Xadrez
A origem do xadrez está envolta em inúmeras lendas e é reclamada por vários países. Julga-se que o seu percursor terá sido criado na Índia por volta do século VI, há mais de 1500 anos!
Este jogo, que fascina gente de todas as regiões do mundo, de todas as idades e de diferentes aspirações, é conhecido por trazer inúmeros benefícios aos seus praticantes: desenvolve a memória, o pensamento crítico e lógico, a capacidade de resolução de problemas e reconhecimento de padrões; aumenta a autoconfiança, a autoestima, o espírito de equipa e o sentido de responsabilidade. Acredita-se que são as características multidisciplinares do xadrez que o tornam uma ferramenta poderosa na melhoria dos processos de aprendizagem dos alunos.
Através de diversos jogos (com o tabuleiro e as peças de xadrez, mas não só) e atividades individuais e em grupo, pretende-se que os alunos aprendam as regras básicas do xadrez, ideias básicas de jogo e tocar em alguns conceitos mais avançados. Principalmente, o objetivo é que eles ganhem gosto pelo jogo e pela sua prática!
O professor conta já com bastante experiência no ensino do xadrez a crianças do ensino básico em diversas escolas em Lisboa tendo já publicado 3 livros dedicados à aprendizagem do jogo.
O Xadrez é desporto, é arte, é ciência, mas acima de tudo é jogo divertido!
Ricardo Alves