3º Ano

Reencontramo-nos e abraçamos um novo ano.

Abraçamos um novo caminho, que sabemos trabalhoso, mas cheio de desafios que nos motivam e divertem.

As nossas ideias e saberes juntam-se e multiplicam-se, até ao milhão. Dividimos, por todos, o que cada um é. Medimos a nossa amizade e projetamo-la no tempo.

Contamos e recontamos, guardamos palavras para usarmos com arte, com crescente sabedoria. Lemos e entramos em novos mundos que mostramos aos outros.

Questionamos e investigamos. Descobrimos e sentimo-nos grandes, porque somos cada vez mais autónomos e competentes.

Queremos desenhar e pincelar os nossos dias com harmonia. As cores e as formas, as texturas e os sons entram no nosso trabalho diário e jogam com o que vemos, sentimos ou sonhamos.

Convidamos todos a acompanhar-nos. O futuro começa aqui!

Bem-vindos ao terceiro ano!

A professora
Maria Anselmo

Maria Anselmo
Professora Sala 3º ano

Planificação Anual 1º Ciclo – 3º Ano

PORTUGUÊS

Oralidade

  • Interpretar o essencial de discursos orais sobre temas conhecidos.
  • Identificar, organizar e registar informação relevante em função dos objetivos de escuta.
  • Fazer inferências, esclarecer dúvidas, identificar diferentes intencionalidades comunicativas.
  • Falar com clareza e articular de modo adequado as palavras.
  • Gerir adequadamente a tomada de vez na comunicação oral, com respeito pelos princípios da cooperação e da cortesia.
  • Usar a palavra com propriedade para expor conhecimentos e apresentar narrações.
  • Planear, produzir e avaliar os seus próprios textos orais.
  • Detetar semelhanças e diferenças entre o texto oral e o texto escrito.

Leitura

  • Identificar o tema e o assunto do texto ou de partes do texto.
  • Ler textos com entoação e ritmo adequados.
  • Distinguir nos textos características da carta (estruturação, finalidade).
  • Realizar leitura silenciosa e autónoma.
  • Mobilizar as suas experiências e saberes no processo de construção de sentidos do texto.
  • Exprimir uma opinião crítica acerca de aspetos do texto (do conteúdo e/ou da forma).

Escrita

  • Indicar as diferentes possibilidades de representar graficamente os fonemas.
  • Registar e organizar ideias na planificação de textos estruturados com introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Redigir textos com utilização correta das formas de representação escrita (grafia, pontuação e translineação, configuração gráfica e sinais auxiliares da escrita).
  • Escrever textos de géneros variados, adequados a finalidades como narrar e informar, em diferentes suportes.
  • Exprimir opiniões e fundamentá-las.
  • Recriar pequenos textos em diferentes formas de expressão (gestual, corporal, musical, plástica).
  • Avaliar os próprios textos com consequente aperfeiçoamento.

Educação Literária

  • Ouvir ler obras literárias e textos da tradição popular.
  • Ler integralmente narrativas, poemas, por iniciativa própria ou de outrem.
  • Antecipar o(s) tema(s) com base em noções elementares de género, em elementos do paratexto e em textos visuais.
  • Compreender textos narrativos e poéticos escutados ou lidos.
  • Ler poemas em público, com segurança.
  • Fazer a leitura dramatizada de obras literárias.
  • Manifestar ideias, sentimentos e pontos de vista suscitados pelas histórias ouvidas ou lidas.

Gramática

  • Mobilizar adequadamente as regras de ortografia
  • Distinguir sílaba tónica de átona e acento prosódico de acento gráfico.
  • Deduzir significados de palavras e/ou expressões que não correspondam ao sentido literal.
  • Conhecer a família de palavras como modo de organização do léxico
  • Distinguir tipos de frase e o valor afirmativo ou negativo dos enunciados.
  • Identificar classes de palavras: nomes, verbos, adjetivos, determinantes (demonstrativos e possessivos).

MATEMÁTICA

Geometria e Medida

  • Desenhar e descrever a posição de polígonos, recorrendo a coordenadas, em grelhas quadriculadas.

Números e operações

  • Ler e representar números no sistema de numeração decimal até à centena de milhar.
  • Identificar o valor posicional de um algarismo e relacionar os valores das diferentes ordens e classes.
  • Comparar e ordenar números naturais.
  • Realizar estimativas do resultado de operações e avaliar a sua razoabilidade.
  • Reconhecer relações numéricas e propriedades das operações e utilizá-las em situações de cálculo.
  • Reconhecer e memorizar factos básicos da multiplicação e da divisão.

Resolução de problemas / Raciocínio matemático / Comunicação matemática

  • Conceber e aplicar estratégias na resolução de problemas com números naturais, em contextos matemáticos e não matemáticos, e avaliar a plausibilidade dos resultados.
  • Reconhecer regularidades em sequências e em tabelas numéricas, e formular e testar conjeturas.
  • Exprimir, oralmente e por escrito, ideias matemáticas, e explicar raciocínios, procedimentos e conclusões, recorrendo ao vocabulário e linguagem próprios da matemática.
  • Desenvolver interesse pela Matemática e valorizar o seu papel no desenvolvimento das outras ciências e domínios da atividade humana e social.
  • Desenvolver confiança nas suas capacidades e conhecimentos matemáticos, e a capacidade de analisar o próprio trabalho e regular a sua aprendizagem.
  • Desenvolver persistência, autonomia e à-vontade em lidar com situações que envolvam a Matemática no seu percurso escolar e na vida em sociedade.

Organização e tratamento de dados 

  • Analisar e interpretar informação de natureza estatística representada de diversas formas.
  • Reconhecer e dar exemplos de acontecimentos certos e impossíveis, e acontecimentos possíveis (prováveis e pouco prováveis).
  • Resolver problemas envolvendo a organização e tratamento de dados em contextos familiares variados.
  • Planear e conduzir investigações usando o ciclo da investigação estatística (formular questões, escolher métodos de recolha de dados, selecionar formas de organização e representação de dados, analisar e concluir).
  • Comunicar raciocínios, procedimentos e conclusões, utilizando linguagem própria da estatística, baseando-se nos dados recolhidos e tratados.

ESTUDO DO MEIO

Sociedade / Natureza / Tecnologia

À descoberta das inter-relações entre espaços

  • Os seus itinerários.
  • Os diferentes espaços de um bairro ou de uma localidade.
  • Reconhecer as potencialidades da internet, utilizar as T.I.C. com segurança e respeito, mantendo as informações pessoais em sigilo.
  • Reconhecer o papel dos media na informação sobre o mundo atual.
  • Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicá-los, reconhecendo como se constrói o conhecimento.

À descoberta de si mesmo

  • A sua naturalidade e nacionalidade.

À descoberta dos outros e das instituições

  • Os membros da sua família.
  • O passado familiar mais longínquo.
  • Símbolos locais (bandeiras e brasões).
  • Conhecer símbolos regionais (bandeiras e hinos regionais).
  • Reconhecer as unidades de tempo: década, século e milénio e as referências temporais a.C. e d.C.
  • Relacionar datas e factos importantes para a compreensão da história local.
  • Reconhecer vestígios do passado local.
  • Reconstituir o passado de uma instituição local.
  • Identificar diferenças e semelhanças entre o passado e o presente de um lugar.
  • Reconhecer e valorizar a diversidade de etnias e culturas.
  • Identificar alguns Estados Europeus, localizando-os no mapa da Europa.
  • Reconhecer a existência de semelhanças e diferenças entre os diversos povos europeus, valorizando a sua diversidade.
  • Reconhecer casos de desrespeito dos direitos consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança.

À descoberta dos materiais e objetos

  • Estabelecer uma relação de causa-efeito decorrente da aplicação de uma força sobre um objeto e do movimento exercido sobre o mesmo em diferentes superfícies.
  • Manusear operadores tecnológicos (elásticos, molas, interruptor, alavanca, roldana, etc.) de acordo com as suas funções, princípios e relações.
  • Utilizar informações e simbologias como linguagem específica da tecnologia.

EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA

Apropriação e reflexão

  • Observar os diferentes universos visuais, tanto do património local como global.
  • Mobilizar a linguagem elementar das artes visuais (cor, forma, linha, textura, padrão, proporção e desproporção, plano, luz, espaço, volume, movimento, ritmo, matéria).

Interpretação e comunicação

  • Dialogar sobre o que vê e sente.
  • Compreender a intencionalidade dos símbolos e dos sistemas de comunicação visual.
  • Apreciar as diferentes manifestações artísticas e outras realidades visuais.
  • Perceber as razões e os processos para o desenvolvimento do(s) gosto(s).
  • Captar a expressividade contida na linguagem das imagens e/ou outras narrativas visuais.
  • Transformar os conhecimentos adquiridos em novos modos de apreciação do mundo através da comparação de imagens e/ou os objetos.

Experimentação e criação

  • Integrar a linguagem das artes visuais, assim como várias técnicas de expressão
    • pintura - desenho - técnica mista - assemblage - land’art - escultura - maqueta - fotografia...
  • Experimentar possibilidades expressivas dos materiais e diferentes técnicas
    • carvão - pasta de modelar - barro - tinta cenográfica - pincéis e trinchas - rolos - papéis de formatos e características diversas - pastel seco
  • Escolher técnicas e materiais de acordo com a intenção expressiva das suas produções plásticas.
  • Manifestar capacidades expressivas e criativas nas suas produções plásticas.
  • Utilizar vários processos de registo de ideias, de planeamento e de trabalho.
  • Apreciar os seus trabalhos e os dos seus colegas, mobilizando diferentes critérios de argumentação.

DANÇA /EXPRESSÃO DRAMÁTICA / TEATRO

Apropriação e reflexão                                                                                                                                                                                   

  • Distinguir diferentes possibilidades de movimentação do corpo, no espaço.
  • Adequar movimentos do corpo com estruturas rítmicas marcadas pelo professor integrando diferentes elementos do tempo e da dinâmica.
  • Utilizar movimentos do corpo com diferentes relações (os outros, o espaço, objetos, ambientes.
  • Identificar diferentes estilos e géneros de dança ou teatro, através da observação de diversas manifestações do património artístico.
  • Relacionar a apresentação de obras de dança ou teatro com o património artístico, compreendendo e valorizando as diferenças.
  • Contextualizar conceitos fundamentais dos universos coreográficos/performativos.
  • Reconhecer a dimensão multidisciplinar do teatro.
  • Identificar, em manifestações performativas, personagens, cenários, ambientes…
  • Reconhecer diferentes formas de usar a voz: altura, ritmo e intensidade.

Interpretação e comunicação

  • Reconhecer os efeitos benéficos e o valor do desempenho artístico.
  • Interagir com os colegas e o professor sobre as experiências de movimento.
  • Interpretar o seu papel coreográfico.
  • Interagir com os colegas no sentido da procura do sucesso pessoal e o do grupo.
  • Emitir apreciações e críticas pessoais sobre trabalhos observados em diferentes contextos.
  • Distinguir jogo dramático, improvisação e representação.
  • Reconhecer especificidades do texto dramático.
  • Exprimir opiniões pessoais.

Experimentação e criação

  • Explorar e apresentar possibilidades motoras e expressivas do corpo em diferentes atividades.
  • Adequar as possibilidades expressivas da voz a diferentes contextos e situações.
  • Transformar objetos experimentando materiais e técnicas para obter efeitos distintos.
  • Construir personagens.
  • Produzir, sozinho ou em grupo, pequenas cenas.
  • Construir ou recriar, individualmente ou em grupo, sequências de movimento/pequenas coreografias a partir de estímulos vários.

CURRÍCULO DO OCEANO

Princípio 1 - A Terra tem um Oceano global e muito diverso.

Localização no espaço e no tempo

  • Localizar os oceanos em diferentes mapas.
  • Conhecer as características da água do mar em comparação com a água doce, como a salinidade e a densidade.
  • Compreender a proveniência de sal da água do mar.

Conhecimento do meio natural e social

  • Reconhecer o Oceano como componente física dominante.
  • Entender o Oceano como parte integral do ciclo da água.

Dinamismo das inter-relações natural-social

  • Entender os rios como transportadores de poluentes para o Oceano.

Princípio 2 - O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra.

Localização no espaço e no tempo

  • Reconhecer o mar, os ventos e os rios como agentes de erosão.
  • Saber que ao longo dos anos as alterações do nível do mar mudaram a superfície terrestre.
  • Compreender a formação da areia.

Princípio 3 - O Oceano exerce uma influência importante no clima.

Conhecimento do meio natural e social

  • Reconhecer que o Oceano exerce um controlo fundamental sobre o clima e as condições meteorológicas.
  • Reconhecer que a maior parte da precipitação resulta da água que se evapora do Oceano.

Princípio 4 - O Oceano permite que a Terra seja habitável.

Localização no espaço e no tempo

  • Reconhecer a possibilidade de ter sido no Oceano que surgiram as primeiras formas de vida.

Princípio 5 - O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas.

 Localização no espaço e no tempo

  • Reconhecer o Oceano como um vasto espaço vital com diferentes habitats, desde a superfície até ao fundo.

Conhecimento do meio natural e social

  • Considerar que no Oceano se encontram organismos de tamanhos muito diferentes.

Princípio 6 - O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados.

Localização no espaço e no tempo

  • Reconhecer o Oceano como fonte de inspiração, recreação e descoberta.

Conhecimento do meio natural e social

  • Entender que o Oceano fornece grande parte do oxigénio disponível da Terra.
  • Reconhecer que a atividade e o desenvolvimento humanos causam poluição e alterações físicas.
  • Reconhecer que todos somos responsáveis por proteger o Oceano.

Dinamismo das inter-relações natural-social

  • Reconhecer a importância do Oceano para a obtenção de alimento, medicamentos e recursos vivos e não vivos.
  • Compreender que o Oceano cria empregos, apoia a economia do país e serve de via para o transporte de pessoas e mercadorias.
  • Estimular ações individuais e coletivas, necessárias para gerir de modo eficaz os recursos do Oceano.

Princípio 7 - Há muito por descobrir e explorar no Oceano

Conhecimento do meio natural e social

  • Descobrir estratégias para uma utilização sustentável dos recursos.
  • Reconhecer a importância da pesquisa e do estudo para uma maior compreensão do Oceano.

Dinamismo das inter-relações natural-social

  • Reconhecer que as novas tecnologias, sensores e ferramentas potenciam a nossa capacidade de explorar o Oceano.