3º Ano

3, 2, 1… Bem-vindos ao 3.º ano! Depois de umas merecidas férias é tempo de regressar à escola e de enfrentar novos desafios sempre com alegria e muito entusiasmo!

O 3.º ano é um momento importante do vosso percurso escolar pois irão aprender muitas coisas novas e irão continuar a explorar o mundo da leitura, da matemática, do Estudo do Meio, das Expressões, do Inglês… e criar memórias que guardarão para toda a vida.

O conhecimento deve ser sempre partilhado e devemos aproveitar cada dia para construir novas aprendizagens de forma a torná-las significativas. Crescemos e aprendemos quando colocamos questões, cometemos erros e exploramos o desconhecido!

Os professores estarão sempre presentes para vos apoiar e caminhar convosco, ao longo deste novo ano letivo, construindo um ambiente de aprendizagem muito positivo.

Desejo que continuem a criar laços de amizade e de companheirismo uns com os outros e que nunca caiam as pontes entre nós!

Bom ano letivo!

Com amizade,

A professora
Débora Barroqueiro

Débora Barroqueiro
Professora 1º Ciclo

Planificação Anual 1º Ciclo – 3º Ano

PORTUGUÊS

ORALIDADE

Compreensão

  • Interpretar o essencial de discursos orais sobre temas conhecidos.
  • Identificar, organizar e registar informação relevante em função dos objetivos de escuta.
  • Fazer inferências, esclarecer dúvidas, identificar diferentes intencionalidades comunicativas.

Expressão

  • Falar com clareza e articular de modo adequado as palavras.
  • Gerir adequadamente a tomada de vez na comunicação oral, com respeito pelos princípios da cooperação e da cortesia;
  • Usar a palavra com propriedade para expor conhecimentos e apresentar narrações.
  • Planear, produzir e avaliar os seus próprios textos orais.
  • Detetar semelhanças e diferenças entre o texto oral e o texto escrito.

LEITURA

  • Ler textos com características narrativas e descritivas, associados a diferentes finalidades (informativas, lúdicas, estéticas).
  • Distinguir nos textos características da notícia, da carta, do convite e da banda desenhada (estruturação, finalidade).
  • Ler textos com entoação e ritmo adequados.
  • Realizar leitura silenciosa e autónoma.
  • Mobilizar as suas experiências e saberes no processo de construção de sentidos do texto.
  • Identificar o tema e o assunto do texto ou de partes do texto.
  • Exprimir uma opinião crítica acerca de aspetos do texto (do conteúdo e/ou da forma).

EDUCAÇÃO LITERÁRIA

  • Ouvir ler obras literárias e textos da tradição popular.
  • Ler integralmente narrativas, poemas e texto dramático, por iniciativa própria ou de outrem.
  • Antecipar o(s) tema(s) com base em noções elementares de género (contos de fada, lengalengas, poemas, etc.) em elementos do paratexto e em textos visuais (ilustrações).
  • Compreender textos narrativos, poéticos e dramáticos, escutados ou lidos.
  • Ler poemas em público, com segurança.
  • Fazer a leitura dramatizada de obras literárias.
  • Manifestar ideias, sentimentos e pontos de vista suscitados pelas histórias ouvidas ou lidas.
  • Apresentar obras literárias em público, através da leitura de poemas e da representação de textos dramáticos.
  • Desenvolver um projeto de leitura que implique seleção de obras, a partir de preferências do aluno previamente discutidas em aula.

ESCRITA

  • Indicar as diferentes possibilidades de representar graficamente os fonemas para as relações fonema–grafema e grafema–fonema mais frequentes.
  • Registar e organizar ideias na planificação de textos estruturados com introdução, desenvolvimento e conclusão.
  • Redigir textos com utilização correta das formas de representação escrita (grafia, pontuação e translineação, configuração gráfica e sinais auxiliares da escrita).
  • Avaliar os próprios textos com consequente aperfeiçoamento.
  • Escrever textos géneros variados, adequados a finalidades como narrar e informar, em diferentes suportes.
  • Exprimir opiniões e fundamentá-las.
  • Recriar pequenos textos em diferentes formas de expressão (verbal, gestual, corporal, musical, plástica).

GRAMÁTICA

  • Distinguir sílaba tónica de átona e acento prosódico de acento gráfico.
  • Identificar a classe das palavras: determinante (possessivo e demonstrativo), quantificador numeral e advérbio.
  • Conjugar verbos regulares e irregulares no presente, no pretérito perfeito e no futuro do modo indicativo.
  • Utilizar apropriadamente os tempos verbais para exprimir anterioridade, posterioridade e simultaneidade.
  • Reconhecer a frase a partir dos seus grupos constituintes (grupo nominal e grupo verbal) e das funções sintáticas centrais (sujeito e predicado).
  • Distinguir tipos de frase e o valor afirmativo ou negativo dos enunciados.
  • Recorrer de modo intencional e adequado a conectores diversificados, em textos orais e escritos.
  • Usar frases complexas para exprimir sequências ([tão] que, para que)
  • Depreender o significado de palavras a partir da sua análise e a partir das múltiplas relações que podem estabelecer entre si.
  • Deduzir significados de palavras e/ou expressões que não correspondam ao sentido literal.
  • Conhecer a família de palavras como modo de organização do léxico.
  • Mobilizar adequadamente as regras de ortografia.

MATEMÁTICA

Resolução de problemas

  • Reconhecer e aplicar as etapas do processo de resolução de problemas.
  • Formular problemas a partir de uma situação dada, em contextos diversos (matemáticos e não matemáticos).

Raciocínio matemático

  • Formular e testar conjeturas/generalizações, a partir da identificação de regularidades comuns a objetos em estudo, nomeadamente recorrendo à tecnologia.
  • Classificar objetos atendendo às suas características.
  • Distinguir entre testar e validar uma conjetura.
  • Justificar que uma conjetura/generalização é verdadeira ou falsa, usando progressivamente a linguagem simbólica.
  • Reconhecer a correção, diferença e adequação de diversas formas de justificar uma conjetura/generalização.
  • Extrair a informação essencial de um problema.
  • Estruturar a resolução de problemas por etapas de menor complexidade de modo a reduzir a dificuldade do problema.
  • Desenvolver um procedimento passo a passo (algoritmo) para solucionar um problema de modo a que este possa ser implementado em recursos tecnológicos.

Comunicação matemática

  • Descrever a sua forma de pensar acerca de ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito.
  • Ouvir os outros, questionar e discutir as ideias de forma fundamentada, e contrapor argumentos.

Representações matemáticas

  • Ler e interpretar ideias e processos matemáticos expressos por representações diversas.
  • Usar representações múltiplas para demonstrar compreensão, raciocinar e exprimir ideias e processos matemáticos, em especial linguagem verbal e diagramas.
  • Usar a linguagem simbólica matemática e reconhecer o seu valor para comunicar sinteticamente e com precisão.

NÚMEROS

Números naturais

  • Ler, representar, comparar e ordenar números naturais, pelo menos, até 10 000, em contextos variados, usando uma diversidade de representações.
  • Arredondar números naturais à dezena, centena ou unidade de milhar mais próxima, de acordo com a adequação da situação.
  • Reconhecer os numerais ordinais até ao 100.º, em contextos variados.

Sistema de numeração decimal

  • Reconhecer e usar o valor posicional de um algarismo no sistema de numeração decimal para descrever e representar números, incluindo a representação com materiais de base 10.
  • Usar a estrutura multiplicativa do sistema decimal para compreender a grandeza dos números.

Relações numéricas

  • Compor e decompor números naturais até ao 10 000 de diversas formas, usando diversos recursos e representações.
  • Compreender e usar a regra para calcular o produto de um número por 10, 100 e 1000.
  • Compreender e automatizar os factos básicos da multiplicação (tabuadas do 8, 6, 9, e 7) e a sua relação com a divisão.

Frações

  • Reconhecer a fração como representação de uma relação parte-todo e de quociente, sendo o todo uma unidade discreta, e explicar o significado do numerador e do denominador em contexto da resolução de problemas.
  • Representar uma fração de diversas formas, transitando de forma fluente entre as diferentes representações.
  • Comparar e ordenar frações com o mesmo denominador em contextos diversos, recorrendo a representações múltiplas.
  • Reconhecer a equivalência entre diferentes frações que representem a metade, a quarta parte e a terça parte.

Cálculo mental

  • Compreender e usar com fluência estratégias de cálculo mental diversificadas para produzir o resultado de um cálculo.
  • Mobilizar os factos básicos da adição/subtração e da multiplicação/divisão, e as propriedades das operações para realizar cálculo mental.
  • Representar, de forma eficaz, as estratégias de cálculo mental usadas, recorrendo a representações múltiplas, nomeadamente à representação na reta numérica e à representação horizontal do cálculo.
  • Aplicar estratégias de cálculo mental de modo formal e registar os raciocínios realizados, usando as representações simbólicas da matemática.
  • Produzir estimativas através do cálculo mental, adequadas à situação em contexto.

Operações

  • Interpretar e modelar situações com a multiplicação no sentido combinatório, e resolver problemas associados.
  • Interpretar e modelar situações com a adição/subtração e multiplicação/divisão e resolver problemas associados.
  • Compreender e usar o algoritmo da adição com números naturais até quatro algarismos, relacionando-o com processos de cálculo mental formal que recorrem à decomposição decimal.
  • Compreender e usar o algoritmo da subtração com números naturais até quatro algarismos, relacionando-o com processos de cálculo mental formal que recorrem à decomposição decimal.

ÁLGEBRA

Regularidades em sequências

  • Identificar e descrever o grupo de repetição de uma sequência.
  • Descrever, em linguagem natural, a regra de formação de uma sequência de repetição, explicando as suas ideias.
  • Identificar e descrever regularidades em sequências de crescimento, explicando as suas ideias.
  • Continuar uma sequência de crescimento respeitando uma regra de formação dada ou regularidades identificadas.
  • Estabelecer a correspondência entre a ordem do termo de uma sequência e o termo.
  • Prever um termo não visível de uma sequência de crescimento, e justificar a previsão.

Expressões e relações

  • Reconhecer expressões numéricas equivalentes, envolvendo a multiplicação.
  • Decidir sobre a correção de igualdades aritméticas e justificar as suas ideias.
  • Completar igualdades aritméticas, envolvendo a multiplicação.
  • Comparar expressões numéricas, usando a simbologia >, < e =, para exprimir o resultado dessa comparação e explicar as suas ideias.
  • Usar desenhos, esquemas, diagramas e tabelas para resolver problemas com variação de quantidades ou grandezas, transitando de forma fluente entre diferentes representações.
  • Reconhecer a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição e expressar em linguagem natural o seu significado.

DADOS

Questões estatísticas, recolha e organização de dados

  • Formular questões estatísticas sobre uma característica quantitativa discreta.
  • Definir quais os dados a recolher num estudo e onde devem ser recolhidos, incluindo fontes secundárias.
  • Selecionar criticamente um método de recolha de dados adequado a um estudo, reconhecendo que diferentes métodos têm implicações para as conclusões do estudo.
  • Recolher dados através de um dado método de recolha, nomeadamente recorrendo a sítios credíveis na internet.
  • Usar tabelas de frequência absolutas para organizar dados referentes a uma característica quantitativa discreta, e indicar o respetivo título

Representações gráficas

  • Representar dados quantitativos discretos através de diagramas de caule e folhas, incluindo fonte, título e legenda.
  • Decidir sobre qual(ais) a(s) representação(ões) gráfica(s) a adotar num dado estudo e justificar a(s) escolha(s).
  • Analisar representações gráficas e discutir criticamente a sua adequabilidade, desenvolvendo a literacia estatística.

Análise de dados

  • Identificar a(s) moda(s) num conjunto de dados quantitativos discretos.
  • Reconhecer o mínimo e o máximo num conjunto de dados quantitativos discretos.
  • Ler, interpretar e discutir a distribuição dos dados, relacionando tabelas, representações gráficas e medidas, salientando criticamente os aspetos mais relevantes, ouvindo os outros e discutindo de forma fundamentada.
  • Retirar conclusões, fundamentar decisões e colocar novas questões suscitadas pelas conclusões obtidas, a perseguir em eventuais futuros estudos.

Comunicação e divulgação de um estudo

  • Decidir a quem divulgar um estudo realizado em contextos exteriores à comunidade escolar.

Probabilidades

  • Exprimir a maior ou menor convicção sobre a ocorrência de acontecimentos que resultam de fenómenos aleatórios (que envolvam o acaso), usando as ideias de “impossível”, “possível” e “certo”.
  • Usar a convicção sobre a ocorrência de acontecimentos que resultam de fenómenos aleatórios (que envolvam o acaso) para fazer previsões e tomar decisões informadas.

GEOMETRIA E MEDIDA

Orientação espacial

  • Descrever posições recorrendo à identificação de coordenadas, comunicando de forma fluente.
  • Ler e utilizar mapas ou vistas aéreas, estabelecendo conexões matemáticas com a realidade.

Sólidos

  • Descrever características dos prismas e das pirâmides regulares e distingui-los.
  • Formular e testar conjeturas que envolvam relações entre as faces, vértices e arestas de prismas ou de pirâmides regulares.

Figuras planas

  • Compreender o conceito de ângulo e identificar ângulos retos, rasos, agudos, obtusos e giros, estabelecendo conexões matemáticas com outras áreas do saber.

Operações com figuras

  • Obter a imagem de uma figura plana simples por reflexão, a partir de eixos de reflexão, horizontais ou verticais, exteriores à figura.
  • Obter a imagem de uma figura plana simples por rotação, com centro num ponto exterior à figura, com amplitude de rotação de quartos de volta (90º) ou de meias voltas (180º), no sentido horário ou anti-horário.

Comprimento

  • Reconhecer o quilómetro e o milímetro como unidades de medida convencionais e medir comprimentos usando estas unidades.
  • Estimar a medida de um comprimento usando unidades de medida convencionais e explicar as razões da sua estimativa.
  • Resolver problemas que envolvam comprimentos, usando unidades de medida convencionais, comparando criticamente diferentes estratégias da resolução.

Área

  • Reconhecer figuras equivalentes.
  • Estimar a medida de área de uma figura plana por enquadramento e explicar as razões da sua estimativa.
  • Interpretar e modelar situações que envolvam a área e resolver problemas associados, comparando criticamente diferentes estratégias da resolução.

Massa

  • Compreender a que se refere a massa de um objeto e comparar e ordenar objetos segundo a massa, em contextos diversos.
  • Medir a massa de um objeto, usando unidades de medida convencionais (quilograma e grama) e relacioná-las.
  • Reconhecer valores de referência de massa (125 g, 250 g, 500 g, 1 kg) e estabelecer relações entre eles.
  • Estimar a medida da massa de objetos, usando unidades de medida convencionais, e explicar as razões da sua estimativa.
  • Resolver problemas que envolvam a massa, usando unidades de medida convencionais, comparando criticamente diferentes estratégias da resolução.

Tempo

  • Ler e escrever a medida do tempo em horas e minutos em relógios analógicos e digitais.
  • Relacionar horas, minutos e segundos.
  • Medir o tempo utilizando diferentes instrumentos.
  • Estimar o tempo de duração de acontecimentos e explicar as razões da sua estimativa.
  • Resolver problemas que envolvam o tempo, em diversos contextos, e comparar criticamente diferentes estratégias de resolução.

Dinheiro

  • Elaborar e analisar listas de compras com diferentes fins, incluindo a estimativa dos custos, reconhecendo a importância do dinheiro para a aquisição de bens e distinguindo entre bens de primeira necessidade e bens supérfluos.
  • Comparar diferentes formas de poupar, reconhecendo a importância da poupança.

ESTUDO DO MEIO

SOCIEDADE

  • Reconhecer as unidades de tempo: década, século e milénio e as referências temporais a.C. e d.C..
  • Relacionar datas e factos importantes para a compreensão da história local (origem da povoação, batalhas, lendas históricas, personagens/personalidades históricas, feriado municipal).
  • Reconhecer vestígios do passado local: construções; instrumentos antigos e atividades a que estavam ligados; costumes e tradições.
  • Reconstituir o passado de uma instituição local (escola, autarquia, instituições religiosas, associações, etc.), recorrendo a fontes orais e documentais.
  • Reconhecer e valorizar a diversidade de etnias e culturas existentes na sua comunidade.
  • Identificar alguns Estados Europeus, localizando-os no mapa da Europa.
  • Reconhecer a existência de semelhanças e diferenças entre os diversos povos europeus, valorizando a sua diversidade.
  • Reconhecer casos de desrespeito dos direitos consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança, sabendo como atuar em algumas situações, nomeadamente que pode recorrer ao apoio de um adulto.

NATUREZA

  • Conhecer procedimentos adequados em situação de queimaduras, hemorragias, distensões, fraturas, mordeduras de animais e hematomas.
  • Relacionar hábitos quotidianos com estilos de vida saudável, reconhecendo que o consumo de álcool, de tabaco e de outras drogas é prejudicial para a saúde.
  • Compreender que os seres vivos dependem uns dos outros, nomeadamente através de relações alimentares, e do meio físico, reconhecendo a importância da preservação da Natureza.
  • Reconhecer que os seres vivos se reproduzem e que os seus descendentes apresentam características semelhantes aos progenitores, mas também diferem em algumas delas.
  • Relacionar fatores do ambiente (ar, luz, temperatura, água, solo) com condições indispensáveis a diferentes etapas da vida das plantas e dos animais, a partir da realização de atividades experimentais.
  • Localizar, no planisfério ou no globo terrestre, as principais formas físicas da superfície da Terra (continentes, oceanos, cadeias montanhosas, rios, florestas, desertos).
  • Distinguir formas de relevo (diferentes elevações, vales e planícies) e recursos hídricos (cursos de água, oceano, lagos, lagoas, etc.), do meio local, localizando-os em plantas ou mapas de grande escala.
  • Identificar os diferentes agentes erosivos (vento, águas correntes, ondas, precipitação, etc.), reconhecendo que dão origem a diferentes paisagens à superfície da Terra.
  • Relacionar os movimentos de rotação e translação da Terra com a sucessão do dia e da noite e a existência de estações do ano.
  • Compreender, recorrendo a um modelo, que as fases da Lua resultam do seu movimento em torno da Terra e dependem das posições relativas da Terra e da Lua em relação ao Sol.
  • Utilizar instrumentos de medida para orientação e localização no espaço de elementos naturais e humanos do meio local e da região onde vive, tendo como referência os pontos cardeais.
  • Distinguir as diferenças existentes entre sólidos, líquidos e gases.
  • Identificar a existência de transformações reversíveis (condensação, evaporação, solidificação, dissolução, fusão).

TECNOLOGIA

  • Comparar o comportamento da luz no que respeita à linearidade da sua propagação em diferentes materiais (transparentes, translúcidos e opacos).
  • Estabelecer uma relação de causa-efeito decorrente da aplicação de uma força sobre um objeto e do movimento exercido sobre o mesmo em diferentes superfícies.
  • Manusear operadores tecnológicos (elásticos, molas, interruptor, alavanca, roldana, etc.) de acordo com as suas funções, princípios e relações.
  • Reconhecer o efeito das forças de atração e repulsão na interação entre magnetes.
  • Utilizar informações e simbologias como linguagem específica da tecnologia.

SOCIEDADE/ NATUREZA/ TECNOLOGIA

  • Distinguir diferentes formas de interferência do Oceano na vida humana (clima, saúde, alimentação, etc.).
  • Reconhecer o modo como as modificações ambientais (desflorestação, incêndios, assoreamento, poluição) provocam desequilíbrios nos ecossistemas e influenciam a vida dos seres vivos (sobrevivência, morte e migração) e da sociedade.
  • Identificar um problema ambiental ou social existente na sua comunidade (resíduos sólidos urbanos, poluição, pobreza, desemprego, exclusão social, etc.), propondo soluções de resolução.
  • Identificar diferenças e semelhanças entre o passado e o presente de um lugar quanto a aspetos naturais, sociais, culturais e tecnológicos.
  • Reconhecer as potencialidades da internet, utilizando as tecnologias de informação e da comunicação com segurança e respeito, mantendo as informações pessoais em sigilo.
  • Reconhecer o papel dos media na informação sobre o mundo atual.
  • Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicá-los, reconhecendo como se constrói o conhecimento.

CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

  • Preservar e valorizar o património.
  • Direitos Humanos/ Interculturalidade.
  • Desenvolvimento sustentável: a água.
  • Saúde.
  • A importância dos oceanos.

EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA

Modelagem e escultura

  • Explorar e tirar partido da resistência e plasticidade de diferentes materiais.
  • Modelar e esculpir com as mãos e outros utensílios.

Construções

  • Ligar/colar /atar/agrafar/pregar elementos para uma construção.
  • Desmontar / montar/ inventar novos objetos utilizando diferentes materiais.
  • Fazer diferentes tipos de construção a partir de diferentes materiais.

Desenho de expressão livre e atividades gráficas sugeridas

  • Desenhar livremente em diferentes suportes.
  • Explorar as possibilidades técnicas de diferentes materiais e utensílios.

Pintura de expressão livre e atividades de pintura sugerida

  • Pintar livremente em suportes neutros.
  • Explorar as possibilidades técnicas de diferentes materiais e utensílios.

Recorte, colagem e dobragem

  • Explorar as possibilidades de diferentes materiais para fazer composições e dobragens.
  • Explorar a terceira dimensão, a partir da superfície.

Impressão

  • Estampar e imprimir com diferentes materiais.

Tecelagem e costura

  • Colaborar em tapeçarias com diferentes técnicas e materiais.

Fotografia, transparências e meios áudio - visuais

  • Utilizar a máquina fotográfica / Câmara do ipad para a recolha de imagens.
  • Construir sequências de imagens e fazer montagens áudio -visuais simples.

Cartazes

  • Fazer composições com fim comunicativo.

EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO DRAMÁTICA

Corpo

  • Movimentar-se de forma livre e pessoal explorando atitudes e a sua respiração.
  • Explorar as diferentes possibilidades expressivas.

Voz

  • Experimentar, explorar e reproduzir diferentes sons.

Espaço

  • Explorar e adaptar a diferentes espaços os movimentos e a voz.
  • Explorar diferentes formas de se deslocar.
  • Orientar-se no espaço a partir de referências visuais, auditivas, tácteis.
  • Deslocar-se em coordenação com um par.
  • Explorar mudanças de nível.

Objetos

  • Explorar as qualidades físicas dos objetos e as suas relações possíveis com o corpo.
  • Deslocar-se com o apoio de um objeto e explorar as suas possíveis transformações. Inventar e utilizar máscaras, fantoches, marionetas…

Linguagem não verbal

  • Utilizar espontaneamente, atitudes, gestos, movimentos.
  • Reagir espontaneamente a diferentes estímulos
  • Reproduzir movimentos: em espelho.
  • Improvisar individualmente a partir de diferentes estímulos.
  • Mimar a dois ou em pequenos grupos, atitudes, gestos ou movimentos.

Linguagem verbal

  • Improvisar um diálogo ou uma pequena história a partir de um estímulo.
  • Participar em jogos de associação de palavras por afinidades sonoras ou semânticas. Experimentar diferentes maneiras de dizer um texto.
  • Inventar novas linguagens sonoras ou onomatopaicas.

Linguagem verbal e gestual

  • Improvisar palavras, sons, atitudes, gestos e movimentos ligados a uma ação precisa ou a uma sequência de ações.
  • Improvisar situações usando diferentes tipos de máscaras.
  • Inventar, construir e utilizar adereços e cenários.
  • Elaborar, previamente, em grupo, os vários momentos do desenvolvimento de uma situação.

ESCOLA AZUL

Princípio 1 - A Terra tem um Oceano global e muito diverso

Localização no espaço e no tempo

  • Conhecer que a maior parte da superfície da terra é coberta por Oceano.
  • Descobrir que a maior parte da água da Terra encontra-se no Oceano e é salgada.
  • Observar os Oceanos no mapa e no globo.
  • Identificar o Oceano que banha a costa portuguesa.

Conhecimento do meio natural e social

  • Reconhecer o Oceano como parte integral do ciclo da água.
  • Reconhecer os rios como agentes de transporte de sais, sedimentos e poluentes para o Oceano.
  • Identificar as diferenças entre água doce e salgada a nível de densidade e salinidade.

Princípio 2 - O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra.

Localização no espaço e no tempo

  • Perceber que a ação das ondas e do vento vai alterando a paisagem das zonas costeiras.
  • Descobrir que a areia é constituída por fragmentos de animais, plantas, rochas e minerais.

Princípio 3 - O Oceano exerce uma influência importante no clima.

Conhecimento do meio natural e social

  • Reconhecer que a maior parte da precipitação resulta, originalmente, da água que se evapora do Oceano.

Princípio 5 - O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas

Conhecimento do meio natural e social

  • Reconhecer que a maior parte do espaço vital da Terra se encontra no Oceano.
  • Descobrir que a diversidade de alguns grupos de organismos é muito maior no Oceano do que em terra.
  • Reconhecer que no Oceano existem organismos de tamanho muito diversificado.
  • Descobrir o que é um ecossistema e reconhecer que o Oceano abriga vários.
  • Reconhecer que existem relações importantes entre os organismos que vivem no Oceano (alimentação).
  • Saber a importância das marés.

Princípio 6 - O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados

Conhecimento do meio natural e social / Dinamismo das inter-relações natural-social

  • Reconhecer que o Oceano fornece grande parte do oxigénio.
  • Reconhecer o Oceano como fonte de recursos vivos e não vivos, nomeadamente alimentos e medicamentos.
  • Associar o Oceano a diferentes profissões e meios de transporte.
  • Reconhecer que o Oceano é fonte de inspiração, recreação e descoberta.
  • Reconhecer que a atividade e o desenvolvimento humanos causam poluição e alterações físicas nas praias, costas e rios.
  • Reconhecer que todos somos responsáveis por proteger o Oceano.

Princípio 7 - Há muito por descobrir e explorar no Oceano

Conhecimento do meio natural e social

  • Descobrir estratégias para uma utilização sustentável dos recursos.

Dinamismo das inter-relações natural-social

  • Entender que as novas tecnologias potenciam a nossa capacidade de exploração e maior conhecimento do Oceano.