Sala 2 anos

Aos dois anos a criança é mais sociável e independente, a sua identidade pessoal torna-se mais forte e surgem muitas questões, será o ano que começam os primeiros “porquês?”.

O vocabulário enriquece, a pronúncia evolui e a comunicação oral torna-se mais complexa.

Vão encontrar muitos desafios, exploração e novas descobertas, será importante para que a criança adquira maior autonomia. É o momento de passagem da fase de dependência absoluta para a aquisição de certo grau de independência.

O adulto terá um papel fundamental e deverá permitir que a criança explore e faça por si, ajudará na construção da sua autoconfiança.

Será um ano de muita brincadeira e crescimento, um ano que através das histórias nos irá guiar por um mundo mágico e diferente de tudo o que conhecemos.

A educadora
Fábia Leitão

Fábia Leitão
Educadora
Helena Leitão
Auxiliar
Ana Cristina
Auxiliar

Projeto Pedagógico de Sala 2 ANOS

Objetivos Gerais

Desenvolvimento sócio-afetivo
  • Promover o desenvolvimento do auto-conceito
  • Promover o desenvolvimento da socialização
  • Promover comportamentos de autorregulação
Desenvolvimento cognitivo/intelectual
  • Promover o interesse em explorar e aprender
  • Desenvolver as competências cognitivas
Desenvolvimento Psico-motor
  • Aperfeiçoar as capacidades motoras amplas/globais
  • Aperfeiçoar as capacidades motoras finas e a coordenação óculo-manual

 

Objetivos Específicos

Autonomia/Socialização
  • Adaptação progressiva aos tempos; Brincadeira, refeições, sono e higiene
  • Aquisições de hábitos de atenção e memorização
  • Proporcionar um ambiente favorável ao seu desenvolvimento global
Linguagem/Comunicação
  • Desenvolver diversas formas de expressão e comunicação
  • Estimular a criatividade e imaginação de cada criança
  • Despertar para o jogo simbólico
Exploração lógica/Movimento 
  • Criar rotinas para ajudar a uma melhor orientação e movimentação no espaço
  • Aquisições progressivas de movimentos amplos e finos
  • Explorar diferentes materiais e técnicas.