2º Ano
3… 2… 1… E recomeça agora uma das caminhadas mais importantes da tua vida!
Depois de umas férias de muitas brincadeiras e descanso, vamos regressar cheios de energia e com vontade de explorar tudo o que a escola nos pode oferecer!
O 1.º ano foi o ano das descobertas, das conquistas, das aventuras e das grandes amizades.
O 2.º ano continuará a ser um ano de muitas descobertas e juntos, de mãos dadas, vamos viver grandes aventuras e através da partilha construirmos novas aprendizagens.
Vou contar-te um segredo: o importante é que sejas muito feliz na escola pois só assim terás sucesso escolar.
Eu continuarei ao teu lado para te ajudar a criar umas asas fortes para que voes bem alto.
Bem-vindo a esta nova etapa da tua vida: o 2.º ano de escolaridade!
A professora
Débora Barroqueiro

Professora 1º Ciclo
Planificação Anual 1º Ciclo – 2º Ano
PORTUGUÊS
Oralidade
- Identificar intenções comunicativas de textos orais (perguntas, afirmações, exclamações, ordens, pedidos)
- Selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la por meio de técnicas diversas.
- Falar com clareza e articular de modo adequado as palavras.
- Usar a palavra na sua vez e empregar formas de tratamento adequadas na interação oral.
- Variar adequadamente a entoação e o ritmo discursivo em função da finalidade comunicativa.
- Recontar histórias e narrar situações vividas e imaginadas.
Leitura e escrita
- Recitar todo o alfabeto na ordem das letras, sem cometer erros de posição relativa.
- Associar a cada letra do alfabeto as respetivas formas maiúscula e minúscula.
- Compreender o sentido de textos com características narrativas e descritivas, associados a finalidades diferentes.
- Mobilizar as suas experiências e saberes no processo de construção de sentidos do texto.
- Identificar informação explícita no texto.
- Ler com articulação correta, entoação e velocidade adequadas ao sentido dos textos.
- Recriar pequenos textos em diferentes formas de expressão (verbal, gestual, corporal, musical, plástica).
- Escrever corretamente palavras com todos os tipos de sílabas, com utilização correta dos acentos gráficos e do til.
- Escrever frases e textos curtos com diversas finalidades (narrar, informar, explicar).
- Utilizar o ponto final na delimitação de frases e a vírgula em enumerações e em mecanismos de coordenação.
- Proceder à revisão de texto.
Iniciação à Educação Literária
- Ouvir ler obras literárias e textos da tradição popular.
- Valorizar a diversidade cultural dos textos (ouvidos ou lidos).
- Ler narrativas e poemas adequados à idade, por iniciativa própria ou de outrem.
- Antecipar o(s) tema(s) com base em noções elementares de género (contos de fadas, lengalengas, poemas, etc.)
- Compreender narrativas literárias e explicitar o sentido dos poemas escutados ou lidos.
- Dizer trava-línguas, lengalengas e poemas memorizados, de modo a incluir treino da voz, dos gestos, pausas, entoação e expressão facial.
- Manifestar preferências, de entre textos lidos, e explicar as reações derivadas da leitura.
- Selecionar livros para leitura pessoal e apresentar as razões das suas escolhas.
Gramática
- Identificar palavras com significados semelhantes e opostos.
- Classificar as palavras quanto ao número de sílabas.
- Identificar e distinguir sílaba tónica de átona.
- Identificar a classe das palavras: determinante artigo e nomes (próprio e comum).
- Reconhecer diferentes processos para formar o feminino dos nomes e adjetivos.
- Reconhecer a flexão nominal e adjetival quanto ao número.
- Conhecer as estruturas de coordenação copulativa e disjuntiva.
- Usar de modo intencional e com adequação conectores de tempo, de causa, de explicação e de contraste.
- Mobilizar as regras de ortografia, ao nível da correspondência grafema-fonema e da utilização dos sinais de escrita.
MATEMÁTICA
Geometria e medida
- Ler e interpretar calendários e horários.
- Identificar a direção de um objeto ou de um ponto, relativamente a quem observa.
- Utilizar os termos “volta inteira”, “meia volta”, “quarto de volta”, “virar à direita” e “virar à esquerda” do ponto de vista do observador.
- Identificar, numa grelha, pontos equidistantes.
- Representar itinerários numa grelha.
- Identificar a semirreta como um conjunto de pontos.
Números e operações
- Identificar e dar exemplos de números pares e ímpares.
- Utilizar corretamente os numerais ordinais até “vigésimo”.
- Ler e interpretar números no sistema de numeração decimal até 1000.
- Identificar o valor posicional de um algarismo.
- Relacionar, entre si, unidades, dezenas e centenas.
- Saber de memória a soma de dois quaisquer números de um algarismo.
- Calcular recorrendo à representação horizontal do cálculo, usando diversas estratégias.
- Subtrair fluentemente números naturais até 20.
- Adicionar ou subtrair um número com 10 ou 100.
- Adicionar dois ou mais números naturais cuja soma seja inferior a 1000, com representação vertical do cálculo.
- Subtrair dois números naturais até 1000, com representação vertical do cálculo.
- Efetuar multiplicações adicionando parcelas iguais.
- Utilizar o símbolo “x” e os termos “fator” e “produto”.
- Reconhecer as regularidades do produto de um número por 1 e 0.
- Reconhecer a propriedade comutativa da multiplicação.
- Saber de memória tabuadas: 2, 3, 4, 5 e 10.
- Conceber e aplicar estratégias na resolução de problemas com números naturais, em contextos matemáticos e não matemáticos, e avaliar a plausibilidade dos resultados.
- Reconhecer e descrever regularidades em sequências e em tabelas numéricas.
- Exprimir, oralmente e por escrito, ideias matemáticas, e explicar raciocínios, procedimentos e conclusões.
- Desenvolver interesse pela Matemática e valorizar o seu papel no desenvolvimento das outras ciências e domínios da atividade humana e social.
- Desenvolver confiança nas suas capacidades e conhecimentos matemáticos, e a capacidade de analisar o próprio trabalho e regular a sua aprendizagem.
- Desenvolver persistência, autonomia e à-vontade em lidar com situações que envolvam a Matemática.
Organização e tratamento de dados
- Determinar a reunião e a interseção de dois conjuntos.
- Construir e interpretar diagramas de Venn e de Caroll.
- Classificar objetos de acordo com um ou dois critérios.
- Ler tabelas de frequências absolutas, gráficos de pontos e pictogramas em diferentes escalas.
- Recolher dados utilizando esquemas de contagem e representá-los em tabelas de frequências absolutas.
- Representar dados através de gráficos de pontos e de pictogramas.
- Comunicar raciocínios, procedimentos e resultados baseando-se nos dados recolhidos e tratados.
ESTUDO DO MEIO
À DESCOBERTA DE SI MESMO
- Reconhecer datas e factos significativos na sua história e da sua família
- Reconhecer o mês e o ano como unidades de tempo.
- Identificar o ano comum e o ano bissexto.
- Localizar, em mapas, alguns locais importantes para si e para a sua família.
- Localizar Portugal, na Europa e no Mundo, em diferentes representações cartográficas, reconhecendo as suas fronteiras.
- Conhecer os órgãos dos sentidos
- Distinguir alguns órgãos do corpo humano associando-os à sua função vital.
- Reconhecer modificações no seu corpo.
- Associar os ossos e os músculos à posição, ao movimento e ao equilíbrio.
- Refletir sobre comportamentos e atitudes que ocorrem para o bem-estar físico e psicológico, individual e coletivo.
- Identificar situações e comportamentos de risco para a saúde e a segurança individual e coletiva.
À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES
- Conhecer o seu passado próximo familiar e a importância de algumas fontes documentais.
À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJETOS
- Reconhecer a utilidade de alguns objetos.
- Conhecer e aplicar alguns cuidados na utilização de objetos.
- Distinguir objetos e alimentos pelo cheiro, sabor, textura, forma…
- Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicar, reconhecendo como se constrói o conhecimento.
- Distinguir vantagens e desvantagens da utilização de recursos tecnológicos (analógicos e digitais) do seu quotidiano.
CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO
Interculturalidade
- Compreender o conceito de cultura;
- Reconhecer que existem diferentes culturas e cada uma é válida pela sua essência e que merecem respeito e paz;
- Reconhecer que as culturas são enriquecidas pelo contato com outras pessoas.
Direitos Humanos
- Aprofundar o conhecimento pelos direitos humanos;
- Conhecer instituições internacionais que apoiam e desenvolvem trabalho no âmbito dos direitos humanos, por exemplo: Amnistia Internacional;
- Reconhecer os princípios e valores em que a igualdade, a não discriminação, a dignidade e o respeito subjazem a todos os aspetos da vida de uma sociedade justa;
- Identificar e propor estratégias de melhoria na nossa sociedade;
- Manifestar atitudes promotoras de princípios ativistas da comunidade global.
CURRÍCULO DO OCEANO
Princípio 1 - A Terra tem um Oceano global e muito diverso.
Localização no espaço e no tempo
- Conhecer que a maior parte da superfície da terra é coberta por Oceano.
- Descobrir que a maior parte da água da Terra encontra-se no Oceano e é salgada.
- Observar os Oceanos no mapa e no globo.
- Identificar o Oceano que banha a costa portuguesa.
Conhecimento do meio natural e social
- Reconhecer o Oceano como parte integral do ciclo da água.
- Reconhecer os rios como agentes de transporte de sais, sedimentos e poluentes para o Oceano.
- Identificar as diferenças entre água doce e salgada a nível de densidade e salinidade.
Princípio 2 - O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra.
Localização no espaço e no tempo
- Perceber que a ação das ondas e do vento vai alterando a paisagem das zonas costeiras.
- Descobrir que a areia é constituída por fragmentos de animais, plantas, rochas e minerais.
Princípio 3 - O Oceano exerce uma influência importante no clima.
Conhecimento do meio natural e social
- Reconhecer que a maior parte da precipitação resulta, originalmente, da água que se evapora do Oceano.
Princípio 5 - O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas.
Conhecimento do meio natural e social
- Reconhecer que a maior parte do espaço vital da Terra se encontra no Oceano.
- Descobrir que a diversidade de alguns grupos de organismos é muito maior no Oceano do que em terra.
- Reconhecer que no Oceano existem organismos de tamanho muito diversificado.
- Descobrir o que é um ecossistema e reconhecer que o Oceano abriga vários.
- Reconhecer que existem relações importantes entre os organismos que vivem no Oceano (alimentação).
- Saber a importância das marés.
Princípio 6 - O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados.
Conhecimento do meio natural e social / Dinamismo das inter-relações natural-social
- Reconhecer que o Oceano fornece grande parte do oxigénio.
- Reconhecer o Oceano como fonte de recursos vivos e não vivos, nomeadamente alimentos e medicamentos.
- Associar o Oceano a diferentes profissões e meios de transporte.
- Reconhecer que o Oceano é fonte de inspiração, recreação e descoberta.
- Reconhecer que a atividade e o desenvolvimento humanos causam poluição e alterações físicas nas praias, costas e rios.
- Reconhecer que todos somos responsáveis por proteger o Oceano.
Princípio 7 - Há muito por descobrir e explorar no Oceano
Conhecimento do meio natural e social
- Descobrir estratégias para uma utilização sustentável dos recursos.
Dinamismo das inter-relações natural-social
- Entender que as novas tecnologias potenciam a nossa capacidade de exploração e maior conhecimento do Oceano.
EXPRESSÃO PLÁSTICA
Apropriação e reflexão
- Observar os diferentes universos visuais, tanto do património local como global.
- Mobilizar a linguagem elementar das artes visuais (cor, forma, linha, textura, padrão, proporção e desproporção, plano, luz, espaço, volume, movimento, ritmo, matéria).
Interpretação e comunicação
- Dialogar sobre o que vê e sente.
- Compreender a intencionalidade dos símbolos e dos sistemas de comunicação visual.
- Apreciar as diferentes manifestações artísticas e outras realidades visuais.
- Perceber as razões e os processos para o desenvolvimento do(s) gosto(s).
- Captar a expressividade contida na linguagem das imagens e/ou outras narrativas visuais.
- Transformar os conhecimentos adquiridos em novos modos de apreciação do mundo através da comparação de imagens e/ou os objetos.
Experimentação e criação
- Integrar a linguagem das artes visuais, assim como várias técnicas de expressão
- pintura - desenho - técnica mista - assemblage - land’art - escultura - maqueta - fotografia...
- Experimentar possibilidades expressivas dos materiais e diferentes técnicas
- carvão - pasta de modelar - barro - pastel seco - tinta cenográfica - pincéis e trinchas - rolos - papéis de formatos e características diversas
- Escolher técnicas e materiais de acordo com a intenção expressiva das suas produções plásticas.
- Manifestar capacidades expressivas e criativas nas suas produções plásticas.
- Utilizar vários processos de registo de ideias, de planeamento e de trabalho.
- Apreciar os seus trabalhos e os dos seus colegas, mobilizando diferentes critérios de argumentação.
DANÇA / EXPRESSÃO DRAMÁTICA / TEATRO
Apropriação e reflexão
- Distinguir diferentes possibilidades de movimentação do corpo, no espaço.
- Adequar movimentos do corpo com estruturas rítmicas marcadas pelo professor integrando diferentes elementos do tempo e da dinâmica.
- Utilizar movimentos do corpo com diferentes relações (os outros, o espaço, objetos, ambientes)
- Identificar diferentes estilos e géneros de dança ou teatro, através da observação de diversas manifestações do património artístico
- Relacionar a apresentação de obras de dança ou teatro com o património artístico, compreendendo e valorizando as diferenças
- Contextualizar conceitos fundamentais dos universos coreográficos/performativos
- Reconhecer a dimensão multidisciplinar do teatro
- Identificar, em manifestações performativas, personagens, cenários, ambientes…
- Reconhecer diferentes formas de usar a voz: altura, ritmo e intensidade
Interpretação e comunicação
- Reconhecer os efeitos benéficos e o valor do desempenho artístico
- Interagir com os colegas e o professor sobre as experiências de movimento
- Interpretar o seu papel coreográfico
- Interagir com os colegas no sentido da procura do sucesso pessoal e o do grupo
- Emitir apreciações e críticas pessoais sobre trabalhos observados em diferentes contextos
- Distinguir jogo dramático, improvisação e representação
- Reconhecer especificidades do texto dramático
- Exprimir opiniões pessoais
Experimentação e criação
- Explorar e apresentar possibilidades motoras e expressivas do corpo em diferentes atividades
- Adequar as possibilidades expressivas da voz a diferentes contextos e situações
- Transformar objetos experimentando materiais e técnicas para obter efeitos distintos
- Construir personagens
- Produzir, sozinho ou em grupo, pequenas cenas.
- Construir ou recriar, individualmente ou em grupo, sequências de movimento/pequenas coreografias a partir de estímulos vários