Educação Física e Motora

Importância da Educação Física dos 2 aos 10 anos

A educação física pretende promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento das qualidades naturais, do ser humano, tendo como resultado o desenvolvimento integral, e a formação geral do indivíduo a partir do momento em que lhe proporciona estímulos cognitivos, efetivos e motriz, permitindo dessa forma a aquisição de habilidades, atitudes e hábitos para  um desenvolvimento harmonioso mediante as suas necessidades e interesses nas diferentes etapas da vida.

Proporcionando uma série de experiências e oportuni­dades desafiantes e diversificadas, a prática da Educação Física a partir dos 2 anos irá criar oportunidades para a criança conhecer e usar melhor o seu corpo, criar uma imagem favorável de si mesma, participar em formas de coo­peração e competição saudável, seguir regras para agir em conjunto e a organizar-se para atingir um fim comum aceitando e ultrapassando as dificuldades e os insucessos.

Também na Área da Formação Pessoal e Social, a Educação Física promove o desenvolvimento da independência e autonomia das crianças, o desenvolvimento das suas relações sociais e promove estilos de vida sau­dável, fomentando a prática regular do exercício físico e o contacto com a natureza.

Pedro Simões

Andebol – Desporto para Todos

A prática de qualquer desporto durante a infância, pressupõe a realização da mesma sempre com um traço recreativo, promovendo no jogo, o seu princípio da brincadeira. A criança deve entrar no jogo por livre e espontânea vontade, procurando primeiro a busca do prazer da própria ocupação e movimentação física. Muito antes de estabelecer qualquer tipo de ideia de competição, é importante que a criança veja na prática desportiva uma fonte de bem-estar e de desenvolvimento.

O Andebol, sendo um desporto assente nas Habilidades e Capacidades Motoras Base, promove nas crianças um grande desenvolvimento das mesmas, assim como um sentimento de conquista permanente, pois os exercícios e jogos, baseiam-se muito mais nas suas próprias capacidades físicas individuais, e não tanto na habilidade em como se controla e maneja a bola. Receber /agarrar (bola adaptada ao tamanho das mãos das crianças); driblar (muito pouco) e lançar/passar (remate e passe), são as Habilidades Motoras necessárias.

É um Desporto para Todos, onde a necessidade do desenvolvimento das Capacidades Motoras Base, como correr, saltar e lançar (atividades naturais e que as crianças gostam de fazer), sobrepõem-se numa primeira instância, ao desenvolvimento de Habilidades Motoras que muitas vezes condicionam a aceitação do desporto por parte das crianças. Além disso, sendo o andebol uma modalidade coletiva, e trazendo tudo o que de bom têm as modalidades coletivas, também promove e aceita o contato físico (desde que seja usado de forma legal) como parte do jogo, fazendo dessa forma que as crianças, melhorem a forma como veem e lidam com o seu próprio corpo e imagem.

Projeto Curricular por Valências

Creche e Pré-Escolar

Atualmente, a prática da atividade física deve ser promovida e estimulada logo nas primeiras fases de desenvolvimento humano. Como tal, no nosso colégio acreditamos que a educação física - motora deverá ser promovida desde a Creche ao 4º ano do Ensino Básico.

As atividades físico-motoras, desenvolvidas e trabalhadas como um conteúdo educativo, na Creche e Jardim de Infância, irão permitir o desenvolvimento de várias dimensões da personalidade da criança, da dimensão físico-motora e a relacional/ social.

Em Creche, nas salas de 1 e 2 anos, iremos incidir o nosso trabalho, numa primeira fase em duas grandes áreas: Deslocamentos e Equilíbrios, privilegiando dinâmicas que agem sobre a própria criança e sobre o seu corpo em movimento e Perícias e Manipulações, visando a ação da criança sobre os objetos.

Mais tarde, e depois da adaptação das crianças, às dinâmicas e rotinas das aulas, também abordaremos os Jogos, promovendo o desenvolvimento das relações e competências sociais, o respeito pelas regras e colegas e o trabalho em equipa.

Este trabalho realizado na base, do desenvolvimento dos nossos alunos, permitirá que os mesmos criem condições para continuarem a crescer em todas as áreas do seu desenvolvimento pessoal e assim, estarem preparados para encarar a educação física do 1º ciclo, de uma forma tranquila e consciente.

 

1º Ciclo

Assim como na Creche e Jardim de Infância, nas nossas aulas de Educação Física do 1º ciclo, procuramos sempre dar a melhor resposta às necessidades individuais de cada criança, para que ela se sinta num ambiente acolhedor, seguro e que possa evoluir em todas as suas dimensões expressivas e motoras.

Estimulamos uma participação ativa dos alunos, desenvolvendo a sua sensibilidade e promovendo o desencadeamento de combinações de movimentos simples, que promovam o desenvolvimento global da criança (do simples ao complexo). Nas nossas aulas, as nossas crianças, através de jogos e exercícios divertidos e dinâmicos, evoluem harmoniosamente, tornando-se num ser comunicativo, sem medos e sem bloqueios.

Na Educação-Física do 1º ciclo, as 3 grandes áreas de intervenção, também são os Deslocamentos e Equilíbrios, Perícias e Manipulações e Jogos. A forma de abordar estes temas, difere em relação à Creche e Jardim de Infância, essencialmente nos conteúdos, na estruturação das atividades e na formalidade dos momentos de aula. Utilizamos os Desportos coletivos e individuais, ao longo dos 4 anos de ensino do 1º ciclo, aumentando a sua complexidade de forma organizada e gradual, consoante o ano de escolaridade em que o aluno se encontre, respeitando sempre a individualidade e ritmos de aprendizagem de cada um.

Desta forma, acreditamos que no final do 1º Ciclo, os nossos alunos estarão preparados para a prática de atividades físicas, de uma forma conscienciosa e sem receios de experimentar novos desafios, capacitando-os para o futuro escolar e pessoal.