3º Ano
Reencontramo-nos e abraçamos um novo ano.
Abraçamos um novo caminho, que sabemos trabalhoso, mas cheio de desafios que nos motivam e divertem.
As nossas ideias e saberes juntam-se e multiplicam-se, até ao milhão. Dividimos, por todos, o que cada um é. Medimos a nossa amizade e projetamo-la no tempo.
Contamos e recontamos, guardamos palavras para usarmos com arte, com crescente sabedoria. Lemos e entramos em novos mundos que mostramos aos outros.
Questionamos e investigamos. Descobrimos e sentimo-nos grandes, porque somos cada vez mais autónomos e competentes.
Queremos desenhar e pincelar os nossos dias com harmonia. As cores e as formas, as texturas e os sons entram no nosso trabalho diário e jogam com o que vemos, sentimos ou sonhamos.
Convidamos todos a acompanhar-nos. O futuro começa aqui!
Bem-vindos ao terceiro ano!
A professora
Maria Anselmo

Professora Sala 3º ano
Planificação Anual 1º Ciclo – 3º Ano
PORTUGUÊS
Oralidade
- Interpretar o essencial de discursos orais sobre temas conhecidos.
- Identificar, organizar e registar informação relevante em função dos objetivos de escuta.
- Fazer inferências, esclarecer dúvidas, identificar diferentes intencionalidades comunicativas.
- Falar com clareza e articular de modo adequado as palavras.
- Gerir adequadamente a tomada de vez na comunicação oral, com respeito pelos princípios da cooperação e da cortesia.
- Usar a palavra com propriedade para expor conhecimentos e apresentar narrações.
- Planear, produzir e avaliar os seus próprios textos orais.
- Detetar semelhanças e diferenças entre o texto oral e o texto escrito.
Leitura
- Identificar o tema e o assunto do texto ou de partes do texto.
- Ler textos com entoação e ritmo adequados.
- Distinguir nos textos características da carta (estruturação, finalidade).
- Realizar leitura silenciosa e autónoma.
- Mobilizar as suas experiências e saberes no processo de construção de sentidos do texto.
- Exprimir uma opinião crítica acerca de aspetos do texto (do conteúdo e/ou da forma).
Escrita
- Indicar as diferentes possibilidades de representar graficamente os fonemas.
- Registar e organizar ideias na planificação de textos estruturados com introdução, desenvolvimento e conclusão.
- Redigir textos com utilização correta das formas de representação escrita (grafia, pontuação e translineação, configuração gráfica e sinais auxiliares da escrita).
- Escrever textos de géneros variados, adequados a finalidades como narrar e informar, em diferentes suportes.
- Exprimir opiniões e fundamentá-las.
- Recriar pequenos textos em diferentes formas de expressão (gestual, corporal, musical, plástica).
- Avaliar os próprios textos com consequente aperfeiçoamento.
Educação Literária
- Ouvir ler obras literárias e textos da tradição popular.
- Ler integralmente narrativas, poemas, por iniciativa própria ou de outrem.
- Antecipar o(s) tema(s) com base em noções elementares de género, em elementos do paratexto e em textos visuais.
- Compreender textos narrativos e poéticos escutados ou lidos.
- Ler poemas em público, com segurança.
- Fazer a leitura dramatizada de obras literárias.
- Manifestar ideias, sentimentos e pontos de vista suscitados pelas histórias ouvidas ou lidas.
Gramática
- Mobilizar adequadamente as regras de ortografia
- Distinguir sílaba tónica de átona e acento prosódico de acento gráfico.
- Deduzir significados de palavras e/ou expressões que não correspondam ao sentido literal.
- Conhecer a família de palavras como modo de organização do léxico
- Distinguir tipos de frase e o valor afirmativo ou negativo dos enunciados.
- Identificar classes de palavras: nomes, verbos, adjetivos, determinantes (demonstrativos e possessivos).
MATEMÁTICA
Geometria e Medida
- Desenhar e descrever a posição de polígonos, recorrendo a coordenadas, em grelhas quadriculadas.
Números e operações
- Ler e representar números no sistema de numeração decimal até à centena de milhar.
- Identificar o valor posicional de um algarismo e relacionar os valores das diferentes ordens e classes.
- Comparar e ordenar números naturais.
- Realizar estimativas do resultado de operações e avaliar a sua razoabilidade.
- Reconhecer relações numéricas e propriedades das operações e utilizá-las em situações de cálculo.
- Reconhecer e memorizar factos básicos da multiplicação e da divisão.
Resolução de problemas / Raciocínio matemático / Comunicação matemática
- Conceber e aplicar estratégias na resolução de problemas com números naturais, em contextos matemáticos e não matemáticos, e avaliar a plausibilidade dos resultados.
- Reconhecer regularidades em sequências e em tabelas numéricas, e formular e testar conjeturas.
- Exprimir, oralmente e por escrito, ideias matemáticas, e explicar raciocínios, procedimentos e conclusões, recorrendo ao vocabulário e linguagem próprios da matemática.
- Desenvolver interesse pela Matemática e valorizar o seu papel no desenvolvimento das outras ciências e domínios da atividade humana e social.
- Desenvolver confiança nas suas capacidades e conhecimentos matemáticos, e a capacidade de analisar o próprio trabalho e regular a sua aprendizagem.
- Desenvolver persistência, autonomia e à-vontade em lidar com situações que envolvam a Matemática no seu percurso escolar e na vida em sociedade.
Organização e tratamento de dados
- Analisar e interpretar informação de natureza estatística representada de diversas formas.
- Reconhecer e dar exemplos de acontecimentos certos e impossíveis, e acontecimentos possíveis (prováveis e pouco prováveis).
- Resolver problemas envolvendo a organização e tratamento de dados em contextos familiares variados.
- Planear e conduzir investigações usando o ciclo da investigação estatística (formular questões, escolher métodos de recolha de dados, selecionar formas de organização e representação de dados, analisar e concluir).
- Comunicar raciocínios, procedimentos e conclusões, utilizando linguagem própria da estatística, baseando-se nos dados recolhidos e tratados.
ESTUDO DO MEIO
Sociedade / Natureza / Tecnologia
À descoberta das inter-relações entre espaços
- Os seus itinerários.
- Os diferentes espaços de um bairro ou de uma localidade.
- Reconhecer as potencialidades da internet, utilizar as T.I.C. com segurança e respeito, mantendo as informações pessoais em sigilo.
- Reconhecer o papel dos media na informação sobre o mundo atual.
- Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicá-los, reconhecendo como se constrói o conhecimento.
À descoberta de si mesmo
- A sua naturalidade e nacionalidade.
À descoberta dos outros e das instituições
- Os membros da sua família.
- O passado familiar mais longínquo.
- Símbolos locais (bandeiras e brasões).
- Conhecer símbolos regionais (bandeiras e hinos regionais).
- Reconhecer as unidades de tempo: década, século e milénio e as referências temporais a.C. e d.C.
- Relacionar datas e factos importantes para a compreensão da história local.
- Reconhecer vestígios do passado local.
- Reconstituir o passado de uma instituição local.
- Identificar diferenças e semelhanças entre o passado e o presente de um lugar.
- Reconhecer e valorizar a diversidade de etnias e culturas.
- Identificar alguns Estados Europeus, localizando-os no mapa da Europa.
- Reconhecer a existência de semelhanças e diferenças entre os diversos povos europeus, valorizando a sua diversidade.
- Reconhecer casos de desrespeito dos direitos consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança.
À descoberta dos materiais e objetos
- Estabelecer uma relação de causa-efeito decorrente da aplicação de uma força sobre um objeto e do movimento exercido sobre o mesmo em diferentes superfícies.
- Manusear operadores tecnológicos (elásticos, molas, interruptor, alavanca, roldana, etc.) de acordo com as suas funções, princípios e relações.
- Utilizar informações e simbologias como linguagem específica da tecnologia.
EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA
Apropriação e reflexão
- Observar os diferentes universos visuais, tanto do património local como global.
- Mobilizar a linguagem elementar das artes visuais (cor, forma, linha, textura, padrão, proporção e desproporção, plano, luz, espaço, volume, movimento, ritmo, matéria).
Interpretação e comunicação
- Dialogar sobre o que vê e sente.
- Compreender a intencionalidade dos símbolos e dos sistemas de comunicação visual.
- Apreciar as diferentes manifestações artísticas e outras realidades visuais.
- Perceber as razões e os processos para o desenvolvimento do(s) gosto(s).
- Captar a expressividade contida na linguagem das imagens e/ou outras narrativas visuais.
- Transformar os conhecimentos adquiridos em novos modos de apreciação do mundo através da comparação de imagens e/ou os objetos.
Experimentação e criação
- Integrar a linguagem das artes visuais, assim como várias técnicas de expressão
- pintura - desenho - técnica mista - assemblage - land’art - escultura - maqueta - fotografia...
- Experimentar possibilidades expressivas dos materiais e diferentes técnicas
- carvão - pasta de modelar - barro - tinta cenográfica - pincéis e trinchas - rolos - papéis de formatos e características diversas - pastel seco
- Escolher técnicas e materiais de acordo com a intenção expressiva das suas produções plásticas.
- Manifestar capacidades expressivas e criativas nas suas produções plásticas.
- Utilizar vários processos de registo de ideias, de planeamento e de trabalho.
- Apreciar os seus trabalhos e os dos seus colegas, mobilizando diferentes critérios de argumentação.
DANÇA /EXPRESSÃO DRAMÁTICA / TEATRO
Apropriação e reflexão
- Distinguir diferentes possibilidades de movimentação do corpo, no espaço.
- Adequar movimentos do corpo com estruturas rítmicas marcadas pelo professor integrando diferentes elementos do tempo e da dinâmica.
- Utilizar movimentos do corpo com diferentes relações (os outros, o espaço, objetos, ambientes.
- Identificar diferentes estilos e géneros de dança ou teatro, através da observação de diversas manifestações do património artístico.
- Relacionar a apresentação de obras de dança ou teatro com o património artístico, compreendendo e valorizando as diferenças.
- Contextualizar conceitos fundamentais dos universos coreográficos/performativos.
- Reconhecer a dimensão multidisciplinar do teatro.
- Identificar, em manifestações performativas, personagens, cenários, ambientes…
- Reconhecer diferentes formas de usar a voz: altura, ritmo e intensidade.
Interpretação e comunicação
- Reconhecer os efeitos benéficos e o valor do desempenho artístico.
- Interagir com os colegas e o professor sobre as experiências de movimento.
- Interpretar o seu papel coreográfico.
- Interagir com os colegas no sentido da procura do sucesso pessoal e o do grupo.
- Emitir apreciações e críticas pessoais sobre trabalhos observados em diferentes contextos.
- Distinguir jogo dramático, improvisação e representação.
- Reconhecer especificidades do texto dramático.
- Exprimir opiniões pessoais.
Experimentação e criação
- Explorar e apresentar possibilidades motoras e expressivas do corpo em diferentes atividades.
- Adequar as possibilidades expressivas da voz a diferentes contextos e situações.
- Transformar objetos experimentando materiais e técnicas para obter efeitos distintos.
- Construir personagens.
- Produzir, sozinho ou em grupo, pequenas cenas.
- Construir ou recriar, individualmente ou em grupo, sequências de movimento/pequenas coreografias a partir de estímulos vários.
CURRÍCULO DO OCEANO
Princípio 1 - A Terra tem um Oceano global e muito diverso.
Localização no espaço e no tempo
- Localizar os oceanos em diferentes mapas.
- Conhecer as características da água do mar em comparação com a água doce, como a salinidade e a densidade.
- Compreender a proveniência de sal da água do mar.
Conhecimento do meio natural e social
- Reconhecer o Oceano como componente física dominante.
- Entender o Oceano como parte integral do ciclo da água.
Dinamismo das inter-relações natural-social
- Entender os rios como transportadores de poluentes para o Oceano.
Princípio 2 - O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra.
Localização no espaço e no tempo
- Reconhecer o mar, os ventos e os rios como agentes de erosão.
- Saber que ao longo dos anos as alterações do nível do mar mudaram a superfície terrestre.
- Compreender a formação da areia.
Princípio 3 - O Oceano exerce uma influência importante no clima.
Conhecimento do meio natural e social
- Reconhecer que o Oceano exerce um controlo fundamental sobre o clima e as condições meteorológicas.
- Reconhecer que a maior parte da precipitação resulta da água que se evapora do Oceano.
Princípio 4 - O Oceano permite que a Terra seja habitável.
Localização no espaço e no tempo
- Reconhecer a possibilidade de ter sido no Oceano que surgiram as primeiras formas de vida.
Princípio 5 - O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas.
Localização no espaço e no tempo
- Reconhecer o Oceano como um vasto espaço vital com diferentes habitats, desde a superfície até ao fundo.
Conhecimento do meio natural e social
- Considerar que no Oceano se encontram organismos de tamanhos muito diferentes.
Princípio 6 - O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados.
Localização no espaço e no tempo
- Reconhecer o Oceano como fonte de inspiração, recreação e descoberta.
Conhecimento do meio natural e social
- Entender que o Oceano fornece grande parte do oxigénio disponível da Terra.
- Reconhecer que a atividade e o desenvolvimento humanos causam poluição e alterações físicas.
- Reconhecer que todos somos responsáveis por proteger o Oceano.
Dinamismo das inter-relações natural-social
- Reconhecer a importância do Oceano para a obtenção de alimento, medicamentos e recursos vivos e não vivos.
- Compreender que o Oceano cria empregos, apoia a economia do país e serve de via para o transporte de pessoas e mercadorias.
- Estimular ações individuais e coletivas, necessárias para gerir de modo eficaz os recursos do Oceano.
Princípio 7 - Há muito por descobrir e explorar no Oceano
Conhecimento do meio natural e social
- Descobrir estratégias para uma utilização sustentável dos recursos.
- Reconhecer a importância da pesquisa e do estudo para uma maior compreensão do Oceano.
Dinamismo das inter-relações natural-social
- Reconhecer que as novas tecnologias, sensores e ferramentas potenciam a nossa capacidade de explorar o Oceano.