3º Ano

Que saudades da escola! Vamos voltar a brincar com os amigos e a aprender com muitos jogos.

Estamos mais crescidos, com mais capacidades para partir à descoberta do conhecimento. Este ano será assim uma espiral, onde analisaremos, refletiremos e aprofundaremos o que já começámos a aprender e descobrir. O “porquê” fará parte do nosso dia a dia e levar-nos-á a conquistar outros territórios do saber, onde a magia do conhecimento nos revestirá de competências para vivermos de forma responsável, empenhada e solidária no mundo que nos rodeia.

Será um ano maravilhoso, não só na aprendizagem, mas no valorizar dos detalhes de vivermos num grupo, onde todos têm o seu lugar e são imprescindíveis para o crescimento e valorização de cada elemento do grupo.

A Professora
Anabela Fialho

Anabela Fialho
Professora Sala 3º ano

Planificação Anual 1º Ciclo – 3º Ano

PORTUGUÊS

Oralidade

  • Escutar para identificar informação essencial e acessória, para construir conhecimento e fazer inferências.
  • Descobrir, pelo contexto, o significado de palavras desconhecidas.
  • Identificar informação essencial.
  • Pedir esclarecimentos acerca do que ouviu.
  • Usar a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
  • Mobilizar vocabulário cada vez mais variado e estruturas frásicas cada vez mais complexas.
  • Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor.
  • Recontar, contar e descrever; informar e explicar.
  • Fazer apresentações orais, com recurso eventual a tecnologias de informação.
  • Fazer pequenos discursos com intenção persuasiva.
  • Desempenhar papéis específicos em atividades de expressão orientada, respeitando o tema, retomando o assunto e justificando opiniões.

Leitura e escrita

  • Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas.
  • Ler textos diversos (narrativos, descritivos, poéticos, BD, notícias, convites, cartas…)
  • Ler um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura adequada.
  • Reconhecer o significado de novas palavras, relativas a temas do quotidiano, interesses dos alunos e conhecimento do mundo.
  • Identificar, por expressões de sentido equivalente, informações contidas, explicitamente, em textos.
  • Identificar o tema ou o assunto do texto, assim como os eventuais subtemas.
  • Relacionar e inferir informações.
  • Referir, em poucas palavras, o essencial do texto.
  • Formular questões intermédias e enunciar expectativas ou direções possíveis durante a leitura.
  • Relacionar intenções e emoções das personagens com finalidades da ação.
  • Sublinhar as palavras desconhecidas, inferir o significado a partir de dados contextuais e confirmá-lo.
  • Estabelecer uma lista de fontes pertinentes de informação relativas a um tema, através de pesquisas.
  • Exprimir de maneira apropriada uma opinião crítica a respeito de um texto e compará-lo com outros já lidos ou conhecidos.
  • Exprimir uma opinião crítica a respeito de ações das personagens ou de outras informações, que possam ser objeto de juízos de valor.
  • Indicar as diferentes possibilidades de escrever os fonemas, e indicar, quando é o caso, as diferentes possibilidades de “leitura” de um grafema.
  • Escrever corretamente no plural as formas verbais, os nomes terminados em -ão e os nomes ou adjetivos terminados em consoante.
  • Escrever um texto, em situação de ditado, quase sem cometer erros.
  • Escrever pequenas narrativas, incluindo os seus elementos constituintes: quem, quando, onde, o quê, como.
  • Escrever pequenos textos informativos, a partir de ajudas que identifiquem a introdução ao tópico, o desenvolvimento do tópico com factos e pormenores, e a conclusão.
  • Identificar e utilizar o hífen.
  • Identificar e utilizar os seguintes sinais auxiliares de escrita: travessão (no discurso direto) e aspas.
  • Utilizar adequadamente os sinais de pontuação.
  • Fazer a translineação de palavras no final das sílabas terminadas em vogal e em ditongo e na separação dos dígrafos rr e ss.
  • Registar ideias relacionadas com um tema, organizando-as.
  • Utilizar uma caligrafia legível.
  • Usar vocabulário adequado.
  • Trabalhar um texto, amplificando-o através da coordenação de nomes, de adjetivos e de verbos.
  • Introduzir diálogos em textos narrativos.
  • Escrever falas, diálogos ou legendas para banda desenhada.
  • Verificar se o texto contém as ideias previamente definidas.
  • Verificar a adequação do vocabulário usado.
  • Identificar e corrigir os erros de ortografia que o texto contenha.

Educação Literária

  • Ouvir ler e ler (por iniciativa própria ou com orientação do professor) obras de literatura para infância e textos de tradição popular.
  • Praticar a leitura silenciosa e ler, em voz alta, após preparação da leitura.
  • Confrontar as previsões feitas sobre o texto com o assunto do mesmo.
  • Identificar, justificando, as personagens principais.
  • Fazer inferências.
  • Recontar textos lidos.
  • Propor alternativas distintas: alterar características das personagens e mudar as ações, inserindo episódios ou mudando o desenlace.
  • Propor títulos alternativos para textos.
  • Interpretar sentidos da linguagem figurada.
  • Manifestar sentimentos, ideias e pontos de vista suscitados pelas histórias ouvidas.
  • Responder, oralmente e por escrito, de forma completa, a questões sobre os textos.
  • Apresentar à turma livros lidos, justificando a escolha.

Gramática

  • Classificar palavras quanto ao número de sílabas.
  • Distinguir sílaba tónica da átona.
  • Classificar palavras quanto à posição da sílaba tónica.
  • Reconhecer palavras que pertencem à mesma família.
  • Identificar nomes próprios e comuns.
  • Conjugar os verbos no presente do indicativo
  • Identificar as três conjugações verbais.
  • Reconhecer masculinos e femininos de radical diferente.
  • Produzir novas palavras a partir de sufixos e prefixos.
  • Identificar os seguintes tipos de frase: declarativa, interrogativa e exclamativa.
  • Distinguir frase afirmativa de negativa.
  • Identificar marcas do discurso direto no modo escrito.
  • Expandir e reduzir frases, substituindo e deslocando palavras e grupos de palavras.
  • Identificar relações de significado entre palavras: sinónimos e antónimos.

MATEMÁTICA

Números e operações

  • Utilizar corretamente os numerais ordinais até “centésimo”.
  • Ler e representar qualquer número natural, identificando o valor posicional dos algarismos que o compõem.
  • Saber de memória as tabuadas do 2, do 3, do 4, do 5, do 6, do 7, do 8 e do 10.
  • Relacionar a multiplicação com a divisão.
  • Designar mil unidades por um milhar e reconhecer que um milhar é igual a dez centenas e a cem dezenas.
  • Representar qualquer número natural até 1 000 000, identificando o valor posicional dos algarismos que o compõem e efetuar a leitura por classes e por ordens.
  • Comparar números naturais até 1.000.000 utilizando os símbolos «<» e «>».
  • Adicionar dois números naturais cuja soma seja inferior a 1.000.000, utilizando o algoritmo da adição.
  • Efetuar a decomposição decimal de qualquer número natural até um milhão.
  • Arredondar um número natural à dezena, à centena, ao milhar, à dezena de milhar ou à centena de milhar mais próxima, utilizando o valor posicional dos algarismos.
  • Subtrair dois números naturais até 1.000.000, utilizando o algoritmo da subtração.
  • Resolver problemas de até três passos envolvendo situações de juntar, acrescentar, retirar, completar e comparar.
  • Utilizar corretamente a expressão «múltiplo de».
  • Reconhecer que o produto de um número por 10, 100 e 1000 se obtém acrescentando à representação decimal desse número o correspondente número de zeros.
  • Efetuar mentalmente multiplicações de números com um algarismo por múltiplos de dez inferiores a cem, tirando partido das tabuadas.
  • Resolver problemas de até três passos envolvendo situações multiplicativas nos sentidos aditivo e combinatório.

Geometria e Medida

  • Medir áreas de figuras.
  • Ler e escrever a medida de tempo apresentada num relógio de ponteiros, em horas
  • Adicionar e subtrair quantias de dinheiro.
  • Resolver problemas.
  • Identificar quadrículas de uma grelha quadriculada através das respetivas coordenadas.
  • Reconhecer e representar segmentos de reta perpendiculares e paralelos em situações variadas.
  • Reconhecer a perpendicularidade entre duas direções quando uma é vertical e outra horizontal.
  • Reconhecer, numa grelha quadriculada na qual cada linha “horizontal” e cada coluna “vertical” está identificada por um símbolo, que qualquer quadrícula pode ser localizada através de um par de coordenadas.
  • Identificar uma «circunferência» em determinado plano como o conjunto de pontos desse plano a uma distância dada de um ponto nele fixado e representar circunferências utilizando um compasso.
  • Identificar uma «superfície esférica» como o conjunto de pontos do espaço a uma distância dada de um ponto.
  • Utilizar corretamente os termos «centro», «raio» e «diâmetro».
  • Identificar a «parte interna de uma circunferência» como o conjunto dos pontos do plano cuja distância ao centro é inferior ao raio.
  • Identificar um «círculo» como a reunião de uma circunferência com a respetiva parte interna.
  • Identificar a «parte interna de uma superfície esférica» como o conjunto dos pontos do espaço cuja distância ao centro é inferior ao raio.
  • Identificar uma «esfera» como a reunião de uma superfície esférica com a respetiva parte interna.

Organização e tratamento de dados 

  • Interpretar gráficos de barras
  • Identificar a «frequência absoluta» de uma categoria/classe de determinado conjunto de dados.
  • Identificar a «moda» de um conjunto de dados qualitativos/quantitativos discretos como a categoria/classe com maior frequência absoluta.
  • Saber que no caso de conjuntos de dados quantitativos discretos também se utiliza a designação «moda» para designar qualquer classe com maior frequência absoluta.
  • Identificar o «máximo» e o «mínimo» de um conjunto de dados numéricos respetivamente como o maior e o menor valor desses dados.
  • Identificar a «amplitude» como a diferença entre o máximo e o   mínimo.

ESTUDO DO MEIO

À DESCOBERTA DE SI MESMO

A sua naturalidade e nacionalidade

  • Distinguir freguesia, concelho, distrito, concelho, distrito e país.

O seu corpo

  • Identificar fenómenos relacionados com algumas das funções vitais:
    - digestão (sensação de fome, enfartamento…);
    - circulação (pulsação, hemorragias…);
    - respiração (movimentos respiratórios, falta de ar…).
  • Conhecer as funções vitais (digestiva, respiratória, circulatória, excretora, reprodutora/sexual).
  • Conhecer alguns órgãos dos aparelhos correspondentes (boca, estômago, intestinos, coração, pulmões, rins, genitais):
    - localizar esses órgãos em representações do corpo humano.
  • Reconhecer situações agradáveis e desagradáveis e diferentes possibilidades de reação (calor, frio, fome, conforto, dor…).
  • Reconhecer estados psíquicos e respetivas reações físicas (alegria/riso, tristeza /choro, medo/tensão…).
  • Reconhecer alguns sentimentos (amor, amizade…) e suas manifestações (carinho, ternura, zanga…)

A saúde do seu corpo

  • Reconhecer a importância do ar puro e do Sol para a saúde.
  • Identificar perigos do consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

 A segurança do seu corpo

  • Conhecer algumas regras de primeiros socorros:
    - mordeduras de animais;
    - hemorragias.

À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES

Os membros da sua família

  • Estabelecer relações de parentesco (tios, primos, sobrinhos…):
  • construir uma árvore genealógica simples (até à 3.a geração — avós).

O passado familiar mais longínquo

  • Reconhecer datas e factos significativos da história da família:
  • localizar numa linha de tempo.
  • Reconhecer locais importantes para a história da família:
  • localizar esses locais em mapas ou plantas.
  • Conhecer unidades de tempo: a década.

CURRÍCULO DO OCEANO

Princípio 1 - A Terra tem um Oceano global e muito diverso.
Localização no espaço e no tempo

  • Conhecer que a maior parte da superfície da terra é coberta por Oceano.
  • Descobrir que a maior parte da água da Terra encontra-se no Oceano e é salgada.
  • Observar o Oceano no mapa e no globo.
  • Identificar o Oceano que banha a costa portuguesa.

Conhecimento do meio natural e social

  • Reconhecer o Oceano como parte integral do ciclo da água.
  • Reconhecer os rios como agentes de transporte de: sais, sedimentos e poluentes para o Oceano.
  • Identificar as diferenças entre água doce e salgada a nível de densidade e salinidade.

Princípio 2 - O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra.
Localização no espaço e no tempo

  • Perceber que a ação das ondas e do vento vai alterando a paisagem das zonas costeiras.
  • Descobrir que a areia é constituída por fragmentos de animais, plantas, rochas e minerais.

Princípio 3 - O Oceano exerce uma influência importante no clima.

Conhecimento do meio natural e social

  • Reconhecer que a maior parte da precipitação resulta, originalmente, da água que se evapora do Oceano.

Princípio 4 - O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas.

Conhecimento do meio natural e social

  • Reconhecer que a maior parte do espaço vital da Terra encontra-se no Oceano.
  • Descobrir que a diversidade de alguns grupos de organismos é muito maior no Oceano do que em terra.
  • Reconhecer que no Oceano existem organismos de tamanho muito diversificado.
  • Descobrir o que é um ecossistema e reconhecer que o Oceano abriga vários.
  • Reconhecer que existem relações importantes entre os organismos que vivem no Oceano (alimentação).

Princípio 5 - O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados.

Conhecimento do meio natural e social / Dinamismo das inter-relações natural-social

  • Reconhecer que o Oceano fornece grande parte do oxigénio.
  • Reconhecer o Oceano como fonte de recursos vivos e não vivos, nomeadamente alimentos e medicamentos.
  • Associar o Oceano a diferentes profissões e meios de transporte.
  • Reconhecer que o Oceano é fonte de inspiração, recreação e descoberta.
  • Reconhecer que a atividade e desenvolvimento humanos causam poluição e alterações físicas nas praias, costas e rios.
  • Reconhecer que todos somos responsáveis por proteger o Oceano.

Há muito por descobrir e explorar no Oceano

Princípio 6 - Conhecimento do meio natural e social

  • Tomar consciência do aumento da exploração dos recursos marinhos e suas consequências.
  • Descobrir estratégias para uma utilização sustentável dos recursos.

Dinamismo das inter-relações natural-social

  • Entender que as novas tecnologias potenciam a nossa capacidade de exploração e maior conhecimento do Oceano.