas ideias.
  • Comparar expressões numéricas usando a simbologia <, > e =, para exprimir o resultado dessa comparação e explicar as suas ideias.
  • Investigar, formular e justificar conjeturas sobre relações numéricas em contextos diversos.
  • Estabelecer relações entre a paridade das parcelas e a paridade da soma na adição de dois números naturais.
  • Reconhecer a relação de dependência entre quantidades ou grandezas em contextos diversos, estabelecendo conexões matemáticas.
  • Interpretar e modelar situações com variação de quantidades ou grandezas e resolver problemas associados.
  • Usar desenhos, esquemas, diagramas e tabelas para resolver problemas com variação de quantidades ou grandezas, transitando de forma fluente entre diferentes representações.

Dados 

  • Formular questões estatísticas sobre uma caraterística quantitativa discreta.
  • Definir quais os dados a recolher num estudo e onde devem ser recolhidos, incluindo fontes secundárias.
  • Selecionar criticamente um método de recolha de dados adequado a um estudo, reconhecendo que diferentes métodos têm implicações para as conclusões do estudo.
  • Usar tabelas de frequência absolutas para organizar dados referentes a uma caraterística quantitativa discreta e indicar o respetivo título.
  • Analisar representações gráficas e discutir criticamente a sua adequabilidade, desenvolvendo a literacia estatística.
  • Identificar a(s) moda(s) , o mínimo e o máximo num conjunto de dados quantitativos discretos.
  • Ler, interpretar e discutir a distribuição de dados, relacionando tabelas, representações gráficas e medidas.
  • Retirar conclusões, fundamentar decisões e colocar novas questões suscitadas pelas conclusões obtidas.

Geometria e Medida

  • Descrever posições recorrendo à identificação de coordenadas, comunicando de forma fluente.
  • Ler e utilizar mapas ou vistas aéreas, estabelecendo conexões matemáticas com a realidade.
  • Ler e escrever a medida do tempo em horas e minutos em relógios analógicos e digitais.
  • Relacionar horas, minutos e segundos.
  • Medir o tempo utilizando diferentes instrumentos.
  • Estimar o tempo de duração de acontecimentos.
  • Resolver problemas que envolvam o tempo, em diversos contextos e comparar diferentes estratégias de resolução.

ESTUDO DO MEIO

Sociedade / Natureza / Tecnologia

  • Identificar diferenças e semelhanças entre o passado e o presente e o presente de um lugar quanto a aspetos naturais, sociais, culturais e tecnológicos.
  • Reconhecer as unidades de tempo: década, século e milénio e as referências temporais a.C. e d. C. .
  • Relacionar datas e factos importantes para a compreensão da história local ( origem da povoação, batalhas, lendas históricas, personagens/ personalidades históricas , feriado municipal).
  • Reconhecer vestígios do passado local:
    • construções;
    • instrumentos antigos e atividades a que estavam ligados;
    • costumes e tradições.
  • Reconstituir o passado de uma instituição local (escola, autarquia, instituições religiosas, associações, etc.)recorrendo a fontes orais e documentais.
  • Reconhecer o papel dos media na informação sobre o mundo atual.
  • Reconhecer as potencialidades da internet, utilizando as tecnologias de informação e da comunicação com segurança e respeito, mantendo as informações pessoais em sigilo.
  • Utilizar informações e simbologias como linguagem específica da tecnologia.
  • Utilizar instrumentos de medida para orientação e localização no espaço de elementos naturais e humanos do meio local e da região onde vive, tendo como referência os pontos cardeais.
  • Identificar alguns Estados >Europeus, localizando-os no mapa da Europa.
  • Reconhecer casos de desrespeito dos direitos consagrados na Convenção sobre Direitos da Criança, sabendo como atuar em algumas situações , nomeadamente que pode recorrer ao apoio de um adulto.

CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

Interculturalidade

  • Compreender o conceito de cultura;
  • Reconhecer que existem diferentes culturas e cada uma é válida pela sua essência e que merecem respeito e paz;
  • Reconhecer que as culturas são enriquecidas pelo contato com outras pessoas.

Direitos Humanos

  • Aprofundar o conhecimento pelos direitos humanos;
  • Conhecer instituições internacionais que apoiam e desenvolvem trabalho no âmbito dos direitos humanos, por exemplo: Amnistia Internacional;
  • Reconhecer os princípios e valores em que a igualdade, a não discriminação, a dignidade e o respeito subjazem a todos os aspetos da vida de uma sociedade justa;
  • Identificar e propor estratégias de melhoria na nossa sociedade;
  • Manifestar atitudes promotoras de princípios ativistas da comunidade global.

EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA

Modelagem e escultura

  • Explorar e tirar partido da resistência e plasticidade de diferentes materiais.
  • Modelar e esculpir com as mãos e outros utensílios.

Construções

  • Ligar / colar / atar / agrafar / pregar elementos para uma construção.
  • Desmontar / montar / inventar novos objetos utilizando diferentes materiais.
  • Fazer diferentes tipos de construção a partir de diferentes materiais.

Desenho de expressão livre e atividades gráficas sugeridas

  • Desenhar livremente em diferentes suportes.
  • Explorar as possibilidades técnicas de diferentes materiais e utensílios.

Pintura de expressão livre e atividades de pintura sugerida

  • Pintar livremente em suportes neutros.
  • Explorar as possibilidades técnicas de diferentes materiais e utensílios.

Recorte, colagem e dobragem

  • Explorar as possibilidades de diferentes materiais para fazer composições e dobragens.
  • Explorar a terceira dimensão, a partir da superfície.

Impressão

  • Estampar e imprimir com diferentes materiais.

Tecelagem e costura

  • Colaborar em tapeçarias com diferentes técnicas e materiais.

Fotografia, transparências e meios áudio - visuais

  • Utilizar a máquina fotográfica / Câmara do ipad para a recolha de imagens.
  • Construir sequências de imagens e fazer montagens áudio -visuais simples.

Cartazes

  • Fazer composições com fim comunicativo.

EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO DRAMÁTICA

Corpo

  • Movimentar-se de forma livre e pessoal explorando atitudes e a sua respiração.
  • Explorar as diferentes possibilidades expressivas.

Voz

  • Experimentar, explorar e reproduzir diferentes sons.

Espaço

  • Explorar e adaptar a diferentes espaços os movimentos e a voz.
  • Explorar diferentes formas de se deslocar.
  • Orientar-se no espaço a partir de referências visuais, auditivas, tácteis.
  • Deslocar-se em coordenação com um par.
  • Explorar mudanças de nível.

Objetos

  • Explorar as qualidades físicas dos objetos e as suas relações possíveis com o corpo.
  • Deslocar-se com o apoio de um objeto e explorar as suas possíveis transformações. Inventar e utilizar máscaras, fantoches, marionetas…

Linguagem não verbal

  • Utilizar espontaneamente, atitudes, gestos, movimentos.
  • Reagir espontaneamente a diferentes estímulos
  • Reproduzir movimentos: em espelho.
  • Improvisar individualmente a partir de diferentes estímulos.
  • Mimar a dois ou em pequenos grupos, atitudes, gestos ou movimentos.

Linguagem verbal

  • Improvisar um diálogo ou uma pequena história a partir de um estímulo.
  • Participar em jogos de associação de palavras por afinidades sonoras ou semânticas. Experimentar diferentes maneiras de dizer um texto.
  • Inventar novas linguagens sonoras ou onomatopaicas.

Linguagem verbal e gestual

  • Improvisar palavras, sons, atitudes, gestos e movimentos ligados a uma ação precisa ou a uma sequência de ações.
  • Improvisar situações usando diferentes tipos de máscaras.
  • Inventar, construir e utilizar adereços e cenários.
  • Elaborar, previamente, em grupo, os vários momentos do desenvolvimento de uma situação.

ESCOLA AZUL

Objetivos a desenvolver transversalmente nas diferentes áreas curriculares no âmbito do projeto escola azul:

Objetivos gerais:

  • Compreender os princípios da literacia do oceano.
  • Comunicar sobre o oceano de forma consciente e informada.
  • Agir, intervir e decidir para promover uma sociedade mais azul.

Objetivos específicos:

  • Desenvolver o conhecimento dos diferentes tipos de poluição marítima.
  • Identificar as principais fontes de lixo nas praias.
  • Conhecer o tempo de degradação dos diferentes resíduos sólidos que se encontram na praia e nos oceanos.
  • Identificar os principais tipos de resíduos sólidos que se acumulam nas praias e nos oceanos.
  • Refletir sobre os impactos negativos do lixo nas praias.
  • Promover a mudança de atitudes e comportamentos das pessoas no seu quotidiano para um melhor Ambiente.
  • Incentivar a prática e a importância de reciclar.
  • Descobrir que o aproveitamento de alguns tipos de lixo pode ajudar o Ambiente.