3º Ano
3, 2, 1… Bem-vindos ao 3.º ano! Depois de umas merecidas férias é tempo de regressar à escola e de enfrentar novos desafios sempre com alegria e muito entusiasmo!
O 3.º ano é um momento importante do vosso percurso escolar pois irão aprender muitas coisas novas e irão continuar a explorar o mundo da leitura, da matemática, do Estudo do Meio, das Expressões, do Inglês… e criar memórias que guardarão para toda a vida.
O conhecimento deve ser sempre partilhado e devemos aproveitar cada dia para construir novas aprendizagens de forma a torná-las significativas. Crescemos e aprendemos quando colocamos questões, cometemos erros e exploramos o desconhecido!
Os professores estarão sempre presentes para vos apoiar e caminhar convosco, ao longo deste novo ano letivo, construindo um ambiente de aprendizagem muito positivo.
Desejo que continuem a criar laços de amizade e de companheirismo uns com os outros e que nunca caiam as pontes entre nós!
Bom ano letivo!
Com amizade,
A professora
Débora Barroqueiro

Professora 1º Ciclo
Planificação Anual 1º Ciclo – 3º Ano
PORTUGUÊS
ORALIDADE
Compreensão
- Interpretar o essencial de discursos orais sobre temas conhecidos.
- Identificar, organizar e registar informação relevante em função dos objetivos de escuta.
- Fazer inferências, esclarecer dúvidas, identificar diferentes intencionalidades comunicativas.
Expressão
- Falar com clareza e articular de modo adequado as palavras.
- Gerir adequadamente a tomada de vez na comunicação oral, com respeito pelos princípios da cooperação e da cortesia;
- Usar a palavra com propriedade para expor conhecimentos e apresentar narrações.
- Planear, produzir e avaliar os seus próprios textos orais.
- Detetar semelhanças e diferenças entre o texto oral e o texto escrito.
LEITURA
- Ler textos com características narrativas e descritivas, associados a diferentes finalidades (informativas, lúdicas, estéticas).
- Distinguir nos textos características da notícia, da carta, do convite e da banda desenhada (estruturação, finalidade).
- Ler textos com entoação e ritmo adequados.
- Realizar leitura silenciosa e autónoma.
- Mobilizar as suas experiências e saberes no processo de construção de sentidos do texto.
- Identificar o tema e o assunto do texto ou de partes do texto.
- Exprimir uma opinião crítica acerca de aspetos do texto (do conteúdo e/ou da forma).
EDUCAÇÃO LITERÁRIA
- Ouvir ler obras literárias e textos da tradição popular.
- Ler integralmente narrativas, poemas e texto dramático, por iniciativa própria ou de outrem.
- Antecipar o(s) tema(s) com base em noções elementares de género (contos de fada, lengalengas, poemas, etc.) em elementos do paratexto e em textos visuais (ilustrações).
- Compreender textos narrativos, poéticos e dramáticos, escutados ou lidos.
- Ler poemas em público, com segurança.
- Fazer a leitura dramatizada de obras literárias.
- Manifestar ideias, sentimentos e pontos de vista suscitados pelas histórias ouvidas ou lidas.
- Apresentar obras literárias em público, através da leitura de poemas e da representação de textos dramáticos.
- Desenvolver um projeto de leitura que implique seleção de obras, a partir de preferências do aluno previamente discutidas em aula.
ESCRITA
- Indicar as diferentes possibilidades de representar graficamente os fonemas para as relações fonema–grafema e grafema–fonema mais frequentes.
- Registar e organizar ideias na planificação de textos estruturados com introdução, desenvolvimento e conclusão.
- Redigir textos com utilização correta das formas de representação escrita (grafia, pontuação e translineação, configuração gráfica e sinais auxiliares da escrita).
- Avaliar os próprios textos com consequente aperfeiçoamento.
- Escrever textos géneros variados, adequados a finalidades como narrar e informar, em diferentes suportes.
- Exprimir opiniões e fundamentá-las.
- Recriar pequenos textos em diferentes formas de expressão (verbal, gestual, corporal, musical, plástica).
GRAMÁTICA
- Distinguir sílaba tónica de átona e acento prosódico de acento gráfico.
- Identificar a classe das palavras: determinante (possessivo e demonstrativo), quantificador numeral e advérbio.
- Conjugar verbos regulares e irregulares no presente, no pretérito perfeito e no futuro do modo indicativo.
- Utilizar apropriadamente os tempos verbais para exprimir anterioridade, posterioridade e simultaneidade.
- Reconhecer a frase a partir dos seus grupos constituintes (grupo nominal e grupo verbal) e das funções sintáticas centrais (sujeito e predicado).
- Distinguir tipos de frase e o valor afirmativo ou negativo dos enunciados.
- Recorrer de modo intencional e adequado a conectores diversificados, em textos orais e escritos.
- Usar frases complexas para exprimir sequências ([tão] que, para que)
- Depreender o significado de palavras a partir da sua análise e a partir das múltiplas relações que podem estabelecer entre si.
- Deduzir significados de palavras e/ou expressões que não correspondam ao sentido literal.
- Conhecer a família de palavras como modo de organização do léxico.
- Mobilizar adequadamente as regras de ortografia.
MATEMÁTICA
Resolução de problemas
- Reconhecer e aplicar as etapas do processo de resolução de problemas.
- Formular problemas a partir de uma situação dada, em contextos diversos (matemáticos e não matemáticos).
Raciocínio matemático
- Formular e testar conjeturas/generalizações, a partir da identificação de regularidades comuns a objetos em estudo, nomeadamente recorrendo à tecnologia.
- Classificar objetos atendendo às suas características.
- Distinguir entre testar e validar uma conjetura.
- Justificar que uma conjetura/generalização é verdadeira ou falsa, usando progressivamente a linguagem simbólica.
- Reconhecer a correção, diferença e adequação de diversas formas de justificar uma conjetura/generalização.
- Extrair a informação essencial de um problema.
- Estruturar a resolução de problemas por etapas de menor complexidade de modo a reduzir a dificuldade do problema.
- Desenvolver um procedimento passo a passo (algoritmo) para solucionar um problema de modo a que este possa ser implementado em recursos tecnológicos.
Comunicação matemática
- Descrever a sua forma de pensar acerca de ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito.
- Ouvir os outros, questionar e discutir as ideias de forma fundamentada, e contrapor argumentos.
Representações matemáticas
- Ler e interpretar ideias e processos matemáticos expressos por representações diversas.
- Usar representações múltiplas para demonstrar compreensão, raciocinar e exprimir ideias e processos matemáticos, em especial linguagem verbal e diagramas.
- Usar a linguagem simbólica matemática e reconhecer o seu valor para comunicar sinteticamente e com precisão.
NÚMEROS
Números naturais
- Ler, representar, comparar e ordenar números naturais, pelo menos, até 10 000, em contextos variados, usando uma diversidade de representações.
- Arredondar números naturais à dezena, centena ou unidade de milhar mais próxima, de acordo com a adequação da situação.
- Reconhecer os numerais ordinais até ao 100.º, em contextos variados.
Sistema de numeração decimal
- Reconhecer e usar o valor posicional de um algarismo no sistema de numeração decimal para descrever e representar números, incluindo a representação com materiais de base 10.
- Usar a estrutura multiplicativa do sistema decimal para compreender a grandeza dos números.
Relações numéricas
- Compor e decompor números naturais até ao 10 000 de diversas formas, usando diversos recursos e representações.
- Compreender e usar a regra para calcular o produto de um número por 10, 100 e 1000.
- Compreender e automatizar os factos básicos da multiplicação (tabuadas do 8, 6, 9, e 7) e a sua relação com a divisão.
Frações
- Reconhecer a fração como representação de uma relação parte-todo e de quociente, sendo o todo uma unidade discreta, e explicar o significado do numerador e do denominador em contexto da resolução de problemas.
- Representar uma fração de diversas formas, transitando de forma fluente entre as diferentes representações.
- Comparar e ordenar frações com o mesmo denominador em contextos diversos, recorrendo a representações múltiplas.
- Reconhecer a equivalência entre diferentes frações que representem a metade, a quarta parte e a terça parte.
Cálculo mental
- Compreender e usar com fluência estratégias de cálculo mental diversificadas para produzir o resultado de um cálculo.
- Mobilizar os factos básicos da adição/subtração e da multiplicação/divisão, e as propriedades das operações para realizar cálculo mental.
- Representar, de forma eficaz, as estratégias de cálculo mental usadas, recorrendo a representações múltiplas, nomeadamente à representação na reta numérica e à representação horizontal do cálculo.
- Aplicar estratégias de cálculo mental de modo formal e registar os raciocínios realizados, usando as representações simbólicas da matemática.
- Produzir estimativas através do cálculo mental, adequadas à situação em contexto.
Operações
- Interpretar e modelar situações com a multiplicação no sentido combinatório, e resolver problemas associados.
- Interpretar e modelar situações com a adição/subtração e multiplicação/divisão e resolver problemas associados.
- Compreender e usar o algoritmo da adição com números naturais até quatro algarismos, relacionando-o com processos de cálculo mental formal que recorrem à decomposição decimal.
- Compreender e usar o algoritmo da subtração com números naturais até quatro algarismos, relacionando-o com processos de cálculo mental formal que recorrem à decomposição decimal.
ÁLGEBRA
Regularidades em sequências
- Identificar e descrever o grupo de repetição de uma sequência.
- Descrever, em linguagem natural, a regra de formação de uma sequência de repetição, explicando as suas ideias.
- Identificar e descrever regularidades em sequências de crescimento, explicando as suas ideias.
- Continuar uma sequência de crescimento respeitando uma regra de formação dada ou regularidades identificadas.
- Estabelecer a correspondência entre a ordem do termo de uma sequência e o termo.
- Prever um termo não visível de uma sequência de crescimento, e justificar a previsão.
Expressões e relações
- Reconhecer expressões numéricas equivalentes, envolvendo a multiplicação.
- Decidir sobre a correção de igualdades aritméticas e justificar as suas ideias.
- Completar igualdades aritméticas, envolvendo a multiplicação.
- Comparar expressões numéricas, usando a simbologia >, < e =, para exprimir o resultado dessa comparação e explicar as suas ideias.
- Usar desenhos, esquemas, diagramas e tabelas para resolver problemas com variação de quantidades ou grandezas, transitando de forma fluente entre diferentes representações.
- Reconhecer a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição e expressar em linguagem natural o seu significado.
DADOS
Questões estatísticas, recolha e organização de dados
- Formular questões estatísticas sobre uma característica quantitativa discreta.
- Definir quais os dados a recolher num estudo e onde devem ser recolhidos, incluindo fontes secundárias.
- Selecionar criticamente um método de recolha de dados adequado a um estudo, reconhecendo que diferentes métodos têm implicações para as conclusões do estudo.
- Recolher dados através de um dado método de recolha, nomeadamente recorrendo a sítios credíveis na internet.
- Usar tabelas de frequência absolutas para organizar dados referentes a uma característica quantitativa discreta, e indicar o respetivo título
Representações gráficas
- Representar dados quantitativos discretos através de diagramas de caule e folhas, incluindo fonte, título e legenda.
- Decidir sobre qual(ais) a(s) representação(ões) gráfica(s) a adotar num dado estudo e justificar a(s) escolha(s).
- Analisar representações gráficas e discutir criticamente a sua adequabilidade, desenvolvendo a literacia estatística.
Análise de dados
- Identificar a(s) moda(s) num conjunto de dados quantitativos discretos.
- Reconhecer o mínimo e o máximo num conjunto de dados quantitativos discretos.
- Ler, interpretar e discutir a distribuição dos dados, relacionando tabelas, representações gráficas e medidas, salientando criticamente os aspetos mais relevantes, ouvindo os outros e discutindo de forma fundamentada.
- Retirar conclusões, fundamentar decisões e colocar novas questões suscitadas pelas conclusões obtidas, a perseguir em eventuais futuros estudos.
Comunicação e divulgação de um estudo
- Decidir a quem divulgar um estudo realizado em contextos exteriores à comunidade escolar.
Probabilidades
- Exprimir a maior ou menor convicção sobre a ocorrência de acontecimentos que resultam de fenómenos aleatórios (que envolvam o acaso), usando as ideias de “impossível”, “possível” e “certo”.
- Usar a convicção sobre a ocorrência de acontecimentos que resultam de fenómenos aleatórios (que envolvam o acaso) para fazer previsões e tomar decisões informadas.
GEOMETRIA E MEDIDA
Orientação espacial
- Descrever posições recorrendo à identificação de coordenadas, comunicando de forma fluente.
- Ler e utilizar mapas ou vistas aéreas, estabelecendo conexões matemáticas com a realidade.
Sólidos
- Descrever características dos prismas e das pirâmides regulares e distingui-los.
- Formular e testar conjeturas que envolvam relações entre as faces, vértices e arestas de prismas ou de pirâmides regulares.
Figuras planas
- Compreender o conceito de ângulo e identificar ângulos retos, rasos, agudos, obtusos e giros, estabelecendo conexões matemáticas com outras áreas do saber.
Operações com figuras
- Obter a imagem de uma figura plana simples por reflexão, a partir de eixos de reflexão, horizontais ou verticais, exteriores à figura.
- Obter a imagem de uma figura plana simples por rotação, com centro num ponto exterior à figura, com amplitude de rotação de quartos de volta (90º) ou de meias voltas (180º), no sentido horário ou anti-horário.
Comprimento
- Reconhecer o quilómetro e o milímetro como unidades de medida convencionais e medir comprimentos usando estas unidades.
- Estimar a medida de um comprimento usando unidades de medida convencionais e explicar as razões da sua estimativa.
- Resolver problemas que envolvam comprimentos, usando unidades de medida convencionais, comparando criticamente diferentes estratégias da resolução.
Área
- Reconhecer figuras equivalentes.
- Estimar a medida de área de uma figura plana por enquadramento e explicar as razões da sua estimativa.
- Interpretar e modelar situações que envolvam a área e resolver problemas associados, comparando criticamente diferentes estratégias da resolução.
Massa
- Compreender a que se refere a massa de um objeto e comparar e ordenar objetos segundo a massa, em contextos diversos.
- Medir a massa de um objeto, usando unidades de medida convencionais (quilograma e grama) e relacioná-las.
- Reconhecer valores de referência de massa (125 g, 250 g, 500 g, 1 kg) e estabelecer relações entre eles.
- Estimar a medida da massa de objetos, usando unidades de medida convencionais, e explicar as razões da sua estimativa.
- Resolver problemas que envolvam a massa, usando unidades de medida convencionais, comparando criticamente diferentes estratégias da resolução.
Tempo
- Ler e escrever a medida do tempo em horas e minutos em relógios analógicos e digitais.
- Relacionar horas, minutos e segundos.
- Medir o tempo utilizando diferentes instrumentos.
- Estimar o tempo de duração de acontecimentos e explicar as razões da sua estimativa.
- Resolver problemas que envolvam o tempo, em diversos contextos, e comparar criticamente diferentes estratégias de resolução.
Dinheiro
- Elaborar e analisar listas de compras com diferentes fins, incluindo a estimativa dos custos, reconhecendo a importância do dinheiro para a aquisição de bens e distinguindo entre bens de primeira necessidade e bens supérfluos.
- Comparar diferentes formas de poupar, reconhecendo a importância da poupança.
ESTUDO DO MEIO
SOCIEDADE
- Reconhecer as unidades de tempo: década, século e milénio e as referências temporais a.C. e d.C..
- Relacionar datas e factos importantes para a compreensão da história local (origem da povoação, batalhas, lendas históricas, personagens/personalidades históricas, feriado municipal).
- Reconhecer vestígios do passado local: construções; instrumentos antigos e atividades a que estavam ligados; costumes e tradições.
- Reconstituir o passado de uma instituição local (escola, autarquia, instituições religiosas, associações, etc.), recorrendo a fontes orais e documentais.
- Reconhecer e valorizar a diversidade de etnias e culturas existentes na sua comunidade.
- Identificar alguns Estados Europeus, localizando-os no mapa da Europa.
- Reconhecer a existência de semelhanças e diferenças entre os diversos povos europeus, valorizando a sua diversidade.
- Reconhecer casos de desrespeito dos direitos consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança, sabendo como atuar em algumas situações, nomeadamente que pode recorrer ao apoio de um adulto.
NATUREZA
- Conhecer procedimentos adequados em situação de queimaduras, hemorragias, distensões, fraturas, mordeduras de animais e hematomas.
- Relacionar hábitos quotidianos com estilos de vida saudável, reconhecendo que o consumo de álcool, de tabaco e de outras drogas é prejudicial para a saúde.
- Compreender que os seres vivos dependem uns dos outros, nomeadamente através de relações alimentares, e do meio físico, reconhecendo a importância da preservação da Natureza.
- Reconhecer que os seres vivos se reproduzem e que os seus descendentes apresentam características semelhantes aos progenitores, mas também diferem em algumas delas.
- Relacionar fatores do ambiente (ar, luz, temperatura, água, solo) com condições indispensáveis a diferentes etapas da vida das plantas e dos animais, a partir da realização de atividades experimentais.
- Localizar, no planisfério ou no globo terrestre, as principais formas físicas da superfície da Terra (continentes, oceanos, cadeias montanhosas, rios, florestas, desertos).
- Distinguir formas de relevo (diferentes elevações, vales e planícies) e recursos hídricos (cursos de água, oceano, lagos, lagoas, etc.), do meio local, localizando-os em plantas ou mapas de grande escala.
- Identificar os diferentes agentes erosivos (vento, águas correntes, ondas, precipitação, etc.), reconhecendo que dão origem a diferentes paisagens à superfície da Terra.
- Relacionar os movimentos de rotação e translação da Terra com a sucessão do dia e da noite e a existência de estações do ano.
- Compreender, recorrendo a um modelo, que as fases da Lua resultam do seu movimento em torno da Terra e dependem das posições relativas da Terra e da Lua em relação ao Sol.
- Utilizar instrumentos de medida para orientação e localização no espaço de elementos naturais e humanos do meio local e da região onde vive, tendo como referência os pontos cardeais.
- Distinguir as diferenças existentes entre sólidos, líquidos e gases.
- Identificar a existência de transformações reversíveis (condensação, evaporação, solidificação, dissolução, fusão).
TECNOLOGIA
- Comparar o comportamento da luz no que respeita à linearidade da sua propagação em diferentes materiais (transparentes, translúcidos e opacos).
- Estabelecer uma relação de causa-efeito decorrente da aplicação de uma força sobre um objeto e do movimento exercido sobre o mesmo em diferentes superfícies.
- Manusear operadores tecnológicos (elásticos, molas, interruptor, alavanca, roldana, etc.) de acordo com as suas funções, princípios e relações.
- Reconhecer o efeito das forças de atração e repulsão na interação entre magnetes.
- Utilizar informações e simbologias como linguagem específica da tecnologia.
SOCIEDADE/ NATUREZA/ TECNOLOGIA
- Distinguir diferentes formas de interferência do Oceano na vida humana (clima, saúde, alimentação, etc.).
- Reconhecer o modo como as modificações ambientais (desflorestação, incêndios, assoreamento, poluição) provocam desequilíbrios nos ecossistemas e influenciam a vida dos seres vivos (sobrevivência, morte e migração) e da sociedade.
- Identificar um problema ambiental ou social existente na sua comunidade (resíduos sólidos urbanos, poluição, pobreza, desemprego, exclusão social, etc.), propondo soluções de resolução.
- Identificar diferenças e semelhanças entre o passado e o presente de um lugar quanto a aspetos naturais, sociais, culturais e tecnológicos.
- Reconhecer as potencialidades da internet, utilizando as tecnologias de informação e da comunicação com segurança e respeito, mantendo as informações pessoais em sigilo.
- Reconhecer o papel dos media na informação sobre o mundo atual.
- Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicá-los, reconhecendo como se constrói o conhecimento.
CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO
- Preservar e valorizar o património.
- Direitos Humanos/ Interculturalidade.
- Desenvolvimento sustentável: a água.
- Saúde.
- A importância dos oceanos.
EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA
Modelagem e escultura
- Explorar e tirar partido da resistência e plasticidade de diferentes materiais.
- Modelar e esculpir com as mãos e outros utensílios.
Construções
- Ligar/colar /atar/agrafar/pregar elementos para uma construção.
- Desmontar / montar/ inventar novos objetos utilizando diferentes materiais.
- Fazer diferentes tipos de construção a partir de diferentes materiais.
Desenho de expressão livre e atividades gráficas sugeridas
- Desenhar livremente em diferentes suportes.
- Explorar as possibilidades técnicas de diferentes materiais e utensílios.
Pintura de expressão livre e atividades de pintura sugerida
- Pintar livremente em suportes neutros.
- Explorar as possibilidades técnicas de diferentes materiais e utensílios.
Recorte, colagem e dobragem
- Explorar as possibilidades de diferentes materiais para fazer composições e dobragens.
- Explorar a terceira dimensão, a partir da superfície.
Impressão
- Estampar e imprimir com diferentes materiais.
Tecelagem e costura
- Colaborar em tapeçarias com diferentes técnicas e materiais.
Fotografia, transparências e meios áudio - visuais
- Utilizar a máquina fotográfica / Câmara do ipad para a recolha de imagens.
- Construir sequências de imagens e fazer montagens áudio -visuais simples.
Cartazes
- Fazer composições com fim comunicativo.
EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO DRAMÁTICA
Corpo
- Movimentar-se de forma livre e pessoal explorando atitudes e a sua respiração.
- Explorar as diferentes possibilidades expressivas.
Voz
- Experimentar, explorar e reproduzir diferentes sons.
Espaço
- Explorar e adaptar a diferentes espaços os movimentos e a voz.
- Explorar diferentes formas de se deslocar.
- Orientar-se no espaço a partir de referências visuais, auditivas, tácteis.
- Deslocar-se em coordenação com um par.
- Explorar mudanças de nível.
Objetos
- Explorar as qualidades físicas dos objetos e as suas relações possíveis com o corpo.
- Deslocar-se com o apoio de um objeto e explorar as suas possíveis transformações. Inventar e utilizar máscaras, fantoches, marionetas…
Linguagem não verbal
- Utilizar espontaneamente, atitudes, gestos, movimentos.
- Reagir espontaneamente a diferentes estímulos
- Reproduzir movimentos: em espelho.
- Improvisar individualmente a partir de diferentes estímulos.
- Mimar a dois ou em pequenos grupos, atitudes, gestos ou movimentos.
Linguagem verbal
- Improvisar um diálogo ou uma pequena história a partir de um estímulo.
- Participar em jogos de associação de palavras por afinidades sonoras ou semânticas. Experimentar diferentes maneiras de dizer um texto.
- Inventar novas linguagens sonoras ou onomatopaicas.
Linguagem verbal e gestual
- Improvisar palavras, sons, atitudes, gestos e movimentos ligados a uma ação precisa ou a uma sequência de ações.
- Improvisar situações usando diferentes tipos de máscaras.
- Inventar, construir e utilizar adereços e cenários.
- Elaborar, previamente, em grupo, os vários momentos do desenvolvimento de uma situação.
ESCOLA AZUL
Princípio 1 - A Terra tem um Oceano global e muito diverso
Localização no espaço e no tempo
- Conhecer que a maior parte da superfície da terra é coberta por Oceano.
- Descobrir que a maior parte da água da Terra encontra-se no Oceano e é salgada.
- Observar os Oceanos no mapa e no globo.
- Identificar o Oceano que banha a costa portuguesa.
Conhecimento do meio natural e social
- Reconhecer o Oceano como parte integral do ciclo da água.
- Reconhecer os rios como agentes de transporte de sais, sedimentos e poluentes para o Oceano.
- Identificar as diferenças entre água doce e salgada a nível de densidade e salinidade.
Princípio 2 - O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra.
Localização no espaço e no tempo
- Perceber que a ação das ondas e do vento vai alterando a paisagem das zonas costeiras.
- Descobrir que a areia é constituída por fragmentos de animais, plantas, rochas e minerais.
Princípio 3 - O Oceano exerce uma influência importante no clima.
Conhecimento do meio natural e social
- Reconhecer que a maior parte da precipitação resulta, originalmente, da água que se evapora do Oceano.
Princípio 5 - O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas
Conhecimento do meio natural e social
- Reconhecer que a maior parte do espaço vital da Terra se encontra no Oceano.
- Descobrir que a diversidade de alguns grupos de organismos é muito maior no Oceano do que em terra.
- Reconhecer que no Oceano existem organismos de tamanho muito diversificado.
- Descobrir o que é um ecossistema e reconhecer que o Oceano abriga vários.
- Reconhecer que existem relações importantes entre os organismos que vivem no Oceano (alimentação).
- Saber a importância das marés.
Princípio 6 - O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados
Conhecimento do meio natural e social / Dinamismo das inter-relações natural-social
- Reconhecer que o Oceano fornece grande parte do oxigénio.
- Reconhecer o Oceano como fonte de recursos vivos e não vivos, nomeadamente alimentos e medicamentos.
- Associar o Oceano a diferentes profissões e meios de transporte.
- Reconhecer que o Oceano é fonte de inspiração, recreação e descoberta.
- Reconhecer que a atividade e o desenvolvimento humanos causam poluição e alterações físicas nas praias, costas e rios.
- Reconhecer que todos somos responsáveis por proteger o Oceano.
Princípio 7 - Há muito por descobrir e explorar no Oceano
Conhecimento do meio natural e social
- Descobrir estratégias para uma utilização sustentável dos recursos.
Dinamismo das inter-relações natural-social
- Entender que as novas tecnologias potenciam a nossa capacidade de exploração e maior conhecimento do Oceano.