Berçário

Os primeiros anos de vida da criança correspondem a uma fase importante do seu crescimento. O berçário permite à criança uma série de experiências que vão abrindo caminho para novas aprendizagens. O modo como a criança vive estes primeiros tempos influenciará a sua adaptação à escola, a sua facilidade em aprender e a sua capacidade para enfrentar os desafios sem necessitar constantemente dos outros.

Através dos sentidos, a criança dá início à exploração do meio que a envolve. É aqui que se inicia o processo de socialização. Todo este processo tem como base o afeto, a alegria, a segurança, pois só assim a criança cresce de uma forma feliz e harmoniosa.

A Educadora
Maria João Bértolo

“Todos os bebés são inteligentes, comunicativos, atentos e, desde o útero, guardam tudo o que os ajude a crescer.”
Sá, Eduardo – A vida não se aprende nos livros

Maria Joao Bertolo
Educadora Berçário
Debora Carvalho - Auxiliar Berçário

Projeto Pedagógico Berçario

Objetivos Gerais

Estimular o desenvolvimento global da criança respeitando a sua individualidade.

Desenvolvimento socio-afetivo
  • Adaptação e socialização
Desenvolvimento Psico-motor
  • Motricidade ampla e fina
Desenvolvimento cognitivo
  • Estimulação dos sentidos
  • Desenvolvimento da linguagem e memória

 

Objetivos Específicos

  • Promover um ambiente calmo e seguro;
  • Estabelecer uma relação cooperante e afetiva;
  • Favorecer a relação Família-Escola;
  • Ajudar a criança a descobrir o que a rodeia e a si própria;
  • Ajudar a criança a construir a sua personalidade;
  • Estimular a motricidade fina (preensão);
  • Estimular a postura e movimentos amplos (deitado, rastejar, gatinhar, andar);
  • Proporcionar momentos de exploração sensorial.