Sala 3 anos

A criança de 3 anos caminha a passos largos para uma maior autonomia.
Com a aquisição do não, vai tornar-se mais desafiadora e obstinada – É neste momento que o Eu da criança se afirma, manifestando-se em oposição do Eu dos outros.
Começa a tomar consciência do efeito que as suas reações produzem no meio em que está inserida. Nesta idade, começa a tornar-se capaz de refletir sobre os seus próprios atos, de evocar a experiência passada, de prever consequências em sequências habituais de causa-efeito.
O jogo surge como forma essencial de atividade, pois é nesta situação que consegue explorar todas as suas potencialidades sensoriais.
Embora ainda manifeste um pensamento egocêntrico, a linguagem que já adquiriu vai facilitar a comunicação com os outros. Nesta idade está mais aberta para se relacionar e começa a aceitar as ideias, companhia e comportamentos dos seus pares. É muito afetuosa tanto com os adultos como com as outras crianças. Nesta fase revela uma grande curiosidade por tudo o que a rodeia.
É muito importante proporcionar um ambiente calmo e seguro, de forma a que a criança se sinta confiante nas suas conquistas e cresça de forma harmoniosa.

A Educadora
Teresa Pereira Barradas

Teresa Pereira Barradas
Educadora Sala 3 anos
Paula Rodrigues - Auxiliar Sala de 3 anos

Projeto Curricular de Sala 3 ANOS

Objetivos Gerais

  • Promover um ambiente calmo e seguro;
  • Respeitar a individualidade de cada criança;
  • Favorecer o desenvolvimento da autonomia;
  • Proporcionar oportunidades para que cada criança descubra as suas aptidões e tenha um desenvolvimento equilibrado;
  • Fomentar a consciencialização da importância de si e do outro no contexto social;
  • Divulgar diferentes níveis de expressão como meios de comunicação, pesquisa, observação e avaliação;
  • Estimular o interesse e curiosidade naturais, favorecendo a iniciativa e espontaneidade.

Objetivos Específicos
Transversais aos três trimestres

Área da Expressão e Comunicação
Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita
Linguagem Oral
  • Desenvolver a consciência fonológica;
  • Escutar para aprender e construir conhecimentos;
  • Transmitir ideias, sensações e sentimentos;
  • Memorizar e reproduzir sequências de sons;
  • Produzir discursos com finalidades específicas:
    • Projetos, vivências, histórias, perguntas, provérbios, poemas e rimas memorizadas;
  • Aumentar e enriquecer o seu léxico através do diálogo;
  • Ajudar a criança a exprimir sentimentos, emoções e necessidades;
  • Desenvolver as capacidades de atenção e memorização visuais e auditivas.
Abordagem à Escrita
  • Identificar e reproduzir o primeiro nome;
  • Diferenciar texto de imagem/ letra de número;
  • Reconhecer a direccionalidade da língua escrita;
  • Desenvolver a motricidade fina.
Domínio da Matemática
Orientar e Localizar
  • Situar-se no espaço em relação aos outros e a objetos;
  • Desenvolver o vocabulário posicional:
    • À esquerda/à direita; Em cima/em baixo; À frente/atrás; Entre /dentro/fora; Antes/depois;
  • Descrever itinerários simples;
  • Diferenciar noções temporais:
    • Ontem/hoje/amanhã ; Antes/agora/depois; Semana/fim-de-semana;
  • Desenvolver as capacidades de organização espácio-temporais através das rotinas;
  • Observar e manipular formas geométricas.
Desenvolver o Sentido do Número
  • Contagem oral;
  • Contagem de objetos;
  • Desenvolver a capacidade de estabelecer relações/ associações/ conjuntos;
  • Ler, explorar e interpretar dados em tabelas e gráficos (pictogramas);
  • Desenvolver o cálculo mental.
Domínio das Expressões
  • Explorar as potencialidades do corpo;
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Desenvolver a flexibilidade e equilíbrio;
  • Associar ritmo e movimento;
  • Desenvolver capacidades de comunicação e expressão através do corpo (jogo simbólico);
  • Recriar experiência do quotidiano, situações imaginárias, utilizando objetos diversos, atribuindo-lhes significados;
  • Promover pequenas dramatizações que desenvolvam a imaginação, a linguagem verbal e não-verbal;
  • Explorar diversos materiais, técnicas e instrumentos de expressão plástica;
  • Desenvolver a motricidade fina;
  • Estimular a capacidade de exteriorizar imagens construídas interiormente
  • Recriar momentos e vivências;
  • Explorar a tridimensionalidade de objetos e materiais;
  • Explorar as possibilidades rítmicas do som;
  • Identificar características do som (intensidade, altura, timbre e duração);
  • Memorizar e reproduzir esquemas rítmicos e canções simples;
  • Estimular as capacidades de cantar, dançar, escutar, tocar e criar.
Área de Conhecimento do Mundo
  • Despertar a curiosidade pelo meio que nos rodeia;
  • Revelar interesse em compreender o que observa:
  • Cooperar com os amigos;
  • Desenvolver a atitude crítica;
  • Efetuar pesquisas e selecionar informação em diversas fontes;
  • Executar experiências respeitando instruções simples;
  • Realizar e registar dados de uma observação;
  • Formular hipóteses e questões pertinentes;
  • Interpretar dados de observações;
  • Seriar, ordenar e fazer correspondências;
  • Estabelecer comparações;
  • Desenvolver a capacidade de argumentação;
  • Saber nomear e utilizar diferentes equipamentos e utensílios;
  • Utilizar objetos para construir novas formas;
  • Reconhecer e nomear diferentes cores, sensações e sentimentos;
  • Saber dizer o seu nome completo;
  • Saber dizer a morada e localidade onde vive;
  • Saber dizer a sua idade e perceber que está a crescer;
  • Conhecer o seu corpo;
  • Conhecer e respeitar as regras em sociedade;
  • Conhecer alguns aspetos do ambiente natural e social;
  • Cuidar da sua higiene e saúde;
  • Respeitar os espaços que frequenta, mantendo-os limpos e organizados;
  • Favorecer a aquisição de hábitos e regras;
  • Criar situações que ajudem a criança a ter uma imagem ajustada e positiva de si mesma desenvolvendo a sua autonomia e autoestima;
  • Criar situações cooperativas de trabalho em grupo;
  • Favorecer a aquisição de conceitos utilizando o jogo simbólico;
  • Incutir na criança sentimentos de respeito e responsabilidades sociais.