Berçário

A chegada ao Berçário, o contacto com os outros e as descobertas que durante este ano irão fazer, torna este ano fundamental para o desenvolvimento de cada criança. E por isso é fundamental estimular aquilo que vai ser importante durante toda a vida: os sentidos, o ritmo, o jogo, o andar e a curiosidade e o espírito de aventura.

Se é com o domínio da linguagem que se desenvolve o pensamento este ano será também muito importante na descoberta e no jogo com os sons e as palavras, com as muitas ligações que se desenvolvem entre elas, num processo muito estimulado pelas muitas histórias que durante o ano vão descobrir.

Numa idade em que a capacidade de integrar e desenvolver aprendizagens é total, a plasticidade do cérebro o permite, quanto mais o número de estímulos e os momentos de descoberta e aventura, de jogo, maior será o desenvolvimento de cada criança.

É esse o nosso desafio!

A educadora
Joana Fragateiro

“Todos os bebés são inteligentes, comunicativos, atentos e, desde o útero, guardam tudo o que os ajude a crescer.”
Sá, Eduardo – A vida não se aprende nos livros

Joana Fragateiro
Educadora
Rute Sobreira
Auxiliar

Projeto Pedagógico Berçario

Objetivos Gerais

Estimular o desenvolvimento global da criança respeitando a sua individualidade.

Desenvolvimento sócio-afetivo
  • Adaptação e socialização
Desenvolvimento Psico-motor
  • Motricidade ampla e fina
Desenvolvimento cognitivo
  • Estimulação dos sentidos
  • Desenvolvimento da linguagem e memória

Objetivos Específicos

  • Promover um ambiente calmo e seguro;
  • Estabelecer uma relação cooperante e afetiva;
  • Favorecer a relação Família-Escola;
  • Ajudar a criança a descobrir o que a rodeia e a si própria;
  • Ajudar a criança a construir a sua personalidade;
  • Estimular a motricidade fina (preensão);
  • Estimular a postura e movimentos amplos (deitado, rastejar, gatinhar, andar);
  • Proporcionar momentos de exploração sensorial.