Berçário

Os primeiros anos de vida traduzem-se como uma oportunidade fundamental, não só para o desenvolvimento cognitivo e linguístico como também para a autorregulação das crianças. Com a chegada ao berçário as crianças criam novas relações, desenvolvem-se harmoniosamente e aprendem a uma grande velocidade, com ajuda e estímulo adequado. Somos adultos conscientes das nossas ações, que olhamos para o berçário como um espaço de aprendizagem.

É essencial que se olhe para a criança como um ser competente com necessidades e interesses que devem ser respeitados e valorizados desde cedo, permitindo-a crescer de forma saudável e segura. Nesta caminhada iremos procurar promover e incentivar alguns aspetos fundamentais nesta fase, tais como a segurança, a autoestima, a curiosidade, o ímpeto exploratório, as competências linguísticas e sociais.

Nestas idades, os “instrumentos” das crianças para explorarem o mundo são os sentidos, sendo essencial que os mesmos sejam encorajados pelos adultos. Assim, iremos viver experiências novas através de brincadeiras, jogos e canções que lhes permitam explorar o mundo que as rodeia. Através das histórias iremos realizar novas descobertas…

Juntos iniciaremos esta caminhada de crescimento e aprendizagem conjunta, cujo o nosso foco é o superior interesse dos nossos bebés!

A educadora
Maria Ferraz de Menezes

“Todos os bebés são inteligentes, comunicativos, atentos e, desde o útero, guardam tudo o que os ajude a crescer.”
Sá, Eduardo – A vida não se aprende nos livros

Maria Ferraz de Menezes
Educadora
Paula Rodrigues
Auxiliar

Projeto Pedagógico Berçario

Objetivos Gerais

Estimular o desenvolvimento global da criança respeitando a sua individualidade.

Desenvolvimento sócio-afetivo
  • Adaptação e socialização
Desenvolvimento Psico-motor
  • Motricidade ampla e fina
Desenvolvimento cognitivo
  • Estimulação dos sentidos
  • Desenvolvimento da linguagem e memória

Objetivos Específicos

  • Promover um ambiente calmo e seguro;
  • Estabelecer uma relação cooperante e afetiva;
  • Favorecer a relação Família/Escola;
  • Ajudar a criança a descobrir o que a rodeia e a si própria;
  • Ajudar a criança a construir a sua personalidade;
  • Estimular a motricidade fina (preensão);
  • Estimular a postura e movimentos amplos (deitado, rastejar, gatinhar, andar);
  • Proporcionar momentos de exploração sensorial.