Sala 4 anos

A criança dos 4 anos já revela maior autonomia e responsabilidade. Participa em momentos de discussão de ideias, valores e sentimentos, desenvolvendo assim a capacidade de atenção e de espírito crítico.

O seu vocabulário torna-se cada vez mais complexo, descreve objetos e acontecimentos.
Reconhece e representa o seu nome. Aprende a distinguir a letra e o número.

Na sala dos 4 anos vamos explorar e “brincar” com os números para desenvolver a capacidade de abstração e raciocínio.

Para conhecer melhor o mundo que a rodeia, a criança irá experimentar um conjunto de outros métodos e instrumentos estimulando assim as suas capacidades e os seus sentidos.

Desejo um bom ano para todos!

A Educadora
Joana Fragateiro

Joana Fragateiro
Educadora Sala 4 anos
Rute Sobreira - Auxiliar Sala 4 anos

Projeto Curricular de Sala 4 ANOS

Objetivos Gerais

  • Promover um ambiente calmo e seguro;
  • Respeitar a individualidade de cada criança favorecendo uma progressiva consciência como membro da sociedade;
  • Conhecer-se progressivamente, as suas potencialidades e limites;
  • Estimular o desenvolvimento global de cada criança, respeitando as suas necessidades, interesses e capacidades;
  • Proporcionar oportunidades para que cada criança descubra as suas aptidões e tenha um desenvolvimento equilibrado;
  • Promover a relação entre o grupo e o meio envolvente;
  • Fomentar a iniciativa;
  • Divulgar diferentes níveis de expressão como meios de comunicação, pesquisa, observação e avaliação;
  • Facilitar a autonomia para que a criança se torne mais segura e organizada;
  • Gerir situações espaço/tempo e interesses;
  • Exercitar a compreensão e a capacidade descritiva.

Objetivos Específicos
Transversais aos três trimestres

Área da Expressão e Comunicação
Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita
Linguagem Oral
  • Desenvolver a consciência fonológica
  • Escutar para aprender e construir conhecimentos
  • Transmitir ideias, sensações e sentimentos
  • Memorizar e reproduzir sequências de sons
  • Produzir discursos com finalidades específicas:
    Projetos, vivências, histórias, perguntas, provérbios, poemas e rimas memorizadas
  • Aumentar e enriquecer o seu léxico através do diálogo.
  • Ajudar a criança a exprimir sentimentos, emoções e necessidades.
  • Desenvolver as capacidades de atenção e memorização visuais e auditivas.
Abordagem à Escrita
  • Identificar e reproduzir o primeiro nome
  • Diferenciar texto de imagem/ letra de número
  • Reconhecer a direccionalidade da língua escrita
  • Desenvolver a motricidade fina
Domínio da Matemática
Orientar e Localizar
  • Situar-se no espaço em relação aos outros e a objetos
  • Desenvolver o vocabulário posicional:
    -À esquerda/à direita; em cima/em baixo; à frente/ atrás; entre /dentro/fora; antes/ depois
  • Descrever itinerários simples
  • Diferenciar noções temporais
    -Ontem/Hoje/Amanhã -Antes/Agora/Depois - Semana/Fim-de-semana
  • Desenvolver as capacidades de organização espácio-temporais através das rotinas.
  • Observar e manipular formas geométricas
Desenvolver o Sentido do Número
  • Contagem Oral
  • Contagem de Objetos
  • Desenvolver a capacidade de estabelecer Relações/ Associações/ Conjuntos
  • Ler, explorar e interpretar dados em tabelas e gráficos (pictogramas)
  • Desenvolver o cálculo mental
Domínio das Expressões
  • Explorar as potencialidades do corpo
  • Desenvolver a coordenação motora
  • Desenvolver a flexibilidade e equilíbrio
  • Associar ritmo e movimento
  • Desenvolver capacidades de comunicação e expressão através do corpo (jogo simbólico)
  • Recriar experiência do quotidiano, situações imaginárias, utilizando objetos diversos, atribuindo-lhes significados
  • Promover pequenas dramatizações que desenvolvam a imaginação, a linguagem verbal e não-verbal.
  • Explorar diversos materiais, técnicas e instrumentos de expressão plástica
  • Desenvolver a motricidade fina
  • Estimular a capacidade de exteriorizar imagens construídas interiormente
  • Recriar momentos e vivencias
  • Explorar a tridimensionalidade de objetos e materiais
  • Explorar as possibilidades rítmicas do som
  • Identificar características do som (intensidade, altura, timbre e duração)
  • Memorizar e reproduzir esquemas rítmicos e canções simples
  • Estimular as capacidades de cantar, dançar, escutar, tocar e criar
Área de Conhecimento do Mundo
  • Despertar a curiosidade pelo meio que nos rodeia
  • Revelar interesse em compreender o que observa
  • Cooperar com os colegas
  • Desenvolver a atitude crítica
  • Efetuar pesquisas e selecionar informação em diversas fontes
  • Executar experiências respeitando instruções simples
  • Realizar e registar dados de uma observação
  • Formular hipóteses e questões pertinentes
  • Interpretar dados de observações
  • Seriar, ordenar e fazer correspondências
  • Estabelecer comparações
  • Desenvolver a capacidade de argumentação
  • Saber nomear e utilizar diferentes equipamentos e utensílios
  • Utilizar objetos para construir novas formas
  • Reconhecer e nomear diferentes cores, sensações e sentimentos
  • Saber dizer o seu nome completo
  • Saber dizer a morada e localidade onde vive
  • Saber dizer a sua idade e perceber que está a crescer
  • Conhecer o seu corpo.
  • Conhecer e respeitar as regras em sociedade
  • Conhecer alguns aspetos do ambiente natural e social
  • Cuidar da sua higiene e saúde
  • Respeitar os espaços que frequenta, mantendo-os limpos e organizados
  • Favorecer a aquisição de hábitos e regras.
  • Criar situações que ajudem a criança a ter uma imagem ajustada e positiva de si mesma desenvolvendo a sua autonomia e autoestima.
  • Criar situações cooperativas de trabalho em grupo.
  • Favorecer a aquisição de conceitos utilizando o jogo simbólico.
  • Incutir na criança sentimentos de respeito e responsabilidades sociais.