ESCOLA AZUL

Vivemos num planeta em que grande parte dos recursos naturais estão à beira do colapso, vimos diariamente da parte de vários sectores da sociedade civil o apelo à sustentabilidade dos mesmos, a nossa função como escola é consciencializar toda a comunidade educativa de que todos temos que participar neste esforço para garantirmos que as próximas gerações olhem para o planeta de uma forma criteriosa, protecionista e que sobretudo lhe atribuam valor.

ESCOLA AZUL
“Sem duvida que a grande ameaça para o oceano e consequentemente para a humanidade é a ignorância que temos sobre o impacto que causamos.”

Neste sentido e até porque a organização da sociedade está diretamente relacionada com os interesses de cada um de nós e por conseguinte às causas que consideramos importantes, o Colégio identificou o Mar e a Literacia dos Oceanos como tema estruturante e de primeira importância para os nossos alunos.

Em 2017 após a apresentação de uma candidatura com os nossos objetivos, fomos distinguidos como Escola Azul.
A Escola Azul é um programa educativo do Ministério do Mar que pretende distinguir as escolas que trabalham o oceano e comprometê-las a participar decisivamente na formação de jovens com maior literacia do oceano. É coordenado pela Direção-Geral de Política do Mar e conta com o apoio científico e de cooperação da Ciência Viva.

O QUE FAZ UMA ESCOLA AZUL

  1. Desenvolve projetos sobre o oceano.
  2. Estimula os alunos a agir, intervir e decidir.
  3. Envolve diferentes disciplinas.
  4. Integra alunos de diferentes idades.
  5. Inclui a comunidade local.
  6. Interage com o setor do mar.
  7. Responsabiliza professores e alunos como embaixadores.
  8. Comunica as suas ações.

Desde o ano letivo 2017/2018, que o nosso Colégio foi distinguido como Escola Azul, por nos propormos a trabalhar o oceano com os nossos alunos de modo a ajudá-los a crescer mais conscientes e preocupados com os oceanos e desenvolver a consciência da influência mútua que existe entre todos nós e os oceanos – literacia dos oceanos.

ESCOLA AZUL

O trabalho que tem vindo a ser realizado vai para além das paredes do nosso colégio e para além da nossa população escolar.
As atividades e ações que temos vindo a realizar e que iremos continuar a desenvolver têm-se baseado não só em trabalhos nas mais variadas disciplinas, como em saídas relacionadas com o setor do mar, entrevistas e palestras com profissionais do mar, pesquisas e apresentações de projetos, criação de spots publicitários, blogs, panfletos informativos, festas sobre o tema ...entre outras.
A partir do ano letivo 2019/2020 teremos no nosso plano académico, o “Currículo do mar”, que será trabalhado desde o Pré-escolar até ao 4º ano de escolaridade, de forma interdisciplinar.

LITERACIA DO OCEANO

Literacia do Oceano é a compreensão da influência do oceano em nós e da nossa influência no oceano.
Mais do que sensibilizar a sociedade, é incentivar todos os cidadãos e stakeholders para assumirem atitudes informadas e responsáveis sobre o Oceano e os seus recursos.
Literacia do oceano vai para lá do conhecimento. É também comunicar, agir e decidir. É compreender que temos responsabilidades individuais e coletivas para com o Oceano.

Uma pessoa literata no Oceano consegue:

  • Compreender os princípios da literacia do oceano
  • Comunicar sobre o oceano de forma consciente e informada
  • Agir, intervir e decidir para promover uma sociedade mais azul

Foram identificados sete princípios essenciais que a sociedade deve conhecer sobre o oceano:

Princípio 1.  A Terra tem um Oceano global e muito diverso.
Princípio 2.  O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra.
Princípio 3.  O Oceano exerce uma influência importante no clima.
Princípio 4.  O Oceano permite que a Terra seja habitável.
Princípio 5.  O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas.
Princípio 6.  O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados.
Princípio 7.  Há muito por descobrir e explorar no Oceano.