1º Ano
Sejam muito bem-vindos ao 1.º ano!
Começa agora uma das caminhadas mais importantes da vossa vida! Este é um momento muito especial, cheio de descobertas, de aprendizagens e, acima de tudo, de novas amizades.
Durante os próximos anos, vamos construir juntos uma base sólida, feita de letras, números, desenhos, sorrisos e abraços, que vos irá acompanhar por toda a vida. Aqui, cada um de vós será o autor da sua própria história, aprendendo com curiosidade, entusiasmo e vontade de crescer. Cada nova palavra lida, cada conta feita, cada desafio superado será uma conquista vossa.
Mas, mais importante do que tudo isso, quero que sejam felizes na escola. Quero ver-vos a brincar, a rir, a fazer amigos, a partilhar e a respeitar os outros.
Estarei sempre ao vosso lado para vos ajudar a criar umas asas bem fortes para que voem bem alto.
Vamos aprender juntos e, acima de tudo, vamos ser muito felizes!
Bem-vindos ao 1º Ano!
A professora
Débora Barroqueiro


Professora 1º Ciclo
Planificação Anual 1º Ciclo – 1º Ano
PORTUGUÊS
Oralidade
- Saber escutar para interagir com adequação ao contexto e a diversas finalidades (nomeadamente, reproduzir pequenas mensagens, cumprir instruções, responder a questões).
- Identificar informação essencial em textos orais sobre temas conhecidos.
- Utilizar padrões de entoação e ritmo adequados na formulação de perguntas, de afirmações e de pedidos.
- Pedir a palavra e falar na sua vez de forma clara e audível, com uma articulação correta e natural das palavras.
- Exprimir opinião partilhando ideias e sentimentos.
Leitura
- Pronunciar segmentos fónicos a partir dos respetivos grafemas e dígrafos, incluindo os casos que dependem de diferentes posições dos fonemas ou dos grafemas na palavra.
- Identificar as letras do alfabeto, nas formas minúscula e maiúscula, em resposta ao nome da letra.
- Nomear, pela sua ordenação convencional, as letras do alfabeto.
- Ler palavras isoladas e pequenos textos com articulação correta e prosódia adequada.
- Inferir o tema e resumir as ideias centrais de textos associados a diferentes finalidades (lúdicas, estéticas, informativas).
Escrita
- Representar por escrito os fonemas através dos respetivos grafemas e dígrafos.
- Escrever palavras de diferentes níveis de dificuldade e extensão silábica, aplicando regras de correspondência fonema-grafema.
- Identificar especificidades gráficas do texto escrito (direcionalidade da escrita, gestão da mancha gráfica – margens, linhas, espaçamentos – e fronteira de palavra).
- Escrever frases simples e textos curtos em escrita cursiva e através de digitação num dispositivo eletrónico, utilizando, progressivamente, alguns sinais de pontuação.
- Planificar, redigir e rever textos curtos com a colaboração do professor.
- Elaborar respostas escritas a questionários e a instruções, escrever legivelmente com correção (orto)gráfica e com uma gestão correta do espaço da página.
Educação Literária
- Manifestar ideias, emoções e apreciações geradas pela escuta ativa de obras literárias e textos da tradição popular.
- Revelar curiosidade e emitir juízos valorativos face aos textos ouvidos.
- Antecipar temas com base em noções elementares de género (contos de fadas, lengalengas, poemas…).
- Reconhecer rimas e outras repetições de sons em poemas, trava-línguas e em outros textos ouvidos.
- Compreender textos narrativos (sequência de acontecimentos, intenções e emoções de personagens, tema e assunto; mudança de espaço) e poemas.
- Antecipar o desenvolvimento da história por meio de inferências reveladoras da compreensão de ideias, de eventos e de personagens.
- Distinguir ficção e não ficção.
- (Re)contar histórias.
- Dizer, de modo dramatizado, trava-línguas, lengalengas e poemas memorizados, de modo a incluir treino da voz, dos gestos, das pausas, da entoação e expressão facial.
Gramática
- Identificar unidades da língua: palavras, sílabas, fonemas.
- Usar regras de flexão em número, com base na descoberta de regularidades do funcionamento do nome.
- Reconhecer nomes próprios.
- Fazer concordar o adjetivo com o nome em género.
- Descobrir e compreender o significado de palavras pelas múltiplas relações que podem estabelecer entre si.
- Descobrir o significado de palavras desconhecidas a partir do contexto verbal e não-verbal.
- Usar, com intencionalidade, conectores de tempo, de causa, de maior frequência na formação de frases complexas.
- Conhecer regras de correspondência fonema-grafema e de utilização dos sinais de pontuação (frase simples).
MATEMÁTICA
Capacidades Matemáticas
- Reconhecer e aplicar as etapas do processo de resolução de problemas.
- Formular problemas a partir de uma situação dada, em contextos diversos (matemáticos e não matemáticos).
- Aplicar e adaptar estratégias diversas de resolução de problemas, em diversos contextos, nomeadamente com recurso à tecnologia.
- Extrair a informação essencial de um problema.
- Reconhecer ou identificar padrões no processo de resolução de um problema.
- Desenvolver um procedimento passo a passo (algoritmo) para solucionar um problema de modo a que este possa ser implementado em recursos tecnológicos.
- Descrever a sua forma de pensar acerca de ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito.
- Ouvir os outros, questionar e discutir as ideias de forma fundamentada, e contrapor argumentos.
- Ler e interpretar ideias e processos matemáticos expressos por representações diversas.
- Usar representações múltiplas para demonstrar compreensão, raciocinar e exprimir ideias e processos matemáticos, em especial linguagem verbal e diagramas.
- Usar a linguagem simbólica matemática e reconhecer o seu valor para comunicar sinteticamente e com precisão.
- Aplicar ideias matemáticas na resolução de problemas de contextos diversos (outras áreas do saber, realidade, profissões).
- Identificar a presença da Matemática em contextos externos e compreender o seu papel na criação e construção da realidade.
- Interpretar matematicamente situações do mundo real, construir modelos matemáticos adequados, e reconhecer a utilidade e poder da Matemática na previsão e intervenção nessas situações.
Números naturais, relações numéricas e cálculo mental
- Identificar números em contextos vários e reconhecer o seu significado como indicador de quantidade, medida, ordenação, identificação e localização.
- Contar de 1 em 1 e de 2 em 2, usando modelos estruturados de contagem.
- Ler e representar números, pelo menos até 9, usando uma diversidade de representações, nomeadamente a reta numérica.
- Comparar e ordenar números naturais, de forma crescente e decrescente.
- Reconhecer os numerais ordinais até ao 10.º, em contextos diversos.
- Reconhecer números pares e ímpares.
- Estimar o número de objetos de um dado conjunto pelo menos até 50, explicar as suas razões, e verificar.
- Reconhecer e usar o valor posicional de um algarismo no sistema de numeração decimal para descrever e representar números, nomeadamente com recurso a materiais manipuláveis de base 10.
- Compor e decompor números naturais até ao 100, de diversas formas.
- Relacionar um número com números de referência que lhe sejam próximos.
- Compreender e automatizar as possíveis combinações de pares de números naturais que podem ser adicionados para formar o 5 e o 10 e relacionar esses factos básicos com a subtração.
- Compreender e usar com fluência estratégias de cálculo mental diversificadas para obter o resultado de adições/subtrações.
- Mobilizar os factos básicos da adição/subtração e as propriedades da adição e da subtração para realizar cálculo mental.
- Descrever oralmente, com confiança, os processos de cálculo mental usados por si e pelos colegas.
- Produzir estimativas através do cálculo mental, adequadas às situações em contexto.
- Interpretar e modelar situações com adição nos sentidos de acrescentar e juntar e resolver problemas associados.
- Interpretar e modelar situações com subtração, nos sentidos de retirar, completar e comparar, e resolver problemas associados.
- Relacionar a adição e a subtração, em situações de cálculo e na interpretação e resolução de problemas, comparando diferentes estratégias da resolução.
Álgebra
- Reconhecer e justificar se uma sequência pictórica tem ou não regularidade.
- Identificar e descrever regularidades em sequências variadas, estabelecendo conexões matemáticas com a realidade próxima.
- Continuar uma sequência pictórica respeitando uma regra de formação dada ou regularidades identificadas.
- Identificar elementos em falta em sequências dadas e justificar com base em regularidades encontradas.
- Interpretar e modelar situações envolvendo sequências de repetição, estabelecendo conexões com outros temas matemáticos.
- Completar igualdades aritméticas envolvendo a adição, explicando os seus raciocínios.
- Interpretar e modelar situações que envolvam regularidades numéricas, e resolver problemas associados.
- Reconhecer a comutatividade da adição e expressar em linguagem natural o seu significado.
- Reconhecer o zero como elemento neutro da adição e expressar em linguagem natural o seu significado.
Dados
- Participar na formulação de questões estatísticas sobre uma característica qualitativa.
- Participar na definição de quais os dados a recolher para responder a uma dada questão estatística e decidir onde observar.
- Participar criticamente na definição de um método de recolha de dados adequado a um dado estudo.
- Recolher dados através de observação ou inquirição.
- Usar listas e tabelas de contagem para registar os dados a recolher e indicar o respetivo título.
- Representar conjuntos de dados através de pictogramas, incluindo fonte, título e legenda.
- Ler, interpretar e discutir a distribuição dos dados.
- Retirar conclusões, fundamentar decisões e colocar novas questões suscitadas pelas conclusões obtidas, a prosseguir em eventuais futuros estudos.
- Apresentar oralmente os resultados de um estudo realizado, atendendo ao público a quem será divulgado, comunicando de forma fluente.
Geometria e medida
- Descrever a posição relativa de pessoas e objetos, usando vocabulário próprio e explicando as suas ideias.
- Reconhecer, em objetos do quotidiano, formas de sólidos comuns (cone, cilindro, esfera, cubo, paralelepípedo retângulo, pirâmide, prisma).
- Identificar superfícies planas e superfícies curvas em objetos comuns e em modelos físicos de sólidos.
- Reconhecer triângulos, quadrados, retângulos, pentágonos, hexágonos e círculos em sólidos diversos, recorrendo a representações adequadas.
- Reconhecer figuras congruentes, usando diferentes estratégias e recursos para explicar as suas ideias.
- Construir, representar e comparar figuras planas compostas.
- Compor e decompor uma dada figura plana, recorrendo a materiais manipuláveis físicos ou virtuais.
- Compreender o que é o comprimento de um objeto e comparar e ordenar objetos segundo o seu comprimento.
- Medir o comprimento de um objeto, usando unidades de medida não convencionais adequadas.
- Reconhecer e ordenar acontecimentos.
- Ler o calendário.
ESTUDO DO MEIO
Sociedade
- Conhecer datas e factos significativos da sua história individual que concorram para a construção do conhecimento de si próprio.
- Estabelecer relações de anterioridade, posterioridade e simultaneidade na descrição de situações do quotidiano e ou da sua história pessoal, numa linha do tempo, localizando-as no espaço, através de plantas, de mapas e do globo.
- Estabelecer relações de parentesco através de uma árvore genealógica simples, ou outros processos, até à terceira geração, reconhecendo que existem diferentes estruturas familiares, e que, no seio da família, os diferentes membros poderão desempenhar funções distintas.
- Relacionar as atividades exercidas por alguns membros da comunidade familiar ou local com as respetivas profissões.
- Associar os principais símbolos nacionais (hino e bandeira) à sua nacionalidade, desenvolvendo o sentido de pertença.
Natureza
- Verificar alterações morfológicas que se vão operando ao longo das etapas da vida humana, comparando aspetos decorrentes de parâmetros como: sexo, idade, dentição, etc.
- Identificar situações e comportamentos de risco para a saúde e segurança individual e coletiva em diversos contextos – casa, rua, escola e meio aquático - e propor medidas de proteção adequadas.
- Identificar os fatores que concorrem para o bem-estar físico e psicológico, individual e coletivo, desenvolvendo rotinas diárias de higiene pessoal, alimentar, do vestuário e dos espaços de uso coletivo.
- Reconhecer as implicações das condições atmosféricas diárias, no seu quotidiano.
- Reconhecer a desigual repartição entre os continentes e os oceanos, localizando no globo terrestre as áreas emersas (continentes) e imersas (oceanos).
- Localizar em mapas, por exemplo digitais, o local de nascimento, de residência, a sua escola e o itinerário entre ambas, compreendendo que o espaço pode ser representado.
- Comunicar ideias e conhecimentos relativos a lugares, regiões e acontecimentos, utilizando linguagem icónica e verbal, constatando a sua diversidade.
- Reconhecer a existência de diversidade entre seres vivos de grupos diferentes e distingui-los de formas não vivas.
- Reconhecer a importância do Sol para a existência de vida na Terra.
- Reconhecer que os seres vivos têm necessidades básicas, distintas, em diferentes fases do seu desenvolvimento.
Tecnologia
- Reconhecer que a tecnologia responde a necessidades e a problemas do quotidiano (rede elétrica, canalização de água, telecomunicações, etc.).
- Realizar experiências em condições de segurança, seguindo os procedimentos experimentais.
- Saber manusear materiais e objetos do quotidiano, em segurança, explorando relações lógicas de forma e de função (tesoura, agrafador, furador, espremedor, sacarolhas, talheres, etc.).
- Identificar as propriedades de diferentes materiais (Ex.: forma, textura, cor, sabor, cheiro, brilho, flutuabilidade, solubilidade), agrupando-os de acordo com as suas características, e relacionando-os com as suas aplicações.
- Agrupar, montar, desmontar, ligar, sobrepor etc., explorando objetos livremente.
- Identificar atividades humanas que envolvem transformações tecnológicas no mundo que o rodeia.
Sociedade/ Natureza/ Tecnologia
- Desenhar mapas e itinerários simples de espaços do seu quotidiano, utilizando símbolos, cores ou imagens na identificação de elementos de referência.
- Relacionar espaços da sua vivência com diferentes funções, estabelecendo relações de identidade com o espaço.
- Localizar, com base na observação direta e indireta, elementos naturais e humanos da paisagem do local onde vive, tendo como referência a posição do observador e de outros elementos da paisagem.
- Saber colocar questões, levantar hipóteses, fazer inferências, comprovar resultados e saber comunicar, reconhecendo como se constrói o conhecimento.
- Manifestar atitudes de respeito, de solidariedade, de cooperação, de responsabilidade, na relação com os que lhe são próximos.
- Saber atuar em situações de emergência, recorrendo ao número europeu de emergência médica (112).
- Manifestar atitudes positivas conducentes à preservação do ambiente próximo sendo capaz de apresentar propostas de intervenção, nomeadamente comportamentos que visem os três “R”.
CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO
Interculturalidade
- Compreender o conceito de cultura;
- Reconhecer que existem diferentes culturas e cada uma é válida pela sua essência e que merecem respeito e paz;
- Reconhecer que as culturas são enriquecidas pelo contato com outras pessoas.
Direitos Humanos
- Aprofundar o conhecimento pelos direitos humanos;
- Conhecer instituições internacionais que apoiam e desenvolvem trabalho no âmbito dos direitos humanos, por exemplo: Amnistia Internacional;
- Reconhecer os princípios e valores em que a igualdade, a não discriminação, a dignidade e o respeito subjazem a todos os aspetos da vida de uma sociedade justa;
- Identificar e propor estratégias de melhoria na nossa sociedade;
- Manifestar atitudes promotoras de princípios ativistas da comunidade global.
Igualdade de Género
- Manifestar atitudes de respeito, de solidariedade, de cooperação, de responsabilidade, na relação com os que lhe são próximos e a aceitação de cada um pelas suas caraterísticas individuais;
- Identificar as suas próprias dificuldades e potencialidades e aprofundar o seu autoconhecimento;
- Compreender que o sucesso nas diferentes áreas disciplinares não depende do sexo, mas sim de trabalho e empenho;
- Reconhecer que as dificuldades podem ser superadas através do trabalho cooperativo e da entreajuda.
Educação ambiental
- Compreender os conceitos relacionados com o meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação;
- Manifestar atitudes positivas conducentes à preservação do ambiente próximo sendo capaz de apresentar propostas de intervenção, nomeadamente comportamentos que visem os três “R”;
- Adquirir competências para contribuir ativamente numa sociedade mais amiga do ambiente.
Saúde
- Reconhecer a importância da saúde na nossa vida;
- Reconhecer os cuidados que devemos ter para nos mantermos saudáveis.
Desenvolvimento sustentável
- Reconhecer a importância de explorar recursos de forma sustentável, de forma a respeitar o presente e as futuras gerações.
CURRÍCULO DO OCEANO
- A Terra tem um Oceano global e muito diverso
- Conhecer que a maior parte da superfície da terra é coberta por Oceano.
- Descobrir que a maior parte da água da Terra se encontra no Oceano e é salgada.
- Observar o Oceano no mapa e no globo.
- Identificar o Oceano que banha a costa portuguesa.
- Reconhecer o Oceano como parte integral do ciclo da água.
- Reconhecer os rios como agentes de transporte de: sais, sedimentos e poluentes para o Oceano.
- Identificar as diferenças entre água doce e salgada a nível de densidade e salinidade.
- O Oceano e a vida marinha têm uma forte ação na dinâmica da Terra
- Descobrir que a areia é constituída por fragmentos de animais, plantas, rochas e minerais.
- O Oceano exerce uma influência importante no clima
- Reconhecer que a maior parte da precipitação resulta, originalmente, da água que se evapora do Oceano.
- O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas.
- Reconhecer que a maior parte do espaço vital da Terra se encontra no Oceano.
- Reconhecer que no Oceano existem organismos de tamanho muito diversificado.
- Reconhecer que existem relações importantes entre os organismos que vivem no Oceano (alimentação).
- O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados.
- Reconhecer que o Oceano fornece grande parte do oxigénio.
- Reconhecer o Oceano como fonte de recursos vivos e não vivos,
- Associar o Oceano a diferentes profissões e meios de transporte.
- Reconhecer que o Oceano é fonte de inspiração, recreação e descoberta.
- Reconhecer que a atividade e desenvolvimento humanos causam poluição e alterações físicas.
- Reconhecer que todos somos responsáveis por proteger o Oceano.
- As zonas costeiras são suscetíveis a desastres naturais.
- Há muito por descobrir e explorar no Oceano
- Descobrir estratégias para uma utilização sustentável dos recursos.
- Entender que as novas tecnologias potenciam a nossa capacidade de exploração e maior conhecimento do Oceano.
EXPRESSÃO E EDUCAÇÃO PLÁSTICA
Apropriação e reflexão
- Observar os diferentes universos visuais, tanto do património local como global.
- Mobilizar a linguagem elementar das artes visuais (cor, forma, linha, textura, padrão, proporção e desproporção, plano, luz, espaço, volume, movimento, ritmo, matéria).
Interpretação e comunicação
- Dialogar sobre o que vê e sente.
- Compreender a intencionalidade dos símbolos e dos sistemas de comunicação visual.
- Apreciar as diferentes manifestações artísticas e outras realidades visuais.
- Perceber as razões e os processos para o desenvolvimento do(s) gosto(s).
- Captar a expressividade contida na linguagem das imagens e/ou outras narrativas visuais.
- Transformar os conhecimentos adquiridos em novos modos de apreciação do mundo através da comparação de imagens e/ou os objetos.
Experimentação e criação
- Integrar a linguagem das artes visuais, assim como várias técnicas de expressão
- Pintura
- desenho
- assemblage
- escultura
- maqueta
- fotografia
- técnica mista
- Experimentar possibilidades expressivas dos materiais e diferentes técnicas
- carvão
- pasta de modelar
- barro
- tinta cenográfica
- pincéis...
- rolos
- papéis de formatos e características diversas
- pastel seco
- → Escolher técnicas e materiais de acordo com a intenção expressiva das suas produções plásticas.
- → Manifestar capacidades expressivas e criativas nas suas produções plásticas.
- → Utilizar vários processos de registo de ideias, de planeamento e de trabalho.
- → Apreciar os seus trabalhos e os dos seus colegas, mobilizando diferentes critérios de argumentação.
DANÇA /EXPRESSÃO DRAMÁTICA / TEATRO
Apropriação e reflexão
- Identificar diferentes estilos e géneros convencionais de teatro (comédia, drama, etc).
- Reconhecer a dimensão multidisciplinar do teatro, identificando relações com outras artes e áreas de conhecimento.
- Analisar os espetáculos/performances, recorrendo a vocabulário adequado e específico e articulando o conhecimento de aspetos contextuais (relativos ao texto, à montagem, ao momento da apresentação, etc.) com uma interpretação pessoal.
- Identificar, em manifestações performativas, personagens, cenários, ambientes, situações cénicas, problemas e soluções da ação dramática.
- Reconhecer diferentes formas de um ator usar a voz (altura, ritmo, intensidade) e o corpo (postura, gestos, expressões faciais) para caracterizar personagens e ambiências.
- Adequar movimentos do corpo com estruturas rítmicas marcadas pelo professor.
- Relacionar a apresentação de obras de dança com o património cultural e artístico.
Interpretação e comunicação
- Distinguir, pela experimentação e pela reflexão, jogo dramático, improvisação e representação.
- Reconhecer, em produções próprias ou de outrem, algumas especificidades formais do texto dramático convencional.
- Exprimir opiniões pessoais e estabelecer relação entre acontecimentos da vida real e as situações dramáticas desenvolvidas em aula.
Experimentação e criação
- Explorar as possibilidades motoras e expressivas do corpo em diferentes atividades.
- Adequar as possibilidades expressivas da voz a diferentes contextos e situações de comunicação.
- Criar, de forma individual ou em grupo, pequenas sequências de movimento e/ou composições coreográficas a partir de dados concretos ou abstratos.
- Transformar o espaço com recurso a elementos plásticos/cenográficos e tecnológicos.
