Sala Lua

A criança dos 2 anos começa uma fase muito importante do seu desenvolvimento. Passa do nível sensório-motor, em que tudo está centrado no seu próprio corpo e na sua ação, para o nível pré-operacional, um nível de desenvolvimento elevado, no qual começam a ser representadas mentalmente as pessoas e as coisas.
Os “nossos” pequeninos estão melhor preparados para ter acesso a novas aprendizagens, coordenarem melhor a motricidade e exercerem um controlo sobre ações, mas nem por isso podem controlar os impulsos ou reprimir as birras, próprias deste período…

Desejo a todos um bom ano!

A educadora
Sandra Almeida Ramos

Sandra Ramos
Educadora Sala 2 anos
Ana Cristina - Auxiliar Sala 2 anos
Paula Pereira - Auxiliar Sala 2 anos

Projeto Pedagógico de Sala 2 ANOS

Objetivos Gerais

Desenvolvimento sócio-afetivo
  • Promover um ambiente calmo e seguro.
  • Facilitar e promover a adaptação e a sociabilização.
Desenvolvimento Psico-motor
  • Desenvolver a coordenação física e óculo-manual estimulando a motricidade fina e ampla.
Desenvolvimento cognitivo
  • Desenvolver aptidões auditivas, linguísticas e de memória.

Objetivos Específicos

Autonomia/Socialização
  • Promover a aquisição de regras simples;
  • Incentivar a criança a tomar consciência de si própria e dos outros;
  • Adquirir hábitos de atenção e memorização;
  • Adquirir hábitos de higiene, alimentares, de sono e de arrumação;
  • Incentivar a criança a tomar atitudes em que se sinta autónoma e responsável;
  • Estimular o controle dos esfíncteres.
Linguagem/Comunicação
  • Compreender e utilizar de maneira progressiva e correta a linguagem oral para comunicar;
  • Estimular a conversa em grupo;
  • Promover o interesse pela linguagem escrita, através de histórias, interpretando as imagens;
  • Estimular a aquisição de novo vocabulário.
Exploração lógica/Movimento 
  • Estimular a criatividade e imaginação;
  • Despertar para o jogo simbólico;
  • Proporcionar a exploração e experimentação de quantidades;
  • Adquirir gradualmente a noção de espaço e tempo;
  • Adquirir de forma progressiva a harmonia de movimentos;
  • Estimular um melhor domínio corporal;
  • Interiorizar o esquema corporal.