Sala 2 anos

Aos 2 anos a criança inicia uma fase de grande desenvolvimento. Começa a ter consciência si mesma e dos outros, desenvolvendo gradualmente um sentido, cada vez mais forte, sobre a sua identidade.

Criativa e curiosa, questiona tudo e descobre um mundo repleto de desafios e surpresas. Este mundo novo vai permitir que se descubra a si e às suas emoções, que ainda não domina, por isso faz birras e muitas perguntas testando limites e regras.

O pensamento sensório-motor evolui para um incremento da capacidade de usar símbolos e imagens dos objetos do ambiente passando para uma fase pré-operacional.

Desenvolve e aperfeiçoa as suas competências motoras, tornando-se mais coordenada e forte.

Bom Ano a todos.

Sofia Fonseca Pereira

Sofia Pereira
Educadora Sala 2 anos
Carla Monteiro - Auxiliar Sala 2 anos
Ema Marques - Auxiliar Sala 2 anos

Projeto Pedagógico de Sala 2 ANOS

Objetivos Gerais

Desenvolvimento sócio-afetivo
  • Promover um ambiente calmo e seguro.
  • Facilitar e promover a adaptação e a sociabilização.
Desenvolvimento Psico-motor
  • Desenvolver a coordenação física e óculo-manual estimulando a motricidade fina e ampla.
Desenvolvimento cognitivo
  • Desenvolver aptidões auditivas, linguísticas e de memória.

Objetivos Específicos

Autonomia/Socialização
  • Promover a aquisição de regras simples;
  • Incentivar a criança a tomar consciência de si própria e dos outros;
  • Adquirir hábitos de atenção e memorização;
  • Adquirir hábitos de higiene, alimentares, de sono e de arrumação;
  • Incentivar a criança a tomar atitudes em que se sinta autónoma e responsável;
  • Estimular o controle dos esfíncteres.
Linguagem/Comunicação
  • Compreender e utilizar de maneira progressiva e correta a linguagem oral para comunicar;
  • Estimular a conversa em grupo;
  • Promover o interesse pela linguagem escrita, através de histórias, interpretando as imagens;
  • Estimular a aquisição de novo vocabulário.
Exploração lógica/Movimento
  • Estimular a criatividade e imaginação;
  • Despertar para o jogo simbólico;
  • Proporcionar a exploração e experimentação de quantidades;
  • Adquirir gradualmente a noção de espaço e tempo;
  • Adquirir de forma progressiva a harmonia de movimentos;
  • Estimular um melhor domínio corporal;
  • Interiorizar o esquema corporal.