Sala 3 anos
Preparem as malas e mochilas, aqui vamos nós!!!
Este será ano de novas viagens com diferentes destinos e paragens.
Na sala dos 3 anos teremos mais autonomia para descobrir o mundo, vamos despertar a curiosidade, novas experiências e partilhar vivências.
Vamos caminhar de mãos dadas com novos professores e atividades que irão encher a nossa “mochila” de conhecimento.
Vamos construir uma sala harmoniosa com muita brincadeira e faz de conta, o nosso baú das fantasias irá guiar-nos nesta viagem cheia de emoções!
“3…2…1… Partida!”
A educadora
Fábia Leitão
Projeto Curricular de Sala 3 ANOS
Objetivos Gerais
- Promover um ambiente calmo e seguro.
- Respeitar a individualidade de cada criança.
- Favorecer o desenvolvimento da autonomia.
- Proporcionar oportunidades para que cada criança descubra as suas aptidões e tenha um desenvolvimento equilibrado.
- Fomentar a consciencialização da importância de si e do outro no contexto social.
- Divulgar diferentes níveis de expressão como meios de comunicação, pesquisa, observação e avaliação.
- Estimular o interesse e curiosidade naturais, favorecendo a iniciativa e espontaneidade.
Objetivos Específicos
Transversais aos três trimestres
Área da Expressão e Comunicação
DOMÍNIO DA LINGUAGEM ORAL E ABORDAGEM À ESCRITA
Linguagem Oral
- Desenvolver a consciência fonológica;
- Escutar para aprender e construir conhecimentos;
- Transmitir ideias, sensações e sentimentos;
- Memorizar e reproduzir sequências de sons;
- Produzir discursos com finalidades específicas:
- Projetos, vivências, histórias, perguntas, provérbios, poemas e rimas memorizadas; - Aumentar e enriquecer o seu léxico através do diálogo;
- Ajudar a criança a exprimir sentimentos, emoções e necessidades;
- Desenvolver as capacidades de atenção e memorização visuais e auditivas.
Abordagem à Escrita
- Identificar e reproduzir o primeiro nome;
- Diferenciar texto de imagem/ letra de número;
- Reconhecer a direccionalidade da língua escrita;
- Desenvolver a motricidade fina.
DOMÍNIO DA MATEMÁTICA
Orientar e Localizar
- Situar-se no espaço em relação aos outros e a objetos;
- Desenvolver o vocabulário posicional:
- À esquerda/ À direita;
- Em cima/ Em baixo;
- À frente/ Atrás;
- Entre / Dentro/ Fora;
- Antes/ Depois;
- Descrever itinerários simples;
- Diferenciar noções temporais:
- Ontem/Hoje/Amanhã;
- Antes/Agora/Depois;
- Semana/Fim-de-semana;
- Desenvolver as capacidades de organização espácio-temporais através das rotinas;
- Observar e manipular formas geométricas.
Desenvolver o Sentido do Número
- Contagem oral;
- Contagem de objetos;
- Desenvolver a capacidade de estabelecer relações/associações /conjuntos;
- Ler, explorar e interpretar dados em tabelas e gráficos (pictogramas);
- Desenvolver o cálculo mental.
DOMÍNIO DAS EXPRESSÕES
- Explorar as potencialidades do corpo;
- Desenvolver a coordenação motora;
- Desenvolver a flexibilidade e equilíbrio;
- Associar ritmo e movimento;
- Desenvolver capacidades de comunicação e expressão através do corpo (jogo simbólico);
- Recriar experiência do quotidiano, situações imaginárias, utilizando objetos diversos, atribuindo-lhes significados;
- Promover pequenas dramatizações que desenvolvam a imaginação, a linguagem verbal e não-verbal;
- Explorar diversos materiais, técnicas e instrumentos de expressão plástica;
- Desenvolver a motricidade fina;
- Estimular a capacidade de exteriorizar imagens construídas interiormente;
- Recriar momentos e vivencias;
- Explorar a tridimensionalidade de objetos e materiais;
- Explorar as possibilidades rítmicas do som;
- Identificar características do som (intensidade, altura, timbre e duração);
- Memorizar e reproduzir esquemas rítmicos e canções simples;
- Estimular as capacidades de cantar, dançar, escutar, tocar e criar.
ÁREA DE CONHECIMENTO DO MUNDO
- Despertar a curiosidade pelo meio que nos rodeia;
- Revelar interesse em compreender o que observa;
- Cooperar com os colegas;
- Desenvolver a atitude crítica;
- Efetuar pesquisas e selecionar informação em diversas fontes;
- Executar experiências respeitando instruções simples;
- Realizar e registar dados de uma observação;
- Formular hipóteses e questões pertinentes;
- Interpretar dados de observações;
- Seriar, ordenar e fazer correspondências;
- Estabelecer comparações;
- Desenvolver a capacidade de argumentação;
- Saber nomear e utilizar diferentes equipamentos e utensílios;
- Utilizar objetos para construir novas formas;
- Reconhecer e nomear diferentes cores, sensações e sentimentos;
- Saber dizer o seu nome completo;
- Saber dizer a morada e localidade onde vive;
- Saber dizer a sua idade e perceber que está a crescer;
- Conhecer o seu corpo;
- Conhecer e respeitar as regras em sociedade;
- Conhecer alguns aspetos do ambiente natural e social;
- Cuidar da sua higiene e saúde;
- Respeitar os espaços que frequenta, mantendo-os limpos e organizados;
- Favorecer a aquisição de hábitos e regras;
- Criar situações que ajudem a criança a ter uma imagem ajustada e positiva de si mesma desenvolvendo a sua autonomia e autoestima;
- Criar situações cooperativas de trabalho em grupo;
- Favorecer a aquisição de conceitos utilizando o jogo simbólico;
- Incutir na criança sentimentos de respeito e responsabilidades sociais.