2º Ano

E assim chegámos ao 2.º ano!
Depois de um merecido descanso, aqui estamos nós, de volta…

Juntos, com todas as nossas diferenças, formamos uma equipa fantástica!
Juntos vamos descobrir e aprender muitas coisas novas.
Vamos ultrapassar qualquer desafio ou dificuldade.
Vamos brincar, crescer e viver novas aventuras.
Viver bons momentos para guardar no coração.
Momentos que, certamente, mais tarde irão recordar!

Uma nova etapa, uma etapa tão importante, o 2.º ano!
Tragam convosco muita alegria e entusiasmo.
Venham prontos para questionar, mas também para errar.
Porque errar faz parte! Não se esqueçam!
Errar também é aprender!

E aqui estamos nós, professores…
Prontos para vos ajudar, sempre!

“AQUI TODOS SOMOS IMPORTANTES!”

Um ano letivo brilhante!
Até já,

A professora
Cátia Henrique

Cátia Henrique
Professora 1º Ciclo

Planificação Anual 1º Ciclo – 2º Ano

PORTUGUÊS

Oralidade

Compreensão

  • Identificar intenções comunicativas de textos orais, designadamente perguntas, afirmações, exclamações apreciativas, ordens, pedidos.
  • Selecionar informação relevante em função dos objetivos de escuta e registá-la.

Expressão

  • Falar com clareza e articular de modo adequado as palavras.
  • Usar a palavra na sua vez e empregar formas de tratamento adequadas na interação oral.
  • Formular perguntas, pedidos e respostas a questões considerando a situação e o interlocutor.
  • Planear, produzir e avaliar os seus próprios textos.
  • Recontar histórias e narrar situações vividas e imaginadas.
  • Representar diferentes papéis comunicativos em jogos de simulação e dramatizações.

Leitura e escrita

Leitura

  • Associar a cada letra do alfabeto as respetivas formas maiúscula e minúscula.
  • Compreender o sentido de textos com características narrativas e descritivas, associados a finalidades diferentes.
  • Mobilizar as suas experiências e saberes no processo de construção de sentidos do texto.
  • Identificar e referir o essencial de textos lidos.
  • Ler com articulação correta, entoação e velocidade adequadas ao sentido dos textos.
  • Recriar pequenos textos em diferentes formas de expressão (verbal, gestual, corporal, musical, plástica).

Escrita

  • Representar por escrito os fonemas através dos respetivos grafemas e dígrafos.
  • Escrever corretamente palavras com todos os tipos de sílabas, com utilização correta dos acentos gráficos e do til.
  • Escrever textos curtos, coerentes e coesos, com diversas finalidades (narrar, informar, explicar).
  • Utilizar o ponto final na delimitação de frases e a vírgula em enumerações e em mecanismos de coordenação.
  • Proceder à revisão de texto, individualmente ou em grupo após discussão de diferentes pontos de vista.

Educação Literária

  • Ouvir ler obras literárias e textos da tradição popular.
  • Ler narrativas e poemas adequados à idade, por iniciativa própria ou de outrem.
  • Antecipar o(s) tema(s) com base em noções elementares de género (contos de fada, lengalengas, poemas,etc.) em elementos do paratexto e nos textos visuais (ilustrações).
  • Compreender narrativas literárias.
  • Explicitar o sentido dos poemas escutados ou lidos.
  • (Re)contar histórias.
  • Valorizar a diversidade cultural dos textos (ouvidos ou lidos).
  • Dizer, de modo dramatizado, trava-línguas, lengalengas e poemas memorizados, de modo a incluir treino da voz, dos gestos, das pausas, da entoação e expressão facial.
  • Manifestar preferências, de entre textos lidos, e explicar as reações derivadas da leitura.
  • Selecionar livros para leitura pessoal, apresentando as razões das suas escolhas.

Gramática

  • Classificar as palavras quanto ao número de sílabas (palavra escrita).
  • Identificar e distinguir sílaba tónica de átona.
  • Identificar a classe das palavras: determinante artigo, nome (próprio e comum), adjetivo, verbo, pronome pessoal e interjeição.
  • Reconhecer diferentes processos para formar o feminino dos nomes e adjetivos.
  • Reconhecer a flexão nominal e adjetival quanto ao número.
  • Conhecer a forma do infinitivo dos verbos.
  • Usar de modo intencional e com adequação conectores de tempo, de causa e de explicação, em textos narrativos e de opinião.
  • Depreender o significado de palavras a partir da sua ocorrência nas diferentes áreas disciplinares curriculares.
  • Associar significados conotativos a palavras e/ou expressões que não correspondam ao sentido literal.
  • Mobilizar adequadamente as regras de ortografia, ao nível da correspondência grafema-fonema e da utilização dos sinais de escrita.

MATEMÁTICA

CAPACIDADES MATEMÁTICAS

Resolução de problemas

  • Reconhecer e aplicar as etapas do processo de resolução de problemas.
  • Formular problemas a partir de uma situação dada.
  • Aplicar e adaptar estratégias diversas de resolução de problemas, em diversos contextos.

Raciocínio matemático

  • Formular e testar generalizações a partir da identificação de regularidades.
  • Classificar objetos atendendo às suas características.
  • Justificar que uma generalização é verdadeira ou falsa.

Pensamento computacional

  • Extrair a informação essencial de um problema.
  • Estruturar a resolução de problemas por etapas de menor complexidade de modo a reduzir a dificuldade do problema.

Comunicação matemática

  • Descrever a sua forma de pensar acerca de ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito.
  • Ouvir os outros, questionar e discutir as ideias de forma fundamentada, e contrapor argumentos.

Representações matemáticas

  • Ler e interpretar ideias e processos matemáticos expressos por representações diversas.
  • Usar representações múltiplas para demonstrar compreensão, raciocinar e exprimir ideias e processos matemáticos.
  • Usar a linguagem simbólica matemática e reconhecer o seu valor para comunicar.

Conexões matemáticas

  • Aplicar ideias matemáticas na resolução de problemas de contextos diversos
  • Identificar a presença da Matemática em contextos externos e compreender o seu papel na criação e construção da realidade.

NÚMEROS

Números naturais

  • Contar de 50 em 50, 100 em 100, e 200 em 200.
  • Ler e representar números naturais, pelo menos até 1000, usando diferentes representações.
  • Comparar e ordenar números naturais, de forma crescente e decrescente.
  • Reconhecer os numerais ordinais até ao 20.º.
  • Arredondar números naturais à dezena ou centena mais próxima.
  • Estimar o número de objetos de um dado conjunto pelo menos até 100, explicar as suas razões, e verificar a estimativa realizada através de uma contagem organizada.

Sistema de numeração decimal

  • Reconhecer e usar o valor posicional de um algarismo no sistema de numeração decimal para descrever e representar números.

Relações numéricas

  • Compor e decompor números naturais até ao 1000 de diversas formas.
  • Compreender e automatizar os factos básicos da multiplicação (tabuadas do 2, 4, 5, 10 e 3) e sua relação com a divisão.

Frações

  • Reconhecer a fração como possibilidade de representar uma relação parte-todo.
  • Identificar as partes de uma fração – numerador e do denominador.
  • Representar uma fração de diversas formas.
  • Reconhecer frações que representam a metade e quartos da unidade, no contexto de problemas.
  • Reconhecer que uma fração cujo numerador e denominador são iguais corresponde a uma unidade.
  • Comparar e ordenar frações unitárias em contextos diversos e recorrendo a representações múltiplas.

Cálculo mental

  • Compreender e usar estratégias de cálculo mental diversificadas para produzir o resultado de um cálculo.
  • Mobilizar os factos básicos da adição/subtração e da multiplicação/divisão e as propriedades das operações para realizar cálculo mental.
  • Representar, de forma eficaz, as estratégias de cálculo mental usadas.
  • Descrever oralmente, os processos de cálculo mental usados por si e pelos colegas, explicando as suas ideias.
  • Produzir estimativas através do cálculo mental.

Multiplicação/divisão

  • Interpretar e modelar situações com a multiplicação e resolver problemas associados.
  • Relacionar a multiplicação e a divisão, em situações de cálculo e na interpretação e resolução de problemas.

ÁLGEBRA

Regularidades em sequências

  • Identificar e descrever regularidades em sequências de repetição.
  • Identificar e descrever o grupo de repetição de uma sequência.
  • Prever um termo não visível de uma sequência de repetição e justificar a previsão.
  • Identificar e descrever regularidades em sequências de crescimento, explicando as suas ideias.
  • Continuar uma sequência de crescimento, respeitando uma regra de formação dada ou regularidades identificadas.
  • Reconhecer as sequências numéricas dos múltiplos.
  • Criar e modificar sequências, usando materiais manipuláveis e outros recursos.

Expressões e relações

  • Reconhecer igualdades aritméticas envolvendo a adição e a subtração.
  • Decidir sobre a correção de igualdades aritméticas e justificar as suas ideias.
  • Completar igualdades aritméticas envolvendo a subtração.
  • Investigar, formular e justificar conjeturas sobre relações numéricas em contextos diversos.
  • Reconhecer a associatividade da adição.
  • Reconhecer a comutatividade da multiplicação.
  • Reconhecer o um como elemento neutro da multiplicação.
  • Reconhecer o zero como elemento absorvente da multiplicação.

DADOS

Questões estatísticas, recolha e organização de dados

  • Recolher dados através de um dado método de recolha.
  • Usar tabelas de frequência absolutas para organizar dados referentes a uma característica qualitativa.
  • Usar diagramas de Carroll para organizar dados relativos a duas características qualitativas dicotómicas.

Representações gráficas

  • Representar através de pictogramas ou de gráficos de barras os dados recolhidos.
  • Decidir sobre qual(is) as representações gráficas a adotar num dado estudo e justificar a(s) escolha(s).
  • Analisar representações gráficas.

Análise de dados

  • Reconhecer a(s) moda(s) e identificá-la(s) num conjunto de dados qualitativos.
  • Ler, interpretar e discutir a distribuição dos dados, relacionando tabelas, representações gráficas e a moda.
  • Retirar conclusões, fundamentar decisões e colocar novas questões suscitadas pelas conclusões obtidas.

GEOMETRIA E MEDIDA

Orientação espacial

  • Criar, representar e comparar itinerários, usando os termos “quarto de volta”, “meia volta”, “três quartos de volta” e “volta completa” para explicar as suas ideias.
  • Reconhecer vistas de sólidos geométricos dados.
  • Ler, interpretar e esboçar plantas de espaços.

Sólidos

  • Descrever as características de sólidos geométricos comuns.
  • Distinguir poliedros e não poliedros.

Figuras planas

  • Classificar figuras planas com base nas suas características.
  • Reconhecer polígonos e relacionar a sua designação com o respetivo número de lados.
  • Compreender a hierarquia quadrado, retângulo.

Operações com figuras

  • Justificar com base nos movimentos de deslizar, rodar e voltar a congruência entre figuras planas.
  • Construir figuras compostas.
  • Reconhecer o papel da matemática na criação e construção de objetos da realidade.

Comprimento

  • Reconhecer o metro e o centímetro como unidades de medida convencionais, relacioná-las e fazer medições usando estas unidades.
  • Reconhecer o perímetro de uma figura plana.
  • Interpretar situações relacionadas com o comprimento, nomeadamente com o perímetro, usando unidades de medida convencionais, e resolver problemas.

Área

  • Compreender o que é a área de uma figura plana.
  • Medir a área de figuras planas, usando unidades de medida não convencionais adequadas.
  • Interpretar situações que envolvam área e resolver problemas associados.

Tempo

  • Relacionar hora, dia, mês e ano.
  • Resolver problemas que envolvam o tempo.

Dinheiro

  • Conhecer as diferentes notas e moedas, comparar o seu valor e relacioná-las.
  • Relacionar o euro com o cêntimo.
  • Resolver problemas que envolvem dinheiro.

ESTUDO DO MEIO

SOCIEDADE

  • Reconhecer a importância de fontes documentais na construção do conhecimento do seu passado pessoal e familiar.
  • Reconhecer datas, factos e locais significativos para a história pessoal ou das pessoas que lhe são próximas, localizando-os em mapas e numa linha de tempo.
  • Relacionar instituições e serviços que contribuem para o bem-estar das populações com as respetivas atividades e funções.
  • Reconhecer a importância do diálogo, da negociação e do compromisso na resolução de conflitos.
  • Reconhecer as múltiplas pertenças de cada pessoa a diferentes grupos e comunidades.
  • Reconhecer influências de outros países e culturas em diversos aspetos do seu dia a dia.
  • Valorizar a aplicação dos Direitos da Criança.

NATUREZA

  • Distinguir os principais órgãos em representações do corpo humano, associando-os à sua principal função.
  • Associar os ossos e os músculos à posição, ao movimento e ao equilíbrio.
  • Reconhecer modificações no seu corpo.
  • Refletir sobre comportamentos e atitudes que concorrem para o bem-estar físico e psicológico, individual e coletivo.
  • Reconhecer a importância da vacinação e do uso correto dos medicamentos.
  • Identificar situações e comportamentos de risco para a saúde e a segurança individual e coletiva, propondo medidas de prevenção e proteção adequadas.
  • Localizar Portugal, na Europa e no Mundo, em diferentes representações cartográficas, reconhecendo as suas fronteiras.
  • Caracterizar os estados de tempo típicos das estações do ano em Portugal.
  • Estabelecer a correspondência entre as mudanças de estado físico com o ciclo da água.
  • Categorizar os seres vivos de acordo com semelhanças e diferenças observáveis.
  • Relacionar as características dos seres vivos (animais e plantas), com o seu habitat.
  • Relacionar ameaças à biodiversidade dos seres vivos com a necessidade de desenvolvimento de atitudes responsáveis face à Natureza.

TECNOLOGIA

  • Distinguir vantagens e desvantagens da utilização de recursos tecnológicos do seu quotidiano.

SOCIEDADE/NATUREZA/TECNOLOGIA

  • Elaborar itinerários do quotidiano, em plantas simplificadas do seu meio.
  • Descrever elementos naturais e humanos do lugar onde vive através da recolha de informação em várias fontes documentais.
  • Reconhecer a existência de bens comuns à humanidade (água, ar, solo, etc.) e a necessidade da sua preservação.
  • Saber colocar questões sobre problemas ambientais existentes na localidade onde vive, apresentando propostas de intervenção.
  • Distinguir diferentes tipos de transportes utilizados na sua comunidade.
  • Conhecer e aplicar normas de prevenção rodoviária.
  • Comparar meios de comunicação e informação, atribuindo-lhes relevância pessoal e social.

CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

Interculturalidade

  • Compreender o conceito de cultura;
  • Reconhecer que existem diferentes culturas e cada uma é válida pela sua essência e que merecem respeito e paz;
  • Reconhecer que as culturas são enriquecidas pelo contato com outras pessoas.

Direitos Humanos

  • Aprofundar o conhecimento pelos direitos humanos;
  • Conhecer instituições internacionais que apoiam e desenvolvem trabalho no âmbito dos direitos humanos, por exemplo: Amnistia Internacional;
  • Reconhecer os princípios e valores em que a igualdade, a não discriminação, a dignidade e o respeito subjazem a todos os aspetos da vida de uma sociedade justa;
  • Identificar e propor estratégias de melhoria na nossa sociedade;
  • Manifestar atitudes promotoras de princípios ativistas da comunidade global.

Igualdade de género

  • Manifestar atitudes de respeito, de solidariedade, de cooperação, de responsabilidade, na relação com os que lhe são próximos (dia do obrigado) e a aceitação de cada um pelas suas caraterísticas individuais;
  • Identificar as suas próprias dificuldades e potencialidades e aprofundar o seu autoconhecimento;
  • Compreender que o sucesso nas diferentes áreas disciplinares não depende do sexo, mas sim de trabalho e empenho;
  • Reconhecer que as dificuldades podem ser superadas através do trabalho cooperativo e da entreajuda.

Educação ambiental

  • Compreender os conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação.
  • Manifestar atitudes positivas conducentes à preservação do ambiente próximo sendo capaz de apresentar propostas de intervenção, nomeadamente comportamentos que visem os três “R”;
  • Adquirir competências para contribuir ativamente numa sociedade mais amiga do ambiente.

Desenvolvimento sustentável

  • Compreender o conceito de sustentabilidade e compreender que a sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema e a maneira como se deve agir em relação à natureza;
  • Reconhecer que um recurso natural explorado de modo sustentável durará para sempre e com condições de também ser explorado por gerações futuras;
  • Reconhecer os conceitos de consumo, recursos naturais, crise ambiental, efeito estufa, tipos de lixo, reciclagem.

EXPRESSÃO PLÁSTICA

Apropriação e reflexão

  • Observar os diferentes universos visuais (obras e artefactos de arte – pintura, escultura, desenho, assemblage, colagem, fotografia, instalação, land´art, banda desenhada, design, arquitetura, artesanato, multimédia, linguagens cinematográficas, entre outros), utilizando um vocabulário específico e adequado.
  • Mobilizar a linguagem elementar das artes visuais.

Interpretação e comunicação

  • Dialogar sobre o que vê e sente, de modo a construir múltiplos discursos e leituras da(s) realidade(s).
  • Compreender a intencionalidade dos símbolos e dos sistemas de comunicação visual.
  • Apreciar as diferentes manifestações artísticas e outras realidades visuais.
  • Captar a expressividade contida na linguagem das imagens e/ou outras narrativas visuais.

Experimentação e criação

  • Integrar a linguagem das artes visuais, assim como várias técnicas de expressão nas suas experimentações: físicas e/ou digitais.
  • Experimentar possibilidades expressivas dos materiais e das diferentes técnicas, adequando o seu uso a diferentes contextos e situações.
  • Escolher técnicas e materiais de acordo com a intenção expressiva das suas produções plásticas.
  • Manifestar capacidades expressivas e criativas nas suas produções plásticas, evidenciando os conhecimentos adquiridos.
  • Apreciar os seus trabalhos e os dos seus colegas.

EXPRESSÃO DRAMÁTICA

Apropriação e reflexão

  • Identificar diferentes estilos e géneros convencionais de teatro (comédia, drama, etc).
  • Identificar, em manifestações performativas, personagens, cenários, ambientes, situações cénicas, problemas e soluções da ação dramática.
  • Reconhecer diferentes formas de um ator usar a voz e o corpo.

Interpretação e comunicação

  • Distinguir, pela experimentação e pela reflexão, jogo dramático, improvisação e representação.
  • Exprimir opiniões pessoais e estabelecer relação entre acontecimentos da vida real e as situações dramáticas desenvolvidas em aula.

Experimentação e criação

  • Explorar as possibilidades motoras e expressivas do corpo em diferentes atividades.
  • Adequar as possibilidades expressivas da voz a diferentes contextos e situações de comunicação.
  • Construir personagens, em situações distintas e com diferentes finalidades.
  • Produzir, sozinho e em grupo, pequenas cenas a partir de dados reais ou fictícios, através de processos espontâneos e/ou preparados, antecipando e explorando intencionalmente formas de “entrada”, de progressão na ação e de “saída”.
  • Defender, oralmente e/ou em situações de prática experimental, as opções de movimento e escolhas vocais utilizados para comunicar uma ideia.

ESCOLA AZUL

Princípio 1 - A Terra tem um Oceano global e muito diverso.

Localização no espaço e no tempo

  • Conhecer que a maior parte da superfície da terra é coberta por Oceano.
  • Descobrir que a maior parte da água da Terra encontra-se no Oceano e é salgada.
  • Observar os Oceanos no mapa e no globo.
  • Identificar o Oceano que banha a costa portuguesa.

Conhecimento do meio natural e social

  • Reconhecer o Oceano como parte integral do ciclo da água.
  • Reconhecer os rios como agentes de transporte de sais, sedimentos e poluentes para o Oceano.
  • Identificar as diferenças entre água doce e salgada a nível de densidade e salinidade.

Princípio 2 - O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra.

Localização no espaço e no tempo

  • Perceber que a ação das ondas e do vento vai alterando a paisagem das zonas costeiras.
  • Descobrir que a areia é constituída por fragmentos de animais, plantas, rochas e minerais.

Princípio 3 - O Oceano exerce uma influência importante no clima.

Conhecimento do meio natural e social

  • Reconhecer que a maior parte da precipitação resulta, originalmente, da água que se evapora do Oceano.

Princípio 5 - O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas.

Conhecimento do meio natural e social

  • Reconhecer que a maior parte do espaço vital da Terra se encontra no Oceano.
  • Descobrir que a diversidade de alguns grupos de organismos é muito maior no Oceano do que em terra.
  • Reconhecer que no Oceano existem organismos de tamanho muito diversificado.
  • Descobrir o que é um ecossistema e reconhecer que o Oceano abriga vários.
  • Reconhecer que existem relações importantes entre os organismos que vivem no Oceano (alimentação).
  • Saber a importância das marés.

Princípio 6 - O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados.

Conhecimento do meio natural e social / Dinamismo das inter-relações natural-social

  • Reconhecer que o Oceano fornece grande parte do oxigénio.
  • Reconhecer o Oceano como fonte de recursos vivos e não vivos, nomeadamente alimentos e medicamentos.
  • Associar o Oceano a diferentes profissões e meios de transporte.
  • Reconhecer que o Oceano é fonte de inspiração, recreação e descoberta.
  • Reconhecer que a atividade e o desenvolvimento humanos causam poluição e alterações físicas nas praias, costas e rios.
  • Reconhecer que todos somos responsáveis por proteger o Oceano.

Princípio 7 - Há muito por descobrir e explorar no Oceano

Conhecimento do meio natural e social

  • Descobrir estratégias para uma utilização sustentável dos recursos.

Dinamismo das inter-relações natural-social

  • Entender que as novas tecnologias potenciam a nossa capacidade de exploração e maior conhecimento do Oceano.