Sala 3 anos
A criança de 3 anos caminha a passos largos para uma maior autonomia.
Com a aquisição do não, vai tornar-se mais desafiadora e obstinada – É neste momento que o Eu da criança se afirma, manifestando-se em oposição do Eu dos outros.
Começa a tomar consciência do efeito que as suas reações produzem no meio em que está inserida. Nesta idade, começa a tornar-se capaz de refletir sobre os seus próprios atos, de evocar a experiência passada, de prever consequências em sequências habituais de causa-efeito.
O jogo surge como forma essencial de atividade, pois é nesta situação que consegue explorar todas as suas potencialidades sensoriais.
Embora ainda manifeste um pensamento egocêntrico, a linguagem que já adquiriu vai facilitar a comunicação com os outros. Nesta idade está mais aberta para se relacionar e começa a aceitar as ideias, companhia e comportamentos dos seus pares. É muito afetuosa tanto com os adultos como com as outras crianças. Nesta fase revela uma grande curiosidade por tudo o que a rodeia.
É muito importante proporcionar um ambiente calmo e seguro, de forma a que a criança se sinta confiante nas suas conquistas e cresça de forma harmoniosa.
A Educadora
Teresa Pereira Barradas

Educadora Sala 3 anos

Projeto Curricular de Sala 3 ANOS
Objetivos Gerais
- Promover um ambiente calmo e seguro;
- Respeitar a individualidade de cada criança;
- Favorecer o desenvolvimento da autonomia;
- Proporcionar oportunidades para que cada criança descubra as suas aptidões e tenha um desenvolvimento equilibrado;
- Fomentar a consciencialização da importância de si e do outro no contexto social;
- Divulgar diferentes níveis de expressão como meios de comunicação, pesquisa, observação e avaliação;
- Estimular o interesse e curiosidade naturais, favorecendo a iniciativa e espontaneidade.
Objetivos Específicos
Transversais aos três trimestres
Área da Expressão e Comunicação
Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita
Linguagem Oral
- Desenvolver a consciência fonológica;
- Escutar para aprender e construir conhecimentos;
- Transmitir ideias, sensações e sentimentos;
- Memorizar e reproduzir sequências de sons;
- Produzir discursos com finalidades específicas:
- Projetos, vivências, histórias, perguntas, provérbios, poemas e rimas memorizadas;
- Aumentar e enriquecer o seu léxico através do diálogo;
- Ajudar a criança a exprimir sentimentos, emoções e necessidades;
- Desenvolver as capacidades de atenção e memorização visuais e auditivas.
Abordagem à Escrita
- Identificar e reproduzir o primeiro nome;
- Diferenciar texto de imagem/ letra de número;
- Reconhecer a direccionalidade da língua escrita;
- Desenvolver a motricidade fina.
Domínio da Matemática
Orientar e Localizar
- Situar-se no espaço em relação aos outros e a objetos;
- Desenvolver o vocabulário posicional:
- À esquerda/à direita; Em cima/em baixo; À frente/atrás; Entre /dentro/fora; Antes/depois;
- Descrever itinerários simples;
- Diferenciar noções temporais:
- Ontem/hoje/amanhã ; Antes/agora/depois; Semana/fim-de-semana;
- Desenvolver as capacidades de organização espácio-temporais através das rotinas;
- Observar e manipular formas geométricas.
Desenvolver o Sentido do Número
- Contagem oral;
- Contagem de objetos;
- Desenvolver a capacidade de estabelecer relações/ associações/ conjuntos;
- Ler, explorar e interpretar dados em tabelas e gráficos (pictogramas);
- Desenvolver o cálculo mental.
Domínio das Expressões
- Explorar as potencialidades do corpo;
- Desenvolver a coordenação motora;
- Desenvolver a flexibilidade e equilíbrio;
- Associar ritmo e movimento;
- Desenvolver capacidades de comunicação e expressão através do corpo (jogo simbólico);
- Recriar experiência do quotidiano, situações imaginárias, utilizando objetos diversos, atribuindo-lhes significados;
- Promover pequenas dramatizações que desenvolvam a imaginação, a linguagem verbal e não-verbal;
- Explorar diversos materiais, técnicas e instrumentos de expressão plástica;
- Desenvolver a motricidade fina;
- Estimular a capacidade de exteriorizar imagens construídas interiormente
- Recriar momentos e vivências;
- Explorar a tridimensionalidade de objetos e materiais;
- Explorar as possibilidades rítmicas do som;
- Identificar características do som (intensidade, altura, timbre e duração);
- Memorizar e reproduzir esquemas rítmicos e canções simples;
- Estimular as capacidades de cantar, dançar, escutar, tocar e criar.
Área de Conhecimento do Mundo
- Despertar a curiosidade pelo meio que nos rodeia;
- Revelar interesse em compreender o que observa:
- Cooperar com os amigos;
- Desenvolver a atitude crítica;
- Efetuar pesquisas e selecionar informação em diversas fontes;
- Executar experiências respeitando instruções simples;
- Realizar e registar dados de uma observação;
- Formular hipóteses e questões pertinentes;
- Interpretar dados de observações;
- Seriar, ordenar e fazer correspondências;
- Estabelecer comparações;
- Desenvolver a capacidade de argumentação;
- Saber nomear e utilizar diferentes equipamentos e utensílios;
- Utilizar objetos para construir novas formas;
- Reconhecer e nomear diferentes cores, sensações e sentimentos;
- Saber dizer o seu nome completo;
- Saber dizer a morada e localidade onde vive;
- Saber dizer a sua idade e perceber que está a crescer;
- Conhecer o seu corpo;
- Conhecer e respeitar as regras em sociedade;
- Conhecer alguns aspetos do ambiente natural e social;
- Cuidar da sua higiene e saúde;
- Respeitar os espaços que frequenta, mantendo-os limpos e organizados;
- Favorecer a aquisição de hábitos e regras;
- Criar situações que ajudem a criança a ter uma imagem ajustada e positiva de si mesma desenvolvendo a sua autonomia e autoestima;
- Criar situações cooperativas de trabalho em grupo;
- Favorecer a aquisição de conceitos utilizando o jogo simbólico;
- Incutir na criança sentimentos de respeito e responsabilidades sociais.