2º Ano
E assim chegámos ao 2.º ano!
Depois de um merecido descanso, aqui estamos nós, de volta…
Juntos, com todas as nossas diferenças, formamos uma equipa fantástica!
Juntos vamos descobrir e aprender muitas coisas novas.
Vamos ultrapassar qualquer desafio ou dificuldade.
Vamos brincar, crescer e viver novas aventuras.
Viver bons momentos para guardar no coração.
Momentos que, certamente, mais tarde irão recordar!
Uma nova etapa, uma etapa tão importante, o 2.º ano!
Tragam convosco muita alegria e entusiasmo.
Venham prontos para questionar, mas também para errar.
Porque errar faz parte! Não se esqueçam!
Errar também é aprender!
E aqui estamos nós, professores…
Prontos para vos ajudar, sempre!
“AQUI TODOS SOMOS IMPORTANTES!”
Um ano letivo brilhante!
Até já,
A professora
Cátia Henrique
Planificação Anual 1º Ciclo – 2º Ano
PORTUGUÊS
Oralidade
Compreensão
- Identificar intenções comunicativas de textos orais, designadamente perguntas, afirmações, exclamações apreciativas, ordens, pedidos.
- Selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la.
Expressão
- Falar com clareza e articular de modo adequado as palavras.
- Usar a palavra na sua vez e empregar formas de tratamento adequadas na interação oral.
- Formular perguntas, pedidos e respostas a questões considerando a situação e o interlocutor.
- Planear, produzir e avaliar os seus próprios textos.
- Recontar histórias e narrar situações vividas e imaginadas.
- Representar diferentes papéis comunicativos em jogos de simulação e dramatizações.
Leitura e escrita
Leitura
- Associar a cada letra do alfabeto as respetivas formas maiúscula e minúscula.
- Compreender o sentido de textos com características narrativas e descritivas, associados a finalidades diferentes.
- Mobilizar as suas experiências e saberes no processo de construção de sentidos do texto.
- Identificar e referir o essencial de textos lidos.
- Ler com articulação correta, entoação e velocidade adequadas ao sentido dos textos.
- Recriar pequenos textos em diferentes formas de expressão (verbal, gestual, corporal, musical, plástica).
Escrita
- Representar por escrito os fonemas através dos respetivos grafemas e dígrafos.
- Escrever corretamente palavras com todos os tipos de sílabas, com utilização correta dos acentos gráficos e do til.
- Escrever textos curtos, coerentes e coesos, com diversas finalidades (narrar, informar, explicar).
- Utilizar o ponto final na delimitação de frases e a vírgula em enumerações e em mecanismos de coordenação.
- Proceder à revisão de texto, individualmente ou em grupo após discussão de diferentes pontos de vista.
Educação Literária
- Ouvir ler obras literárias e textos da tradição popular.
- Ler narrativas e poemas adequados à idade, por iniciativa própria ou de outrem.
- Antecipar o(s) tema(s) com base em noções elementares de género (contos de fada, lengalengas, poemas,etc.) em elementos do paratexto e nos textos visuais (ilustrações).
- Compreender narrativas literárias.
- Explicitar o sentido dos poemas escutados ou lidos.
- (Re)contar histórias.
- Valorizar a diversidade cultural dos textos (ouvidos ou lidos).
- Dizer, de modo dramatizado, trava-línguas, lengalengas e poemas memorizados, de modo a incluir treino da voz, dos gestos, das pausas, da entoação e expressão facial.
- Manifestar preferências, de entre textos lidos, e explicar as reações derivadas da leitura.
- Selecionar livros para leitura pessoal, apresentando as razões das suas escolhas.
Gramática
- Classificar as palavras quanto ao número de sílabas (palavra escrita).
- Identificar e distinguir sílaba tónica de átona.
- Identificar a classe das palavras: determinante artigo, nome (próprio e comum), adjetivo, verbo, pronome pessoal e interjeição.
- Reconhecer diferentes processos para formar o feminino dos nomes e adjetivos.
- Reconhecer a flexão nominal e adjetival quanto ao número.
- Conhecer a forma do infinitivo dos verbos.
- Usar de modo intencional e com adequação conectores de tempo, de causa e de explicação, em textos narrativos e de opinião.
- Depreender o significado de palavras a partir da sua ocorrência nas diferentes áreas disciplinares curriculares.
- Associar significados conotativos a palavras e/ou expressões que não correspondam ao sentido literal.
- Mobilizar adequadamente as regras de ortografia, ao nível da correspondência grafema-fonema e da utilização dos sinais de escrita.
MATEMÁTICA
CAPACIDADES MATEMÁTICAS
Resolução de problemas
- Reconhecer e aplicar as etapas do processo de resolução de problemas.
- Formular problemas a partir de uma situação dada.
- Aplicar e adaptar estratégias diversas de resolução de problemas, em diversos contextos.
Raciocínio matemático
- Formular e testar generalizações a partir da identificação de regularidades.
- Classificar objetos atendendo às suas características.
- Justificar que uma generalização é verdadeira ou falsa.
Pensamento computacional
- Extrair a informação essencial de um problema.
- Estruturar a resolução de problemas por etapas de menor complexidade de modo a reduzir a dificuldade do problema.
Comunicação matemática
- Descrever a sua forma de pensar acerca de ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito.
- Ouvir os outros, questionar e discutir as ideias de forma fundamentada, e contrapor argumentos.
Representações matemáticas
- Ler e interpretar ideias e processos matemáticos expressos por representações diversas.
- Usar representações múltiplas para demonstrar compreensão, raciocinar e exprimir ideias e processos matemáticos.
- Usar a linguagem simbólica matemática e reconhecer o seu valor para comunicar.
Conexões matemáticas
- Aplicar ideias matemáticas na resolução de problemas de contextos diversos
- Identificar a presença da Matemática em contextos externos e compreender o seu papel na criação e construção da realidade.
NÚMEROS
Números naturais
- Contar de 50 em 50, 100 em 100, e 200 em 200.
- Ler e representar números naturais, pelo menos até 1000, usando diferentes representações.
- Comparar e ordenar números naturais, de forma crescente e decrescente.
- Reconhecer os numerais ordinais até ao 20.º.
- Arredondar números naturais à dezena ou centena mais próxima.
- Estimar o número de objetos de um dado conjunto pelo menos até 100, explicar as suas razões, e verificar a estimativa realizada através de uma contagem organizada.
Sistema de numeração decimal
- Reconhecer e usar o valor posicional de um algarismo no sistema de numeração decimal para descrever e representar números.
Relações numéricas
- Compor e decompor números naturais até ao 1000 de diversas formas.
- Compreender e automatizar os factos básicos da multiplicação (tabuadas do 2, 4, 5, 10 e 3) e sua relação com a divisão.
Frações
- Reconhecer a fração como possibilidade de representar uma relação parte-todo.
- Identificar as partes de uma fração – numerador e do denominador.
- Representar uma fração de diversas formas.
- Reconhecer frações que representam a metade e quartos da unidade, no contexto de problemas.
- Reconhecer que uma fração cujo numerador e denominador são iguais corresponde a uma unidade.
- Comparar e ordenar frações unitárias em contextos diversos e recorrendo a representações múltiplas.
Cálculo mental
- Compreender e usar estratégias de cálculo mental diversificadas para produzir o resultado de um cálculo.
- Mobilizar os factos básicos da adição/subtração e da multiplicação/divisão e as propriedades das operações para realizar cálculo mental.
- Representar, de forma eficaz, as estratégias de cálculo mental usadas.
- Descrever oralmente, os processos de cálculo mental usados por si e pelos colegas, explicando as suas ideias.
- Produzir estimativas através do cálculo mental.
Multiplicação/divisão
- Interpretar e modelar situações com a multiplicação e resolver problemas associados.
- Relacionar a multiplicação e a divisão, em situações de cálculo e na interpretação e resolução de problemas.
ÁLGEBRA
Regularidades em sequências
- Identificar e descrever regularidades em sequências de repetição.
- Identificar e descrever o grupo de repetição de uma sequência.
- Prever um termo não visível de uma sequência de repetição e justificar a previsão.
- Identificar e descrever regularidades em sequências de crescimento, explicando as suas ideias.
- Continuar uma sequência de crescimento, respeitando uma regra de formação dada ou regularidades identificadas.
- Reconhecer as sequências numéricas dos múltiplos.
- Criar e modificar sequências, usando materiais manipuláveis e outros recursos.
Expressões e relações
- Reconhecer igualdades aritméticas envolvendo a adição e a subtração.
- Decidir sobre a correção de igualdades aritméticas e justificar as suas ideias.
- Completar igualdades aritméticas envolvendo a subtração.
- Investigar, formular e justificar conjeturas sobre relações numéricas em contextos diversos.
- Reconhecer a associatividade da adição.
- Reconhecer a comutatividade da multiplicação.
- Reconhecer o um como elemento neutro da multiplicação.
- Reconhecer o zero como elemento absorvente da multiplicação.
DADOS
Questões estatísticas, recolha e organização de dados
- Recolher dados através de um dado método de recolha.
- Usar tabelas de frequência absolutas para organizar dados referentes a uma característica qualitativa.
- Usar diagramas de Carroll para organizar dados relativos a duas características qualitativas dicotómicas.
Representações gráficas
- Representar através de pictogramas ou de gráficos de barras os dados recolhidos.
- Decidir sobre qual(is) as representações gráficas a adotar num dado estudo e justificar a(s) escolha(s).
- Analisar representações gráficas.
Análise de dados
- Reconhecer a(s) moda(s) e identificá-la(s) num conjunto de dados qualitativos.
- Ler, interpretar e discutir a distribuição dos dados, relacionando tabelas, representações gráficas e a moda.
- Retirar conclusões, fundamentar decisões e colocar novas questões suscitadas pelas conclusões obtidas.
GEOMETRIA E MEDIDA
Orientação espacial
- Criar, representar e comparar itinerários, usando os termos “quarto de volta”, “meia volta”, “três quartos de volta” e “volta completa” para explicar as suas ideias.
- Reconhecer vistas de sólidos geométricos dados.
- Ler, interpretar e esboçar plantas de espaços.
Sólidos
- Descrever as características de sólidos geométricos comuns.
- Distinguir poliedros e não poliedros.
Figuras planas
- Classificar figuras planas com base nas suas características.
- Reconhecer polígonos e relacionar a sua designação com o respetivo número de lados.
- Compreender a hierarquia quadrado, retângulo.
Operações com figuras
- Justificar com base nos movimentos de deslizar, rodar e voltar a congruência entre figuras planas.
- Construir figuras compostas.
- Reconhecer o papel da matemática na criação e construção de objetos da realidade.
Comprimento
- Reconhecer o metro e o centímetro como unidades de medida convencionais, relacioná-las e fazer medições usando estas unidades.
- Reconhecer o perímetro de uma figura plana.
- Interpretar situações relacionadas com o comprimento, nomeadamente com o perímetro, usando unidades de medida convencionais, e resolver problemas.
Área
- Compreender o que é a área de uma figura plana.
- Medir a área de figuras planas, usando unidades de medida não convencionais adequadas.
- Interpretar situações que envolvam área e resolver problemas associados.
Tempo
- Relacionar hora, dia, mês e ano.
- Resolver problemas que envolvam o tempo.
Dinheiro
- Conhecer as diferentes notas e moedas, comparar o seu valor e relacioná-las.
- Relacionar o euro com o cêntimo.
- Resolver problemas que envolvem dinheiro.
ESTUDO DO MEIO
SOCIEDADE
- Reconhecer a importância de fontes documentais na construção do conhecimento do seu passado pessoal e familiar.
- Reconhecer datas, factos e locais significativos para a história pessoal ou das pessoas que lhe são próximas, localizando-os em mapas e numa linha de tempo.
- Relacionar instituições e serviços que contribuem para o bem-estar das populações com as respetivas atividades e funções.
- Reconhecer a importância do diálogo, da negociação e do compromisso na resolução de conflitos.
- Reconhecer as múltiplas pertenças de cada pessoa a diferentes grupos e comunidades.
- Reconhecer influências de outros países e culturas em diversos aspetos do seu dia a dia.
- Valorizar a aplicação dos Direitos da Criança.
NATUREZA
- Distinguir os principais órgãos em representações do corpo humano, associando-os à sua principal função.
- Associar os ossos e os músculos à posição, ao movimento e ao equilíbrio.
- Reconhecer modificações no seu corpo.
- Refletir sobre comportamentos e atitudes que concorrem para o bem-estar físico e psicológico, individual e coletivo.
- Reconhecer a importância da vacinação e do uso correto dos medicamentos.
- Identificar situações e comportamentos de risco para a saúde e a segurança individual e coletiva, propondo medidas de prevenção e proteção adequadas.
- Localizar Portugal, na Europa e no Mundo, em diferentes representações cartográficas, reconhecendo as suas fronteiras.
- Caracterizar os estados de tempo típicos das estações do ano em Portugal.
- Estabelecer a correspondência entre as mudanças de estado físico com o ciclo da água.
- Categorizar os seres vivos de acordo com semelhanças e diferenças observáveis.
- Relacionar as características dos seres vivos (animais e plantas), com o seu habitat.
- Relacionar ameaças à biodiversidade dos seres vivos com a necessidade de desenvolvimento de atitudes responsáveis face à Natureza.
TECNOLOGIA
- Distinguir vantagens e desvantagens da utilização de recursos tecnológicos do seu quotidiano.
SOCIEDADE/NATUREZA/TECNOLOGIA
- Elaborar itinerários do quotidiano, em plantas simplificadas do seu meio.
- Descrever elementos naturais e humanos do lugar onde vive através da recolha de informação em várias fontes documentais.
- Reconhecer a existência de bens comuns à humanidade (água, ar, solo, etc.) e a necessidade da sua preservação.
- Saber colocar questões sobre problemas ambientais existentes na localidade onde vive, apresentando propostas de intervenção.
- Distinguir diferentes tipos de transportes utilizados na sua comunidade.
- Conhecer e aplicar normas de prevenção rodoviária.
- Comparar meios de comunicação e informação, atribuindo-lhes relevância pessoal e social.
CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO
Interculturalidade
- Compreender o conceito de cultura;
- Reconhecer que existem diferentes culturas e cada uma é válida pela sua essência e que merecem respeito e paz;
- Reconhecer que as culturas são enriquecidas pelo contato com outras pessoas.
Direitos Humanos
- Aprofundar o conhecimento pelos direitos humanos;
- Conhecer instituições internacionais que apoiam e desenvolvem trabalho no âmbito dos direitos humanos, por exemplo: Amnistia Internacional;
- Reconhecer os princípios e valores em que a igualdade, a não discriminação, a dignidade e o respeito subjazem a todos os aspetos da vida de uma sociedade justa;
- Identificar e propor estratégias de melhoria na nossa sociedade;
- Manifestar atitudes promotoras de princípios ativistas da comunidade global.
Igualdade de género
- Manifestar atitudes de respeito, de solidariedade, de cooperação, de responsabilidade, na relação com os que lhe são próximos (dia do obrigado) e a aceitação de cada um pelas suas caraterísticas individuais;
- Identificar as suas próprias dificuldades e potencialidades e aprofundar o seu autoconhecimento;
- Compreender que o sucesso nas diferentes áreas disciplinares não depende do sexo, mas sim de trabalho e empenho;
- Reconhecer que as dificuldades podem ser superadas através do trabalho cooperativo e da entreajuda.
Educação ambiental
- Compreender os conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação.
- Manifestar atitudes positivas conducentes à preservação do ambiente próximo sendo capaz de apresentar propostas de intervenção, nomeadamente comportamentos que visem os três “R”;
- Adquirir competências para contribuir ativamente numa sociedade mais amiga do ambiente.
Desenvolvimento sustentável
- Compreender o conceito de sustentabilidade e compreender que a sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema e a maneira como se deve agir em relação à natureza;
- Reconhecer que um recurso natural explorado de modo sustentável durará para sempre e com condições de também ser explorado por gerações futuras;
- Reconhecer os conceitos de consumo, recursos naturais, crise ambiental, efeito estufa, tipos de lixo, reciclagem.
EXPRESSÃO PLÁSTICA
Apropriação e reflexão
- Observar os diferentes universos visuais (obras e artefactos de arte – pintura, escultura, desenho, assemblage, colagem, fotografia, instalação, land´art, banda desenhada, design, arquitetura, artesanato, multimédia, linguagens cinematográficas, entre outros), utilizando um vocabulário específico e adequado.
- Mobilizar a linguagem elementar das artes visuais.
Interpretação e comunicação
- Dialogar sobre o que vê e sente, de modo a construir múltiplos discursos e leituras da(s) realidade(s).
- Compreender a intencionalidade dos símbolos e dos sistemas de comunicação visual.
- Apreciar as diferentes manifestações artísticas e outras realidades visuais.
- Captar a expressividade contida na linguagem das imagens e/ou outras narrativas visuais.
Experimentação e criação
- Integrar a linguagem das artes visuais, assim como várias técnicas de expressão nas suas experimentações: físicas e/ou digitais.
- Experimentar possibilidades expressivas dos materiais e das diferentes técnicas, adequando o seu uso a diferentes contextos e situações.
- Escolher técnicas e materiais de acordo com a intenção expressiva das suas produções plásticas.
- Manifestar capacidades expressivas e criativas nas suas produções plásticas, evidenciando os conhecimentos adquiridos.
- Apreciar os seus trabalhos e os dos seus colegas.
EXPRESSÃO DRAMÁTICA
Apropriação e reflexão
- Identificar diferentes estilos e géneros convencionais de teatro (comédia, drama, etc).
- Identificar, em manifestações performativas, personagens, cenários, ambientes, situações cénicas, problemas e soluções da ação dramática.
- Reconhecer diferentes formas de um ator usar a voz e o corpo.
Interpretação e comunicação
- Distinguir, pela experimentação e pela reflexão, jogo dramático, improvisação e representação.
- Exprimir opiniões pessoais e estabelecer relação entre acontecimentos da vida real e as situações dramáticas desenvolvidas em aula.
Experimentação e criação
- Explorar as possibilidades motoras e expressivas do corpo em diferentes atividades.
- Adequar as possibilidades expressivas da voz a diferentes contextos e situações de comunicação.
- Construir personagens, em situações distintas e com diferentes finalidades.
- Produzir, sozinho e em grupo, pequenas cenas a partir de dados reais ou fictícios, através de processos espontâneos e/ou preparados, antecipando e explorando intencionalmente formas de “entrada”, de progressão na ação e de “saída”.
- Defender, oralmente e/ou em situações de prática experimental, as opções de movimento e escolhas vocais utilizados para comunicar uma ideia.
ESCOLA AZUL
Princípio 1 - A Terra tem um Oceano global e muito diverso.
Localização no espaço e no tempo
- Conhecer que a maior parte da superfície da terra é coberta por Oceano.
- Descobrir que a maior parte da água da Terra encontra-se no Oceano e é salgada.
- Observar os Oceanos no mapa e no globo.
- Identificar o Oceano que banha a costa portuguesa.
Conhecimento do meio natural e social
- Reconhecer o Oceano como parte integral do ciclo da água.
- Reconhecer os rios como agentes de transporte de sais, sedimentos e poluentes para o Oceano.
- Identificar as diferenças entre água doce e salgada a nível de densidade e salinidade.
Princípio 2 - O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra.
Localização no espaço e no tempo
- Perceber que a ação das ondas e do vento vai alterando a paisagem das zonas costeiras.
- Descobrir que a areia é constituída por fragmentos de animais, plantas, rochas e minerais.
Princípio 3 - O Oceano exerce uma influência importante no clima.
Conhecimento do meio natural e social
- Reconhecer que a maior parte da precipitação resulta, originalmente, da água que se evapora do Oceano.
Princípio 5 - O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas.
Conhecimento do meio natural e social
- Reconhecer que a maior parte do espaço vital da Terra se encontra no Oceano.
- Descobrir que a diversidade de alguns grupos de organismos é muito maior no Oceano do que em terra.
- Reconhecer que no Oceano existem organismos de tamanho muito diversificado.
- Descobrir o que é um ecossistema e reconhecer que o Oceano abriga vários.
- Reconhecer que existem relações importantes entre os organismos que vivem no Oceano (alimentação).
- Saber a importância das marés.
Princípio 6 - O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados.
Conhecimento do meio natural e social / Dinamismo das inter-relações natural-social
- Reconhecer que o Oceano fornece grande parte do oxigénio.
- Reconhecer o Oceano como fonte de recursos vivos e não vivos, nomeadamente alimentos e medicamentos.
- Associar o Oceano a diferentes profissões e meios de transporte.
- Reconhecer que o Oceano é fonte de inspiração, recreação e descoberta.
- Reconhecer que a atividade e o desenvolvimento humanos causam poluição e alterações físicas nas praias, costas e rios.
- Reconhecer que todos somos responsáveis por proteger o Oceano.
Princípio 7 - Há muito por descobrir e explorar no Oceano
Conhecimento do meio natural e social
- Descobrir estratégias para uma utilização sustentável dos recursos.
Dinamismo das inter-relações natural-social
- Entender que as novas tecnologias potenciam a nossa capacidade de exploração e maior conhecimento do Oceano.